Buscar

AV2[1]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1 AV2
Comparação
.Instalação
	-CABO
Complexa, pois necessita de uma infraestrutura externa mais trabalhosa. Construções de galerias, instalação de poste ( ou aluguel), cabos, DG's (Distribuidor Geral) ate chegar ao assinante. Demanda mais tempo pelos motivos de complexidade citados acima.
	-WLL
Menos complexo, a sua infraestrutura é um pouco menos trabalhosa em relação as de cabo, pois necessita de Controladora de rádio base (que é também a interface com a central comutadora). ERB (Estação Radio Base) e ETA’s (Estação terminal de assinantes). O tempo de instalação é um pouco menor.
.Custo Instalação
	- CABO
Maior, por causa das etapas de instalação que requerem mais mão de obra, obras para a “infra”, galerias, cabos primários e secundários, aluguel de postes.
	-WLL
Menor, pois leva menos tempo e requer um numero menor de funcionários na instalação.
.Custo Manutenção
	-CABO
Maior, pois ate chegar a casa do assinante o cabeamento pode ser afetado em vários lugares (enchente em galeria, roedores, caminhões.). E tem toda a reestruturação da linha antes só trafegava voz, posteriormente dados.
	-WLL
Menor, pois apesar de certos equipamentos serem mais complexos eles ficam mais concentrados sendo mais fácil identificar o problema, e requer numero menor de pessoas na manutenção.
.Analise financeira.
	-CABO
Acurto prazo, menos vantajoso pois pode atebder a um numero de assinantes “não muito interessado”, mas a longo prazo se o numero de interessados subir torna-se mais vantajoso, e assim ter o retorno esperado.
	-WLL
Curto prazo, é mais vantajoso, mas depende do numero de assinantes interessado devido ao custo elevado no investimento, já ao longo prazo mantem o mesmo retorno.
.Prazo
	-CABO
Maior, devido a alta complexibilidade da instalação. Devido a distância entre assinantes e a grade quantidade de cabos instalados.
	-WLL
Menor, não menos complexa a instalação, porem depois de instalados ERB’s (Estação Radio Base) e as Controladoras de radio base não dependem de passagem de cabos é só instalar nos assinantes as ETA’s (estação terminal assinante)
.Analise Prospectiva
	-CABO
A meu ver mais vantajoso, pois poderá atender a um numero muito grande de assinantes.
	-WLL
Menos vantajoso, por que além de sofrer com o relvo do Rio de Janeiro (cidade no qual estou me baseando) o sistema sem fio pode ser afetado por interferências. Além disso, essa tecnologia esta descontinuada.
Questão 2
Descreva o prcesso de formação do feixe E1, explicando cada passo, com as devidas limitaç~pes e restrições. Comente sobre os erros inirentes ao processo e largura de banda minima de transmissão. indique a duração do quadro e de cada canal.
O feixe E1 é formado por 32 canais E0 de 64 Kbps cada um. A faixa de frequência para um canal de voz é de 4 kHz.
A Frequência de amostragem de um sinal, segundo Nyquist, é 2 vazes a frequência máxima do sinal. Então, fa>=2xfm, 2 x 4000= 8000 amostras por segundo. Cada amostra é discretizada em 8 bits a quantização do sinal é de 256 níveis, visto que 2^8=256. 
Multiplicando 8000 amostras por segundo por 8 bits, obtêm-se 64 kbps. Multiplicando 64 kbps por 32 encontram-se a taxa do feixe de E1 de 2,048 Mbps.
Os erros ocorridos durante o processo de quantização são irreversíveis. A largura de banda mínima para a transmissão é de Bw= rb/2. Assim 2,048 Mbps / 2= 1,024MHz. A duração do quadro é de 125us e a duração de cada canal é de 3,906us.
O erro de quantização é irrecuperável, a partir desse instante não tem mais solução. Teoricamente Nyquist recuperaria o sinal, mas não existe filtro ideal. 
Questão 3
125 us origem 
De acordo com Nyquist f (sample) = 2 x f (max) onde f (max)= 4 kHz logo f (sample)= 8000 Hz
Taxa de amostragem de cada canal 8000 quadros por segundo logo T=1/f= 1/8000= 125us
O espaçamento de 125us devido a taxa de amostragem que requer que os octetos que são envolvidos a codificação tem que ser transmitidos a cada 125us não importando a duração dele. Pode ocorrer aliasing, que é uma sobreposição do sinal amostrado com o sinal original, ou seja, frequências que não fazem parte do sinal estarão presentes na banda passante. Não sendo possível a demodulação correta do sinal na recepção.
Questão 4
15 kHz
16 bits por amostras
a)Taxa
f(s)= 30 kHz= 30000 amostras por segundo
16 x 30000= 480 kbps
b) Bw = rb/2
Bw= 480 kbps/2 = 240 kHz
Questão 5
descreva ADSL, indicando aplicações, ocupação espectral e justifique as afirmativas
Utiliza tecnologia de modulação cap 0 a 4kHz, pots, 25 a 160kHz, upstream, 240 a 1100kHz.
Linha do assinante assimétrica digital.
Consiste em utilizar-se de banda da linha telefônica de forma assimétrica para serviços de voz e dados, para acesso à internet sem prejudicar o sinal de voz. Na prática a velocidade de download são superiores as de upload. As aplicações incluem voz sobre ADSL, acesso à internet e vídeo sob demanda, no que é conhecido como “triple play”.
ADSL sigla para Assymmetríc Digital Subscriber Line (algo como "Linha Digital Assimétrica para Assinante"), este padrão é bastante popular porque aproveita a infraestrutura da telefonia fixa, permitindo conexões velozes a preços relativamente baixos. ADSL, surgiu em 1989, se mostra como uma alternativa viável porque também utiliza a infraestrutura da telefonia convencional (tecnicamente chamada de POTS, de Plain Old Telephone Service), mas o faz sem deixar a linha ocupada. Além disso, o padrão é capaz de oferecer velocidades de transferência de dados altas e a sua tarifação é feita de maneira distinta das chamadas telefônicas.
Quando o telefone está sendo utilizado para uma chamada de voz, esta utiliza apenas uma pequena parte da capacidade de transmissão da linha. O que algumas tecnologias DSL fazem é justamente aproveitara parte não utilizada. 
Isso acontece porque, normalmente uma chamada de voz- a parte POTS - utiliza uma frequência de onda muito baixa, entre 300 Hz e 4 kHz. Trata-se de um intervalo que corresponde a uma faixa muito pequena da capacidade da linha. 
 
 
Com o FDM ( Multiplexação por divisão de frequência), parte do espectro livre é destinada ao envio de dados (upstream) e outra ao recebimento de dados (downstream), sendo esta última maior e dividida em canais menores mais e menos rápidos para melhor desempenho. 
A modulação CAP, que normalmente utiliza a técnica FDM, divide a linha telefónica em três partes: uma que corresponde às chamadas de voz, outra que é destinada ao envio de dados (upstream) e uma terceira que é reservada ao recebimento de dados (downstream), sendo que as duas últimas formam a conexão internet em si. 
Por padrão, a faixa de voz vai de O a 4 kHz, enquanto que o upload fica com a parte entre 25 e 160 kHz. A faixa do download, por sua vez, ocupa a maior faixa, começando em 240 kHz e chegando, no máximo, até a 1.550 kHz (normalmente indo até 1.100 kHz).
Cancelamento de ECO
Já com o Echo Cancellation, as partes para upstream e downstream se sobrepõem no espectro, mas o uso de cancelamento de eco, procedimento que remove a "distorção" do sinal durante a transmissão a partir de cálculos de subtração, consegue "separá-las”. 
Como as tecnologias DSL são sistemas de transmissão e recebimento de dados que utilizam meios analógicos, faz-se necessário o uso de modulação, processo que, em poucas palavras, transforma dados e voz em sinais para tráfego em ondas de radiofrequência. Para este fim, o ADSL conta, essencialmente, com duas técnicas: a mais antiga é chamada de CAP (Carrierless Amplitude/Phase); a mais atual e mais utilizada comercialmente é denominada DMT (Discrete Multitone).
A modulação CAP, que normalmente utiliza a técnica FDM, divide a linha telefónica em três partes: uma que corresponde às chamadas de voz, outra que é destinada ao envio de dados (upstream) e uma terceira que é reservada ao recebimento de dados (downstream), sendo que as duas últimas formam a conexão internet em si. 
Por padrão, a faixa de voz vai de O a 4 kHz, enquanto que o upload fica com
a parte entre 25 e 160 kHz. A faixa do download, por sua vez, ocupa a maior faixa, começando em 240 kHz e chegando, no máximo, até a 1.550 kHz (normalmente indo até 1.100 kHz).
Modulação CAP 
(Modulação amplitude por fase)
Neste ponto, você já pode compreender o porquê do termo "Assymmetric" no nome do ADSL: este tipo de tecnologia é considerado assimétrico porque a taxa de download é comumente maior que a taxa de upload, uma vez que entende-se que a maioria das conexões mais recebe dados do que os envia. 
Mas, como já informado, a modulação DMT é a mais utilizada, podendo usar tanto a técnica FDM quanto a técnica de Cancelamento de Eco. Nela, a linha telefônica também e usada tanto para voz quanto para dados, obviamente, com a diferença de a faixa de frequência - de O a 1.100 kHz, aproximadamente - ser dividida em até 256 canais, cada uma com largura de 4 kHz e espaçamento entre elas de 4,3125 kHz. 
A parte inicial desta divisão - os seis primeiros canais, normalmente - é destinada para chamadas de voz, ficando também um grupo responsável pelo upstream (geralmente, os canais de 6 a 30) e outro, maior, pelo downstream. No entanto, havendo uso de Cancelamento de Eco, os canais de upstream também podem ser utilizados para downstream, obviamente. 
DMT
Discrete multitone (
A técnica DMT ganhou preferência no mercado por oferecer melhor desempenho e maior resistência a ruídos (interferências) na transmissão. Um dos motivos para isso é o fato de cada canal ser monitorado. Os canais que estiverem, por algum motivo, operando com baixa qualidade, perdem prioridade na transmissão do sinal, trabalhando com menor quantidade de bits que os canais em melhor situação.
 
Questão 6
A função principal da central de transito é concentrar as centrais locais. Tem a função tbm de encaminhar chamadas para as outras centrais de transito. As centrais de comutação local tem como principais funções é concentrar aparelhos telefônico ( são colocados em pontos estratégicos)
Utilizada para escoar o trafego entre centrais locais e realiza a comutação de tráfego entre centrais do mesmo estado, ou mesma operadora, entre estados ou entre operadoras e mesmo pais. Acumula a função de central local estando ligada aos assinantes.
Questão 7
Caracterizando a capa de proteção externa. Aluminium Polyethylene Laminated ou laminação do alumínio e polietileno. A capa APL é constituída por uma lâmina de 0,2mm de alumínio, recoberta em ambos os lados por uma película de 0,04mm de poloetileno, aplicada longitudinalmente sobre o núcleo do cabo.
APL Vantagens
. grande resistência a penetração de umidade;
.maior flexibilidade do que os antigos cabo de chumbo;
.mais leves, facilitando a tração, permitindo lances maiores e menor número de emenda;
.aumento da resistência a corrosão da placa;
.reduz a eficiência de retração da capa de polietileno nas emendas;
.apresenta grande resistência a pressão, tanto interna( pode se pressurizada), quanto externa;
.o menor peso facilita a manuseio das bobinas;
CTP-APL – é um cabo onde os condutores utilizam isolamento de plástico e ar. Para
evitar interferências externas o cabo é protegido com uma fita de alumínio lisa (APL).
Geralmente utilizado em instalações aéreas, necessita de uma cordoalha de aço (cabo
mensageiro) para sustentação junto aos postes.
 CTS-APL – são indicados para redes subterrâneas. São constituídos por condutores
de cobre isolados por uma camada de polietileno expandido revestida por uma película de
polietileno sólido (Foam-Skin), núcleo enfaixado com material não higroscópico e
protegido por uma capa APL.
 CTP-APL/G – geralmente usado em instalações subterrâneas, este cabo utiliza
isolamento de plástico e vem com uma geleia entre os condutores para proteção contra
umidade.
 CTP-APL/AS – usado em instalações aéreas, é um cabo autossustentado não
precisando de cordoalha de aço. Este cabo possui internamente uma cordoalha de fibra de
vidro.
Questão 8
480 chamadas
1% bloqueio
4,5 min
(480x4,5)/60= 36E
Maior que 39.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais