Buscar

Berzelius e a Tabela Periódica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A história do estabelecimento do primeiro sistema conceptual em química que relaciona as propriedades de substâncias com uma composição não pode ser completa sem mencionar o número de Jöns Jacob Berzelius. Berzelius, analista sueca, foi sem dúvida o químico mais influente da primeira metade do século XIX. Seu trabalho em química levou-o para descrever inúmeras substâncias e reações e caracterizar muitos minerais. Descobriu quatro novos elementos: cério em 1803, em 1818, selénio, silício e tório em 1823 em 1828, e é o primeiro a isolar cálcio, estrôncio, bário, tântalo, vanádio e zircónio.
   Conhecedor da obra de Richter, teve notícias da teoria atômica através do trabalho de Thomson e Wollaston, principais divulgadores da obra de Dalton, e leis propostas verificação estequiométrica por análise química quantitativa. Usando o método de Dulong e Petit, a lei de isomorfismo de Mitscherlich, ea lei do volume reagir de Gay Lussac, ele determinou entre 1811 e 1814 os pesos atômicos corretas de muitos elementos, publicação em 1818 da primeira tabela de pesos atômicos 42 elementos químicos (alguns foram realmente feito), o primeiro conjunto, com base em oxigénio igual a 100 e, posteriormente, em relação ao hidrogénio igual a um.
  Isto é porque os símbolos modernos de química científicos. Berzelius proposta de usar, em vez de sinais arbitrários, a primeira letra do nome latino do elemento, ou em qualquer caso, a primeira letra seguido por um outro representante do som característico do nome quando dois ou mais elementos cujos nomes empezasen pela mesma letra . Tomando como base o nome latino, porque o latim era a língua internacional, em seguida, usado em terminologia científica, ele fez a proposição Berzelius foi universalmente aceito.
  No entanto, Berzelius incorrido em tais grandes erros científicos, decorrente principalmente da sua teoria eletroquímica ou teoria dualista sobre afinidade química. teoria dualista tenta explicar a atração e repulsão exercida pelos postes de eletricidade em produtos químicos para fenômenos eletrolíticos e constitui uma nova expressão da velha física dos opostos acordo com sua hipótese cada átomo tem uma positiva e uma carga negativa, daí o caráter dupla, com exceção de oxigênio tinha apenas carga negativa. Os átomos não são neutras, mas que contêm um excesso de carga positiva ou negativa. Assim, os elementos podem ser dispostos numa série em que cada um é electropositiva com respeito ao que precedem e electronegativo em relação a isso acontecer.
 Para Berzelius, a formação de compostos químicos ocorre quando as cargas são parcialmente neutralizado. A existência de moléculas que consistem de dois átomos de igualdade não foi explicável a partir dos princípios da hipótese dupla, de modo que não é surpreendente à primeira rejeição de Avogadro.
 A teoria dual, de acordo com a qual qualquer composto foi formado por uma parte positiva e um negativo, foi proveitosa nos fenómenos electrolíticos compreensão, explicar a natureza da afinidade forças mantidas juntas sais e outros compostos, e foi possível compreender daí, reacções de neutralização e de câmbio. Daí a sua aceitação pelos químicos da época.
 
   A hipótese de Avogadro não era a única idéia científica rejeitada de imediato por Berzelius. Opôs-se o trabalho de Faraday sobre o equivalente eletroquímica, confundindo as magnitudes de quantidade de eletricidade e atual, como será visto mais tarde, também rejeitou a teoria de radicais no campo da química orgânica por ir contra sua hipótese dualista.
 Berzelius publicou suas idéias em um texto de química da qual foram realizadas cinco edições entre 1808 e 1848, e contribuiu para a publicação do primeiro Anuário Química Fortschritte o Jahresbericht über die der Wissenschaft physischen.
 O caso Berzelius é outro exemplo da influência de certos paradigmas teóricos na análise dos resultados científicos, e fez certo de que a história da química, sabia de progresso, retrocessos, erros, acertos, e não avançou ao longo de um caminho triunfo inequívoco da verdade.

Continue navegando

Outros materiais