ex4 4 Psicologia Interacionalista
5 pág.

ex4 4 Psicologia Interacionalista


DisciplinaPsicologia Interacionalista126 materiais101 seguidores
Pré-visualização1 página
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
CEL0378_A4_201102166405_V4
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ISABEL CRISTINA MARQUES PIRAJA 
	Matrícula: 201102166405
	Disciplina: CEL0378 - PSICOLOGIA INSTITUCI  
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Analise as situações abaixo e marque a que pode ser considerada um desvio escolar. 
		
	
	
	
	
	Um aluno que faz um manifesto na quadra de educação física gritando que a escola está reprimindo.
	
	
	Um aluno que é estudioso.
	
	
	Um aluno que participa das olimpíadas da escola.
	
	
	Um aluno que presta sempre atenção à aula.
	
	
	Um aluno que interage bem com os professores.
	
	
	
		2.
		Como a análise Interacionista descreve o desvio escolar? Marque a alternativa correta. 
		
	
	
	
	
	Norma social.
	
	
	Resultado de uma construção interativa e localizada.
	
	
	Desvio alienante.
	
	
	Resultado de uma construção institucional.
	
	
	Resultado de uma construção desviante.
	Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A análise interacionista vê no desvio um revelador social das normas prescritas pelos "empresários da moral". Isso quer dizer que: 
I-De acordo com a Análise Interacionista o desvio de comportamento e a rotulação de indivíduos depende da maneira que o fenômeno é vivido em cada sociedade, num dado momento histórico e social. Na realidade, é um conjunto de operações materiais e simbólicas que dá sentido às práticas e governa as ações dos atores, no plano individual e social; 
II-A Análise Interacionista compreende o desvio comportamental como um ato transgressor, individual, com a finalidade de modificar as normas instituídas. 
III- Para a Análise Interacionista, o caráter desviante ou não de um ato depende então da maneira que os outros reagem. Segundo as teorias da rotulação, o desvio é o resultado das iniciativas do outro, visto que ele encadeia um processo de intervenções colocado em prática para selecionar, identificar e tipificar os indivíduos. 
		
	
	
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas; 
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas. 
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas; 
	
	
	Somente a III está correta; 
	
	
	Somente a I está correta; 
	Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Lapassade analisa o desvio escolar sob o ponto de vista institucional. Ele aponta que na visão do paradigma institucionalista clássico, a primeira definição de desvio remete a três formas, são elas:
		
	
	
	
	
	Libidinal, institucional e desviante. 
	
	
	Libidinal, ideológioco e organizacional.
	
	
	Ideológico, organizacional e desviante. 
	
	
	Libidinal, ideológico e institucional. 
	
	
	Ideológico, organizacional e institucional. 
	
	
	
		5.
		A Análise Institucional concebe o desvio escolar a partir de duas visões de análise: a institucional e a interacionista. Das afirmativas a seguir, qual ou quais estão corretas? I-O desvio serve para revelar que a ordem estabelecida é coercitiva e arbitrária, o desvio seria a consequência da desorganização social e do caráter patológico da sociedade. II-O desvio deve ser visto como um sintoma social, como um sinal de que algo está errado naquele contexto social. III-O desvio e a rotulação de indivíduos ou grupos sociais dependem da maneira que o fenômeno é vivido em cada sociedade, num dado momento histórico e social. 
		
	
	
	
	
	As afirmativas I, II e III. 
	
	
	Somente as afirmativas II e III. 
	
	
	Somente a afirmativa II. 
	
	
	Somente a afirmativa I. 
	
	
	Somente as afirmativas I e III. 
	
	
	
		6.
		Para a análise institucional, os analisadores desviantes, quando definidos por um desvio em relação a uma norma, contribuem para revelar a ordem estabelecida descrita que é denunciada como:
		
	
	
	
	
	Alienada e arbitrária.
	
	
	Coercitiva e falsa.
	
	
	Norma falsa.
	
	
	Incoerente e falsa.
	
	
	Coercitiva e arbitrária.
	
	
	
		7.
		Segundo Lapassade, na visão do paradigma institucionalista clássico, a primeira definição de desvio remete a três formas: ideológico, organizacional e libidinal.A Psicopedagogia Institucional contemporânea é reflexo do desenvolvimento do Movimento Institucionalista, que se ampliou para além do campo da Psicologia, e passou a se configurar, na área educacional, como uma busca de concepção das relações instituídas entre os atores de um mesmo cenário - a Educação. I- A análise interacionista descreve o desvio como sendo resultado de uma construção interativa e localizada, consequentemente o produto de um verdadeiro trabalho microssocial de instituição. II- Ao comparar a análise institucional com a análise interacionista, Lapassade mostra que para a análise institucional, os desviantes, quando definidos, por um desvio em relação a uma norma, contribuem para revelar a ordem estabelecida descrita, frequentemente denunciada, como coercitiva e arbitrária. III- O Movimento Instituinte é uma rede de saberes e fazeres que se propõe a desenvolver nos indivíduos, grupos e coletivos, processos mais autoanalíticos, autogestivos e inventivos. Estão CORRETAS as afirmativas 
		
	
	
	
	
	I, II e III 
	
	
	somente II e III 
	
	
	somente I e III 
	
	
	somente I
	
	
	somente I e II
	Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A análise institucional define o papel do professor em duplicidade: um local, pertinente à sua presença ativa e instituinte na sala de aula; e o outro, referente à sua implantação no sistema social da educação, com suas instituições (ministérios, coordenações regionais, etc). Segundo Lapassade, na visão do paradigma institucionalista clássico, a primeira definição de desvio remete a três formas: 
		
	
	
	
	
	cultural, pedagógico e libidinal
	
	
	ideológico, organizacional e libidinal
	
	
	ideológico, organizacional e cultural
	
	
	pedagógico, organizacional e cultural
	
	
	ideológico, cultural e pedagógico
	Gabarito Comentado