Buscar

Lista Materiais Cerâmicos

Prévia do material em texto

1 –Defina o termo argila. 
Argila é um material terroso que quando há a adição de água apresenta plasticidade.
2-Os materiais argilo-minerais podem ser classificados quanto a sua estrutura química e seus tipos. Como se dá essa classificação? 
Quanto a estrutura química: Podem ser cristalinos (estrutura organizada) ou amorfos (estrutura desorganizada).
Quanto ao tipo podem ser: Argila de cozimento branca, argila para produtos de grês, argila refratária, argila magra, argila gorda, argila vermelha ou amarela.
3-Os diversos componentes das argilas podem alterar suas propriedades e, por consequência, interferir na qualidade do produto cerâmico. Quais são esses componentes e quais suas interferências? 
Os componentes são:
Caulim: Argilas apresentam muita caulinita, são brancas, alta retração, mais puras, fabricação de porcelana
Ferro: Responsável pela coloração amarela ou vermelha das argila. Ferro reduz as propriedades refratárias das argilas.
Silica livre: Reduz a retração, reduz a resistência e reduz também o tricamento
Alumina livre: Reduz a resistência, reduz a plasticidade e reduz também deformações
Calcio: Responsável por clarear a argila
Água: Componente de constituição, absorção e de preenchimento dos poros.
4-Sabe-se que a plasticidade, a retração e a porosidade são as principais propriedades avaliadas para a fabricação de um material cerâmico. Como se dá a relação entre elas? 
A plasticidade é a capacidade de ser moldada, ou seja, com mais água a argila irá se moldar mais facilmente, porém se essa água evaporar de forma abrupta na secagem, poderá ocorrer a retração. A retração é a perda de massa devido a perda de água.
5-Descreva as etapas (físicas e químicas) do material cerâmico quando submetido ao aumento gradual da temperatura.
 de 30 até 150° há a perda da agua de capilaridade, de 150 a 600° há a perda de água de absorção, ambas alterações são físicas. A partir de 600° inicia a alteração química pela expulsão da água de constituição, após 950° inicia-se o processo de vitrificação.
6-Os diversos tipos de materiais cerâmicos, durante o processo de fabricação, são submetidos a diferentes tipos de moldagem e queima, principalmente. Cite exemplos de materiais usados na construção civil e suas etapas de fabricação. 
Os tipos de moldagem podem ser, Moldado à seco, moldado com pasta consistente e moldagem com pasta fluida. Moldagem a seco apresenta baixa umidade, utilizado para tijolos, telhas, etc. Moldagem com pasta consistente há a extrusão, utilizado para moldar peças vazadas como blocos. Moldagem com pasta fluida é utilizado para moldar peças sanitárias.
A queima poderá ser por fornos intermitentes, comuns, de Hoffman, de túnel, entre outros.
7- A secagem e queima são etapas muito importantes para a qualidade do produto cerâmico. Descreva como se dá estas etapas e os principais cuidados devem ser tomados durante estes processos.
Após a moldagem as peças apresentam entre 7 a 30% de umidade. A secagem pode ser realizada ao ar livre ou em secadores, que possuem uma temperatura contínua entre 50 a 150°. A secagem deve ser realizada de forma muito cuidadosa para evitar a retração e o aparecimento de fissuras. A queima é importante para que haja a eliminação de toda a água e para que haja a alteração química da argila. Queima rápida é econômica, porem a lenta gera produtos de maiores qualidades.
8-Quais os tipos de tijolos cerâmicos encontrados para comercialização. Descrevas as principais características de cada um. 
Tijolo cerâmico: Baixo custo, Alvenaria de vedação, Bom isolamento acústico.
Bloco cerâmico: Conhecido como tijolo baiano, é resistente, vazado, leve, bom isolante térmico, utilizado para alvenaria de vedação, possui diversos formatos, entre outros. 
9- Quais as vantagens e desvantagens do uso de tijolos de solo-cimento.
Tijolo de solo cimento é a mistura de água, argila e cimento Portland. O tijolo de solo-cimento é resistente, baixa absorção de água, durável, entre outros. Já a desvantagem é que pode apresentar retrações, e degradação devido a presença de sais.
10-A escolha pela construção de alvenaria de vedação com blocos cerâmicos deve passar por uma série de recomendações. Cite-as.
Deve ser analisado as dimensões para a melhor escolha dos blocos ou tijolos, analisar o peso, isolamento térmico, isolamento acústico, entre outros.
 11-Existem vários tipos de telhas cerâmicas disponíveis no mercado. Quais as características podem ser consideradas para a escolha adequada?
As características que podem ser analisadas são a inclinação, acabamento, consumo por m² entre outros.
 12-O processo de fabricação das louças sanitárias requer cuidados específicos. Quais as particularidades deste processo em relação aos demais materiais cerâmicos (materiais convencionais: tijolo, telha)? 
Utilização de argila branca, com ausência de ferro, há o processo de vitrificarão da sílica, além disso há a esmaltação das peças
O processo é pesagem da matéria prima, moagem (deixar liquido), fundição, esmaltação e fundição.
13-As placas cerâmicas e os porcelanatos apresentam diferenças nas características e no processo de fabricação. Descreva tais diferenças.
O porcelanato absorve menos umidade, é monolítico e usa argamassas especiais.
O processo de fabricação do porcelanato é a moagem-prensa-secagem-acabamento.

Continue navegando