Buscar

prova direito empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIRETO EMPRESARIAL 
A dissolução da sociedade em pleno direito pode ocorrer pelas causas seguintes:
 
I. vencido o prazo de duração.
II. consenso unânime dos sócios.
III. deliberação por maioria absoluta.
IV. não reconstituída no prazo de noventa dias.
 
Resposta:
 I, II e III.
0,25 pontos 
PERGUNTA 2
Sociedade Empresária abrange vários tipos de sociedade, mas no sentido geral, é a reunião de pessoas que tem como objetivo exercer profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, visando o lucro, que deve ser compartilhado. As sociedades empresariais se dividem em duas espécies, as não personificadas (irregulares) e personificadas (regulares).
 
Respostas: Aquelas sociedades não registradas, despidas de personalidade jurídica.
PERGUNTA 3
As responsabilidades dos sócios então expressas na própria designação “limitada” que relaciona ao fato da limitação dos sócios de acordo com o valor de suas quotas, como regra geral. 
 
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A sociedade limitada constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, nos termos do art. 997 do Código Civil.
 
PORQUE 
 
II. A limitac¸a~o da responsabilidade esta´ vinculada a`s quotas de cada so´cio, o que demonstra como a sociedade possui 
		A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. De acordo com o art. 997 do Código Civil A sociedade limitada constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público. A limitação está vinculada a responsabilidade das quotas de cada sócio, e não é a sociedade que tem responsabilidade limitada.
Leia mais em Brainly.com.br - 
PERGUNTA 4
O valor de cada ação de certa forma equivale a uma fração do capital social, contudo para se saber o valor real da ação é preciso subtrair o passivo do ativo, obtendo-se assim o patrimônio líquido da empresa, dividido pela quantidade das ações resulta no valor individual de cada ação. Considerando também seu valor de mercado para negociação.
 
Contudo, as ações podem ser classificadas em:
 
I. ordinárias.
II. preferenciais. 
III. de fruição.
 
É correto apenas o que se afirma em
https://brainly.com.br/tarefa/21655276#readmoreresponsabilidade limitada.
 
Em conformidade com o texto proposto, assinale a opção correta em relação as asserções.
RESPOSTA
É correto apenas o que se afirma em I, II e III.
EXPLICAÇÃO
As ações são classificadas quanto à sua espécie em: ordinárias; preferenciais e de fruição.
As ações ordinárias conferem a quem as adquire direitos comuns, não determinando tais ações, vantagem ou restrições, a não ser as comuns que todo acionista possui.
As ações preferenciais atribuem ao seu titular certas preferências, que poderão ser na forma de uma vantagem ou de uma restrição. 
As ações de fruição representam uma categoria de ações que poderá ser tanto de natureza ordinária como preferencial. São ações nas quais o acionista já recebeu a quantia que receberia em caso de liquidação desta companhia.
Leia mais em Brainly.com.br - 
0,25 pontos 
PERGUNTA 5
O nome denominado aos sócios da sociedade anônima é acionista, palavra que advém ao fato de a companhia possuir seu capital social dividido em ações, como nas sociedades limitadas e outras em que o capital social é dividido em quotas, expresso em quotistas.
 
É obrigação do acionista
Resposta
mandar vender as ações em bolsa de valores.
Explicação:
Demais opções não faz parte das atividades de um acionista.
PERGUNTA 6
O Código Civil no seu artigo 1.001 apresenta “As obrigações dos sócios começam imediatamente com o contrato, se este não fixar outra data, e terminam quando liquidada a sociedade, se extinguirem as responsabilidades sociais”.
 
entre as principais obrigações dos sócios, encontra-se a integralização do capital social.
Explicação: Feedback da resposta:	Resposta correta. Uma das principais responsabilidades dos sócios está na integralização do capital social.
PERGUNTA 7
Em conformidade com o artigo 1.085 do Código Civil, a resolução dos sócios minoritários ou dissolução parcial, ocorre quando a maioria dos sócios com mais da metade do capital social percebe que um ou mais sócios estão colocando em risco a manutenção da sociedade por atos comprovadamente graves.
 
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A exclusão de um sócio somente poderá ser determinada em reunião ou assembleia especialmente convocada para esse fim. 
 
PORQUE 
 
II. O acusado de cometer atos graves deve estar ciente em tempo hábil para que se permita seu comparecimento e o exercício do direito de defesa.
 
Em conformidade com o texto proposto, assinale a opção correta em relação as asserções.
		As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação: Feedback da resposta: O artigo 1.085 do Código Civil traz que em virtude da gravidade do processo inerente à dissolução parcial, ressalvado o caso em que haja apenas dois sócios na sociedade, a exclusão de um sócio somente poderá ser determinada em reunião ou assembleia especialmente convocada para esse fim, ciente o acusado em tempo hábil para permitir seu comparecimento e o exercício do direito de defesa.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/21540337#readmore
PERGUNTA 8
“As causas de dissolução da companhia, bem como seu procedimento de liquidação e consequente extinção, estão tratados nos arts. 206 a 218 da LSA. O art. 206 elenca as causas de dissolução. Opera-se extrajudicialmente a dissolução da empresa: (a) pelo término do prazo de duração; (b) nos casos previstos no estatuto; (c) por deliberação da assembleia geral (art. 136, X); (d) pela unipessoalidade; ou (e) pela extinção de autorização para funcionar”.
VENOSA, S, S; RODRIGUES, C. Direito Empresarial . São Paulo: Editora Atlas - 7ª edição, 2017, p.203.
 
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Quanto à morte de seus acionistas, não implica o encerramento da pessoa jurídica; pelo contrário, as ações passam a ser de titularidade de seus sucessores.
 
PORQUE 
 
II. A companhia dissolvida conserva a personalidade jurídica, até a extinção, com o fim de se proceder à liquidação.
Resposta Selecionada:  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:  
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação: Feedback da resposta:	Resposta correta. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. De acordo com art. 298, III do Código Civil, se houver morte de seus acionistas, que não importa o encerramento da pessoa jurídica. Pelo contrário, as ações passam a ser de titularidade de seus sucessores. E companhia dissolvida conserva a personalidade jurídica, até a extinção, com o fim de se proceder à liquidação, conforme artigo 207 do Código Civil.
PERGUNTA 9
“Conta de participac¸a~o” e´ uma expressa~o empregada para designar o fato de o so´cio oculto participar de uma sociedade a qual e´ administrada por so´cio ostensivo, ou seja, por conta deste.
TEIXEIRA, T. Direito empresarial sistematizado: doutrina, jurisprudência e prática . [Livro Eletrônico]. São Paulo: Saraiva. 6ª edição, 2018,p. 310.
 
Conforme o art. 996 do Código Civil, as Sociedades em conta de participação têm como características:
 
I. Sócio ostensivo. 
II. Sócio participante.
III. Dependência formal.
IV. Personalidade jurídica.
		I e II.
Explicação: Feedback da resposta:	Resposta correta. Conforme o art.
991 e 991 do Código Cilvil das características descritas, as que são efetivas da Sociedade em conta participação são os sócios ostensivos e os sócios representantes.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/21563342#readmore
PERGUNTA 10
As sociedades não personificadas não detêm registro algum, não tendo portanto relação com o mundo obrigacional do direito empresarial.
 
Trata-se de sociedade cujos atos constitutivos não foram devidamente inscritos, razão pela qual lhe falta personalidade jurídica:
Sociedade em comum/ de fato/ irregular

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando