Buscar

Sistema de freios e contrapesos e Organização dos Poderes no Brasil

Prévia do material em texto

SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS
Cada poder do Estado realiza sua função típica, mas realiza de forma residual, atípica, outras funções= todos os poderes realizam todas as funções.Exemplo: legislativo de froma típica ele legisla e fiscaliza, mas exerce função jurisdicional ao julgar, a cassação de um mandato, de forma atípica, também administra o senado, igual o judiciários que ADMINISTRA o tribunal. Tudo isso visando o equilíbrio.Surgiu nos EUA e se expandiu para o mundo, prevalece no Brasil.
Separação de poderes de forma vertical: estabelecida no Federalismo
De forma horizontal: harmonia dos 3 poderes, que é clausula pétrea, principio constitucional.
Organização dos Poderes no Brasil
PODER LEGISLATIVO
Pode ser organizado de forma unicameral- 1 única casa legislativa ou de forma bicameral- 2 casas legislativas.
O Brasil adota os dois: No âmbito da União somos bicamerais, Congresso Nacional é formado por 2 orgãos legislativos: SENADO FEDERAL –senadores [81 total] E CÂMARA DOS DEPUTADOS- deputados federais [ o nº por estado depende da população, máx. 70] >> parlamentares federais. No âmbito do estado, município e do DF somos unicamerais: órgãos >> Estado: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA deputados estaduais; Município: CÂMARA DE VEREADORES vereador e DF: CÂMARA LEGISLATIVA-deputados distritais.
Bicameralismo no Brasil é simétrico, logo não existe hierarquia entre Câmara e Senado; leis precisam ser aprovadas nas 2 casas. A razão do bicameralismo: câmara = casa do povo, revolucionária, ameaçar a estabilidade democrática e o senado viria para acalmar esses Ânimos, sendo conservadora, vindo para conter o ímpeto do povo e para a evitar que uma região tivesse maior representação que a outra, logo a razão é : existir um elemento que fosse conservador e que garantisse o equilíbrio federativo, n de sem mesmo em cada estado.
FUNÇÃO DO PODER LEGISLATIVO: legislar, fiscalizar. Atipicamente julga e administra.
PODER JUDICIÁRIO
Existe justiça federal , estadual mas não municipal, judiciário organizado dentro de uma estrutura hierárquica , onde o STF é a última instância de interpretação do direito , ou seja, dá a ultima palavra, é o guardião da lei maior que é a Constituição, formados por 11 ministros que são JUÍZES. Depois que assume o cargo é vitalício. 
PODER EXECUTIVO
Tem como função típica, primordial a atividade administrativa, ou seja, de elaborar o planejamento do governo, definir prioridades, definir como o dinheiro público vai ser gasto- orçamentos, e executar o plano de governo, é a função exercida pelos prefeitos (municipios), governadores (estados) e o presidente da república (país). de forma atípica o poder executivo no Brasil legisla, o presidente do brasil pode baixar medidas provisórias e leis delegadas por ex e em sentido mais amplo de forma atípica exerce a função jurisdicional, realiza fiscalização, julga por exemplo num processo administrativo disciplinar; A forma como o poder executivo se organiza vai depender muito da forma e do sistema de governo adotado pelo país.

Continue navegando