Buscar

PA Vico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO VICO
Qual é o objetivo geral da obra de Vico?
O objetivo da obra de Vico era descobrir as leis gerais que precedem ao desenvolvimento da historia universal, através de uma tentativa, permitindo, portanto compreender o seu ''sentido''. Com efeito, para atribuir um "sentido" à história é necessário descobrir a "direção" em que se movem os homens que são seus artífices; e para compreender qual é essa direção é necessário voltar a percorrer as várias etapas do movimento histórico e descobrir as razões da passagem de uma para outra etapa
Como Vico classifica as formas de governo?
As principais categorias com as quais Vico procura abranger o movimento histórico são, uma vez mais, as três formas clássicas, que se dispõem na seguinte ordem: Aristocracia, democracia e monarquia, alterando radicalmente a sucessão tradicional herdada de Aristóteles.
Explique o conceito de “estado bestial”.
A tese de Vico, bastante conhecida é a de que o estado primitivo do homem (que Vico localiza depois do dilúvio, para fazer proceder sua história, que pretende ser profana,pari passu com a história sagrada) foi um "estado bestial" ("stato ferino"). A característica desse estado, em que os homens decaídos se conduzem como animais, é a ausência de quaisquer relações sociais, a completa inexistência de qualquer forma de vida comum, até mesmo familiar.
Qual é a diferença entre o “estado bestial” de Vico, o “estado de natureza” de Hobbes e o “estado de natureza do bom selvagem” de Rousseau?
O estado da natureza descrito por Hobbes é também aquele em que cada um vive por sua conta, e precisa cuidar da própria defesa, pelo que termina numa guerra de todos contra todos. O mesmo acontece com o estado natural descrito por Rousseau na Exposição sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens, em que o homem primitivo, identificado com o "bom selvagem", leva uma vida simples, rudimentar, em contato, não com seus semelhantes, mas só com a natureza. Essa situação é concebida, em termos de Vico, como estado "monástico", isto é, associai. Mas as diferenças são sensíveis. Para Vico, o estado bestial é histórico - quer dizer, encontra-se na origem da verdadeira história da humanidade; para Hobbes, trata-se de uma hipótese racional, que deriva da imaginação do que seria a vida do homem se não houvesse um poder comum a impedir o desencadeamento dos instintos, mas é também o estado ao qual a humanidade está destinada a retornar, sempre que falta a autoridade estatal. Quanto ao "estado natural" do "bom selvagem" de Rousseau, podese pensar também que Rousseau o concebeu como situação histórica - isto é, como a situação em que viviam os selvagens antes de tocados existente com relação ao "estado bestial", de Vico, está no julgamento valorativo - positivo em Rousseau, negativo em Vico.
Caracterizar a “etapa das famílias”.
Acontece quando o homem toma consciência do céu, adquirindo assim uma primeira percepção da divindade, ainda obscura. Com o temor de Deus, nasce a vergonha da vida bestial e principalmente da "venere vaga". Os homens passam a levar as mulheres ao interior das cavernas, para possuí-las longe dos olhos dos seus semelhantes; institui assim uma relação durável com sua companheira- o matrimônio, que dá origem à vida familiar.
Explique como surge a primeira forma de organização estatal.
A passagem da fase das famílias à primeira forma de organização estatal, que é a república aristocrática, se deve à rebelião dos escravos. A revolta dos servos obriga os chefes de família a se unirem para se defender, e conservar seu domínio: a união dos chefes de família representa a primeira forma de Estado, que, como se queria demonstrar, é uma república aristocrática, enquanto união de pais, num certo sentido paritária.
Explique a passagem da república aristocrática para a república popular.
A passagem da república aristocrática à popular ocorre pelo mesmo motivo que explica a passagem da fase das famílias isoladas à das famílias unidas na forma primitiva de república: a revolta dos que estão sujeitos contra os que detêm o poder para sua vantagem exclusiva - a luta do oprimido pelo reconhecimento dos seus direitos (a luta de classes, dir-se-ia hoje). Quando essa luta termina, isto é, quando os plebeus alcançam em primeiro lugar o direito de propriedade, depois o direito às núpcias solenes e legítimas, por fim os direitos políticos, dá-se passagem da primeira para a segunda forma de república.
Explique a passagem da república popular para a monarquia.
O fim da república popular, e a passagem à terceira forma de Estado –o principado, ou monarquia - ocorre graças a razões não diversas das apontadas pelos autores clássicos para explicar a morte natural de todas as democracias, pela degeneração da liberdade em licenciosidade e do antagonismo criativo na contenda destrutiva das facções, com a guerra civil. Para Vico, o principado surge não contra as liberdades populares, mas para protegê-las do faccionismo, para defender o povo - poder-se-ia dizer - contra si mesmo.
Qual é a distinção entre a visão da história de Vico e a percepção dos antigos?
A visão de Vico se distingue das filosofias da história dos antigos por ser progressiva. O exemplo clássico de uma concepção regressiva, oposta à de Vico, é a platônica, segundo a qual a passagem de uma constituição a outra ocorre por degenerações sucessivas, com a conseqüência de que cada constituição é pior do que a precedente. Contudo, mesmo na concepção aristotélica, e na de Políbio, retomada por Maquiavel, embora o curso das constituições siga uma linha interrompida, e não contínua, é em última instância sempre no sentido da degradação paulatina. Na concepção de Vico acontece o contrário: o homem se eleva gradualmente do estado bestial até a melhor forma de governo.
Qual é o papel da Idade Média dentro do esquema histórico de Vico?
Na idade medieval, a humanidade retorna à fase das famílias, passa pela etapa das repúblicas aristocráticas e culmina nas repúblicas populares e sobretudo nas monarquias da sua época.
Qual é a função do conflito na história?
Vico, a luta, o antagonismo, o conflito não devem ser considerados fatores destrutivos, mas sim momentos necessários para o avanço da sociedade.
Qual é o papel da razão iluminista na obra de Vico?
Vico acusa a razão libertina e, por antecipação, a razão iluminista - que conduz sua potência inquisitiva até as últimas conseqüências, dessacralizando a natureza e a história, provocando o regresso àquela fase original em que o homem, depois de perder o sentido do divino e o temor de Deus, se põe a errar outra vez pela selva, como um animal.

Outros materiais