Buscar

Trabalho - Computador

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
 
AOLIABE ABADIO G. DA SILVA 
MARCELO ALCANTARA KOHLHASE
RONALD CAMARGO
 
 
 
 
COMPUTADOR
 
 
 
 
Cuiabá - MT
2019
AOLIABE ABADIO G. DA SILVA
MARCELO ALCANTARA KOHLHASE
RONALD CAMARGO
 
 
 
 
 
 
COMPUTADOR
 
 
Trabalho de projeto de pesquisa apresentado à Universidade Federal de Mato Grosso para a obtenção de nota do semestre.
Orientadora: Perla H. Silva
 
 
 
 
Cuiabá - MT
2019
RESUMO
O uso de computadores está cada vez mais comum nos tempos atuais, portanto torna-se importante o conhecimento deste relatório de pesquisa para que o indivíduo consiga entender o que está usando e manuseando. O trabalho apresentado tem como objetivo orientar o leitor sobre o que é um computador e sua evolução histórica, para que possa entender melhor sobre seu funcionamento e o de seus componentes. Para o seguinte estudo foi utilizado livros, artigos e pesquisas em sites online para o desenvolvimento do presente estudo. Os resultados mostram que o uso do computador tende a aumentar com o passar dos anos e a evolução dos seus componentes e os sistemas operacionais com o propósito de melhorar sua performance e facilitar sua utilização, entretanto com o grande aumento do uso computacional ocorreu a intensificação da quantidade do lixo eletrônico produzido, que se estima em 40 milhões de toneladas anualmente. Este presente trabalho tende a ajudar estudantes que desejam obter o conhecimento sobre o funcionamento de seus componentes de forma simples e objetiva, apresentando também a história e tipos de sistema operacionais existente desde antigamente até os tempos atuais.
PALAVRAS-CHAVES: Evolução. Computador. Sistema operacional.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A área de informática vem crescendo anualmente por causa de sua demanda no mercado de trabalho e as necessidades de tecnologia nas empresas. Hoje em dia o computador está presente quase em todas as empresas para facilitar o gerenciamento e organização da empresa. Contudo, para que o indivíduo seja considerado um “ótimo” profissional na área de informática deve-se ter o entendimento básico sobre a história do sistema operacional, e as peças do computador. 
Esse relatório de pesquisa tem o intuito de trazer ao leitor um bom entendimento sobre o funcionamento do computador, é indispensável para quem deseja ou pretende entrar na área da informática. 
2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Falaremos sobre a evolução histórica do computador, mas para falar a evolução da mesma devemos saber o que é de fato um computador.
2.1 O que é um computador
O computador é uma máquina eletrônica que recebe uma entrada e dispõe de uma saída rápida, prática e de maneira automática. A palavra computador vem de origem latina (putare), que significa calcular ou verificar. Sendo assim a evolução histórica do computador pode-se dividir em partes, sendo elas:
Geração dos Computadores Mecânicos;
Primeira Geração – Válvulas;
Segunda Geração - Transistores;
Terceira Geração – Circuitos Integrados;
Quarta Geração – Circuitos VLS.
2.2 Geração dos Computadores Mecânicos
Na geração dos computadores mecânicos, o primeiro considerado foi o Ábaco, que sua função era somente calcular e verificar de fato. O Ábaco consistia em instrumento retangular que tinha algumas peças para se mover manualmente. Tal instrumento teve origem advinda da china, 1200 A.C.
2.3 Primeira Geração
Em 1947 iam surgindo os primeiros computadores um pouco mais sofisticados, no qual já obtinham memória, circuitos primários e válvulas. Mesmo com essa evolução esses computadores eram limitados por conta de seus circuitos primários, então se dissipava muita energia elétrica, sem contar que seu tamanho era grande se comparado a uma casa.
2.4 Segunda Geração
Em 1955, foi lançado no mercado os computadores de segunda geração, na qual os transistores substituíram as válvulas, e através de pesquisa foi se adquirindo mais de conhecimento sobre os circuitos e assim os computadores ficaram um pouco mais eficiente, em uma escala de tamanho menor ele ainda ocupava uma grande quantidade de espaço.
2.5 Terceira Geração
Em meados da década de 60 novos computadores saiu de apenas um teste e passou a ser uma máquina produtiva, que não mais se dissipava tanta energia e o seu tamanho havia reduzido consideravelmente. O que era diferente nessa geração é que se substituiu transistores por circuitos integrados.
2.6 Quarta Geração
Com os estudos evoluindo, o computador foi sendo aprimorado, pois alguns estudos poderiam ser implantados para a sua melhor utilização e potência. Por exemplo, estudos sobre a energia, voltagem e potência, pode-se fazer um computador que consuma cada vez menos quantidade de energia. Então na década de 70 foi-se surgindo os computadores que na qual conhecemos hoje e que sempre está em uma constante evolução.	 Estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que o Brasil possui 5 computadores (desktop, notebook e tablet) para cada 6 habitantes (It Mídia,2018).
3 HARDWARE
 3.1 O que é hardware?
Hardware: são todos os equipamentos da máquina, suas peças, que complementam para a criação do equipamento, são peças que podem ser removidas e até mesmo serem substituídas. Alguns exemplos de hardware são: monitor, teclado, mouse, memórias, processadores, gabinetes, disco rígido, etc. Hoje em dia com o aumento do uso do computador e a constantes evoluções dos componentes, os hardwares desatualizados tendem a ser descartado por falta de uso. “São Paulo – Em 2016, o mundo gerou 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico, 3,3 milhões de toneladas (8%) a mais do que em 2014” (BARBOSA,2018).
 3.2 Processador
Podemos dizer que o processador (ou CPU, de Central Processing Unit-Unidade Central de Processamento) é o “cérebro” do computador. Basicamente tudo que é executado passa pelo processador, para assim haver o funcionamento da máquina. 
O cooler é como se fosse um controlador de temperatura do processador ele é tipo um “ventilador”. Ele faz com que a máquina tenha melhor desempenho, pois se não houvesse um cooler o processador esquentaria muito causando lentidão no sistema e até causando danos a ele.
3.3 Memória RAM
Mas o que seria uma memória RAM? RAM significa Random Access Memory (memória de acesso randômico). Quando desligado o computador tudo executado por ela se perde, diferente da memória cache. Na RAM a módulos de memória, que são responsáveis pelo armazenamento de dados que o processador necessita para executar as atividades.
 3.4 Disco Rígido
O disco rígido (HD) armazena dados de forma permanente ou também podem serem removidos. Basicamente os HDs possuem discos, divididos em trilhas e formando setores. Os HDs de antigamente eram formados por um conjunto de 50 discos com 24 polegadas de diâmetro, tendo um armazenamento de 5 MB e com um custo em torno de 35.000 dólares. Atualmente possuem um armazenamento de até mais de 1T (Terabyte) que se equivale a 1000 GB. Esses discos rodam com uma velocidade de 7200 RPM (rotação por minuto), mas alguns chegam até 10000 rotações. E quanto mais rotação melhor.
3.5 Placa Mãe
A placa mãe é o componente que interliga todos os componentes do dispositivo. Por isso nela a vários tipos de conectores. O processador é instalado no socket, o HD é conectado nas portas IDE e SATA. Também temos os slots, que são encaixes, que tem a função de ligar os periféricos ao barramento. Essas placas possuem BIOS que significa sistema básico de entrada e saída. Digamos que ele mantém a data e hora do dispositivo em ativa mesmo com ele desligado, mas para manter essa configuração é necessária uma bateria de níquel-cádmio ou lítio. 
 
3.6 Placa de Vídeo
Essa placa vai fazer com que tudo apareça na tela do seu monitor, por exemplo, imagens, jogos, aplicações e etc... Atualmente se possui uma grande variedade de placas de vídeo. A GPU ou também chamado de chip gráfico,
faz cálculos matemáticos e geométricos, para o processamento de imagens 3D. Nos dias atuais as placas de vídeo estão muitos mais avançadas, um bom exemplo, a Geforce RTX 2080 TI, que é capaz de trazer níveis de qualidade de imagens bem realistas, trazendo um forte desempenho para máquina.
 
3.7 Drivers de disquete e CD-ROM/DVD
O disquete é uma forma muito antiga de armazenamento de dados, que hoje são raramente usados. Ele é uma espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que tem até 1,44 MB de memória. E pelo simples fato de ter pouco espaço e ser bem frágil, acabou caindo em desuso. O drive de CD-ROM/DVD, serve para ler CDs e DVDs. No passado essa tecnologia servia apenas gravar e serem lidos. No processo atual podem ser feitas leituras e até regravações de dados através de aparelhos que possuem leitores, e não necessitam de apenas um aparelho próprio para isso.
3.8 Monitor de Vídeo
O monitor de vídeo é onde se passa tudo que você acessa, ele vai lhe mostrar todos os comandos que o usuário for executar, ou seja, ele é a parte visual da máquina. Ele quase como se fosse uma TV. Na década de 90 se usava monitores com tubos de raios catódicos, conhecido como CRT, hoje em dia com os lançamentos da LCDs e do LEDs trazem as cores mais vívidas com melhores resoluções.
 
3.9 Periféricos em Geral
Os periféricos com os componentes adicionais ao computador, quando montado podem ser encaixados na placa mãe, existem diversos tipos de periféricos sendo os principais, mouse, teclado, fone de ouvido. Todos periféricos estão em constante evolução, por exemplo: Os mouses atuais, tem vários tipos de modelos e de diversas marcas, e sua funcionalidade é mover a seta localizado na tela do monitor. Mas eles não evoluíram só na parte estrutural, mas também mudaram de tamanho, e de precisão e trouxeram melhor funcionamento, e que existem até mouse sem fios movido a pilhas. Já os modelos antigos possuíam uma esfera para movimentar a seta, e o também tinha o mouse óptico que move a seta através de um laser trazendo mais precisão na captação do movimento.
4 SISTEMAS OPERACIONAIS
4.1 Primeira geração do sistema operacional
Para que o usuário conseguisse chegar a um resultado era preciso introduzir no computador toda a programação necessária, nesta época era muito comum que a mesma pessoa que projetasse o computador, fosse aquela que o iria programar e utilizar, esta atividade exigia muito dos operadores de máquinas, sendo demorada e difícil.
4.2 Segunda geração do sistema operacional
O primeiro S.O. funcional foi criado para funcionar na IBM 704, o GM-NAA I/O (General Motors), com o objetivo de automatizar as atividades, sem a necessidade de enviar diversas vezes os códigos bases para realizar uma função, gerenciando também de maneira melhor os recursos do equipamento. 
4.3 Terceira geração do sistema operacional
O IBM 360/91, foi um dos primeiros a permitir programar a CPU por microcódigo, assim as operações poderiam ser gravadas por softwares, sem necessidade de programar todo circuito manualmente.
4.4 Quarta geração do sistema operacional
Com os processadores muitos mais rápidos e com bilhões de operações por segundo, permitindo multitarefas. Steve Jobs (Fundador da Apple), ao perceber que o computador não era fácil de ser utilizado por pessoas comuns, entendeu que o mesmo deveria representar seus resultados de maneira gráfica, e assim a Apple lançou em 1976, o primeiro computador pessoal. O Linux foi criado em 1991, por Linus Torvalds, porém com a ideia de divulgar e abrir o código para que diversas pessoas pudessem colaborar.
Desde então, vários processadores estão sendo lançadas, assim como várias versões de sistemas operacionais. Os computadores lançados atualmente utilizam como principais sistemas operacionais o Windows, Mac OS e Linux, e seguem uma mesma lógica de funcionalidade, porem com interfaces diferentes.
5 CONCLUSÃO
Conclui-se que com o passar dos anos ocorreu vários estudos que contribuíram para o aprimoramento do desenvolvimento computacional. A conexão entre os componentes são de extrema importância para o funcionamento da máquina. Com alto investimento em hardware foi se sentindo a ausência de programação para o uso doméstico, assim foi pensado e desenvolvido um sistema operacional, como também foi feito uma modificação nos hardwares para que pessoas comuns pudessem fazer o uso diariamente e não necessitaria do auxílio de profissionais para manuseá-lo. Contudo o computador foi desenvolvido com o intuito de facilitar e agilizar a vida cotidiana.
6 REFERÊNCIAS
AZEVEDO, E.; CONCI, A.; VASCONCELOS, C. Computação Gráfica: Teoria e Prática: Geração de Imagens. 2 ed. São Paulo: Elsevier, 2018.
PINOCHET, L.H. Tecnologia da informação e Comunicação. 1 ed. São Paulo: Elsevier, 2014.
REZENDE, D. Engenharia de Software e Sistemas de Informação. 2 ed. São Paulo: Brasport, 2005.
HR IDIOMAS. Origem da palavra “Computador”. Disponível em: <https://hridiomas.com.br/origem-da-palavra-computador/>. Acesso em: 23 mar. 2019.
VIALI, L. A Evolução do Computador. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/aulas/aula_1/Comp_Evol.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2019.
ABDALA, D. D. Histórico da evolução dos computadores. Disponível em: <http://www.facom.ufu.br/~abdala/GBC036/GBC036_02.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2019.
GARRETT, F. Você lembra como eram os computadores nos anos 90? Descubra. Disponível em:<https://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2017/02/voce-lembra-como-eram-os-
computadores-nos-anos-90-descubra.html>. Acesso em: 22 mar. 2019.
ALECRIM, E. Processadores: clock, bits, memória cache e múltiplos núcleos. Disponível em:<https://www.infowester.com/processadores.php>. Acesso em: 22 mar. 2019.
ALECRIM, E. Características e funcionamento dos HDs (discos rígidos). Disponível em:<https://www.infowester.com/hd.php>. Acesso em: 22 mar. 2019.
RIBEIRO, G. Placa - mãe AT ou AXT? Entenda as diferenças entre as tecnologias. Disponível em:<https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/placa-mae-ou-atx-entenda- diferencas-entre-tecnologias.html>. Acesso em: 22 mar. 2019.
XAVIER, A. A evolução das placas de vídeo. Disponível em:<https://www.tecmundo.com.br/historia/2314-a-evolucao-das-placas-de-video.htm>. Acesso em: 23 mar. 2019.
INFO WESTER. Mídias CD - R e CD – RW: como funcionam. Disponível em:<https://www.infowester.com/midiacdrcdrw.php>. Acesso em: 23 mar. 2019.
BRAGA, M. G.; ALECRIM E. Guia de hardware para iniciantes. Disponível em:<https://www.infowester.com/guiahdinic.php>. Acesso em:23 mar. 2019.
IT MIDIA. Brasil possui 5 computadores para cada 6 habitantes, aponta estudo da FGV. Disponível em:<https://itmidia.com/brasil-possui-5-computadores-para-cada-6-habitantes-aponta-estudo-da-fgv/>. Acesso em:25 mar. 2019.
BARBOSA, V. Geração anual de lixo eletrônico passa de 40 milhões de toneladas. Disponível em:<https://exame.abril.com.br/mundo/geracao-anual-de-lixo-eletronico-passa-de-40-milhoes-de-toneladas/>. Acesso em:25 mar. 2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?