Buscar

Plano de Negócios para Escola de Esportes Radicais

Prévia do material em texto

FLÁVIO VAZ DE LIMA
ESCOLA NO LIMITE
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI
ARCOS - MG 2018
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR DE PROCESSOS GERENCIAIS
FLÁVIO VAZ DE LIMA
ESCOLA NO LIMITE
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI
Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado a Universidade Paulista – UNIP como requisito para aprovação nas disciplinas de Plano de negócios, Sistemática de importação e exportação e Ética e legislação: Trabalhista e empresarial.
ARCOS - MG 2018
RESUMO
O presente estudo é a criação de um plano de negócios da escola de esportes radicais No Limite, localizada em Guarulhos e que tem como principal objetivo ofertar cursos de montanhismo, rapel, tirolês e trilhas. No Brasil, os Esportes de Aventura, conhecidos comumente como Esportes Radicais, começaram a ganhar força de participação e visibilidade midiática a partir da década de 1980, onde as modalidades esportivas congregam diversos fatores positivos, favorecendo o estreitamento de vínculos sociais necessários à própria existência humana. Para integrar esse projeto, também serão discutidas as disciplinas de Sistemática de Importação e Exportação e Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial, onde se fará apontamentos de conceitos relacionados ao tema. Com relação à importação e exportação a proposta é analisar o comportamento da concorrência a nível internacional, uma vez que não se encontram nessa empresa produtos ou serviços que possam ser exportados. Ética e moral em conjunto com a legislação brasileira serão discutidos no último capítulo para mostrar a idoneidade dessas escolas que confrontam a sobrevivência todos os dias.
Palavras-chave: Esportes radicais; Plano de Negócio; Ética.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Esse projeto tem como objetivo abordar e analisar as disciplinas de Plano de Negócios, Sistemática de Importação e Exportação e Ética e legislação: Trabalhista e Empresarial. Para se chegar a esse objetivo foi escolhida e escola de esportes radicais No Limite, localizada na cidade de Guarulhos no interior de São Paulo e que possui uma pequena unidade onde atende seus clientes.
Com base na empresa escolhida será feito um plano de negócios que vise aprimorar os serviços prestados por essa organização e que atraia os olhares dos investidores para aumentar seu capital de giro e força no mercado em que atua. Um plano de negócios vai muito além do que a simples projeção de ideias ou criações objetivando um lucro. É preciso compreender a complexidade de um negócio a partir desse planejamento, analisando seus custos, sua probabilidade de sucesso no mercado, verificando a concorrência e principalmente, trazendo a inovação e criatividade necessárias para conquistar os investidores.
O trabalho será dividido em capítulos, sendo que a base desse projeto será a disciplina Plano de Negócios e, posteriormente, no segundo capítulo será analisada a concorrência no âmbito internacional. A proposta desse projeto acerca dessa disciplina é abordar assuntos como: importação de matérias-primas, insumos e ou serviços que sejam mais vantajosos; exportação de produtos ou serviços; benchmarking de tecnologias inovadoras ou estudo do comportamento da concorrência internacional. Porém, por se tratar de uma unidade que presta serviços utilizando como recursos única e exclusivamente a natureza tropical brasileira, então serão analisadas a concorrência a nível internacional.
Por fim, no último capítulo, a ideia é estudar a ética trabalhista e empresarial dessa organização, buscando compreender como esses profissionais se comportam diante da alta probabilidade de provocar a morte de alguém todos os dias.
6
PLANO DE NEGÓCIOS
Sumário Executivo
Segundo MARCHI JÚNIOR (2006, pag. 12), o esporte pode ser entendido como um micro espaço que simboliza as tensões e sentimentos envolvidos na vida social. Para ele, o Esporte constitui “um fenômeno social em processo de constituição, ou seja, as práticas esportivas refletem no seu contexto histórico, continuidades e rupturas que caracterizam a expansão de suas fronteiras”. Entretanto, os benefícios de toda e qualquer modalidade esportiva são questionados através da forma como se materializa a disputa e o enfrentamento, ou seja, através da competição. Segundo MARTENS (1976, p. 19), a competição existirá na medida em que o ser humano deseje compara sua performance com um outro resultado próprio ou, em sua maioria, de outro desportista. Para o autor, competição é um “processo em que a comparação de performance de um indivíduo é feita com algum padrão na presença de no mínimo uma outra pessoa que seja conhecedora do critério para comparação e possa avaliar o processo”.
A escola No Limite propõe através do seu plano de negócios uma forma de reinventar os esportes radicais e fazer com que as pessoas tenham sede por essa prática de tal forma, que se possa ultrapassar a interatividade existente entre os seres humanos e a tecnologia dos dias atuais. O plano de negócios enseja a visão de um empreendedor sobre o seu negócio. O empreendedor, de acordo com Dornelas (2008) “é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais”. Muitas vezes um empreendedor não tem capital para iniciar seu negócio, mas possui uma ideia inovadora que pode agregar muito ao mercado e é diante desse pensamento que se dá origem ao plano de negócios. Dornelas (2008) destaca que “essa ferramenta de gestão pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador”. Esse mesmo autor conceitua plano de negócios como “um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa”.
Esse plano possui alguns pontos que devem ser abordados para garantir uma melhor estrutura ao projeto, entre eles está a análise estratégica, “onde são definidos
os rumos da empresa, sua visão e missão, sua situação atual, as potencialidades e ameaças externas, suas forças e fraquezas, seus objetivos e metas de negócio” (DORNELAS, 2008). O plano de negócios também é composto pela análise de mercado, quando o empreendedor “deve mostrar que os executivos da empresa conhecem muito bem o mercado consumidor do seu produto/serviço por meio de pesquisas de mercado” (DORNELAS, 2008).
Na sequência está a estratégia de marketing e o plano financeiro, sendo que este último é definido por Gitman (1997) como “um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos”. É nessa parte do plano de negócios que o empreendedor deve apresentar seu fluxo de caixa, despesas com pessoal, custos variáveis e fixos além de uma projeção de vendas que permita aos investidores uma visão futura do negócio em que pretendem aplicar seu capital.
Grande parte de um planejamento financeiro tem como base a contabilidade, que de acordo com Marion (1998) “é a linguagem dos negócios, mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomada de decisões”. Sá (2002) define a contabilidade como “a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais”. O que ambos autores querem dizer é que a contabilidade é uma ferramenta indispensável para as organizações, pois precisam controlar seu patrimônio de maneira prática e rápida e com isso, poder tomar decisões com base em dados reais e assertivos.
No plano de negócios também é apresentado o produto ou serviço da empresa, que de acordo com Kotler (2000), “é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.Eles podem ser tangíveis e intangíveis, ou seja, abstratos e não abstratos, podem ser também tanto para organizações como para consumidores”. Nessa etapa são faladas todas as características do serviço, que será ofertado pela escola No Limite nesse caso, deixando seus custos e projeções para a parte de planejamento financeiro.
Esse estudo tem como objetivo geral apresentar o plano de negócios de uma escola de esportes radicais da cidade de Guarulhos – SP, apresentando os benefícios de se ter o hábito da prática esportiva em vez do atual sedentarismo que vem se acentuando nas famílias brasileiras. Na estrutura desse plano de negócios haverá um
planejamento financeiro com o propósito de se obter investimentos para manter e aumentar o negócio, um planejamento estratégico que foque no desenvolvimento e na melhoria das estratégias utilizadas pela empresa para captar clientes.
São objetivos específicos desse trabalho criar um planejamento financeiro para a escola e apontar projeções para os próximos anos; implantar um planejamento estratégico; buscar uma forma de captar clientes de maneira mais rápida e eficaz; demonstrar aos investidores a qualidade da empresa e seu potencial para conseguir crescer e aumentar seu capital.
Os esportes radicais podem ser praticados por adolescentes, jovens e adultos das mais variadas idades, porém, devido o esporte apresentar certos riscos, existem algumas restrições para a sua prática como no caso de gestantes, idosos, pessoas com doenças cardíacas entre outras particularidades. O público chega a ser tão amplo que permite a escola uma demanda ainda mais intensa uma taxa de negociação superior aos cursos que possuem um público mais delimitado, mas mesmo assim, as pessoas que buscam esse tipo de esporte com mais frequência e maior volume são os homens com faixa etária entre 18 e 40 anos. O principal problema dessa empresa está na atual falta de interesse das pessoas pelos esportes radicais, principalmente com o avanço tecnológico e da expansão das redes sociais. As pessoas não querem mais sair de casa nos finais de semana ou nas férias, não buscam mais aventuras e muito menos uma atividade física ficando cada vez mais presente o sedentarismo na vida dos brasileiros. Realizar o mínimo de exercício com o auxílio de vídeos da internet é a pegada da vez e isso prejudica as empresas que querem trazer de volta a adrenalina e a emoção para a vida das pessoas.
Como resposta ao objetivo desse projeto, foram encontradas através de pesquisas, dados que destacam o nível de depressão das pessoas que se encontram acima do peso ou com sobrepeso. Além disso, foi constatado pelo Plano Nacional de Saúde – PNS que 60% da população brasileira está nessa situação e buscam as mais diversas formas de emagrecer desde dietas malucas a rotinas de exercícios online, mas poucas buscam por um esporte para sanar seus problemas.
O fato é que poucas pessoas sabem do poder que a prática de um esporte radical pode trazer em suas vidas e isso vai muito além da perda de peso, afinal, praticar esportes radicais deixam as pessoas mais próximas da natureza; acelera seu metabolismo e consequentemente auxilia no emagrecimento, estimula a sensação de felicidade e liberdade no cérebro, além de trazer uma infinidade de benefícios ao
organismo, proporcionando uma sensação de bem-estar completa e duradoura. Por esse motivo, a principal estratégia do plano de negócios será a divulgação da empresa nas redes sociais, deixando as pessoas mais próximas dos esportes através de artigos informativos e enriquecedores sobre o assunto, de forma breve e com leitura agradável. Além dessa tentativa de proximidade para que as pessoas conheçam de fato os benefícios de um esporte radical, serão realizados sorteios online para presentear os inscritos na escola com 1 mês de aulas grátis.
Por fim, a escola No Limite quer resgatar a essência dos esportes na vida das pessoas não apenas pelo retorno financeiro, mas principalmente como uma forma de ajudar pessoas a sair de depressões, vidas sedentárias, falta de amor pela vida. O plano de negócios é uma oportunidade para a empresa encontrar investidores que queiram propiciar uma vida melhor às outras pessoas e ainda ter um ótimo retorno financeiro.
Descrição da empresa
A escola fica localizada na cidade de Guarulhos dentro do estado de São Paulo, onde se encontra o maior número de pessoas com a vida agitada, estresse do dia a dia devido ao trânsito e alta carga de trabalho. Este foi um dos principais motivos pela escolha da localização, ou seja, a demanda é maior do que em outros locais como cidades do interior, onde as pessoas estão mais próximas da natureza e, portanto, tem um acesso mais fácil e um custo menor para praticar esportes radicais. O público alvo da escola No Limite são justamente as pessoas que buscam uma “válvula de escape”, um lugar para liberar suas emoções e descarregar a raiva do chefe, do trânsito e de tudo aquilo que a sufoca na grande capital.
A escola No Limite possui recursos físicos, humanos e tecnológicos que integram tanto diversos setores, sendo que entres encontram-se principalmente as pessoas que fazem parte da equipe e são peças fundamentais para o sucesso da empresa. Como foi descrito anteriormente, a equipe é composta por um professor, um representante comercial e duas pessoas no setor administrativo, sendo que apenas um deles está encarregado da parte financeira, enquanto que o outro cuida dos demais departamentos.
Produtos e serviços
Os cursos atualmente são ofertados através de visitas em universidades e algumas lojas da região, mas com a implantação da estratégia de marketing a forma de divulgação passará a ser 90% virtual e então o representante comercial poderá ter mais atribuições para compor seu tempo livre e dedicar-se mais aos interesses dos clientes que visitar.
Com essa nova estratégia de marketing a empresa utilizará novos recursos tecnológicos: três notebooks e uma impressora e para o representante comercial serão entregues um tablete e um aparelho celular com internet paga pela empresa para melhor atendimento dos clientes e facilidade na comunicação entre a empresa e o funcionário. Os três notebooks ficarão dentro da empresa, sendo um na administração, um no departamento de finanças e outro no departamento comercial para uso do representante comercial e de quem tiver interesse em realizar consultas ou necessitar de auxílio no atendimento. Por fim, a impressora ficará instalada na sala administrativa para o uso geral da empresa desde que tenha autorização e tenha como finalidade a impressão ou digitalização de documentos para a empresa como por exemplo, contratos de alunos, boletos de mensalidade etc.
O público alvo deste segmento está entre os jovens e adolescentes com faixa etária entre 18 e 40 anos que em sua maioria são do sexo masculino, mas também há uma minoria de mulheres que buscam por essa adrenalina. A principal necessidade desse público está na ausência de entretenimento saudável na sociedade de hoje. Eles estão sempre à mercê do trabalho, dos estudos e da vida social que neste último século tem se resumido ao uso desenfreado de internet e outras mídias. A escola No Limite quer mostrar a essas pessoas que é possível ter muito mais diversão e adrenalina fora das telas de celular e do sofá de casa.
As pessoas estão com a vida totalmente estagnada no sedentarismo e mesmo aquelas que fazem alguma atividade, não estão 100% completas em seu bem-estar normalmente porque falta paixão ao que fazem. Os esportes radicais são uma excelente fonte de energia, traz a pessoa uma proximidade com a natureza, o conforto consigo mesmo e a fuga da depressão e estresse que a sociedade atual vem causando nas pessoas. Não será mais preciso ficar rolando o dedo na tela do celular e sofrendo com as fotos daqueles que estão viajando, praticando esportes e outras
coisas diferentes, afinal, existem outras formas de entretenimento, como esse que estamos ofertando por exemplo.
Quadro resumo dos serviçosCódigo
	Serviço
	Fase atual de desenvolvimento ou maturidade
	Observação
	100
	Aula de Trilha
	Curso ativo
	
	101
	Aula de montanhismo
	Curso ativo
	
	102
	Aula de rapel
	Curso em fase de implementação
	Aguardando equipamento
	103
	Aula de tirolês
	Curso ativo
	
Quadro resumo dos diferenciais dos produtos
	O curso de rapel terá como diferencial a utilização de equipamento de ponta recentemente lançado no mercado.
	O curso de trilha é exclusivo da escola No Limite na região de Guarulhos.
	O curso de montanhismo é ofertado para duas pessoas pelo preço de uma, como forma de induzir as pessoas a convidar seus amigos e familiares para essa experiência.
1.4 Análise da estratégia
Consideramos uma grande força da escola No Limite a sua localização e a inovação nos serviços prestados, o que lhe garante bom preço e qualidade. Não há muitos concorrentes e o público alvo é imenso e surgirão muitas oportunidades, diante das estratégias que a empresa pretende implantar. Além disso, o conhecimento e experiência na área são também um ponto forte para esta organização, pois assim ela poderá conquistar clientes ao demonstrar sua afinidade com esse segmento.
As oportunidades são fatores que não podem ser controlados pela própria empresa e relevantes para o planejamento estratégico. As oportunidades para a organização são as variáveis externas e não controladas, que podem criar as condições favoráveis para a organização, desde que a mesma tenha condições ou interesse de utilizá-las.
As oportunidades refletem a realidade externa da empresa e devem ser observadas, pois elas influenciam tanto no ambiente externo quanto interno da organização. A oportunidade na maioria das vezes influi positivamente no ambiente interno. Oferecem para a empresa chances de lucratividade a partir da identificação de novos mercados e clientes, no entanto, é necessária a verificação das condições
e viabilidade da organização para utilizar tais oportunidades como estratégia competitiva.
Por sua vez, as fraquezas são consideradas deficiências que inibem a capacidade de desempenho da Organização e devem ser superadas para evitar falência da organização. Já as ameaças são as forças externas que podem impactar no sucesso da empresa, tal como a competição, a capacidade operacional e o custo de aumentos dos bens. Para evita-las devem ser analisados seus graus de possibilidade de ocorrerem e níveis de gravidade. Ameaças são fatores do ambiente externo que impactam diretamente na empresa e não podem ser controlados, eles podem prejudicar seu desenvolvimento e acarretar em perca de posicionamento de mercado. Através da matriz SWOT da empresa, podem ser determinadas as seguintes ações:
Em relação às Oportunidades: Implantar ações de marketing de forma constante para conseguir captar o máximo de clientes possíveis em um curto período de tempo. Investir em uma boa estratégia de marketing ao divulgar a empresa, como em redes sociais, ter um site interessante e atrativo, porque isso de certa forma irá chamar a atenção dos clientes.
Em relação às Ameaças: Atentar-se as condições econômicas e o público-alvo. O fato do segmento estar crescendo no mercado significa que em breve surgirá um alto número de concorrentes e isso poderá reduzir a demanda, portanto, a empresa precisa estar preparada, fazer parcerias e montar uma cartela de clientes na região a fim de consolidar a sua marca no mercado.
Em relação às Forças: A empresa em questão deve almejar um vasto número de clientes, nome no mercado e credibilidade. Atenção aos detalhes, funcionários bem capacitados e atenciosos.
Em relação às Fraquezas: A empresa deve evitar custos desnecessários nos primeiros dois anos ou até que se estabilize financeiramente no mercado, para evitar um fluxo de caixa negativo.
Cronograma de atividades
	Mês
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	Ações do empreendimento
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	0
	1
	Implantação da estratégia de marketing
	x
	x
	x
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Criação da página no Facebook
	
	
	
	x
	
	
	
	
	
	
	
	
	Criação do canal da empresa no Youtube
	
	
	
	
	x
	x
	x
	
	
	
	
	
	Lançar sorteios online para premiação de alunos
	
	
	
	
	
	
	
	x
	
	x
	
	X
	Realizar campeonato entre os alunos
	x
	
	
	x
	
	
	x
	
	
	x
	
	
Identificação do público-alvo
A empresa tem como público alvo homens e mulheres que compreendam a faixa etária entre 22 e 40 anos. De acordo com dados do IBGE, através do censo demográfico de 2010, mais recente, a população da cidade de Guarulhos conta com mais de 1 milhão de pessoas, sendo 595.043 homens e 626.936 mulheres compondo todas as faixa-etárias.
Concorrência
Para avaliar o nível da concorrência com relação ao negócio da escola No Limite, foram selecionadas outras três instituições que também ofertam aulas de esportes radicais e ficam localizadas na região de Guarulhos. De acordo com análise feita, foi criado um quadro para comparar as três organizações por meio da atribuição de notas 0 a 10 para cada segmento do concorrente com relação ao negócio da escola No Limite, ou seja, quanto maior a nota então melhor a situação do concorrente com relação a empresa em questão:
	Fator crítico de êxito
do negócio
	Limite
Vertical
	Colégio Maria
Brand
	Escola Delta
	No Limite
	Localização
	8
	4
	10
	9
	Tamanho (porte da empresa)
	10
	7
	10
	5
	Capacidade de propaganda
	5
	3
	9
	6
	Capacidade de fazer promoções
	4
	2
	10
	8
	Capacidade de produção
	8
	3
	8
	6
	Capacidade de fazer investimentos
	5
	1
	8
	5
	Capacidade de RH
	5
	2
	9
	1
	Capacidade de controlar os fornecedores
	8
	2
	7
	2
	Capacidade de controlar canais de vendas
	9
	5
	9
	10
	Capacidade de fazer P&D
	8
	1
	8
	1
	Alianças estratégicas
	8
	5
	8
	9
	Detenção de patentes ou propriedade intelectual protegida
	0
	0
	0
	0
	Capacidade em CRM
	9
	5
	9
	9
	Capacidade em logística na cadeia de
suprimentos e CRM
	0
	0
	0
	0
	Capacidade em TI
	9
	6
	8
	7
Assim como no quadro anterior, serão atribuídas notas de 0 a 10 para avaliar o posicionamento dos cursos oferecidos pelos concorrentes e pela empresa No Limite. Esse posicionamento refere-se à qualidade dos cursos, envolvendo experiência dos professores na área, valores das mensalidades e equipamento utilizado:
	Fator crítico de
êxito do negócio
	Limite Vertical
	Colégio Maria Brand
	Escola Delta
	No Limite
	Qualidade do curso
	9
	5
	10
	10
	Preço
	6
	9
	5
	7
	Facilidades de pagamento
	9
	6
	8
	6
	Garantias
	9
	4
	10
	10
	Equipamentos utilizados
	9
	3
	10
	10
	Experiência dos professores
	8
	2
	10
	10
Plano de marketing
Os preços na região são bem variados devido à demanda oscilar muito com relação à época. A aula de montanhismo por exemplo é ofertada por grandes escolas por R$ 700,00 enquanto que escolas de porte menor oferecem uma aula mais simples e com horário reduzido por cerca de R$ 200 a R$ 300,00.
Diante da crise político-econômica em que o Brasil se encontra atualmente, as empresas buscaram manter seus clientes através de promoções, descontos, facilidades no pagamento e até mesmo reajustes mensais nas mensalidades na esperança de manter-se com as portas abertas. Falar sobre os valores que os clientes estão dispostos a pagar é muito abstrato com base nas alterações que o mercado tem sofrido recentemente, mas para fins de análise desse projeto, serão considerados os valores de quando o mercado ainda se encontrava em ascensão.
Os esportes radicais são um luxo que poucos tem acesso, visto que a população brasileira apresenta um alto nível de pobreza, por isso as empresas têm
como foco principal as classes mais altas e que pagam valores condizentes com sua vontade de mergulhar em aventuras e muita adrenalina.
O valor praticado no mercadopara os cursos de esportes radicais ofertados por empresas de médio porte, podem variar entre R$ 300 e R$ 800 reais dependendo da modalidade do curso. São diversas as formas de pagamento, mas a mais utilizada é com certeza o cartão de crédito que permite tanto ao consumidor quanto ao empreendedor uma certa comodidade, uma vez que o consumidor poderá pagar de forma parcelada e o empresário receberá de forma imediata o valor integral do curso.
A escola No Limite tem um valor de mensalidade fixo para qualquer modalidade de curso e essa estratégia foi utilizada como forma de chamar a atenção do cliente, permitindo que ele pratique os mais variados esportes dentro de determinado período por um valor único. Com isso queremos dizer que o cliente pode praticar montanhismo, trilha, rapel ou tirolês por uma semana e pagar apenas R$ 500,00 à vista em dinheiro ou parcelado em até 12 x no cartão de crédito.
Em face aos concorrentes a escola No Limite tem muito mais vantagem, afinal, apesar de possuir uma equipe pequena e ainda estar se adequando ao mercado, possui um preço competitivo com um diferencial jamais praticado por outras empresas. Os concorrentes acreditam que essa prática pode desvalorizar os cursos e fazer o esporte perder a sua essência, ponto de vista declarado principalmente por escolas clássicas e tradicionais na região como a escola Delta, muito famosa e reconhecida pela qualidade de seus cursos, referência no mercado de esportes, portanto, com preços bem mais elevados.
A escola No Limite passa a ser vista como popular pelos demais concorrentes ao praticar esse preço no mercado, mas o fato é que o principal interesse não é agradar aos concorrentes, mas sim aos clientes.
	CONCORRÊNCIA PRODUTO
	Limite Vertical
	Colégio Maria Brand
	Escola Delta
	MENOR PREÇO DE
MERCADO
	PREÇO FIXADO
	Aulas de montanhismo
	R$ 900,00
	R$ 430,00
	R$ 1200,00
	R$ 430,00
	R$ 500,00
	Aulas de trilha
	R$ 500,00
	R$ 320,00
	R$ 720,00
	R$ 320,00
	R$ 500,00
	Aulas de rapel
	R$ 780,00
	R$ 600,00
	R$ 840,00
	R$ 600,00
	R$ 500,00
	Aulas de tirolês
	R$ 1000,00
	R$ 550,00
	R$ 1500,00
	R$ 550,00
	R$ 500,00
Ações de marketing de vendas
Quando a empresa iniciou suas atividades, a divulgação dos cursos era realizada através de um representante comercial que frequentava as universidades e algumas lojas da região para distribuir folhetos. Essa estratégia trouxe alguns resultados a longo prazo, mas com a crise que atingiu a economia do país, novas medidas foram adotadas.
A nova estratégia de marketing consiste na divulgação da loja em redes sociais e a criação de um canal do Youtube propagando um maior conhecimento dos esportes radicais e como a sua prática pode propiciar a qualidade de vida das pessoas.
Todos os vídeos lançados no canal do Youtube terão seu link adicionado à página para aumentar o número de visualizações do vídeo e induzindo as pessoas a compartilha-lo para poder participar de sorteios na escola. A ideia principal desses sorteios é divulgar o nome da escola, dando ao sorteado a oportunidade de praticar os esportes radicais durante um mês sem custo algum, no entanto, deverá fazer indicações de outras dez pessoas sejam familiares ou não, para que a escola entre em contato e ofereça os cursos disponíveis.
Acredita-se que essa estratégia trará um custo-benefício melhor para a empresa do que a estratégia que estava sendo utilizada antes, porque dessa forma o representante comercial terá mais tempo livre para se dedicar aos clientes que visitar, sem ter que se preocupar em captar pessoas para vender os cursos. As pessoas interessadas em realizar qualquer um dos cursos poderá entrar em contato com a escola seja pelo Facebook, telefone, e-mail ou de forma presencial. Independente da forma de contato, o cliente será convidado a fazer uma aula totalmente gratuita do curso que deseja fazer, podendo ser agendada nos próximos dez dias ou imediatamente. Após a aula experimental, serão apresentados os valores do curso e um desconto caso o interessado possa indicar alguém que também feche negócio naquele mesmo período. O desconto corresponde a 10% do valor do curso, ou seja, R$ 50,00 desde que o pagamento seja efetuado em dinheiro e à vista, ressaltando que o desconto não se estende à pessoa que for indicada. A empresa tem como meta a venda de 100 aulas por mês
Cronograma de atividades do marketing e vendas
	Ações e Resultados x meses
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	11
	12
	Criação da página no Facebook
	x
	
	
	
	
	
	
	
	
	Criação do canal da empresa no Youtube
	
	x
	x
	x
	
	
	
	
	
	Lançar sorteios online para premiação de alunos
	
	
	
	
	x
	
	x
	
	x
Plano de Recursos Humanos
O administrador Maurício Magalhães tem 39 anos, atua como gestor principal da empresa e a administra junto com Michele Santos Parrera, responsável pelo departamento financeiro, formada em gestão financeira há 10 anos. Os cursos são poucos e, portanto, ministrados por um único professor em horários diferenciados, porém, algumas vezes o gestor Maurício Magalhães se responsabiliza por determinadas turmas para não perder o fluxo de demanda principalmente no verão quando a procura é maior.
O professor principal, Miguel José de Souza tem 28 anos e se formou pedagogia. Passou a praticar esportes ainda muito novo e já conta com 11 anos de experiência no ramo. Por fim, Marcos Ramos é o representante comercial da empresa e busca divulgar nossos serviços em lojas e universidades deixando folhetos, mas também faz captações de clientes utilizando mala direta e contatos por telefone.
Análise de mercado
O mercado de esportes radicais no Brasil está em ascensão nos últimos anos e chega a movimentar cerca de 500 milhões por ano, mas não pela oferta de cursos e sim pelos materiais que o esporte exige, como mochilas, cordas, sapato para trilha e roupas adequadas. O curioso está no fato de que a maioria dos consumidores desses produtos, não os compram para realmente entrar na mata ou escalar uma montanha, ao contrário, muitas vezes a aquisição se dá pelo calor do momento, pela empolgação ou simplesmente porque o design é atrativo e utilizado em academias modernas, por isso a empresa em questão quer influir na consciência dessas pessoas que adquirem produtos para esportes radicais, mas não os praticam, afinal, essa demanda é extremamente alta.
De acordo com a folha Uol, em seu artigo escrito por Erich Beting, foi feita uma previsão ruim para o mercado de esportes devido ao péssimo planejamento dos empreendimentos nessa área, no entanto, essa previsão veio a cair de acordo com
revista Isto É (2016), ao publicar que “O perfil da indústria do esporte de aventura mudou de vez. Se antes as empresas que exploravam esse nicho de mercado trabalhavam de forma improvisada e quase que artesanal, hoje vê-se pesos pesados da economia se aventurando em um setor que não para de crescer. Basta notar que, hoje, gigantes como a montadora Fiat, as fabricantes de artigos esportivos Timberland e Try On, a empresa de bicicletas Caloi e outros ícones do capitalismo se renderam aos encantos desse nicho. Todas elas partem em busca de um mercado que, no Brasil, movimenta US$ 300 milhões por ano e cresce a uma média de 25% ao ano”.
As empresas estão investindo cada vez mais nesse tipo de negócio, seja de forma direta ou indireta como nos casos de expedições com esportes radicais e turismo de aventura, ou ainda na comercialização de materiais para esse ramo. O mercado de esportes radicais no Brasil está em ascensão nos últimos anos e chega a movimentar cerca de 500 milhões por ano, fato comprovado pela Revista Isto É (2016), ao publicar que “O perfil da indústria do esporte de aventura mudou de vez.
Se antes as empresas que exploravam esse nicho de mercado trabalhavam de forma improvisada e quase que artesanal, hoje vê-se pesos pesados da economia se aventurando em um setor que não para de crescer. Basta notar que, hoje, gigantes como a montadora Fiat, as fabricantesde artigos esportivos Timberland e Try On, a empresa de bicicletas Caloi e outros ícones do capitalismo se renderam aos encantos desse nicho. Todas elas partem em busca de um mercado que, no Brasil, movimenta US$ 300 milhões por ano e cresce a uma média de 25% ao ano”.
Diante desses dados, a empresa estabeleceu como meta transformar 1% dos homens em clientes da empresa, dentro do prazo de um ano, totalizando 5.950 pessoas. Com relação as mulheres, não foram estabelecidas metas justamente por não ser o principal público alvo dos esportes radicais, dando-se então preferência para o gênero masculino. Esse número estabelecido como meta não significa ter essas 5.950 pessoas fazendo aulas todas em um mesmo momento, mas sim que a empresa deseja oferecer as aulas para esse número de pessoas ou mais dentro do período de um ano, nas mais diversas modalidades, dias e horários.
	Gênero
	Quantidade
	Percentagem
	Homens
	595.043
	1%
	Mulheres
	626.936
	0,5%
FONTE: IBGE Censo – 2010
Plano Financeiro
A empresa está localizada em um salão comercial alugado na cidade de Guarulhos, sendo este um dos custos mais importantes para o negócio, assim como a folha de pagamento. O valor do aluguel é de R$ 5.000,00 mais R$ 300,00 do convênio de estacionamento para os clientes. A folha de pagamento também é um valor fixo, como será apresentado nas tabelas a seguir, assim como os custos variáveis que são água, luz, telefone, impostos e aquisição de equipamentos, sendo estes um dos custos mais elevados já que a empresa preza por equipamentos de qualidade para garantir a segurança de seus alunos e professores.
Não há um fornecedor único para a aquisição dos equipamentos e a empresa sempre realiza a compra em diversos locais em busca de um menor preço e alta qualidade. As compras de equipamentos são feitas mensalmente e a empresa sempre busca manter uma margem de lucro contínua para não ter que repassar a variação de custos de equipamentos para os clientes, mantendo dessa forma o preço fixo do curso. A margem de lucro oscila entre 35 e 40% dependendo de como foi a aquisição de material do mês. A única fonte de receita que a empresa possui são as mensalidades que os alunos pagam para realizar as aulas, não havendo nenhuma outra fonte de receita.
Investimentos iniciais
	Descrição
	Valor
	1. Estudo de mercado
	R$ 100.000
	2. Registro da empresa
	R$ 500,00
	3. Equipamentos
	R$ 50.000
	4. Móveis, utensílios
	R$ 10.000
	5. Capital de giro
	R$ 300.000
	Total
	R$ 960.000
Origem dos recursos
	Valor total
	Recursos próprios (%)
	Recursos de terceiros
	Reinvestimento (%)
	R$ 960.000
	100%
	0%
	0%
Receitas e custos
Receitas operacionais
	Ano
	1º trimestre
	2º trimestre
	3º trimestre
	4º trimestre
	Total
	1º ano
	R$ 150.000,00
	R$ 150.000,00
	R$ 150.000,00
	R$ 150.000,00
	R$ 600.000,00
	2º ano
	
	R$ 660.000,00
	3º ano
	
	R$ 726.000,00
Custo fixo anual (1º ano)
	Descrição
	Valor anual
	1. Salários e encargos
	R$ 129.600,00
	2. Aluguel
	R$ 60.000,00
	3. Convênio do estacionamento
	R$ 3.600,00
	Total
	R$ 193.200,00
Custo variável (1º ano)
	Descrição
	Valor anual
	1. Equipamentos
	R$ 36.000,00
	2. Água, luz, telefone
	R$ 12.000,00
	3. Combustível
	R$ 12.000,00
	4. Outros (comissões, impostos)
	R$ 24.000,00
	Total
	R$ 84.000,00
Demonstrativos simplificados de resultados (1º ano)
	Item
	Descrição
	Valores
	1
	Receita bruta
	R$ 600.000,00
	2
	(-) Custo fixo
	R$ 193.200,00
	3
	(-) Custo variável
	R$ 84.000,00
	4
	Resultado operacional
	R$ 322.800,00
	5
	(+) Receita não operacional
	R$ 144.000,00
	6
	(-) Despesas não operacionais
	R$ 105.000,00
	7
	Lucro bruto
	R$ 361.800,00
Projeção do fluxo de caixa
	Mês
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	Total
	Descriçã o
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Receita
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	operacio
	50.000,
	50.000,
	50.000,
	50.000,
	50.000,
	50.000,
	50.000,
	50.000,
	50.000,
	50.000,
	50.000,
	50.000,
	600.000
	nal
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	
	Receita
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	não
	12.000
	12.000
	12.000
	12.000
	12.000
	12.000
	12.000
	12.000
	12.000
	12.000
	12.000
	12.000
	144.000
	operacio
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	,00
	nal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Total de
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	entrada
	62.000,
	62.000,
	62.000,
	62.000,
	62.000,
	62.000,
	62.000,
	62.000,
	62.000,
	62.000,
	62.000,
	62.000,
	744.000
	
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	,00
	Despesa
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	operacio
	23.100
	23.100
	23.100
	23.100
	23.100
	23.100
	23.100
	23.100
	23.100
	23.100
	23.100
	23.100
	277.200
	nal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	,00
	Despesa
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	não
	8.750,0
	8.750,0
	8.750,0
	8.750,0
	8.750,0
	8.750,0
	8.750,0
	8.750,0
	8.750,0
	8.750,0
	8.750,0
	8.750,0
	105.000
	operacio
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	,00
	nal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Investime
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	nto
	5.000,0
	5.000,0
	5.000,0
	5.000,0
	5.000,0
	5.000,0
	5.000,0
	5.000,0
	5.000,0
	5.000,0
	5.000,0
	5.000,0
	60.000,
	
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	00
	Total de
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	saída
	36.850,
	36.850,
	36.850,
	36.850,
	36.850,
	36.850,
	36.850,
	36.850,
	36.850,
	36.850,
	36.850,
	36.850,
	442.200
	
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	,00
	Saldo no
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	R$
	mês
	25.150,
	25.150,
	25.150,
	25.150,
	25.150,
	25.150,
	25.150,
	25.150,
	25.150,
	25.150,
	25.150,
	25.150,
	301.800
	
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	00
	,00
SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
Importação é a operação que propicia a entrada de mercadorias em território aduaneiro, após serem cumpridas as exigências legais e comerciais, gerando saída de divisas. Para KEEDI (2002), não existe apenas a importação de bens, as empresas podem também importar serviços, entre estes, assessoria, consultoria, conhecimentos, transportes, turismo, dentre outros. O processo de importação compreende várias atividades relacionadas a situação de pré-embarque, embarque e pós-embarque (chegada da mercadoria). O mapeamento destes processos, para ÑAURI (1998), ajuda no levantamento e na análise do fluxo e conteúdo das informações. Dias (2003) ressalta que as negociações internacionais devem estar sempre respaldadas por documentos legais e seguir os trâmites burocráticos que são determinados pela Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, subordinada ao MDIC. Ainda segundo Dias (2003), esses trâmites são padronizados em todo o mundo, variando de acordo com as políticas acordadas por cada governo.
Além disso, o Comércio Exterior está diretamente ligado a Economia Mundial, qualquer coisa que afete um país exportador, impacta diretamente no importador, podendo beneficiá-lo ou não. Isto serve de parâmetro na negociação, inclusive para que não haja perda de tempo entre as partes. (MALUF e VAZQUEZ 1999). As importações quando definitivas são importadas e após nacionalizadas, conforme BARBOSA (2001), isto independe da cobertura cambial. Nas importações não definitivas não ocorre nacionalização, como é o caso das mercadorias importadas sob o regime aduaneiro especial de admissão temporária que são reexportadas após um período de tempo de permanência no país.Conforme BORTOTO (2004), as empresas vêm buscando novos mercados para poder diversificar seus riscos, assim elas não dependem apenas do mercado interno, mas sim do mercado internacional onde operam com diversas nações. Tendo assim mais flexibilidade entre os mercados internos e externos, empresas que buscam constantes investimentos em suas instalações ou produção visam muito o mercado antes de tomar qualquer forma de decisão. Para a escola No Limite, o mercado internacional encontra-se ao seu favor, visto que muitos estrangeiros vêm para o Brasil apenas para se aventurar na natureza aqui presente. De fato, a concorrência em esportes radicais no exterior é praticamente zero, afinal toda a natureza tropical está aqui.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Os conceitos de moral e ética, ainda que diferentes, são, com frequência, usados como sinônimo. Moral vem do latim mos, moris, que significa “costume” e Ética vem do grego ethos, que tem o mesmo significado de “costume”. A moral é o conjunto das regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas. Ética ou filosofia moral é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral (ARANHA, 2009, p. 139).
Conforme definições referentes a moral e à ética verificamos que a empresa executa suas atividades seguindo princípios éticos e morais, a empresa possui normas internas que incluem princípios relacionados aos clientes, fornecedores e prestadores de serviços e, por fim o governo e a sociedade. O código de conduta adotado pela empresa tem o objetivo de compartilhar os princípios éticos e morais que respeitam os membros relacionados diretamente com a empresa e também a sociedade e o meio ambiente.
Os valores definidos pela empresa estão associados à implantação da cultura e os princípios éticos determinados no código de ética e conduta, os valores referem- se aos princípios que a empresa acredita contribuir para seus resultados de forma positiva, a seguinte temos os valores adotados pela empresa:
Buscar sempre a inovação e melhorias, com disciplina;
Agir com respeito, honestidade e humildade;
Compromisso	com	a	sustentabilidade	ambiental,	social	e econômica.
Interação socioambiental;
Parceria de respeito com clientes e colaboradores;
Foco nos resultados;
Estratégia e competitividade ética
No momento da contratação é informado ao colaborador a importância do Código de Ética e Conduta que a empresa segue, solicitando que seja assinado o Termo de Compromisso e Adesão a esse Código, com o intuito de que o colaborador se comprometa a zelar pela aplicação das normas e princípios contidos no Código de Ética e Conduta.
Seu objetivo é explicitar como aquele grupo social, que o constitui, pensa e define sua própria identidade política e social; e como aquele grupo social se
compromete a realizar seus objetivos particulares de um modo compatível com os princípios universais da ética (ANSWERS, 2009).
Com a definição de princípios éticos e morais adotados, a empresa passa a ter uma cultura, sabendo-se que cada ser humano apresenta comportamentos diferentes. Através do código de conduta da empresa espera-se que os colaboradores adotem os princípios adotados pela empresa contribuindo para o alcance dos objetivos e resultados da empresa de forma positiva. O comportamento das pessoas é fortemente influenciado pelas condições que cada uma tem a seu redor, tal fato ocorre em virtude de a visão de cada pessoa estar totalmente dirigida por aquelas condições e informações. (LISBOA, p. 18).
Desse modo, para que os princípios sejam seguidos, será fundamental que os colaboradores adotem e acreditem nos princípios definidos pela empresa, além disso, a empresa deve proporcionar um ambiente favorável. O Código de Conduta e Ética está associado a princípios definidos pela organização e devem ser seguidos juntamente com a legislação, o qual não anula os direitos dos colaboradores como cidadãos.
A cidadania significa a qualidade ou nacionalidade de cidadão, em que cidadão vem a ser indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado (Ferreira, 1993). Conforme Vasquez (1995, p.12), “a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. ’’ Logo, associando a teoria com as práticas realizadas na empresa, espera-se que os colaboradores sigam os princípios adotados pela empresa através de atitudes que irão colaborar para o desempenho das atividades a serem executadas na empresa, com a implementação de um código de ética da empresa espera-se que esses preceitos se irradiem aos demais funcionários criando um ambiente melhor para todos.
É importante a relação com os fornecedores, mantendo um relacionamento de confiança e credibilidade. Relação com o público externo, transparência nas suas atividades. Além de um bom relacionamento com o público. Além disso, é importante ressaltar uma das mais importantes, o compromisso com o meio ambiente. Assim podemos considerar que a empresa está agindo com ética. Segundo Moreira (1999) o comportamento ético nos negócios é esperado e exigido pela sociedade, pois é a única forma de obtenção de lucros com respaldo moral. "Uma empresa ética incorre em custos menores do que uma antiética.
A empresa ética não faz pagamentos irregulares ou imorais, como subornos, compensações indevidas e outros. Exatamente por não os fazer, ela consegue colocar em prática uma avaliação de desempenho de suas áreas operacionais, mais precisa do que a empresa antiética." (MOREIRA, 1999). A escola No Limite realiza o cumprimento das leis e contratos comerciais, seguindo normas e firmando os devidos contratos. As questões trabalhistas, e no âmbito comercial e ambiental respeita as devidas legislações evitando transtornos desnecessários para a empresa.
Seguindo a Lei Anticorrupção (12.846/13), que traz novidades sobre a responsabilidade das empresas quanto às condutas lesivas contra a administração pública. Nesse contexto, a escola No Limite promovido o comportamento íntegro, transparente e solidário dos seus colaboradores e parceiros, agindo com ética, realizando o cumprimento das regras legais que rege o seu meio, e respeitando às legislações trabalhistas e, principalmente, cumpri-las de maneira correta.
CONCLUSÃO
A elaboração do Plano de Negócios é essencial para o sucesso de qualquer negócio, diante desta importância, os empreendedores devem dedicar-se plenamente a esta atividade. Este esforço oportunizará através da elaboração, implementação, controle, e atualização do seu Plano de Negócio, melhorar as atividades do empreendimento, contribuindo para reduzir o grau de incerteza, aumentando a probabilidade de lucros efetivos.
Isto somente será possível a partir, não só de um planejamento coerente, mas também de um melhor conhecimento de toda sua cadeia de negócios: mercado, fornecedores, concorrentes, mão-de-obra, legislação e localização. Nesse contexto, as disciplinas de Plano de Negócios; Sistemática de Importação e Exportação; Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial foram utilizadas para assimilar os conteúdos aprendidos em aula com o que é praticado na realidade da escola No Limite.
As informações necessárias para a tomada de decisão e as estratégias resultam em ações eficientes, para a conclusão deste projeto foram fundamentais pesquisas e os conteúdos das disciplinas estudadas durante o semestre. A empresa possui estratégias bem definidas para os processos operacionais, no que se refere aos processos gerenciais a empresa visa soluções que seguem as normas e o crescimento no mundo dos negócios, acompanhando os avanços tecnológicos mantendo-se competitiva no mercado e alcançando os resultados desejados.
Contudo, gerir um negócio não é uma tarefa fácil, é preciso saber identificar desde os colaboradores com o potencial desejado para a empresa até analisar o volume de investimento em novos produtos/serviços, por exemplo. Os desafios do mercado estão aí, cabe aos empreendedores identificar,entender e adaptar a organização para que com plano de negócios ela venha ter um bom posicionamento no mercado e que o crescimento seja real e essencialmente duradouro.
REFERÊNCIAS
ANSWERS. O que é código de ética. 2009. Disponível em: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070617151127AAXwGXI.Acesso em 28 de maio de 2018.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Introdução à Filosofia. Volume Único. São Paulo: Moderna, 2009.
CENSO 2017. IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=351880&idtema=16&se arch=||s%EDntese-das-informa%E7%F5es. Acesso em 26 de maio de 2018.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Harbra, 1997.
LISBOA, Lázaro Plácido. Ética geral e profissional em contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
Lucros Radicais. Revista ISTOÉ. Disponível em:
<https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/estilo/20050817/lucros-radicais/14998>. Acesso em 26 de maio de 2018.
Mercado radical esbarra nas deficiências do varejo e mesmo assim fatura 500 milhões por ano. Estadão. Disponível em:
<http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,mercado-radical-esbarra-nas- deficiencias-do-varejo-e-mesmo-assim-fatura-r-500-milhoes-por-ano,2388,0.htm>. Acesso em 26 de maio de 2018.
MOREIRA, JOAQUIM MANHÃES. A ética Empresarial no Brasil. São Paulo. Pioneira 1999.
O mercado do esporte. Blogosfera. Disponível em:
<https://negociosdoesporte.blogosfera.uol.com.br/2011/06/27/o-mercado-do-esporte- em-2017/>. Acesso em 26 de maio de 2018.
SÁ, Carlos Alexandre. Fluxo de caixa. A visão da Tesouraria e da Controladoria. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
VASQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. 17a ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999

Continue navegando