Buscar

Para responder se Ticio poderá ser candidato no próximo pleito primeiro precisamos analisar se ele preenche todos os requisitos elencados no Art 14

Prévia do material em texto

Para responder se Ticio poderá ser candidato no próximo pleito primeiro precisamos analisar se ele preenche todos os requisitos elencados no Art 14, parágrafo terceiro e oitavo da constituição federal de 1988: 
§ 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o pleno exercício dos direitos políticos;
III - o alistamento eleitoral;
IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;
V - a filiação partidária; Regulamento
VI - a idade mínima de:
a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;
c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;
d) dezoito anos para Vereador.
Como vimos na lei, a idade mínima para se candidatar ao cargo de Deputado que Ticio almeja é necessário ter 21 anos que ele completará em 2020. 
 Já o fato de ser militar da ativa o parágrafo oitavo do mesmo Art 14 da constituição federal de 1988:
§ 8º O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:
I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;
II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.
Como vimos com o artigo acima não resta dúvida que Ticio poderá sim concorrer ao próximo pleito afim de preencher a vaga de deputado estadual.  
Quanto aos ilícitos eleitorais que ele praticou primeiramente podemos verificar que diz o código penal vigente na Lei 2848/1940 no Art 312
Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.
Como vimos no enunciado da questão, Ticio praticou a oferta gratuita de serviços e utilização de viaturas para proveito próprio, beneficiando-se no pleito que pretende se candidatar, caracterizando assim crime tipificado no código penal.  
No mesmo sentido a lei n. 9504/1997 proíbe a realização de algumas condutas durante um certo período anterior à data das eleições e também, em alguns casos, durante um período posterior a elas, vejamos o que diz o Art 73, parágrafo primeiro e segundo da referida lei:
I - ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos territórios e dos municípios, ressalvada a realização de convenção partidária;
II - usar materiais ou serviços, custeados pelos governos ou casas legislativas, que excedam as prerrogativas consignadas nos regimentos e normas dos órgãos que integram;
Como vimos na referida lei proíbe os servidores públicos de ceder ou usar bem móveis em benefício de candidatos, concluindo assim que Ticio incorreu nos crimes de apropriação indébita e crime eleitoral.

Continue navegando