Buscar

ESTUDO DIRIGIDO - filosofia da ciencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1
ESTUDO DIRIGIDO – FILOSOFIA DA CIÊNCIA
1 – O que diferencia conhecimento científico dos outros tipos de conhecimento? Em sua resposta apresente também 3 características do conhecimento científico e do senso comum.
R- Conhecimento cientifico – Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados.
Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria. Sistematização, Verificabilidade e falível.
Senso comum – imediatista, utilitarista e baixo poder crítico.
2 – O que é ideal da racionalidade e ideal da objetividade?
R- Ideal da Racionalidade – está em atingir uma sistematização coerente do conhecimento presente em todas as usas leis e teorias. O conhecimento das diferentes teorias e leis se expressa formalizado em enunciados que, confrontados uns com os outros, devem apresentar elevado nível de consistência logica entre suas afirmações.
Ideal da Objetividade – pretende que as teorias cientificas, como modelos teóricos representativos da realidade, sejam construções conceituais que representem com fidelidade o mundo real. É um mecanismo para avaliar a verdade semântica.
3 – Apresente as ideias gerais que unem os pré-socráticos como um todo.
R - Aquilo que une os filósofos pré-socráticos é a preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a physis). Queriam entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas. Os filósofos pré-socráticos são divididos em escolas do pensamento: Escola Jônica, Escola Itálica, Escola Eleática, Escola Atomística; de acordo com o local e problemas discutidos por seus pensadores.
4 – Diferencia a escola jônica da escola italiana e apresente a chamada “segunda fase do pensamento pré-socrático”.
R – Escola Jônica -Tales de Mileto vai propor explicar a realidade natural a partir dela mesma, sem levar em conta sobrenatural, a quebra da explicação mítica sobre as coisas. Doutrina de caráter critico, estimulando outros pontos de vista.
Escola Italiana – Pitagoras mais Escola eleátia, Parmenides, permanência do mítico, religioso na filosofia. Elemento básico que explicaria a realidade seria o número.
Segunda fase – Anaxágoras, existem vários elementos Empedocles, doutrina dos 4 elementos, fogo, ar, agua e terra. Demócrito, doutrina atomista.
5 – As ideias de Heráclito e Parmênides são diretamente conflitantes. Apresente o mobilismo de Heráclito e o monismo de Parmênides.
R- Heráclito - Mobilismo, a natureza se caracteriza pelo movimento, fluxo, constante, mudança (não podemos banhar 2 x no mesmo rio).
Parmênides – Monismo – oposto do Heraclito, nossos sentidos nos enganam achando que tudo está em movimento, mas está imóvel. Metafisico.
6 – Sócrates fez duras críticas aos sofistas. Explique de maneira suscinta como pensavam os sofistas e as propostas de Sócrates. Inclua em sua resposta o que é o método socrático e a “maiêutica”.
R- Sofistas- Convenciam pela argumentação retórica e oratória, mais pratica do que doutrina e do que opinião, defendia a impossibilidade do conhecimento estável. Mais importante que o verdadeiro é o que pode ser defendido.
Sócrates – Propõe da dúvida constante, método analise conceitual, método socrático, questionamento do senso comum, maiêutica que é dar a luz.( so sei que nada sei).
7 – Platão é crítica em relação à democracia ateniense. Explique o que diferencia a filosofia para Platão do pensamento democrático vigente naquela sociedade.
R- Oposições de Platão, Opinião x verdade, desejo x razão, interesse partícula x interesse universal, senso comum x filosofia. A filosofia é antagônica a democracia, o saber deve conduzir a sociedade e não a democracia. Apesar de inspirado pelo senso comum, Platão propõe o rompimento com esse conhecimento a partir da dialética (reexame crítico). O discurso filosófico preocupa-se com sua própria legitimação, sua justificação, daí ser considerado crítico e reflexivo. O método dialético visa expor a fragilidade, a ausência
de fundamento, o caráter de aparência das opiniões e preconceitos dos homens em seu senso comum .
8 – Platão faz uma alegoria (o mito da caverna) que representa a jornada do homem da sociedade grega em busca da verdade. Explique resumidamente como isso é representado na alegoria.
R – O homem prisioneiro dos costumes, as sombras como realidade parcial, os homens passando com objetos fazem da sombra seriam os sofistas e os políticos, a fogueira é uma luz mas o sol seria a realidade verdadeira.
9 – Qual o ponto central da crítica de Aristóteles à Platão? Apresente a alternativa de Aristóteles sobre como se daria o processo do conhecimento, explicando cada uma de suas etapas.
R- Critica ao dualismo de platão, mundo das ideias x mundo material. Os indivíduos são compostos por matéria e forma e elas são independentes. O processo do conhecimento seria acumulativo, passo a passo – Processo – sensação – memoria – experiencia – arte/ tecnica – ciência/ teoria. Os sentidos como ponto de partida ao conhecimento, A experiência é a 1a etapa do conhecimento, caracterizada pela capacidade de estabelecer relações entre os dados sensoriais retidos pela memória (conhecimento prático baseado na repetição – “saber fazer”)
10 – No período medieval a filosofia é mudada devida a junção de três diferentes doutrinas, originando a filosofia cristã. Quais são essas três doutrinas?
R - 1. Como, sendo seres decaídos e pervertidos, podemos
conhecer a verdade? 2. Sendo nossa natureza dupla (matéria e espírito), como
nossa inteligência pode conhecer o que é diferente dela? Isto é, como seres corporais podem conhecer o incorporal (Deus) e como seres dotados de alma incorpórea podem conhecer o
corpóreo (mundo)? 3. Separação entre humanos (pervertidos e finitos) e a
divindade (perfeita e infinita). Como o finito pode conhecer a
verdade (infinita e divina)?
11 – Santo Agostinho é responsável pelo desenvolvimento do chamado “platonismo cristão”. Apresente o que seria essa forma de pensamento, incluindo uma explicação sobre a teoria da iluminação.
R - Realizou a aproximação entre a filosofia de Platão e o cristianismo, o chamado platonismo cristão. A teologia é a legítima ciência • Propõe que se a linguagem é aprendida, não conhecemos pela linguagem (inatista como Platão, mas contrário à doutrina da reminiscência) A interioridade é dotada da capacidade de entender a verdade pela iluminação divina (teoria da iluminação)
12 – Qual o objetivo de Tomás de Aquino ao formula as chamadas 5 vias? Qual o impacto dessas ideias sobre a filosofia cristã e a sobrevivência dessa corrente?
R - São Tomás mostra como a filosofia de Aristóteles é perfeitamente compatível com o cristianismo, possibilitando uma nova alternativa para a filosofia cristã . Suma teológica: Tratados-questões-artigos-soluções. As “cinco vias” da prova da existência de Deus. São importantes prque vão contra a concepção de que se pode conhecer Deus diretamente, por meio de evidencia. Também vai contra a noção de Deus que só se pode conhecer Deus pela fé.
13 – O que é o fideísmo moderado proposto por Montaigne? 
R – Não há argumentos racionais para a defesa da religião, se não há é a fé que deve prevalecer.
14 – Descartes toma por base o questionamento cético e leva ao seu extremo. Explique como se dá o processo de questionamento de Descartes até sua solução para identificação de um conhecimento imune à dúvida.
R - Descartes propõe encontrar uma certeza básica, imune ao questionamento cético, que possa servir de base e fundamento para a construção de uma nova teoria científica (argumento do cogito). Assume o ceticismo até as últimas consequências para então refutá-lo . A dúvida metódica, questionando todo conhecimento adquirido e a
ciência clássica
15 – Qual o principal legado de Descartes? 
R - Descartes deixa como legado o método da dúvida (método dedutivo), a atividade crítica que buscacompreender os limites do conhecimento e questionar a concepção científica.
16 – Francis Bacon é considerado o pai do empirismo, mesmo nunca tendo realizado nenhum experimento e pregando que a constante repetição dos experimentos como forma de verificação das verdades. Explique a teoria dos ídolos de Bacon para compreender de onde vem o erro na descoberta da verdade.
R - Ídolos são ilusões ou distorções que “bloqueiam a mente humana”, impedindo
o verdadeiro conhecimento. Buscou formular um método que evite o erro. Ídolos da tribo - espécie não é reflexo da natureza. Ídolos da caverna - ilusões individuais. Ídolos do foro - você ser convencido pelo outro. Ídolos do teatro - doutrinas antigas perderiam iludir.
17 – Explique o que Galileu fez para ser considerado o pai da revolução científica.
R – Se inicia a partir da introdução da matemática e geometria como linguagens da ciência)
• Física qualitativa -> física quantitativa. O método da autoridade -> recurso à razão e à experiência. Da evidência empírica do senso comum à autoridade da evidência matemática.
18 – O que significa dizer que o paradigma newtoniano gera um dogmatismo na ciência que vem a ser criticado posteriormente?
R - Assim como o realismo, o dogmatismo é a atitude natural do homem face ao mundo onde a percepção de um objeto o leva a crer na existência do mesmo, sem dúvida. 
19 – Explique o que Locke de dizer por “tábula rasa” e qual a outra forma de conhecimento que não o derivado das percepções sensíveis.
R – Todas as nossas representações do real são derivadas de percepções sensíveis, não havendo outra fonte para o conhecimento, mente como folha em branco. A reflexão a capacidade de produção de ideias a partir do processamento dos dados da sensibilidade.
20 – Como empirista, Hume crê na noção de que o conhecimento só seria possível por meio da experiência sensível. Apresente as críticas do autor a noção de causalidade e de identidade pessoal.
R - Causalidade – a crença na existência de um princípio causal que
relaciona os fenômenos naturais. Identidade pessoal – a noção de que a mente seria uma
substância pensante (noção de Descartes que poderíamos
existe como pensamento puro “espírito”)

Continue navegando

Outros materiais