Buscar

BLOCOS ECONOMICOS

Prévia do material em texto

Blocos Econômicos
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
 Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
Os blocos econômicos surgiram com base do sucesso de um único, o chamado BENELUX (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), criado no meio do século XIX. Vamos então aos mais conhecidos:
Tipos de blocos
Os blocos econômicos classificam-se em:
Zona de livre comércio
União aduaneira
Mercado comum
União econômica e monetária
Zona de preferência tarifária
UNIÃO EUROPEIA
O mais bem sucedido entre todos os blocos, a UE (União Europeia) foi criada com base no já comentado BENELUX, com a entrada de outros países como França, Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Itália, Grécia, entre outros. Hoje conta com 27 países, todos usando o Euro como moeda, com exceção da Inglaterra, que usa a Libra. Ainda temos quatro outros países em negociação (Turquia, Macedônia, Croácia e Islândia). 
3 
MERCOSUL
O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é integrado por cinco países, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai (suspenso por conta de problemas internos) e Venezuela (entrando ano passado), com ele é possível uma livre circulação sem tarifa entre os membros. A sede do grupo fica em Montevidéu, Uruguai.
NAFTA
Diferente do Mercosul, a Nafta não possui um livre comércio, é constituída pelos três países da América do Norte, Canadá, Estados Unidos e México.
APEC
A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é formada por países de diferentes continentes, tendo 21 países membros, são eles: Japão, Coréia do Sul, Malásia, China, Brunei, Hong Kong, Filipinas, Taiwan, Singapura, Vietnã, Tailândia e Indonésia, da Ásia, Papua Nova Guiné, Nova Zelândia e Austrália, na Oceania, Canadá, EUA e México, na América do Norte e Chile e Peru na América do Sul, além da Rússia (Europa-Ásia).
ALIANÇA DO PACÍFICO
A Aliança do Pacífico (Alianza del Pacifico) é formada por México, Chile, Colômbia e Peru, que tenta expor um comércio voltado a Ásia, ele conta também com poderosas nações Observadoras, como a Austrália e o Japão. Este bloco é um exemplo da interligação em regiões afastadas, já que o México é um país na América do Norte, enquanto os outros ficam na América do Sul.
ALCA
Esta nem chegou a ser estabelecida, foi uma ideia do governo americano que faria um bloco que atravessaria toda a América, competindo com a UE. Foi engavetada por conta da desconfiança dos outros países.
Existem também outros blocos menos conhecidos como SADC (Sul da África) e MCCA (América Central), Comunidade Andina (Países Andinos da América do Sul) e EurAsEC (Rússia e outros países do leste europeu e oeste asiático), porém todos com grande importância para seus membros.  
 4
Introdução
Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto. O primeiro Bloco Econômico nasceu em 1956 com a criação da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), na Europa.
 2
Conclusão
Levando-se em conta o que foi observado escala é a proporção entre o espaço real e o mapa. A escala numérica indica uma relação numérica entre o real e o representado. A escala 1:100.000, por exemplo, indica que um centímetro no mapa equivale a 100.000 centímetros no espaço real. A escala gráfica mostra uma reta dividida em partes iguais.
A Terra leva aproximadamente vinte e quatro horas para completar o ciclo do movimento de rotação.O país possui uma ampla extensão,sua localização é dividida em quatro fusos horários. -5GMT,-4GMT,-3GMT,-2GMT.
Linguagem cartográfica serve para fazer leitura de mapas.
5
Bibliografia
http://blocos-economicos.info/o-que-sao-blocos-economicos.html 
http://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/ 
http://www.geografiaopinativa.com.br/2013/06/voce-conhece-os-principais-blocos.html 
 6
Índice
1 Introdução................................................................................................................02
2 Blocos Econômicos................................................................................................03
3 Tipos de Blocos ......................................................................................................03 
4 Conclusão................................................................................................................05
7 Bibliografia...............................................................................................................06
OS BLOCOS ECONÔMICOS 
VALPARAISO DE GOIÁS
2016

Continue navegando