Buscar

ROBBINS, S P 2005 Capitulo 10 Comunicacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ROBBINS, S.P. (2005). Capitulo 10: Comunicação. In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall
Resenhado por:
Isabella Pazini Zumba 150130708
Universidade de Brasília
Comportamento Humano e Trabalho
Na organização e em grupos a comunicação é a chave central na relação interpessoal, entre duas pessoas ou um grupo de pessoas, visto que a falha na comunicação pode acarretar situações fatais envolvidas se não houver a compreensão da transmissão dos dados. No texto, Robbins retrata que a tal falha na comunicação e a incompreensão entre a mensagem que o piloto de um avião emite e a mensagem que controlador de voo recebe são situações que poderão ser fatais caso não haja uma comunicação eficaz.
Compreende-se que uma ideia necessita ser transmitida e compreendida por todos que estão envolvidos, isto é, essencialmente esta ideia necessita ser comum a todas as partes envolvidas. Para que isso ocorra, é essencial a compreensão anterior das atribuições que a comunicação exerce, como ocorre o processo e os impedimentos para que a comunicação seja feita de forma eficaz.
Dentro de um grupo de pessoas ou organização, quatro funções são indispensavelmente básicas para que ocorra comunicação em sua maneira eficaz. A primeira função ocorre no controle do comportamento das pessoas, por meio da comunicação formal e da comunicação informal. Na segunda função ocasiona a motivação, ela é feita de forma para que os funcionários compreendam as suas funções dentro de uma empresa e quais são suas finalidades, e o que é necessário para que aconteça um desempenho ideal e o que pode ser feito para que isso seja alcançado, proporciona o feedback do desempenho em relação as funções e estabelece o que pode ser feito para que ocorra o seu progresso. A terceira função se estabelece através da interação social, mecanismo que ocorre através da “expressão emocional de sentimentos e para a satisfação de necessidades sociais” no seio de um grupo. A ultima função fornece através da comunicação, um conjunto de informações necessárias para a transmissão de dados e para a avaliação de alternativas a tomada de decisão de pessoas e de grupos. Visto que nenhuma dessas funções são excludentes, elas são totalmente complementares para que haja interação, necessita-se que ocorra controle entre as partes, incentivo ao desempenho, interação social e expressão emocional e tomada de decisões são fundamentais para uma boa comunicação. 
O processo de comunicação se consolida por meio de etapas, iniciando a partir de uma intenção, necessidade ou desejo que a fonte possui e nesse processo do pensamento para a fala, que se consolida o inicio da mensagem que advém da codificação, mecanismo que permite a transformação de uma intenção de mensagem que é transmitida através de um veículo que faz o canal até o receptor, que decodifica e transforma a mensagem em uma intenção. Essa etapa pode ser distorcida por ruídos, que são influencias externas que perturbam e dificultam a clareza da mensagem. A ultima parte do processo é o feedback, que determina se houve sucesso na transmissão da mensagem, ou seja, se houver compreensão do que era pretendido.
O sentido de uma comunicação pode ocorrer em duas direções, vertical ou horizontal. A direção vertical é dividida em descendente e ascendente. Deste modo, a comunicação descendente são instruções, ordens, comandos e coordenação que são dados de cima para baixo, acontece em cargos mais altos até os mais cargos mais baixos para transmitir as instruções, ordens, comandos e coordenação. A comunicação ascendente é utilizada por meio dos cargos inferiores essencialmente para dar feedback aos cargos superiores.
A direção horizontal funciona predominantemente a nível informal, ocorre entre usuários de níveis pareado e se faz necessária na medida em que economiza tempo e facilita a coordenação na organização.
A comunicação interpessoal entre os membros desse grupo, acontece por meio de três métodos básicos, oral, escrito e não-verbal. O método mais utilizado é a comunicação oral, que se caracteriza pela rapidez e o feedback. A mensagem oral pode ser transmitida e captar uma resposta em um curto prazo, facilitando que o receptor tenha uma melhor compreensão, e se ele possuir duvidas sobre a mensagem emitida, o feedback será dado imediatamente, isto permite que o emissor corrija os termos da mensagem emitida anteriormente.
Contudo, existem grandes possibilidades de ocorrer distorções e perturbações nas mensagens emitidas, visto que quanto maior o numero de receptores, maior a probabilidade iminência de distorções. Outro meio que é recorrentemente utilizado é a comunicação escrita, que se caracteriza pelo intelecto do emissor e do receptor de forma mais lógica e clara, se ambos possuírem o mesmo nível de intelecto. Entretanto, diferentemente do método anterior, esse tipo de comunicação requer mais tempo e mais elaboração e o feedback será dado em um prazo maior de tempo. A terceira forma de comunicação, a não-verbal, soma-se a comunicação verbal de forma complementar, pressupõe do entendimento de expressão facial e de movimentos corporais e a entonação ou ênfase dada as palavras, a expressão facial e o distanciamento físico entre o emissor e o receptor.
Na comunicação organizacional possui as redes formais, essas redes são tipo cadeia, a tipo roda e todos os canais. O tipo cadeia se consolida por conjunto de centenas de pessoas e variados níveis hierárquicos e é a forma mais usual nas organizações e segue o modelo formal de comando. O tipo roda é a forma mais centralizada da comunicação da comunicação, dependendo de um líder para agir como conduto central de toda comunicação. A rede de todos os canais permite que todos os membros de grupo se comuniquem ativamente entre si. Dentro de organizações existe um sistema informal: a rede de rumores. Essa comunicação não é controlada pela direção da empresa, é mais confiável e fidedigna de acordo com os funcionários e é a mais utilizada para servir os interesses pessoais dos que a entrega. A rede funciona como um mecanismo de filtragem e feedback ao mesmo tempo. Para os executivos, essa rede traduz a comunicação formal para a linguagem do próprio grupo

Continue navegando