A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Apanhado Projetos de pesquisa em contextos especficos servio social

Pré-visualização | Página 2 de 3

é a /o;
R= QUESTÃO SOCIAL 
44) O processo de amostragem em que ocorre a escolha aleatória dos pesquisadores é a amostragem:
 R=(A)PROBABILÍSTICA. ( OK PROVA)
45) O programa de transferência direta da renda que beneficia famílias em situação de pobreza extrema em todo o Brasil. 
 R=(A) Programa bolsa família. ( OK PROVA)
46) O ponto terminal da pesquisa para o qual convergem todos os passos desenvolvidos ao longo de seu processo é:
 R= (B) A conclusão. ( OK PROVA)
47) Os princípios operacionais de referem à competência:
R= B) Teoria
C) Metodologia
E) ALTERNATIVAS B E C ESTÃO CORRETAS
48) Os propósitos do estudo e seus objetivos em um projeto de pesquisa respondem à questão
 R=(B) Para que pesquisar. ( OK PROVA)
49) Os Conselhos de Direitos foram garantidos na lógica da Proteção Social e na proposta pela participação Popular garantidas na: 
R=(A) CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 (OK pelo AVA e prova)
50) para sustentar o projeto ético político os profissionais de serviço social; 
R= (B)Não devem se limitar a ações individuais e locais ( OK PROVA)
51) Para a formulação do problema no projeto de uma pesquisa é necessário atentar para algumas regras:
R =(D) O problema deve ser impreciso. ( OK pelo AVA)
52) Para a redação da definição do problema, o aluno deve observar alguns critérios com, por exemplo:
R= (A)OBJETIVIDADE E CLAREZA ( OK PROVA )
53) Qual é um dos três elementos do ciclo de pesquisa.
 R=(B)TRABALHO DE CAMPO. (fase exploratória, trabalho de campo e tratamento do material). ( OK pelo AVA)
	54) reconhecer as publicações disponíveis sobre o tema e as abordagens realizadas por outros pesquisadores é uma das possibilidades adquiridas através. 
R=(E) DA SISTEMATIZAÇÃO DO ESTADO PARA A REVISÃO DA LITERATURA OU PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ( OK PROVA )
	55) Uma retrospectiva rápida do que se pretendia com o trabalho (objetivos, hipóteses mais importantes, conceitos que a embasam) e dos procedimentos utilizados de estar contidos: 
R= (E) NA CONCLUSÃO. ( OK PROVA)
56) Uma das questões essenciais de uma Pesquisa é “como?”. Esta questão é respondida por meio: 
R=(E) DA METODOLOGIA (OK pelo AVA)
57) Um dos segmentos sociais que pode ser trabalhado em uma pesquisa social é a família. A família é merecedora de proteção social e de garantia de direitos na lógica da seguridade social, conforme estabelece: a:
R= (B) CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 ( OK PROVA E AVA)
58)Um dos tipos de fichamento em que consta a reprodução literal entre a indicação da pagina de parte de um texto lido é uma ficha.
 R= (B)CITAÇÕES ( OK PROVA)
59) Um Projeto de Pesquisa Social contém necessariamente itens em sua estrutura aos quais respondem a determinadas questões. Relacione as etapas do projeto conforme a indagação a qual ela deve responder:
 1-Justificativa. ( 4) quando?
 2- Objetivo. (5 ) quanto? 
3-Metodologia. (3 ) como? 
4- Cronograma. ( 2) para quê 
5-Orçamento. (1 ) por quê? 
R=(D) 4,5,3,2,1 (OK pelo AVA)
60) Um procedimento utilizado na coleta de dados em que duas pessoas se encontram para uma conversa de natureza profissional.
R= (E) Entrevista ( OK PROVA )
 DISCURSIVAS 
1) O que é metodologia cientifica. 
R= É um conjunto de etapas, que precisa vencer na investigação de um fenômeno. compreende na escolha do tema, o planejamento da investigação, o desenvolvimento metodológico, a coleta e a tabulação de dados, a análise dos resultados, a elaboração das conclusões e da divulgação de resultados. 
2) Defina políticas públicas sociais.
R= São ações da gestão pública, desenvolvidas pelo estado ou em parceria com a sociedade civil, por meio de serviços, programas, projetos e transferência de renda que visa proporcionar aos cidadãos a proteção social e garantia de direitos, como equidade e justiça. 
3) Cite alguns temas de pesquisa relacionada á área de serviço social. 
R=Inclusão e exclusão social, trabalho geração de renda, direitos sociais, direitos humanos, trabalho coletivo, políticas públicas sociais competências do profissional de serviço social e ética profissional. 
4) Cite três tipos de pesquisa. 
R=Pesquisa de campo; é aquela em que ocorre com o sujeito entrevistado, com objetivo de colher informações ou conhecimentos a cerca do problema. 
R=Pesquisa de laboratório; é um procedimento de investigação que analisa e descreve o que será ou ocorrerá em situações controladas exatas. 
R= Pesquisa documental; é aquela que utiliza como fontes de coleta de dados apenas documento, escritos ou não, constituindo o que se denomina fontes primárias. 
R = Quantitativas: Aquelas onde predominam os métodos estatísticos, com utilização de variáveis bem definidas e de cálculos estatísticos e/ou inferenciais. 
R=Qualitativas: Nas pesquisas qualitativas os cálculos são substituídos por classificações e análises dissertativas. É o fenómeno estudado que determina os métodos de pesquisa sem eliminar por completo os cálculos. Este é o tipo de pesquisas que predominam em Portugal (90 a 95%).
5) Do ponto de vista dos objetivos, como uma pesquisa pode ser, comente cada uma delas.
R=Exploratória: Usada para permitir maior familiaridade com um tema, facilita a construção de hipóteses e o aprimoramento de ideias, ou a descoberta de novas hipóteses. Tem planejamento mais flexível. 
. Descritiva: Um de seus principais objetivos é descrever características de uma determinada comunidade, população ou fenômeno. Outro objetivo é o estabelecimento de relações entre variáveis. No planejamento é mais rígida e utiliza técnicas padronizadas de coleta de dados. 
Explicativa: Procura identificar e explicar os fatores que influenciam ou determinam a ocorrências dos fenômenos e por esse motivo é a que mais aprofunda o conhecimento da realidade.
De forma ampla, pode-se dizer que o conhecimento científico está assentado nos resultados das pesquisas explicativa, que normalmente é feita como continuidade de uma prévia pesquisa descritiva ou exploratória.
 6) Uma pesquisa tendo em vista seus objetivos pode ser classificadas em; 
.Exploratória:
.Descritiva: 
.Explicativa: 
7) Conceitue entrevista. 
R= Refere-se ao contato face a face com pesquisador e pesquisado momento esse de interação social e quebrar isolamentos grupais e individuais, a qual ao meu ver quebra o estigma e serve também como meio de dar voz aos problemas e a distribuição democrática da informação. 
8) Defina observação simples como uma técnica utilizada na pesquisa de campo.
 R=Observação simples o pesquisador apenas observa os fatos de maneira espontânea como os fatos acontece e controla os dados obtidos ao qual essa técnica requer uma sistematização rigorosa nas análises e interpretações dos fatos.
9)A coleta de dados compreende o conjunto de operações por meio das quais confrontamos o modelo de analise com os dados obtidos ao longo dessa etapa, várias informações são, portanto. coletada para posteriormente serem analisadas, para arquitetar essa etapa de coleta de dados, devemos responder as três questões. Quais são elas. 
R= O que coletar, com quem coletar, como coletar. 
10) A conclusão de uma pesquisa deve compreender quais partes?
R=
11) Para Alves-Mazzotti (2006, p.640), o exemplo de pesquisa de campo do programa Bolsa família pode ser considerado um estudo de caso. Por quê?
R=
12) Lakatos e Marconi, (2010, p.23) sugerem dez passos básicos para tornar o processo de revisão de literatura mais produtivo. Quais são esses passos?
R=
13) Do ponto de vista de seus objetivos (GIL, 2008), a pesquisa pode ser exploratória, dentre outras, O que seria pesquisa exploratória?
 R=Exploratória: Usada para permitir maior familiaridade com um tema, facilita a construção de hipóteses e o aprimoramento de ideias, ou a descoberta de novas hipóteses. Tem planejamento mais flexível.
resumos
Entretanto, uma pesquisa não se limita ao método: envolve também sua natureza, que pode ser: Básica/Pura: objetiva gerar conhecimentos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.