Buscar

ESPORTIVA YANNY

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603945392)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Ao ser contratado para atuar em famoso clube de futebol, você foi apresentado oficialmente à EQUIPE INTERDISCIPLINAR. Sabendo-se que para atuar em meio aos seus integrantes, você deve ser conhecedor das atribuições de cada profissional, pergunta-se: Quem deve ser o responsável por ELABORAR e CONDUZIR o programa de tratamento de reabilitação do atleta relativo a lesões traumato-ortopédicas?
		
	
	Supervisor de futebol
	
	Médico
	
	Treinador
	 
	Fisioterapeuta
	
	Preparador físico
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604112328)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A avaliação do atleta é um ponto de suma importância para a prescrição do programa de reabilitação. Desta forma, qual dos itens abaixo está incorreto?
		
	
	Verificar tipo, frequência e intensidade de treinamento
	 
	Verificar apenas a patologia
	
	Verificar se houve outros tratamentos realizados
	
	Verificar o mecanismo de lesão
	
	Verificar a presença de lesões pregressas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603945249)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em relação ao raciocínio clínico para planejamento da APP. ( ) quanto menor a capacidade do tecido em absorver energia menor é a suscetibilidade de lesão, ( ) As lesões crônicas mais frequentes no voleibol são os estiramentos musculares e, no futebol, são as tendinopatias patelares, ( ) O estresse excessivo no sistema músculo esquelético (SME) do atleta depende do nível da competição ou treinamento do tipo de esporte, do uso de equipamento e da velocidade dos movimentos, ( ) Alterações no alinhamento entre os segmentos podem aumentar a demanda em um tecido biológico ou em uma articulação de cadeia cinética. A sequência correta é:
		
	
	F-F-F-F
	
	F-V-F-V
	
	F-V-V-V
	
	V-F-F-V
	 
	F-F-V-V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603516055)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Uma avaliação cinesiofuncional pré competição bem realizada fornece ao fisioterapeuta importantes informações uteis na elaboração de trabalhos futuros. Podemos considerar a avaliação cinesiofuncional pré competição importante para a montagem de um plano de:
		
	
	Treinamento técnico tático
	 
	Prevenção de lesões
	
	Avaliação pré cirúrgica
	
	Treinamento específico com bola
	
	Treinamento aeróbio especifico
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603501146)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Com relação à classificação dos tipos de atleta podemos dizer que:
1 - Amador
2 - Recreacional
3 - Profissional
____ Apresenta uma rotina de treinamento, realiza toda a preparação para realização da atividade esportiva, compete várias vezes ao ano e em competições ao mesmo tempo, apresenta suporte multi-profissional e utiliza os acessórios corretos.
 ____ Pratica atividade física regularmente, realiza alguma preparação para realização da atividade esportiva, Compete algumas vezes ao ano e seleciona as competições que irá participar, apresenta algum suporte multi-profissional (ele paga os profissionais ou tem um pequeno patrocinador), utiliza os acessórios corretos, é disciplinado e procura seguir orientações.
___ Pratica atividade física poucas vezes na semana, não apresenta preparação para realização da atividade esportiva, não compete, não apresenta suporte multi-profissional, faz utilização inadequada de acessórios e é normalmente indisciplinado;
		
	
	2,1,3
	 
	3,1,2
	
	1,2,3
	
	2,3,1
	 
	3,2,1
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201604112326)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Um atleta profissional de basquete, durante um treinamento, sofreu um pequeno impacto traumático no músculo quadríceps. Ao ser avaliado pelo fisioterapeuta, ainda na quadra, apresentou dor local (EVA=4), hemorragia escassa e leve aumento da sensibilidade pontual do trauma; contudo não houve restrição na amplitude do movimento. Acerca do tratamento, analise as afirmativas. I - O tratamento deverá ser imediato, incluindo repouso, crioterapia, compressão e elevação. II - O procedimento inicial de compressão deverá ser realizado associado com a terapia de calor. III - Inicialmente, a massagem e o ultrassom pulsado deverão ser utilizados para diminuir o metabolismo IV - Se for utilizada, a terapia de calor não deverá ser iniciada enquanto a fase crônica da lesão não estiver visivelmente concluída
		
	
	F,V,F,V
	
	F,F,V,V
	
	V,V,V,V
	
	V,V,F,V
	 
	F,F,F,F
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201603513745)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Paciente de 29 anos, sexo masculino, atleta de futebol (meio campo) profissional, sofreu lesão do joelho esquerdo após entrada violenta de um zagueiro do time adversário durante partida realizada pelo campeonato Brasileiro, após avaliação foi diagnosticada lesão do ligamento cruzado anterior, com presença de derrame intra-articular, falseio, grande impotência funcional e dor anterior do joelho. Qual a principal função do LCA?
		
	
	Limitar o deslocamento posterior da tíbia em relação ao fêmur.
	
	Limitar o estresse em valgo da articulação do joelho.
	 
	Limitar o deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur.
	
	Limitar o estresse em varo e valgo articular simultâneamente
	
	Limitar o estresse em varo da articulação do joelho.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201603625882)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O uso do calor e do frio são técnicas que podem ajudar no processo de cicatrização de lesões musculares. De acordo conhecimentos prévios, podemos afirmar que:
		
	
	O uso de calor antes do trabalho de força muscular ajuda no ganho de força.
	 
	A Crioterapia é um recurso que tem a capacidade de diminuir o metabolismo local, sendo usada normalmente, no inicio das lesões musculares.
	
	É contra-indicado o uso do calor e do frio em atletas que possuem o objetivo de ganho de flexibilidade.
	
	O uso de gelo antes do trabalho de força muscular ajuda no ganho de força.
	
	Tanto o calor como o frio podem aumentar o metabolismo local e favorecer na cicatrização muscular.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201604125831)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Na reabilitação do atleta, as modalidades fisioterapêuticas auxiliam na recuperação do atleta, propiciando retorno às atividades esportivas. com relação a esta afirmativa, marque a alternativa CORRETA.
		
	
	A estimulação elétrica funcional (FES) pode ser utilizada para iontoforese de substâncias analgésicas, nos casos de pontos gatilho.
	
	Modalidades crioterápicas tem ação na diminuição o desconforto após o recondicionamento e reabilitação atlética indicadas em fases crônicas.
	
	O ultrassom produz vibrações acústicas e tem efeitos fisiológicos térmicos e não-térmicos, sendo o de 3MHz indicado no tratamento de musculaturas profundas.
	
	A estimulação elétrica transcutânea (TENS) pode ser usada após período de imobilização, com eletrodos no ponto motor muscular, com objetivo de fortalecimento.
	 
	Laser de baixa potencia é um dispositivo que concentra alta energia em um raio estreito de luz, podendo ser indicado em casos de formação de bolhas.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201603513764)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Demétrio, 25 anos jogador de voleibol, ao retornar de um bloqueio, sofreu entorse de tornozelo esquerdo em eversão. Qual o ligamento afetado diretamente?
		
	 
	Ligamento fibulo-talar anterior.
	 
	Ligamento deltóide.
	
	Ligamento colateral lateral
	
	Ligamento fíbulo-calcâneo.
	
	Ligamento tíbio-fibular.
	1a Questão (Ref.:201604112328)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação do atleta é um ponto de suma importância para a prescrição do programa de reabilitação. Desta forma, qual dos itens abaixo está incorreto?
		
	
	Verificar tipo, frequência e intensidade de treinamento
	
	Verificar a presença de lesões pregressas
	 
	Verificar apenasa patologia
	
	Verificar se houve outros tratamentos realizados
	
	Verificar o mecanismo de lesão
	Respondido em 28/04/2019 11:37:02
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604112359)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os exames de imagem são um importante auxiliar para o diagnóstico funcional do fisioterapeuta esportivo. Sobre os exames complementares, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	O RX apresenta indicação para avaliação de partes moles.
	
	O exame mais indicado para a avaliação de meniscos e ligamentos é a ressonância magnética.
	
	Fraturas por estresse são bem visualizadas através de tomografia computadorizada.
	
	lesões no tendão de Aquiles podem ser avaliadas por ultra sonografia e ressonância magnética.
	
	Lesões musculares podem ser avaliadas através de ultra sonografia.
	Respondido em 28/04/2019 11:37:40
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604112358)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando um atleta encontra-se lesionado, sabemos que necessitamos viabilizar ao máximo seu tempo de recuperação. Vários métodos fisioterapêuticos podem ser utilizados visando este objetivo. Qual destes atua melhorando a capacidade de multiplicação celular, estimulando o crescimento dos filamentos nervosos lesionados, aumentando o limiar de dor e eliminando os metabólitos inflamatórios?
		
	 
	Laser
	
	Termoterapia
	
	Ultrasom
	
	Crioterapia
	
	Microcorrente
	Respondido em 28/04/2019 11:39:23
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603501139)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com o objetivo preventivo junto ao desporto, alguns recursos poderão ser utilizados por Fisioterapeutas, afim de melhor realizar a profilaxia. Pensando nesta questão especificamente, responda: Quais os objetivos para o uso da bandagem desportiva?
		
	
	Criar isolamento e mobilizar a articulação
	 
	Proteger, limitar movimentos indesejáveis e estabilizar a articulação
	
	Limitar os movimentos e mobilizar a articulação
	
	Proteção, compressão e repouso da articulação
	
	Proteger, permitir a instabilidade e repouso
	Respondido em 28/04/2019 11:41:10
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603946114)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Para a melhor eficácia do resfriamento profundo após o término da aplicação do pacote de gelo ou crioemersão, o atleta deve:
		
	
	caminhar em terrenos planos
	 
	fazer exercícios de carga excêntrica
	 
	permanecer em repouso
	
	utilizar o cicloergômetro sem carga
	
	correr e saltar
	1a Questão (Ref.:201603625876)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Dantas, A. 1999, flexibilidade é a qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de lesão. Com isso podemos afirmar que ao alongar um único músculo sadio estamos contribuindo para:
		
	 
	Melhorar a extensibilidade das fibras de colágeno.
	
	Melhorar a capacidade cardiopulmonar do atleta.
	
	Diminuir o número de sarcômeros em série.
	
	Prevenir qualquer lesão arrticular
	
	Prevenir qualquer lesão muscular
	Respondido em 28/04/2019 11:45:34
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603625882)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O uso do calor e do frio são técnicas que podem ajudar no processo de cicatrização de lesões musculares. De acordo conhecimentos prévios, podemos afirmar que:
		
	
	O uso de calor antes do trabalho de força muscular ajuda no ganho de força.
	
	Tanto o calor como o frio podem aumentar o metabolismo local e favorecer na cicatrização muscular.
	
	O uso de gelo antes do trabalho de força muscular ajuda no ganho de força.
	
	É contra-indicado o uso do calor e do frio em atletas que possuem o objetivo de ganho de flexibilidade.
	 
	A Crioterapia é um recurso que tem a capacidade de diminuir o metabolismo local, sendo usada normalmente, no inicio das lesões musculares.
	Respondido em 28/04/2019 12:02:11
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603516588)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Você trabalha em uma clínica e vem a sua procura um atleta de jiu-jitsu para realizar recuperação do seu ombro que teve uma luxação. Em uma faze posterior da reabilitação você resolve que tem que acrescentar um trabalho de força para o ombro desse atleta, e segundo seu raciocínio decide por um trabalho de resistência muscular localizada por ser esse mais ideal nessa fase do tratamento.
Segundo o conhecimento adquirido durante a disciplina de esportes assinale a alternativa que corresponda às características do trabalho de resistência muscular localizada:
		
	 
	A carga será de 90% a 100% da máxima, o número de repetições de 13 a 20, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 8 a 10, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 70% a 90% da máxima, o número de repetições de 30 a 40, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 8 a 10, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será rápida, e o número de série de 2 a 4.
	 
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 13 a 20, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	Respondido em 28/04/2019 11:51:26
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603501156)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Muitos elementos determinam se um programa de exercícios resistidos é ou não apropriado, efetivo e seguro. De acordo com esses determinantes dos exercícios resistidos são pertinentes as seguintes questões:
I - O alinhamento e a estabilização apropriados são elementos sempre básicos de qualquer exercício elaborado para melhorar o desempenho muscular.
II- A dosagem do exercício inclui intensidade, volume, freqüência e duração dos exercícios e do intervalo de repouso.
III - De acordo com o princípio da adaptação específica as demandas impostas, os elementos determinantes dos exercícios resistidos precisam ser específicos aos objetivos funcionais desejados para cada paciente.
IV - A causa do déficit no desempenho muscular, a extensão do comprometimento, bem como idade, história médica, estado mental e a situação social são importantes, mas nem todas afetam a elaboração de um programa de exercícios resistidos.
V- São determinantes dos exercícios resistidos a velocidade constante.
Estão certas, apenas, as condutas.
		
	
	I, III e V.
	
	I e III.
	 
	I, II e III
	
	IV e V.
	
	I, II e IV.
	Respondido em 28/04/2019 12:01:38
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604132805)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A potência muscular é o produto da força muscular pela velocidade de contração do músculo. A potência máxima ocorre a cerca de um terço da velocidade máxima. No contexto da reabilitação de um atleta que precisa melhorar sua força e potência para gerar trabalho de explosão, o exercício mais indicado seria:
		
	
	Exercício PNF;
	
	Exercícios dinâmicos concêntrico;
	 
	Exercício isocinético;
	 
	Exercício dinâmico pliométrico;
	
	Exercício isométrico;
	1a Questão (Ref.:201604132814)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A síndrome do golfista acomete o complexo do cotovelo gerando um desequilíbrio entre flexores e extensores de punho e dedos. A esta síndrome também podemos denominar:
		
	
	SÍNDROMEDA PATA DE GANSO
	
	SÍNDROME DO IMPACTO
	 
	EPICONDILITE MEDIAL
	 
	EPICONDILITE LATERAL
	
	SÍNDROME DO TENISTA
	Respondido em 28/04/2019 12:06:35
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603516604)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As lesões Musculares ocorrem em maior freqüência naquelas atividades, onde há um grande número de ações excêntricas. Nesse tipo de exercícios há aumento da tensão muscular e a realização do movimento de alongamento do músculo. Sobre as lesões musculares podemos afirmar também que:
		
	 
	São mais comuns nas junções ósseos tendineas e nos músculos poligástricos.
	 
	São mais comuns nas junções miotendineas e nos músculos biarticulares.
	
	São mais comuns no junções miotendineas e nos músculos multiventrais.
	
	São mais comuns no ventre central do músculo e nos músculos monoarticulares.
	
	São mais comuns no tendão nos músculos monoarticulares.
	Respondido em 28/04/2019 12:09:14
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604136822)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Paciente A.M.C, 25 anos, sexo masculino e jogador de futebol. O mesmo relata que sofreu um estiramento no músculo sóleo há 3 meses. De acordo com a fase da lesão do paciente, assinale a alternativa que apresenta os parâmetros corretos para a aplicação do ultrasom terapêutico: (1,0)
		
	
	Modo: pulsado; F= 1 MHz; I= 0,5 W/cm²;
	 
	Modo: contínuo; F= 1 MHz; I= 1,5 W/cm²
	
	Modo: contínuo; F= 1 MHz; I= 0,7 W/cm²;
	
	Modo: pulsado; F= 1 MHz; I= 1,2 W/cm²; FP=100Hz; 50%
	 
	Modo: contínuo; F= 1 MHz; I= 1,5 W/cm²; FP=100Hz; 50%
	Respondido em 28/04/2019 12:09:41
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603515919)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Você realiza a avaliação de um tenista com tendinopatia de extensores do punho (cotovelo de tenista). Durante o processo avaliativo percebe-se que ele já vinha com dor há algum tempo, porém sem realizar tratamento.Parou somente quando não mais suportava a dor. Nesse caso podemos afirmar que a tendinopatia desse individuo é do tipo:
		
	
	Artrite tendinosa
	 
	Tendinose
	
	Tendinite
	
	Paratendinite
	
	Infecção tendinea
	Respondido em 28/04/2019 12:08:14
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603501140)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um atleta profissional, jogador de tênis sofreu entorse durante uma partida. Pergunta-se: Qual a sintomatologia apresentada por um atleta que sofreu uma entorse de tornozelo em grau 2.
		
	
	Lesão com ruptura ligamentar, hematoma e instabilidade
	 
	Algias, edema, hematoma e limitação funcional
	
	Algias, edema e grave instabilidade com restrição do apoio distal
	
	Algias, edema e desconforto
	
	Instabilidade, edema e hematoma
	Respondido em 28/04/2019 12:08:51
	1a Questão (Ref.:201604120769)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à reabilitação neuromuscular de um atleta após lesão de LCA, é incorreto afirma que:
		
	
	No treinamento neuromuscular reativo, indica-se o uso de exercícios de cadeia cinética fechada, que ampliam a congruência articular e feedback neurosensorial.
	
	A lesão capsuloligamentar altera a estabilidade dinâmica articular, levando ao afrouxamento e instabilidade do joelho.
	
	O treinamento que atinge o nível de fadiga muscular deve ser evitado, pois pode piorar a estabilização articular com diminuição do equilíbrio e controle motor.
	 
	Para melhorar o controle muscular após a lesão de LCA, os exercícios em cadeia cinética aberta são indispensáveis para estimulação dos mecanorreceptores articulares por meio do aumento das forças compressivas.
	Respondido em 07/06/2019 17:37:26
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603545307)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Importante, prático e funcional teste que pode ser utilizado em vestiários durante o início, intervalo e fim de uma partida de futebol, procurando verificar níveis de fadiga através do acúmulo de lactato nos músculos flexores-plantares durante a partida.
		
	
	Holp Test
	 
	Jump Test
	
	Teste do Banco de Wells
	
	Running Test
	
	Cross Over
	Respondido em 07/06/2019 17:43:05
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603501156)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Muitos elementos determinam se um programa de exercícios resistidos é ou não apropriado, efetivo e seguro. De acordo com esses determinantes dos exercícios resistidos são pertinentes as seguintes questões:
I - O alinhamento e a estabilização apropriados são elementos sempre básicos de qualquer exercício elaborado para melhorar o desempenho muscular.
II- A dosagem do exercício inclui intensidade, volume, freqüência e duração dos exercícios e do intervalo de repouso.
III - De acordo com o princípio da adaptação específica as demandas impostas, os elementos determinantes dos exercícios resistidos precisam ser específicos aos objetivos funcionais desejados para cada paciente.
IV - A causa do déficit no desempenho muscular, a extensão do comprometimento, bem como idade, história médica, estado mental e a situação social são importantes, mas nem todas afetam a elaboração de um programa de exercícios resistidos.
V- São determinantes dos exercícios resistidos a velocidade constante.
Estão certas, apenas, as condutas.
		
	
	IV e V.
	
	I, III e V.
	
	I e III.
	
	I, II e IV.
	 
	I, II e III
	Respondido em 07/06/2019 17:46:39
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603516622)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Na avaliação de um individuo com síndrome patelofemural a medida do ângulo Q é importante para verificação da mecânica da patela. E correto afirmar que a medida do ângulo Q se realiza com os seguintes pontos de referência:
		
	
	Espinha ilíaca Antero superior, centro da patela e maleolo lateral
	
	Espinha ilíaca Antero superior, centro da patela e cabeça da fíbula
	 
	Espinha ilíaca postero superior, centro da patela e maleolo medial
	 
	Espinha ilíaca Antero superior, centro da patela e tuberosidade tibial
	
	Espinha ilíaca Antero superior, centro da patela e epicondilo femoral
	Respondido em 07/06/2019 17:45:24
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603501148)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Carlos, 20 anos de idade, praticante de esportes que envolvem saltos, desenvolveu uma tendinite do tendão do quadríceps e do tendão patelar, com quadro clínico de significativa sintomatologia dolorosa nas áreas citadas. Vale ressaltar que o quadro acima descrito acompanhou o processo de desenvolvimento, por isso, assinale a opção correta.
		
	 
	Têm como sinônimos: Joelho do Saltador e Doença de Osgood-Schlatter.
	
	A tendinite do tendão do quadríceps ocorre em decorrência dos exercícios serem praticados corretamente.
	
	Os pacientes relatam que as dores ocorrem com menor intensidade no período noturno, bem como ao realizarem movimentos de agachamento ou ao se ajoelharem.
	
	As exacerbações dos sintomas indepedem da co-relação existente com o movimento de hiperflexão do joelho.
	
	Este tipo de tendinite, que envolve o mecanismo extensor do joelho, independe do uso excessivo ou da sobrecarga imposta ao tendão do quadríceps em sua inserção no polo superior da patela, ou no tendão infrapatelar.

Continue navegando