Buscar

História da Química-alquimia

Prévia do material em texto

História da Química
Aluno: Ana Elizabely Oliveira da Sila
Questionário: Alquimia
1) Além dos sumérios e dos babilônios, qual povo antigo influenciou no desenvolvimento da alquimia persa?
Os egípcios também influenciaram no desenvolvimento da alquimia persa. Mas, neste caso, a alquimia nesta época ainda é algo muito obscuro de se estudar por falta de dados. 
2) Quais as bases da química moderna foram contribuídas pela alquimista Maria?
As principais contribuições conhecidas deixadas por Maria foram: o “banho-Maria”, o alambique de três pontas, utilizado na destilação, e o kerotakis, aparelho usado na sublimação (mudança do estado sólido para ao estado gasoso). A principal contribuição de Maria para a química moderna foi facilitar a reconciliação da teoria e da prática.
3) Comente sobre a origem da alquimia hindu.
A alquimia hindu é associada a uma origem mística, conhecimento ensinado aos homens pelos deuses. De fato, há muitas histórias antigas que assinalam a participação dos deuses e deusas ensinando certos saberes aos seres humanos. Neste caso ela tem uma forte influência da filosofia budista. Foram os sábios budistas que se aproximaram dos mineiros, ferreiros e médicos hindus arcaicos, a fim de interpretar seus processos, à luz da sabedoria budista. Há vários textos budistas que mencionam a transmutação de metais e minerais em ouro. Falam, também, de uma solução (elixir) que transformam o bronze em ouro puro.
4) Quais os dois pontos que mais marcaram os estudos da alquimia?
Primeiro temos a transmutação de metais, principalmente de forma que se consiga transformar algum metal inferior em ouro, considerando o mais puro dos metais; e o segundo objetivo consiste na criação de elixires, de poções que possam conceder virtudes, poderes, qualidades aos homens que os levem a perfeição. Nesse caso, a pedra filosofal, seria um meio de se criar o Elixir da Longa Vida.
5) De onde vem a filosofia da alquimia alexandrina? E quais suas principais ideias?
Além dos conhecimentos alquímicos advindos do Oriente, os alexandrinos também foram influenciados pela filosofia grega, principalmente a filosofia de Platão e Aristóteles. Platão influenciou com as ideias de metafisica, subjetividade, estudos do espírito, da transcendência, etc., e Aristóteles influenciou com seus estudos acerca da natureza, sendo uma de suas principais contribuições a Teoria dos Quatros Elementos (fogo, ar, água e terra).
6) Cite 3 contribuições da alquimia árabe e comente.
Os alquimistas árabes se destacaram no estudo da medicina. A farmacopeia árabe era uma das mais avançadas do mundo a partir do século VII em diante. Os médicos, curandeiros e alquimistas desenvolveram um amplo estudo na utilização de ervas, no preparo de medicamentos e no estudo de doenças. Alguns dos tratamentos dessa época ainda são utilizados nos dias de hoje. Os árabes também contribuíram para a nomenclatura e a descoberta de várias outras substâncias químicas como: sais, ácidos, bases, hidróxidos, óxidos, ésteres, gases, etc. Uma terceira importância que os árabes tiveram na alquimia, foi o fato de que estes a introduziram na Europa Medieval.
7) Quem foi Roger Bacon? E como ele dividia a alquimia.
Bacon teve uma formação universitária, lecionou filosofia, física e outros saberes, se tornou frade, mas sempre manteve um gosto pelo estudo das “ciências”, sendo considerado um polímata, já que seus trabalhos abarcam diferentes áreas do saber, dentre os quais a própria alquimia. Para ele a alquimia se dividia em, alquimia operativa, na qual consistia na prática, e a alquimia especulativa, que consistia na teoria.
8) Qual a importância da alquimia árabe para a alquimia europeia?
Os árabes introduziram a alquimia na Europa medieval por via do Império Bizantino e pela Península Ibérica, a qual foi ocupada por estes até o século XV. Foram eles os responsáveis por trazerem muitos livros sobre os gregos, romanos, egípcios, persas, etc. Já que dentre eles os responsáveis por trazerem muitos livros sobre os gregos, romanos, egípcios, persas, etc. Já que dentre eles existia um forte senso de compilar e preservar os textos, e utilizar seus ensinamentos.
9) Por que a alquimia foi proibida no século XIV? Descreva como ocorreu.
No século XIV a Europa sofreria com o medo e a destruição causado pela peste negra e outras séries de pestes que assolariam o continente até o século XVIII. Em meio a esta tumultuada época, muitos buscavam os motivos que causavam a peste, uns diziam que era castigo de Deus, outros que ela era enviada por Satã, e alguns acusavam bruxas e alquimistas de disseminarem tais doenças. Tal fato levou o Papa João XXII em 1317 a decretar a proibição dos estudos alquímicos e qualquer estudo ou prática ligado a manifestações místicas. A alquimia e os alquimistas passaram por alguns anos em obscuridade escondidos da Igreja.
10) Que figura ficou conhecida por supostamente ter criado a pedra filosofal? Comente sobre este fato.
Nicolau Flamel (1330-1418). Flamel era um rico comerciante francês, no qual ganhou fama entre o mundo da alquimia, por supostamente ter criado a pedra filosofal. De acordo com os relatos da época, ele teria encontrado um antigo livro de alquimia, no qual ensinava como se criava a pedra filosofal, sendo assim ele a teria criado e ficado bem rico, transformando metais inferiores em ouro. Sua fama se espalhou pela França e em outras cidades estrangeiras. Muito após a sua morte, foram procurar a tal pedra, ouro não se perfaz como alquimista propriamente, já que não deixou obras ligadas a alquimia, e talvez a desconhecesse de fato.
11) Dentre os vários filósofos naturais, que foram influenciados por Paracelso, quais os dois que obtiveram maior destaque e em que suas teorias se diferem? 
Francis Bacon (1561-1626), conhecido na filosofia e na ciência moderna, por ter desenvolvido a metodologia do Empirismo, no qual consiste numa corrente de pensamento, onde a observação, a experiência, os sentidos são os meios dos quais os homens conseguem chegar a respostas. Indo no caminho oposto ao de Bacon, estava o filósofo e matemático francês, René Descartes (1596-1650) percursor do Racionalismo na Idade Moderna. Enquanto Bacon defendia o uso da experimentação, dos sentidos para se conceber as ideias sobre algum objeto ou fenômeno. Descartes defendia que as ideias eram inatas, ou seja, que estas já nasciam com os homens, e cabia aos homens lembrar delas.
12) Quais foram as contribuições de Paracelso para a ciência?
Seus estudos contribuíram para a aplicação de minerais no solo como forma de deixá-los mais férteis, algo ainda utilizado hoje, o estudo das águas minerais, a composição de novos tipos de medicamentos, se utilizando desde ervas a minerais. De fato, ele deixou importantes contribuições para a alquimia, a “ciência” e a medicina, por mas, que estas contribuições posteriormente fossem postas em dúvida.
13) Através de suas contribuições, Boyle trouxe um caráter mais científico para a química e assim a separou da alquimia. Quais foram essas contribuições?
14) Homúnculo é a criação de um ser a partir de determinados elementos. Como era esta teoria e por que recebeu este nome?
15) Desde a antiguidade até a idade moderna, os alquimistas buscavam obter a pedra filosofal que transformaria metal em ouro e produziria a o elixir da vida, por que a busca por essa pedra era tão almejada?

Continue navegando