Buscar

Aula 12- Pintura

Prévia do material em texto

*
TINTAS 
Tinta é uma composição líquida, geralmente viscosa, constituída de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerante líquido que, ao sofrer um processo de cura quando estendida em película fina, forma um filme opaco e aderente ao substrato. 
*
TINTAS 
Uma tinta é composta basicamente de uma parte volátil, os solventes, e de uma parte sólida, constituída por pigmentos, das cargas e dos veículos secos, ou melhor, dos componentes residuais após a perda ou a evaporação dos solventes.
Pigmentos- geralmente insolúveis no veículo, são os responsáveis pela coloração que dá origem às propriedades de aparência.
As cargas- são aditivos usados para melhorar as condições de aplicação ou mesmo baratear o custo de uma determinada formulação.
Veículo seco, ou resina, imprime as propriedades da película, aquela que agrega com um todo as cargas e pigmentação. 
 
*
TINTAS 
	A tinta é composta, basicamente, das seguintes substâncias: pigmento, veículo ou aglutinador, solvente ou redutor e aditivo. O pó colorido presente na mistura que constitui a tinta é denominado pigmento. O líquido que contém o pigmento e o torna fácil de se espalhar é chamado de veículo ou aglutinador. 
*
TINTAS 
  l-Pigmentos São divididos em dois principais: base e inerte.
 Pigmentos bases dão cor à tinta. Atualmente, os fabricantes de tintas empregam sintéticos (substâncias artificiais) para a maioria dos pigmentos bases.
  Os pigmentos inertes são materiais, como carbonato de cálcio, argila, silicato de magnésio, mica ou talco, que conferem maior durabilidade à tinta. 
*
TINTAS 
 
 II-Veículos ou Aglutinadores Como o próprio nome diz, servem para aglutinar (unir) as partículas de pigmentos. Os veículos ou aglutinadores incluem óleos, vernizes, látex e resinas naturais e sintéticas. 
Por exemplo, um veículo de látex é obtido através da suspensão de partículas de resina sintética em água. Essa suspensão é chamada de emulsão. Tintas que utilizam esses veículos são denominadas tintas látex, ou emulsão. 
Quando um veículo entra em contato com o ar, seca e endurece. Essa ação transforma a tinta em uma película rígida que retém o pigmento sobre a superfície. 
*
TINTAS 
	IIl-Solventes São adicionados à tinta para torná-la mais fluida. Algumas tintas são classificadas de acordo com o solvente. As tintas de látex, por exemplo, são diluídas com água e são chamadas tintas à base de água. Tintas insolúveis em água requerem solventes orgânicos, como subprodutos de petróleo. Essas tintas são denominadas tintas à base de solvente.  
 
*
TINTAS 
  lV-Aditivo Substância que, adicionada às tintas, proporciona características especiais às mesmas ou melhorias nas suas propriedades. Existe uma variedade enorme de aditivos usados na indústria de tintas e vernizes: secantes, anti-sedimentares, niveladores, antipele, antiespumante, etc. 
 
*
SISTEMA DE PINTURA
A pintura é composta de fundos, massas, tintas, texturas e por fim acabamento.
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Tintas de fundo – parede
	Os fundos selam as superfícies proporcionando uma economia das tintas de acabamento que são mais caras. 
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Tintas de fundo – parede
Selador PVA 	
 Tinta látex Selador à base de resina PVA, aplicáveis em paredes internas. Tem rápida secagem e boa durabilidade. Sua aplicação é com rolo de lã ou trincha e sua diluição é com água, conforme as especificações do fabricante 
 
*
SISTEMA DE PINTURA
TINTAS DE FUNDO
Selador Acrílico 
	É um fundo branco fosco, diluído em água. Utilizado em paredes internas e externas de reboco, sela e uniformiza a superfície. Seu alto poder de enchimento melhora o rendimento dos produtos de acabamento. Sua aplicação é feita com rolo de lã e trincha.
 
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Fundo Preparador de Paredes 
	Fundo incolor a base de resinas acrílicas e solventes. Uniformiza a absorção, sela e aumenta a coesão de superfícies porosas. Serve para uso interno e externo. Aplicado em concreto novo e fraco, superfície absorventes (gesso, tijolos...), superfícies caiadas e mal aderidas (escovar, retirar as partes soltas da superfície). Sua diluição pode ser feita com aguarrás mineral. Aplicável com rolo de lã ou trincha 
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Regularização da superfície
Massa Corrida (PVA) 
 Indicada para paredes internas, nivelando e corrigindo imperfeições. Aplicada com desempenadeira de aço, em camadas finas e sucessivas.
 
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Massa Acrílica 
	É um produto indicado para corrigir, alisar e uniformizar superfícies de reboco, concreto e argamassas em geral, em ambientes externos e internos, proporcionando um acabamento liso. O produto é fácil de aplicar e de lixar, e sua secagem é rápida, resistente ao intemperismo e excelente poder de enchimento. Proporciona um acabamento liso, às tintas Látex PVA e Acrílica.
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Tintas de acabamento
Tinta Látex PVA
	Tinta á base de água, de alta qualidade, torna-se mais econômica, porque contém mais sólidos e menos líquido, possuindo assim, maior poder de cobertura e durabilidade. Aplicáveis em superfícies internas . 
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Tinta Acrílica
	Tinta à base de resina acrílica e pigmentos de alta qualidade. Solúvel em água. Apresenta secagem rápida, odor suave, cores vivas, firmes e resistentes à luz. Permite a sobreposição de camadas,mas não permite retoques. 
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Verniz Acrílico
	Verniz à base de água. Indicado para aplicação em superfícies internas e externas de tijolo ou concreto aparente, fibrocimento e paredes pintadas com tintas PVA ou acrílicas e texturas, proporcionando proteção. 
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Tintas de fundo – madeira
	Fundo Fosco ou Fundo sintético Nivelador (branco)-	Melhora o rendimento e a qualidade dos esmaltes, proporcionando ótimo poder de enchimento e fácil lixamento. Uso interno e externo. Sua diluição é feita com aguarrás e aplicada com pincel ou rolo de espuma.
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Seladora para madeiras (incolor)
	Melhora o rendimento e a qualidade do acabamento dos vernizes, proporcionando ótimo poder de enchimento e maior maciez no lixamento. O uso dele é para fundo e é utilizado em local interno. 
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Regularização da superfície
Massa a óleo para madeira
	Indicada para nivelar e corrigir imperfeições de superfícies externas e internas de madeira. Seu alto poder de enchimento esconde os veios da madeira. Se diluir, adicionar o aguarrás. Sua aplicação é feita com espátula e desempenadeira. Não deve ser aplicada diretamente sobre a mesma. É necessário a preparação da superfície usando o fundo para madeira. 
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Tinta de acabamento
Esmalte Acetinado
	É ideal para pintar superfícies internas e externas de metal e madeira. Além de fácil aplicação, ele também resiste às agressões do tempo.
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Tinta a Óleo
 Usado em superfícies externas e internas de madeira e metais. Sua diluição é com aguarrás.
 
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Tinta de fundo para ferro
Zarcão
Anticorrosivo e antioxidante, indicado para a proteção de superfícies ferrosas, externas e internas, novas ou com vestígios de ferrugens.
 
*
SISTEMA DE PINTURA
Tinta de acabamento
Tinta a óleo
	Usado em superfícies externas e internas de madeira e metais. Sua diluição é com aguarrás
*
PATOLOGIAS
BOLHAS EM ALVENARIA
paredes externas-o uso da Massa Corrida PVA;
repintura sobre tinta de má qualidade, a umidade da tinta nova pode se infiltrar na antiga e provocar bolhas ;
Ocorre quando a poeira não foi eliminada após lixamento da massa ou quando a tinta não foi devidamente diluída.
*
PATOLOGIAS
DESAGREGAMENTO
 Caracteriza-se pela destruição da pintura, que se esfarela, destacando-se da superfície juntamente com partes do reboco.
*
PATOLOGIAS
EflorescênciaSão manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Isto acontece quando a tinta foi aplicada sobre o reboco úmido 
*
PATOLOGIAS
MORFO
 São manchas escuras que aparecem normalmente sobre a superfície, e por se tratar de um grupo de seres vivos se proliferam em condições de clima favoráveis, como em ambientes úmidos, mal ventilados ou mal iluminados. 
*
PATOLOGIAS
SAPONIFICAÇÃO
 São manchas que aparecem na superfície pintada (freqüentemente provoca descascamento ou destruição da tinta PVA) ou pelo retardamento indefinido da secagem de tintas à base de resinas alquídicas (esmaltes e tintas a óleo). 
*
PATOLOGIAS
DESCASCAMENTO
 O descascamento pode ocorrer quando a pintura for executada diretamente sobre superfícies poeirentas como: caiação, partes soltas, reboco novo não selado ou gesso ou na primeira pintura sobre reboco, a primeira demão não foi bem diluída, ou havia excesso de poeira na superfície.
*
PATOLOGIAS
TRINCAS
 São fissuras estreitas, rasas e sem continuidade e são causadas por movimentos da estrutura.
 
.
*
PATOLOGIAS
ENRUGAMENTO
 Este problema ocorre quando a camada de tinta se torna muito espessa ou quando a aplicação é feita sobre a superfície ou em ambientes com temperatura excessivamente quente.
*
TINTAS
Mistura de cores
- amarelo + azul = verde claro
- azul + vermelho = violeta
- vermelho + amarelo = alaranjado				
- azul + amarelo = verde bem claro
+ azul – vermelho = violeta forte
+ vermelho – amarelo = vermelho forte
+ vermelho –branco = rosa
azul + branco + vermelho = lilás 
amarelo + branco + vermelho = salmon
preto + branco = cinza
preto + branco + amarelo = verde oliva
preto + vermelho + amarelo = castanho
azul + branco = azul claro
*
TINTAS
 
Se o reboco for novo, deverá estar curado com 28 a 30 dias;
	
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Continue navegando