Buscar

simulado av1 direito empresarial 1 lc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604046047)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC - TJ-SE - Juiz Substituto 2015)  Considere as proposições abaixo acerca do nome empresarial.
I.  A sociedade em que houver sócios de responsabilidade ilimitada operará sob denominação social.
II.  A sociedade anônima poderá adotar firma ou denominação social.
III. O nome de sócio que vier a falecer pode ser conservado na firma social.
IV.  O nome empresarial não pode ser objeto de compra e venda.
V.  A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação.
Está correto o que se afirma APENAS em:
		
	 
	IV e V.
	
	I e IV.
	
	II e III.
	
	 II e V.
	
	I e III.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604199941)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Uma das obrigações da sociedade empresária é seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
A partir do exposto, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	Em razão da evolução tecnológica, passou a ser vedada a escrituração manual do Livro Diário, devendo a sociedade empresária adotar livros digitais para a escrituração de suas operações.  
	
	Os assentos lançados nos livros da sociedade empresária, por qualquer dos contabilistas encarregados de sua escrituração, não obrigam a pessoa jurídica, se tais livros não estiverem autenticados na Junta Comercial.
	 
	O balanço patrimonial deverá exprimir, com fidelidade e clareza, a situação real da empresa e indicará o ativo e o passivo distintamente
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	A ausência de autenticação dos instrumentos de escrituração na Junta Comercial não impede que os livros da sociedade empresária sejam utilizados em juízo como prova documental a seu favor.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604176837)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Julgue os itens a seguir:
I - O novo Código Civil vedou expressamente a constituição de sociedades entre cônjuges, independentemente do regime matrimonial de bens, sendo que as sociedades já constituídas poderão prosseguir face ao respeito ao ato jurídico perfeito. 
II - O registro de empresário rural na junta comercial, de natureza declaratória, sujeita-o ao regime jurídico empresarial. 
III - O ato de inscrição do empresário no registro público de empresas é essencial para a caracterização do exercício profissional de atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. 
IV - No Brasil, todas as juntas comerciais são subordinadas administrativa e tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração. 
		
	 
	Todas as assertivas estão incorretas.
	 
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604038973)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A unificação do Direito Privado promovido pelo Código Civil Italiano acabou por gerar movimento semelhante no Brasil por força do trabalho do professor Sylvio Marcondes, autor do anteprojeto do livro de Direito da Empresa. O início da vigência do Código Civil de 2002 alterou o foco dos estudos envolvendo o antigo direito comercial no Brasil e a empresa foi alçada à condição de protagonista. Antes do Código Civil de 2002 a base do estudo do direito comercial no Brasil tinha por objeto:
 
		
	
	Atos declaratórios
	 
	Atos do Comércio
	
	Atos de emulação
	
	Atos típicos, antijuridicos e culpáveis. 
	
	Atos Jurídicos com condição suspensiva
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604117501)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca do conceito de empresário, responda:
		
	 
	é aquele que exerce atividade econômica organizada para produção e circulação de bens ou de serviços
	
	o empresário não pode ser pessoa jurídica
	
	é o mesmo que sócio 
	
	o militar da ativa pode ser empresário
	
	é aquele que exercer atividade econômica de cunho artístico
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201602271446)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Juiz TJ-PB 2011 - CESPE) A respeito da disciplina aplicável ao empresário individual, assinale a opção correta.
		
	
	Em atenção ao princípio da continuidade da empresa, os bens destinados pelo empresário individual à exploração de sua atividade não respondem por suas dívidas pessoais.
	
	O servidor público pode ser empresário individual, desde que a atividade empresarial seja compatível com o cargo público que ele exerça.
	
	O empresário individual assume os riscos da empresa até o limite do capital que houver destinado à atividade, não respondendo com seus bens pessoais por dívidas da empresa.
	 
	Ao empresário individual é permitida a alienação, sem a outorga de seu cônjuge, de bens imóveis destinados à sua atividade empresarial.
	
	O empresário individual que venha a se tornar civilmente incapaz poderá obter autorização judicial para continuação de sua atividade; tal autorização, entretanto, deverá ser averbada na junta comercial e servirá para atos singulares, não podendo ser genérica.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201604165959)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	Jorge Silveira exerce atividade de comercialização de joias e materiais ornamentais. Para ser empresário individual deve inscrever-se no Registro Civil de Pessoas Físicas.
	 
	O objeto social de Escola ABC S.A. é o ensino elementar e a prestação de serviços educacionais. O registro do seu ato constitutivo e dos demais atos societários deve ser realizado no Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais.
	
	Pereira Advogados é uma sociedade de advogados que presta serviços jurídicos na área de direito de mercado de capitais. O registro do seu ato constitutivo e dos demais atos societários deve ser realizado no Registro Público de Empresas Mercantis.
	
	Bom de Roda Ltda. tem como objeto social a prestação de serviços automotivos e comercialização de pneus. O registro do seu ato constitutivo e dos demais atos societários deve ser realizado no Registro Civil de Pessoa Jurídica.
	
	Cooperativa de Leite Vaquinha Ltda., com sede na cidade do Niterói, deve ter o seu ato constitutivo e os demais atos societários registrados no Registro Público de Empresas Mercantis da cidade do Rio de Janeiro
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201604179504)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a opção correta acerca do Nome Empresaril do Empresário Individual
		
	
	O empresário individual opera sob firma constituída por seu nome abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou da sua atividade.
	
	Nenhuma das anteriores
	
	O empresário individual opera sob firma constituída por seu nome completo, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou da sua atividade.
	 
	O empresário individual opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou da sua atividade.
	
	O empresário individual opera sob firma constituída pelo nome do seu antecessor, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa acerca do genêro da sua atividade.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201604173307)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	(FCC - 2012 - Juiz do Trabalho) Em relação ao nome empresarial, é correto afirmar que
		
	
	b) o nome empresarial pode ser objeto de alienação.
	
	e) cabe a qualquer interessado, no prazo de um ano, ação para nulificar a inscrição do nome empresarial feita com violação da lei ou do contrato.
	 
	c) o nome do sócio que vier a falecer, for excluído ou se retirar, pode ser conservado na firma social, se houver a concordância dos demais sóciosremanescentes.
	
	d) a sociedade em conta de participação pode ter firma ou denominação, integrada pela palavra final ¿sociedade participativa¿ ou sua abreviatura.
 
	 
	a) a inscrição do nome empresarial será cancelada, a requerimento de qualquer interessado, quando cessar o exercício da atividade para que foi adotado, ou quando findar a liquidação da sociedade que o inscreveu.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201604069940)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação ao direito de empresa, analise as seguintes afirmativas: 
 
I - Os conceitos de empresa e empresário não se confundem, pois enquanto a primeira é a atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços, o segundo é aquele que exerce a atividade econômica organizada profissionalmente. A empresa pode ser exercida por meio do empresário individual ou por sociedade empresária. Desta forma, a empresa não se confunde com a pessoa natural, nem com a pessoa jurídica.
 
II - A empresa é o empresário individual ou a sociedade empresária que realiza atividade econômica organizada, registrada no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
 
III - Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.
 
IV - Quem exerce a atividade empresarial é o empresário, seja ele individual ou na forma societária, que não se confunde com a figura do sócio, que é quem detém qualquer fração, ou a mesmo a totalidade, do capital social da entidade societária.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Apenas a assertiva I está incorreta.
	
	Todas as respostas estão incorretas. 
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	 
	Apenas a assertiva II está incorreta.

Continue navegando