Buscar

JOGO DA GENETICA

Prévia do material em texto

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
ALUNO: SARAH SESOKO 
CURSO: BIOLOGIA, LICENCIATURA
JOGO DA GENETICA
2019
A Genética é uma área da biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade ou herança biológica.
 Por volta de 1986, Gregor Mendel postulou duas Leis que serviriam como ponto de partida e até hoje são a base do estudo da hereditariedade. Abordaremos neste tema alguns conceitos básicos da genética que irão auxiliar no entendimento de outros conteúdos sobre o assunto.
Cromossomo X Gene X DNA
A molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA) carrega todas as informações e características genéticas dos seres vivos. Os cromossomos são constituídos por uma longa fita de DNA que se enovelam com uma proteína, denominada histona. Os cromossomos estão organizados aos pares no interior do núcleo das células diploides (2n) e cada par é denominado cromossomo homólogo. O conjunto de cromossomos de uma célula forma o cariótipo, onde em seres humanos, 22 pares correspondem aos cromossomos autossomos e 1 par aos cromossomos sexuais. 
Os fragmentos de DNA em um cromossomo são denominados genes, responsáveis pela síntese de uma proteína específica que condiciona um caráter, como por exemplo, a cor dos olhos. Em um cromossomo homólogo, os pares de genes localizados no mesmo local, ou melhor, locus gênico, que determina o mesmo caráter, são denominados genes alelos. Genoma é o conjunto de todos os genes em um organismo.
Embora a Genética tenha grande importância nos estudos, os alunos do ensino médio acabam tendo dificuldade para compreender a matéria, pela carência de metodologias alternativas para fixação desses conceitos.
 Então é necessário que os professores proporcione novos métodos para ensinar os alunos e assim estimular eles a aprenderem, tendo assim que criar novos recursos didáticos, que possa ser feito no tempo e espaço disponível na sala de aula, dessa forma os professores podem facilitar a aprendizagem e aumentar o interesse dos alunos pelo assunto. 
O objetivo de apresentar o “Jogo da Genética” é para facilitar aprendizagem dos alunos e incentivarem eles a estudarem de uma forma que eles se divirtam.
Regras do jogo 
- Participantes: 8 a 9
- Material: 1 tabuleiro, cartas de perguntas, carta de regra(H), pinos(1 para cada 2 jogadores) e 1 dado.
- Objetivo do jogo: Ser os primeiros a chegarem
- Modo de jogar: Todos os pinos são posicionados no ponto de partida do tabuleiro.
1) Cada jogador deve lançar o dado para decidir quem vai começar o jogo, que se dará em ordem decrescente dos valores obtidos, e um aluno ou o professor ficara responsável de ler as pergunta e regras do jogo.
2) Para começar o jogo, os jogadores devem jogar o dado e andar as casas de acordo com o número indicado. Para cada casa existe uma pergunta correspondente ao número da casa, o jogadores devem responder a pergunta , se acertarem podem ir para casa indicada pelo dado, caso errem não poderão avançar para casa indicada.
3) As casa com “H” tem que olhar no cartão de regra e verificar a orientação correspondente a cor da casa(se é para avançar, voltar uma casa ou perdeu a vez), nesse caso não é preciso responder nenhuma pergunta.
O jogo da Genética 
O jogo da Genética é baseado em perguntas múltipla escolha sobre o assunto, e o ponto de partida ´ na lateral da célula e o ponto de chegada é o núcleo da célula.
Considerações finais
Esse jogo foi criado para ser usado no ensino médio pelo fato do estudante precisar ter conhecimento sobre o assunto para poder jogar. Tornado o jogo em um exercício de fixação da matéria de forma divertida e interessante.
O tabuleiro tem poucas casas para que o jogo possa ser usado em uma aula. Assim, terá tempo o suficiente para explicação das regras e funcionamento do jogo. Para melhor compreensão dos alunos, recomenda-se que uma aula antes do jogo seja explicado o conteúdo da matéria para melhor compreensão do assunto, sendo usado o jogo só como um tipo de exercício de fixação .
Referência:
Revista Genética na Escola, publicada pela Sociedade Brasileira de Genética 
v.7, n.2 (2012)
https://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_293e65d230354d2ba43b50ae10f41336.pdf .Acesso em 18 de maio 2019
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-biologia-genetica-hereditariedade-e-dominancia-de-genes/ .Acesso em 18 de maio 2019
https://www.megacurioso.com.br/genetica/ Acesso em 17 de maio 2019
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/genetica.htm Acesso em 17 de maio 2019
https://www.namodemello.com.br// Acesso em 17 de maio 2019
Fotos feita dia 19 de maio 2019

Continue navegando