Buscar

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO – IPOG
FABIAN KLEIDER DA SILVA
CUSTEMENTO ABC
GOIÂNIA
11 DE OUTUBRO DE 2018
Custeio ABC
O custeio ABC (Activity-Based Costing), também conhecido como Custeio Baseado em Atividades, objetiva minimizar as discrepâncias causadas pela utilização de um rateio arbitrário dos custos indiretos. Porém, o ABC é aplicado também nos custos diretos, especialmente na mão de obra direta, pois não há diferenças significativas com relação aos sistemas de custeio mais tradicionais.
Modernamente, os custos indiretos têm crescido consideravelmente como consequência do avanço tecnológico tanto nos sistemas de informação, quanto nos sistemas produtivos industriais. A terceirização (Outsourcing) tem reduzido significativamente a mão de obra direta.
Outra razão para que as empresas busquem melhores métodos de alocação de custos indiretos está relacionada com o aumento da diversificação de sua linha de produtos. Com mais produtos sendo fabricados em uma mesma fábrica, torna-se indispensável a correta alocação dos custos indiretos de produção aos seus produtos.
O conceito de Custeio Baseado em Atividades, como abordado neste tópico, limita-se a ideia de atividade no contexto de cada departamento. Essa ideia faz parte da chamada “primeira geração do custeio ABC”. 
Enfatizamos que seu uso para atender as exigências fiscais também pode possibilitar a redução de arbitrariedades na distribuição dos custos indiretos.
A aplicação do ABC envolve cinco passos: identificação de atividades relevantes; atribuição de custos às atividades; identificação e seleção dos direcionadores de custos; atribuição dos custos às atividades; e atribuição dos custos das atividades aos produtos.
A importância que se dá à utilização do sistema de custeio ABC é em virtude do mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos estoques, mas também proporciona informações gerenciais que auxiliam os tomadores de decisão, como por exemplo, os custos das atividades, que proporcionam aos gestores atribuírem responsabilidades. Um diferencial do sistema de custeio ABC, é que a sua utilização, por exigir controles pormenorizados, proporciona o acompanhamento e correções devidas nos processos internos da empresa, ao mesmo tempo em que possibilita a implantação e/ou aperfeiçoamento dos controles internos da entidade.
Como vantagens podemos ressaltar:
informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio;
adequa-se mais facilmente às empresas de serviços, pela dificuldade de definição do que seja custos, gastos e despesas nessas entidades;
menor necessidade de rateios arbitrários;
atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade (similar ao custeio por absorção);
obriga a implantação, permanência e revisão de controles internos;
proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos;
identifica, de forma mais transparente, onde os itens em estudo estão consumindo mais recursos;
identifica o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade;
pode ser empregado em diversos tipos de empresas (industriais, comerciais e serviços, com ou sem fins lucrativos);
pode, ou não, ser um sistema paralelo ao sistema de contabilidade financeira;
pode fornecer subsídios para gestão econômica, custo de oportunidade e custo de reposição;
possibilita a eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto.
Por outro lado, pode-se enumerar como desvantagens:
alto nível de controles internos a serem implantados e avaliados;
necessidade de revisão constante;
leva em consideração muitos dados;
informações de difícil extração;
dificuldade de envolvimento e comprometimento dos empregados da empresa;
necessidade de reorganização da empresa antes de sua implantação;
dificuldade na integração das informações entre departamentos;
falta de pessoal competente, qualificado e experiente para implantação e acompanhamento;
necessidade de formulação de procedimentos padrões;
maior preocupação em gerar informações estratégicas do que em usá-las.
O sistema de custeio designado por ABC possibilita a introdução de um modelo de gestão baseado nas atividades desenvolvidas pela empresa que são, de facto, a sua razão de ser.
O sistema de gestão baseado nas atividades – Activity Based Management (ABM) é uma ferramenta de gestão que atua no aperfeiçoamento dos processos. De facto, o ABM:
- Foca a sua atenção nas atividades e não nos recursos;
- Não pensa no ano anterior mas sim no próximo, sem atender ao anterior;
- Tem que se acrescentar valor em qualquer tipo de ação ou atividade;
- A melhoria contínua não se faz no gabinete, ao nível hierárquico superior e por análise histórica, tem que envolver toda a gente e em cada momento.
Segundo Player "a ABM é uma vasta disciplina que focaliza a administração das atividades como forma de maximizar o valor recebido pelo cliente e o lucro alcançado através dessa adição de valor. Tem o sistema de custeio baseado em atividades (ABC) como principal fonte de informação". Quanto à relação entre o ABM e o ABC, afirma-se que "foram feitos um para o outro. O ABC fornece a informação necessária para gerir as atividades e aperfeiçoar o negócio. A ABM usa essa informação em várias análises projetadas para permitir esse aperfeiçoamento" Turner. Tratando os processos como o foco da gestão, a ABM analisa e custeia as atividades, indicando a causa dos custos através da análise dos respectivos "Cost Drivers". As medidas de desempenho também são desenvolvidas de forma a "descrever o trabalho realizado e os resultados encontrados em uma atividade" (Turner). Assim, há condições para propor medidas concretas que visem o aperfeiçoamento contínuo dos processos. Como procura utilizar "Cost Drivers" que efetivamente provocam custos às atividades e aos produtos, o modelo ABC custeia os produtos de forma adequada, reduzindo as distorções e prejuízos provocados pelos sistemas tradicionais.
A finalidade do ABC é apropriar os custos às atividades executadas pela empresa, e então, apropriar de forma adequada aos produtos as atividades segundo o uso que cada produto faz dessas atividades (Rayburn 1993:117). O sistema ABC corresponde ao custeamento baseado em atividades. Esse sistema parte da premissa que as diversas atividades desenvolvidas pela empresa geram custos, e que os diversos produtos consomem/utilizam essas atividades. Na operacionalização do sistema, procura-se estabelecer a relação entre a atividade e produto, utilizando-se o conceito de cost drivers, ou direcionadores de custos. Apuram-se os custos das diversas atividades, sendo esses cursos alocados aos produtos via direcionadores (Catelli e Guerreiro, 1194). O ABC é um sistema de custeamento baseado na análise das atividades significativas desenvolvidas na empresa. O centro de interesse do sistema concentra nos gastos indiretos. O objetivo imediato do sistema é a atribuição mais rigorosa de gastos indiretos ao bem ou a o serviço produzido na empresa, permitindo um controle mais efetivo desses gastos e oferendo melhor suporte as decisões gerenciais (Boletim IOB 1/95).
O ABC é uma forma de medir os custos, mediante a destinação de gastos nas atividades que devem efetuar-se em torno da cadeia de valor e que se podem definir como aquelas que agregam valor ao produto, em qualquer das distintas etapas do caminho, que chamamos da produção do cliente (Casanova e Vargas, 1995).
Referências:
https://www.treasy.com.br/blog/metodos-de-custeio/
https://www.dicionariofinanceiro.com/custeio-abc/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Custeio_baseado_em_atividades
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/custeio/55293
Leone, George S. G.; Leone, Rodrigo José Guerra, Curso de contabilidade de custo. 4ª Edição São Paulo: Editora Atlas 2010 pag. 253

Continue navegando