Buscar

LISTA 2_TERMODINÂMICA I_

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TERMODINÂMICA- 2 LISTA DE EXERCÍCIOS -
 PROF. YANA BATISTA BRANDÃO- 
1) Um mol de um gás ideal é mantido sob pressão constante, Pop = p = 200 kPa. A temperatura é variada de 1000C para 250C. Sendo calcule W, Q, e . (castelan)
2) Um mol de um gás ideal J/k mol, é transformado a volume constante de 00C para 750C. Calcule Q, W, e . (castelan)
3) Calcule e para a transformação de um mol de um gás ideal de 270C e 1 atm para 3270C e 17 atm. J/k mol. (castelan)
4) Três moles de N2 gasoso à pressão de 4 atm se expandem a 250C contra a pressão constante de 1 atm. Determine o trabalho realizado em: a) ml.atm b) cal c) joules.
Compare com o trabalho realizado pelo gás se a expansão é reversível (e iso térmica). Qual será para o gás em cada processo?
5) Calcular o trabalho realizado na vaporização do Benzeno realizada no seu ponto normal de ebulição se o seu vapor se comporta como um gás ideal? Dado: massa específica do benzeno = 0,88 g/ml e temperatura de saturação no ponto de ebulição normal = 80,1 0C.
6) Calcule o trabalho realizado quando um quarto de mol de SO2 a 270C e 1 atmosfera expande reversivelmente e isotermicamente para uma pressão final de um quinto de atmosfera. Determine q para o gás durante esse processo.
7) O ar é composto aproximadamente de 20% de O2 e 80% de N2 (% em volume). Determine o peso molecular aparente do ar. Calcular a massa específica do ar, em g/L, a 250C e 1 atm, considerando que esse se comporte como um gás ideal.
13) Um mol de um gás ideal a 270C e 1,0 MPa de pressão é expandido adiabaticamente a uma pressão final de 0,1 MPa contra uma pressão oposta de 0,1 MPa. Calcule a temperatura final, Q, W, e para os dois casos em que (castelan)
14) Expandindo-se adiabaticamente um mol de um gás ideal, , até que a temperatura caia de 200C para 100C, calcule Q, W, e . (castelan)
15) O pneu de um automóvel contém ar à pressão total de 320 kPa e está a 200C. Removendo-se a válvula, deixa-se o ar expandir adiabaticamente contra uma pressão externa constante de 100 kPa até que as pressões dentro e fora do pneu se igualem. A capacidade calorífica molar do ar é ; o ar pode ser considerado como um gás ideal. Calcule a temperatura final do gás no pneu, Q, W, e por mol do gás no pneu. (castelan)
16) Uma garrafa a 210C contém um gás ideal sob pressão de 126,4 kPa. Removendo-se a rolha, o gás expande-se adiabaticamente contra a pressão constante da atmosfera, 101,9 kPa. Obviamente, parte do gás é expelido da garrafa. Quando a pressão no interior da garrafa se torna igual a 101,9 kPa recoloca-se a rolha rapidamente. O gás, que esfriou na expansão adiabática, aquece-se agora lentamente até que a sua temperatura seja novamente de 21,00C. Qual a pressão final na garrafa? (castelan)
a)Se o gás for monoatômico, .
b) Se o gás for diatômico, 
17) Comprime-se adiabaticamente um mol de um gás ideal, que possui e está inicialmente a 250C e 100 kPa, usando-se uma pressão constante igual à pressão final, até que a temperatura do gás atinja 3250C. Calcule a pressão final, Q, W, e para esta transformação. (castelan)
18) Um mol de um gás ideal, , inicialmente a 200C e 1,0 MPa, sofre uma transformação em dois estágios. Para cada estágio e para a transformação global calcule Q, W, e . (castelan)
a) Estágio I: Expansão reversível e isotérmica para um volume o dobro do volume inicial.
b) Estágio II: Começando-se no final do estágio I, mantendo-se o volume constante, elevou-se a temperatura para 800C.
19) Um mol de um gás ideal, , (a) inicialmente a 250C e 100 kPa, o gás é expandido exotermicamente contra uma pressão constante de 20kPa para duas vezes o seu volume inicial.
Após sofrer a transformação (a) o gás é esfriado a volume constante de 250C para -250C. Calcule 
Q, W, e para (a) e (b) e para a transformação total (a) + (b). (castelan)
20) A capacidade calorífica do óxido de chumbo sólido, PbO, é: (castelan)
 44,35 + 1,67 x 10-3 T.
Calcule a variação de entalpia do PbO, se este for resfriado, a pressão constante, de 500K para 300 K.

Outros materiais