Buscar

Banner TCC Power Point pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JUSTIÇA RESTAURATIVA
Resgate do Adolescente Em Conflito Com a Lei
ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
Nome do Aluno: CARLUS ALBERTO LISBOA
Nome do Orientador: Fernando de Alvarenga
INTRODUÇÃO
 OBJETIVOS
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
A Justiça Restaurativa vem com uma nova visão de um contexto de responsabilização social, delegando tarefas importantes às pessoas envolvidas em um conflito para atingir o sucesso de cada Círculo Restaurativo, interagindo com honestidade, comprometimento, humildade, respeito e dignidade para todos da comunidade.
JUSTIÇA RESTAURATIVA ou Justiça Para o Século 21, tem como escopo instituir práticas restaurativas e estratégias de resgate de jovens e adolescentes privados de liberdade através de Círculos Restaurativos, envolvendo a comunidade, o poder público, a família, a vítima e o jovem infrator, dando a cada um responsabilidades, e sempre com o objetivo do resgate do infrator, oportunizando o arrependimento, o reconhecimento dos seus erros e o comprometimento na mudança de hábitos e das suas ações, dando-lhe o devido valor quando os objetivos forem alcançados. 
A Justiça Restaurativa vem para mudar o velho conceito das práticas punitiva, que pune a violência com mais violência, ela veio para mudar esse paradigma perverso e nos traz novos caminhos para o encontro da paz. 
Até os dias de hoje nossa sociedade olha para seus jovens como problema e não como solução, submentendo-os a privação de liberdade sem prepara-lo para retornar ao convívio na sociedade. 
Um dia só teremos um mundo melhor quando tratarmos melhor nossas crianças e adolescentes.
Durante 10 anos realizei pesquisas sobre a Justiça Restaurativa (JR) e sua aplicação na prática, poucos são os livros publicados sobre o assunto, apenas artigos, publicações dos Tribunais, Cartilhas, Manuais e transcrições de entrevistas dos coordenadores, proponentes e pioneiros do projeto no Brasil.. O desenvolvimento desta pesquisa também está alicerceada nas pesquisas com grupos de convivência geridos pela Ação Social de Curitiba e da minha experiência como Conselheiro Tutelar.
Na busca de uma fórmula para a pacificação dos conflitos envolvendo diretamente os adolescentes, primeiramente reciclei minhas ideias esquecendo as velhas e primitivas formas de punição que não contribuem para consolidação da paz social. Este artigo defende que o objetivo da justiça não está limitado na esfera do judiciário, mas também pode ser exercido quando uma comunidade se reúne para solucionar seus conflitos através da atuação em rede organizada. O resultado positivo desta pesquisa comprovou que a aplicação das Práticas Restaurativas ao jovem privado de liberdade é de 88% de sucesso. Os gráficos abaixo vão exemplificar os números alcançados no projeto.
 MÉTODOS DE PESQUISA
70 % dos jovens e adolescentes que participaram apenas da primeira etapa dos círculos cumpriram suas obrigações e não incidiram em novos delitos. 
Apenas 5% abandonaram o Projeto no primeiro encontro e 12% dos que participaram de todas as etapas, voltaram a cometer algum tipo de infração.
Dados da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul – FASE
Semeando Justiça
IMAGEM:Jornal da Universidade Federal do Pará. Ano XXX Nº 130. Abril e Maio de 2016
Devemos acreditar que a oportunidade de colocar um jovem como protagonista em um cenário já degradado e sem esperança, o fará sentir-se útil e motivado a não reincidir em novos delitos, dando-o responsabilidade e oportunizando e eles novos horizontes e não o expondo aos riscos e situações antissociais.
- FASE – Fundação de Atendimento Sócio Educativo Rio Grande do Sul. http://www.fase.rs.gov.br/wp/cipcs-realiza-circulo-de-conversas-com-adolescentes/. Acessado em: 15 março 2018.
- CNJ – Conselho Nacional de Justiça Restaurativa. http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/62272-justica-restaurativa-o-que-e-e-como-funciona. Acesso dia 22 maio 2018, as 21:30 horas.
- BRANCHER, Leoberto e SILVA Susiâni- Práticas Restaurativas, Semeando e Pacificando Violências. Ano 2005.
- BRANCHER, Leoberto e AGUINSKY, Beatriz. A justiça em conexão com a vida: transformando a justiça penal juvenil pela ética da justiça restaurativa. Revista do Juizado da Infância e Juventude, vol. 3 e 4. Porto Alegre: Tribunal de Justiça, 2003.
ETAPAS DOS CÍRCULOS

Continue navegando