Buscar

Importância do Lúdico na Educação Infantil

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO
O presente trabalho tem como tema A importância do Lúdico na Educação Infantil, com o objetivo de demonstrar sua importância no desenvolvimento infantil e dentro da educação como uma metodologia que possibilita mais vida, prazer e significado ao processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que é particularmente poderoso para estimular a vida social e o desenvolvimento construtivo da criança, estimula o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. O uso de jogos, brinquedos e brincadeiras desperta a curiosidade diante das atividades trabalhadas e tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. Os benefícios são inúmeros principalmente no que diz respeito à interação dos alunos com o professor criando um clima afetivo na sala de aula. Os objetivos elencado para a produção do trabalho foram verificar e compreender a importância do lúdico na Educação Infantil; analisar o ritmo de aprendizagem de todas as crianças por meio de atividades lúdicas; identificar os métodos pedagógicos utilizados pelo educador com relação aos jogos, brinquedos e brincadeiras. O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade. Se bem aplicada e compreendida, a educação lúdica poderá contribuir para a melhoria do ensino, quer na qualificação ou formação crítica do educando, quer para redefinir valores e para melhorar o relacionamento das pessoas na sociedade.
Palavra-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Lúdico.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho do estágio I apresenta como área de concentração “Metodologias de Ensino”, e tem como tema A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil, buscou-se por este conteúdo por ser um dos métodos que vem sendo utilizados hoje nas escolas como ferramenta de melhoramento no processo de ensino aprendizagem e com o objetivo de compreender e respeitar o ritmo de aprendizado de cada criança, de verificar e compreender a importância do lúdico na Educação Infantil e observar os métodos pedagógicos utilizados pelo educador com relação aos jogos, brinquedos e brincadeiras. A criança enquanto brinca desenvolve autonomia, criatividade, identidade, imaginação, imitação, senso de justiça convivência socialização, ela aprende a ouvir opinião dos outro, esperar a vez de falar ou jogar, ceder de vez em quando, respeitar o grupo, cooperar e cumprir regras, criar e recriar, resolver conflitos, respeitar limites, adquirir novos conhecimentos, emprestar o brinquedo, compartilhar e ouvir ideias.
 O estágio foi realizado na Escola Municipal Branca de Neve que está localizada no Munícipio de Nova Santa Helena, Comporta um regime desde a pré-escola até a oitava série, ou seja, perfaz todo Ensino Fundamenta. As observações e regências foram realizadas na turma de Educação Infantil Pré II matutino Turma “A”.
Os objetivos elencado para a produção do trabalho foram verificar e compreender a importância do lúdico na Educação Infantil; analisar o ritmo de aprendizagem de todas as crianças por meio de atividades lúdicas; identificar os métodos pedagógicos utilizados pelo educador com relação aos jogos, brinquedos e brincadeiras.
O trabalho tratará de tópicos relevantes à estrutura cujo tema é A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil, que mostra os benefícios sobre a aprendizagem dos alunos diante dos jogos, brinquedos e brincadeiras, buscando demonstrar por meio do brincar que a criança vai diferenciando o seu mundo interior (fantasias, desejos e imaginação) do seu exterior, que é a realidade por todos compartilhados. Cada criança expressa os seus desejos, fantasias, vontades e conflitos. Faz-se necessário que o professor estabeleça uma conexão entre o prazer, o brincar e o aprender, os alunos desenvolvem diferentes estratégias para resolverem problemas, proporcionando uma aprendizagem lúdica e significativa. Logo a diante será apresentado à vivência de estágio, ou seja, de que forma ele foi realizado e por fim as impressões.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇAO INFANTIL
O lúdico tem sua origem na palavra ludus que quer dizer “jogos” e “brincar”. Definimos o lúdico como a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, músicas e danças. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros em diferentes formas de lúdico.
A ludicidade é um assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo uma essência da infância e seu uso permiti um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. Os professores não podem colocar um jogo dentro da sala de aula só por colocar ou distrair os alunos, precisa ter um objetivo para ter um aprendizado mais direcionado e por isso significativo.
A criança não é um adulto que ainda não cresceu, ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Brincando, a criança desenvolve potencialidade; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc. Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigo, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando (NASCIMENTO, 2000, p.1).
Aprendizagem através do lúdico, no desenvolvimento integral da criança, desenvolve a expressão oral e corporal, leva ao autoconhecimento, socializa a criança, traz alegria, leva ao prazer, desperta a imaginação, reduz a agressividade. A criança que brinca pode ser mais feliz, realizada, espontânea, alegre, comunicativa, entre outras características positivas que auxiliam no desenvolvimento infantil, podendo torná-la assim um ser mais humano, cooperativo e sociável. 
Segundo o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL (1998), para a educação infantil , o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico é necessário que a criança brinque, tenha prazer para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio entre ela e o mundo, portanto, a atividade escolar deverá ser uma forma de fazer e de trabalho, fazendo com que a criança tenha um desenvolvimento completo.
Por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar. Como podemos perceber, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. 
Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos, percebe o quanto é eficiente e ao mesmo tempo desafiador no desenvolvimento cognitivo, físico e emocional das crianças brincando elas aprende e elaboram mentalmente as normas sócias de comportamento, os hábitos determinados pela cultura e conhece os eventos e fenômenos que ocorrem à sua volta. Isso acontece porque as experiências lúdicas podem transformar a aprendizagem em momentos prazerosos e significativos.
2.2 O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL (JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS)
Ao longo da história da humanidade, foram inúmeros os autores que se interessaram, direta ou indiretamente, pela questão do brincar, do jogo, do brinquedo e da brincadeira. Brincar, segundo o dicionário Ferreira (2003), é "divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar", também pode ser "entreter-se com jogos infantis", ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser. 
Brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitaçãoe a educação, é algo espontâneo e natural de cada criança, as brincadeiras e jogos pedagógicos são preparados para que as crianças juntamente com o professor possam através de atividades lúdicas interagirem e aprender. Podemos afirmar que o lúdico é à base de todas as atividades da educação infantil, pois é por meios da motivação com as crianças que ocorre a origem ao processo de aprendizagem e importante fonte de descoberta de prazer.
A criança enquanto brinca desenvolve autonomia, criatividade, identidade, imaginação, imitação, senso de justiça convivência socialização, ela aprende a ouvir opinião dos outro, esperar a vez de falar ou jogar, ceder de vez em quando, respeitar o grupo, cooperar e cumprir regras, criar e recriar, resolver conflitos, respeitar limites, adquirir novos conhecimentos, emprestar o brinquedo, compartilhar e ouvir ideias.
FIGURA1- BRINCAR UMA NECESSIDADE DA CRIANÇA
FONTE: http://quatrojulias.blogspot.com.br. Acessado em 02de outubro de 2018
Enquanto a criança brinca percebe a necessidade do outro e possa preferir brincar em companhia de mais criança do que sozinha, mesmo que essa parceira, às vezes, seja conflituosa e frustrante. Com isso, desenvolve sua inteligência emocional, tão importante para o crescimento. Em grupo, especialmente através de jogos, ela aprende também o significado de ganhar e perder.
Segundo Nascimento (2000, p11) afirma que a brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a toma ativa, criativa, e lhe dá a oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidaria.
Independentemente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria de sonhos onde a realidade e o faz de conta se confundem. Atraves do jogo e das brincadeiras as crianças sempre experimentam novos desafios que, transforma em conhecimento onde ocorre a descobertas de si mesmo e do outro, é no brincar que a criança tem liberdade para criar e é pela a criatividade que aflora durante a brincadeira, que descobre seu eu.
Para a criança brincar é um compromisso sério, ela chega à escola muito criativa, é capaz de criar e recriar histórias ricas em detalhes. Conhece brincadeiras que a ajudam a desenvolver suas capacidades afetivas, motora e cognitiva. A escola deve estar preparada para ouvir os anseios dos seus alunos, acalentar e oportunizar sonhos, facilitar o aprender brincando. Quando a criança participa da construção e reconstrução de um jogo ou brinquedo, seu interesse e motivação aumentam, e a atividade adquirirá mais sentido para ela. Por isso vivenciar o lúdico na educação infantil, fase mágica na vida da criança, pois possibilitará melhor desempenho em sua formação, despertando sua capacidade e habilidades.
Por isso pais e professores precisam estar atentos à importância do lúdico na vida das crianças oportunizando situações para que as mesmas possam interagir de forma sistemática com o brinquedo, visto que brincar é necessário para o desenvolvimento integral da criança. Não importa o tipo de brinquedo o que é significante para ela é brincar, porém sempre que possível proporcionar situações lúdicas de acordo com sua fase evolutiva.
Na pré-escola, o jogo e a brincadeira têm fundamental importância para a descoberta do próprio corpo, criando uma relação direta com a motricidade, pois a criança precisa movimentar-se de acordo com as regras de cada brincadeira, tendo a necessidade de controlar os movimentos de forma precisa, ágil e coerente com a atividade desenvolvida. É brincando também que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesmo e ao outro.
Segundo FREUD (apud SANTOS e KOLLER, 2003) relata que as crianças simbolizam seus problemas por meio da brincadeira, resolvendo-os em outro contexto, e trazem para um mesmo momento o presente, o passado e o futuro.
O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação e construção do conhecimento. È na brincadeira que a criança pode pensar e experimentar situações novas ou mesmo do seu cotidiano. A criança faz da brincadeira um meio de comunicação, de prazer e de recreação. A brincadeira constitui um dos meios que pode levar a criança a um crescimento global.
Para isso é necessário um educador qualificado, comprometido com sua práxis e que junto à criança possa construir novos conhecimentos. Sabemos que enquanto brinca a criança expressa sentimentos, crenças e modos de pensar, porque a brincadeira estimula a participação de todos. Desta forma temos o conhecimento que brincando a criança dá asas à imaginação e por meio delas as crianças aprendem a viver. Nesse sentido, através do lúdico o professor mostrará que a aprendizagem é ativa, dinâmica, contínua, ou seja, uma experiência basicamente social que tem a capacidade de conectar o indivíduo com sua cultura e o meio social mais amplo.
É importante que as crianças criem seus próprios brinquedos, pois assim elas aprendem trabalhar e transformar materiais em objetos que serão utilizados em suas atividades lúdicas, desenvolvendo sua criatividade e expressão através de atividades que proporciona prazer. A criatividade manifesta-se no ato da criação de um brinquedo, mas também quando a criança um novo significado para ele mesmo.
3VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
3.1 ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO
No primeiro momento conversarei com a diretora para a autorização do estagio, entregando a carta de apresentação e o termo de compromisso, informando à que estarei observando uma professora da turma de educação infantil Pré II, por 12 horas e exercendo cinco regências de quatro horas diárias. 
A professora regente da sala é formada em pedagogia da educação infantil, possui experiência profissional há sete (10) anos, apresenta um bom relacionamento com os alunos, tem controle de sala e leva os alunos a participar e interagir em suas aulas. O planejamento das aulas é realizado de forma anual e diária, feita pela professora, através de pesquisas na internet e livros de apoio, e o referencial anual do livro didático e os PCNs.
Observei a sala do Pré II, tinha na sala 33(dezenove) alunos, 22 (vinte duas) meninas e 11 (onze) meninos, na faixa etária de 5 (cinco) e 6 (seis) anos de idade, a professora recepcionou os alunos cantando uma musica em seguida revisou o alfabeto e os número sutilizando três maneiras para que eles pudessem memorizar primeiro ela passou o alfabeto e os números no quadro em seguida pediu para eles lerem, depois através dos cartazes que havia na sala com o alfabeto e desenhos representado cada um, e por ultimo cantando a musica “O Alfabeto da Xuxa” associando com os desenhos dos cartazes, onde todos participaram. Em seguida passou atividade explicou para os alunos e acompanhou um por um juntamente com a auxiliar na atividade aplicada.
No ambiente escolar tem quatro (4) ventiladores, a mesa da professora, no fundo da sala tem um (1) armário com materiais dos alunos e livros didáticos e uma (1) prateleira com brinquedos pedagógicos, contem cinco (4) janelas, as carteiras são infantis e individuais, o quadro negro é de giz. As paredes da sala continha vários cartazes, como o dos numerais, alfabeto e figuras, havia letras recortas e espalhadas pelo teto da sala.
Este estágio I foi realizado na instituição Municipal Branca de Neve que esta localizada na Avenida Brasil, nº82, Bairro Centro, Município de Nova Santa Helena-MT, foi criada através do decreto nº. 034/1992 de 20 de outubro de 1992 na qual era denominada escola municipal urbana de 1º grau “Branca de Neve”, sendo posteriormente alterada sua denominação pelo decreto nº. 040/2002 de 04 de outubro de 2002 passando a ser escola Municipal Branca de Neve.
A Escola funciona em regime de externatono turno matutino e vespertino. E contem um total de 270 alunos. Em sua estrutura física apresenta: onze (11) salas de aula, dez (10) sanitários, uma (1) sala para administração com secretaria e diretoria, um (1) almoxarifado, uma (1) sala de professores, uma (1) biblioteca, uma (1) sala de recurso, uma (1) sala de articulação, uma (1) cozinha com refeitório, um (1) deposito para armazenar os alimentos, três (3) bebedores no corredor. A escola apresenta um pátio amplo e gramado com árvores e um estacionamento para bicicletas.
O projeto Político Pedagógico da Escola Branca de Neve estabelece através da reflexão, as ações necessárias á construção de uma nova realidade. A metodologia de ensino é baseada na proposta construtivista, a teoria de Piaget oferece, na atualidade, a visão mais completa de desenvolvimento cognitivo. O corpo docente é formado por dezoito professores sendo 10 graduados , sendo a maioria em especialização e oito auxiliares.
3.2 REGÊNCIA DE CLASSE 
Depois de ter feito as observação em sala de aula, iniciei a minha primeira regência. Fiz a acolhida, em seguida fizemos a oração do Pai nosso, e uma socialização, expliquei o motivo de estar na sala e que iria permanecer com eles por mais quatro dias, revisei o alfabeto com eles no quadro com giz colorido e com os cartazes da parede que contem todas as letras do alfabeto e um desenho representando a cada letra, em seguida trabalhei a letra R. A atividade que apliquei era xerocado com o desenho de um rato e nesta atividade eles iriam contornar os quatros formatos da letra, primeiramente passei no quadro as quatro formada letra R, e expliquei a eles como deveriam fazer no decorrer da atividade eu acompanhava cada aluno na carteira para ver se eles tinham entendido e ajudar os que tinham algumas dificuldades, o aluno que já haviam acabado sua atividade, entreguei a eles um folha em branco e pedi que fizessem desenhos que representasse as letras do alfabeto que eles já haviam aprendido, com objetivo de melhorar e aprimorar a percepção de cada aluno. Após o intervalo todos estavam com suas atividades já acabadas dividi a turma em quatro grupos havendo em cada um desses quatro componentes, sempre com a ajuda da professora regente, depois de organizados já curiosos começaram a fazer perguntas por que eles estavam sentados em grupos, perguntei a eles o que eles achavam que iriam fazer alguns diziam que iriam brincar com massinhas outros com as peças de montagem, deixei eles curiosos, em seguida fui até a biblioteca e peguei alguns jogos de quebra-cabeça de animais, por serem de suma importância para o desenvolvimento, físico, neurológico, psicomotor e auxiliar no processo de concentração. Ao retornar perguntei se eles conheciam os objetos que estavam comigo, todos gritaram eufóricos que já conheciam, alguns tinha em casa outros porque o coleguinha já havia trazido em outro momento para a escola, entreguei para cada grupo um jogo e fique acompanhando e auxiliando-os, eles tinham algumas dificuldades mais sempre interessadas em conseguirem motor o quebra cabeça, pediam ajuda para mim e para a professora a atividade se estendeu até o final da aula.
Continuando na outra aula, fiz acolhida cantando a musica “bom dia amiguinho”, logo após fizemos a oração, cantamos uma musica dei continuidades no exercício anterior relembrando o alfabeto e os números de 0 a 26, escrevendo o alfabeto e os números no quadro, em seguida expliquei um exercício e nestes eles deveriam colorir a quantidade de números indicados com os dedos, desenhei a mesma no quadro e expliquei a eles. Após terminarem a atividade a pedido da professora regente ensaiei com eles uma poesia de Gilda Padilha “Bate Papo na Roça”, na qual ela já vinha trabalhando no decorrer da semana anterior para eles apresentarem no dia dezoito deste mesmo mês na hora cívica que terá como tema Festa Junina. Depois do recreio passei um desenho com a poesia acima citada, para eles colorirem e levarem para casa, para ensaiarem com seus familiares. Enquanto as crianças faziam a atividade, preparei o som com cd festa junina (material da escola), como pula fogueira, cai, cai balão e meu balãozinho, quando acabaram de colorir organizei as carteiras no fundo da sala, fizemos uma roda e dançamos. 
Na aula seguinte, fiz a acolhida e a oração, organizei as carteiras em circulo e dei para cada um deles jornais e revistas, e explique que a atividade seria encontrar a letra R em suas quatro formas e depois recortar em seguidas colar na atividade xerocada, novamente revisei o alfabeto e coloquei no quadro as formas da letra para facilitar a atividade alguns tiveram facilidade para encontrar outras não, mas com a ajuda da professora e da auxiliar podemos concluir a atividade com êxito. Após o recreio pedi para eles continuarem sentados em círculos e me sentei no centro, perguntei-os se conheciam a brincadeira do telefone sem fim, responderam que sim, pois a professora já havia brincado com eles nas aulas de educação física, li uma pequena historia sobre a brincadeira e como se brincava, em seguida iniciei a mesma, com uma palavra simples e fácil para ver se eles conseguiam passar para o coleguinha e que chegasse até o ultimo correta, mas como é de se esperar é muito difícil chegar corretamente, mas ocorreu da maneira que eu esperava repeti a brincadeira por mais três vezes com outras palavras, explique a eles que se eles se concentrassem mais conseguiriam concluir a brincadeira com sucesso, novamente iniciei a brincadeira dessa vez com uma pequena frase “Eu amo minha escola”, no final a frase chegou correta, percebi o quanto eles se concentraram, todos ficaram em silencio quando algum coleguinha falava pediam para ficar quieto para o que outro entendesse. No final perguntei a eles se haviam gostado da brincadeira todos disseram que sim, e que queriam brincar novamente. Antes do termino da aula pedi às crianças que no dia seguinte quem tivesse potes pequenos de iogurte que trouxessem para próxima aula, que nós iriamos confeccionar um telefone esse também denominado como telefone sem fio, mas que era feito como potes, latas, copos descartáveis entre outros matérias e barbante, finalizei a aula explicando para ele como era esse brinquedo, pois os mesmo até então não tinham conhecimento. 
No decorrer das aulas segui o mesmo ritual, acolhida e oração. Realizando outra atividade, organizei os alunos em duplas, entreguei para cada dupla uma corda, explique que iriamos pular corda em duas etapas primeira um batia para coleguinha pular depois iriamos fazer as trocas. Ao iniciarmos a atividade tivemos que interromper, pois neste dia no primeiro período das aulas, pois tinha uma palestra com dentista da unidade de saúde.
No ultimo dia de regência foi véspera da independência do Brasil não consegui dar conteúdo que planejei pois em seu calendário já havia planejamento a escola ofereceu um piquenique para alunos ate 10 anos, então fiz um breve relato sobre a comemoração e desenho da nossa bandeira para colorir e fomos para o piquenique e transcorreu normalmente dentro do esperado.
4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (Considerações finais)
Através deste estagio I com o tema o a Importância Do Lúdico Na Educação Infantil, apresentar atividades lúdicas no decorrer de cada regência foi de grande importância para o desenvolvimento da sabedoria e do convívio social dos alunos da educação infantil, levando-se em conta que esse tipo de atividade está cada dia mais presente na vida escolar e na necessidade de se ter sua aplicação de forma correta e prazerosa sempre respeitando e melhorando o desenvolvimento de cada aluno. 
É importante destacar que as atividades farão com que o aluno busque a solução do problema proposto, havendo uma maior interação com seus colegas, promovendo assim à cooperação e o diálogo, ou seja, os alunos juntamente com o intermédio do professor são agentes ativos no processo de ensino aprendizagem. Por meio das observações e regências meus objetivos foram alcançados, a turma que foi observada e na qual tive a oportunidadede desenvolver minhas cinco (5) regências, não tive dificuldades em aplicar as atividades, pois os alunos ficavam sempre atentos a tudo que explicava, as brincadeiras e musicas que trabalhei não era novidades, pois já faziam parte do cotidiano escolar deles por meio das observações e regências meus objetivos foram alcançados, fui bem recepcionada pela diretora, professora e alunos, obtive maior conhecimento em relação à função do educador, sua realidade e dificuldades, contribuindo para minha formação como futura educadora.
REFERÊNCIAS
Diretrizes e Regulamento de Estagio e Trabalho de Graduação. Indaial: ed. Grupo UNIASSELVI, 2013.
COELHO, Maria Teresa Falcão. A Criança e seu Desenvolvimento, perspectivas para se discutir a educação infantil. São Paulo: Cortez, 2001.
HTTP://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigo/53362/a-importancia-do-jogo-dabrincadeira--educacao-infantil. Acessado em 6 de outubro de 2018.
MELLO, Prof.ª Fabiana CarboneraMalinverni. Caderno de Estudos: Lúdico e a Musicalização na Educação Infantil. Indaial: ed. Grupo UNIASSELVI, 2011.
TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo Da. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: ed. Grupo UNIASSELVI, 2009.
APÊNDICES
Obs.: Todas as fotos são de fonte da própria autora.

Continue navegando