Buscar

Acadêmico


Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação I
	Prova Objetiva:
	
Parte superior do formulário
	1.
	O século XIX é amplamente reconhecido como o século do progresso, em meio ao qual triunfou o aprimoramento técnico e material, bem como as invenções tecnológicas, que representam as evidências mais expressivas da modernidade, porém não se pode dissociar tais aspectos das estruturas já existentes em épocas anteriores. Com relação ao contexto anterior e estruturas antecedentes à consolidação da modernidade e do progresso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se indicar que a existência de metrôs, de automóveis, aviões, bondes e submarinos já era tecnologia utilizada em outros tempos e sociedades.
(    ) No interior das corporações de ofício, já ocorria uma espécie de especialização de profissões, bem como de diferenciação de materiais que favoreceram o processo de industrialização posterior. 
(    ) A lançadeira e o tear mecânico, a substituição da lã pelo algodão podem ser indicados como estruturas fundamentais ao processo de industrialização e modernização do setor têxtil. 
(    ) A presença de técnicas artesanais de produção é uma característica das indústrias que surgiram na sociedade ocidental durante a modernidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	 
	 
	2.
	Os sociólogos Auguste Comte (1798-1857), Max Weber (1864-1920), Émile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883) são amplamente difundidos por formularem conceitos capazes de explicar eficientemente os fenômenos e os fatos da sociedade da época em que viveram. Por outro lado, também são reconhecidos como pensadores clássicos, pois os pressupostos teórico-metodológicos que construíram serviram a outras áreas do conhecimento, perpassaram a época em que foram propostos e continuam a ser utilizados inclusive em nossa época. Com relação às concepções e funções da Sociologia defendidas pelos autores clássicos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Auguste Comte.
II- Max Weber.
III- Émile Durkheim.
IV- Karl Marx.
(    ) Conforme este pensador, a análise sociológica deveria levar em consideração o universo de experiências, os sistemas sociais e culturais nos quais os indivíduos se encontravam envolvidos.
(    ) Propôs que as investigações sociológicas deveriam ser reguladas por métodos empíricos e com racionalidade científica.
(    ) Escreveu que a função da Sociologia estava em explicar os códigos e os mecanismos de funcionamento da sociedade, bem como propor soluções/remédios para os problemas que esta enfrenta.
(    ) Defendeu que a Sociologia não poderia se constituir como uma disciplina neutra, antes deveria assumir uma postura crítica e comprometida com a revolução no interior da sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - III - I.
	 b)
	I - III - II - IV.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	II - I - III - IV.
	 
	 
	3.
	A sociologia teve um novo rumo teórico e uma nova aproximação com a filosofia através do trabalho do escritor polonês Zygmunt Bauman. Ao explicar as relações humanas e sociais na modernidade e na época contemporânea, o autor identificou que estas relações foram alteradas significativamente, no sentido de que as relações que antes eram consideradas "sólidas" ou duradouras se transformaram em relações "líquidas" ou efêmeras. Que condições e reflexões esta maneria de pensar a realidade está nos sugerindo?
	 a)
	A expressão utilizada pelo autor aponta para a capacidade de tolerância, flexibilidade, relativismo e maleabilidade que as relações humanas alcançaram a partir da implementação dos projetos de modernidade.
	 b)
	Utilizando esta analogia e metáfora, o autor procura ilustrar que as relações humanas e amorosas passaram a ser definidas somente a partir do afeto entre os indivíduos e não mais pelos interesses financeiros das famílias.
	 c)
	A analogia utilizada pelo autor se refere ao fato de que as relações humanas foram alteradas e modificadas no sentido de que eram próximas e duradouras, tornaram-se frágeis, flexíveis e distantes.
	 d)
	A mudança se deu do estado sólido para o líquido e refere-se ao fato de que os modos mais tradicionais e conservadores de relacionamentos foram sendo superados. Como consequência disto, as relações se tornaram mais brandas, duradouras e os indivíduos cada vez mais felizes.
	 
	 
	4.
	Na sociedade em que surgiu a disciplina de Sociologia, o homem foi colocado numa nova relação diante do universo, da natureza e da sociedade. A partir de então, o homem passou a ser compreendido como a medida e o limite de todas as coisas. Como foi identificada e definida esta sociedade?
	 a)
	Teocêntrica.
	 b)
	Antropocêntrica.
	 c)
	Heliocêntrica.
	 d)
	Nova ciência.
	 
	 
	5.
	Dentre as mudanças que a modernidade impôs à sociedade do século XVIII e XIX, em especial às concepções e mentalidades, na qual se tem que o espaço ocupado pelas tradições sagradas foi gradualmente suplantado pelo espaço profano, ou seja, o conjunto de valores da sociedade que se caracterizava como sendo cristão católico, foi substituído pelos valores científicos e racionais. No que define e caracteriza estas duas concepções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Espaço sagrado.
II- Espaço profano.
(    ) Neste espaço é que a ciência moderna dedicou sua maior preocupação e encontrou na arte e na literatura o terreno fértil para a difusão das críticas e das novas teorias.
(    ) Condiz com a representação do universo mítico religioso, que concerne à dimensão espiritual, ou melhor, do céu, de contemplação dos milagres e revelações divinas. 
(    ) Manteve-se soberano em meio às mentalidades da época medieval, na qual o mundo encontrava-se dividido numa esfera sublunar, e outra celeste e divina.
(    ) Correspondia à dimensão de natureza material, a qual pertencem os atos e os fenômenos tidos como suspeitos e corruptíveis da existência humana.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - II - I.
	 b)
	I - I - II -II.
	 c)
	II - I - II - I.
	 d)
	II - II - I - I.
	 
	 
	6.
	A experiência brasileira de modernidade, no que diz respeito à produção cultural e artística, ganhou ênfase a partir da vinda da família real portuguesa ao Brasil em meados do século XIX. Entretanto, podem ser relacionadas algumas práticas e tentativas ainda nos séculos anteriores. Com relação à produção cultural moderna brasileira, analise as sentenças a seguir:
I- Podem-se relacionar as cartas, os mapas e os relatos das viagens que foram elaborados pelos navegadores do século da época das grandes navegações. 
II- Marquês de Pombal propunha reformas no campo do ensino que era oferecido no país, que previa a introdução de saberes científicos aos conteúdos que eram ministrados nos raros espaços educacionais existentes. 
III- O país contava com ampla sistematização da produção cultural das populações nativas, registros de exemplares da diversidade ambiental e de minérios que o país apresentava. 
IV- O Brasil, de certa forma, ficou desfavorecido no que diz respeito ao desenvolvimento de suas expressões artísticas, científicas e intelectuais, isso se dava ao fato de sermos uma colônia de Portugal, o que submetia à tradição cultural da metrópole.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	O surgimento da sociologia foi um movimento de consolidação da ciência social como um conhecimento reconhecidamente nos padrões das outras ciências, como afísica, química e economia. Os estudiosos da sociologia queriam entender as transformações da sociedade a partir de um método verificável e comprovado. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- O conhecimento teológico foi a base teórica para o surgimento da sociologia.
II- O fenômeno social do antropocentrismo é uma característica do conhecimento sociológico.
III- Na sociedade renascentista, fortaleceu-se uma nova visão de homem independente da vontade divina.
IV- A sociedade pós-moderna representa um retorno aos valores cristãos medievais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 
	 
	8.
	Augusto Comte (1798-1857) é reconhecido como o responsável por fundar uma disciplina que a partir de então abordaria cientificamente as transformações que estavam em curso no interior da sociedade. Suas teorias constituíram o campo da Sociologia, porém ultrapassaram o campo dessa disciplina e influenciaram também outras áreas do conhecimento. Sobre as principais teorias de Comte, analise as sentenças a seguir:
I- Para o desenvolvimento pleno da sociedade, defendeu o processamento e a superação de três estados, respectivamente: o teológico, metafísico e o positivo.
II- O homem deveria aprender a utilizar a fé como fonte de inspiração a seus pensamentos e ações. Para tanto, propôs o positivismo como doutrina religiosa.
III- Defendeu o positivismo como corrente de pensamento, cujo foco deveria estar fundamentado nos pressupostos e métodos científicos.
IV- O positivismo defendia a indústria, o trabalho assalariado, o comércio livre e a democracia política.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	9.
	A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial e o surgimento do proletariado, cresceram as pressões para uma maior participação política e a urbanização se intensificou, recriando uma paisagem industrial muito distinta da que antes existia, conhecida como proletariado. Sobre os indivíduos que correspondem ao proletariado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://bit.ly/2Kei3he>. Acesso em: 10 jun. 2018.
	
	 a)
	Clero que orienta a população rumo à salvação.
	 b)
	Trabalhadores que vendem sua mão de obra.
	 c)
	Senhor feudal que passa a se converter em grande empresário.
	 d)
	Nobreza que passa a exercer suas funções de modo mais dinâmico.
	 
	 
	10.
	"Antes da constituição da cidadania moderna, os direitos e deveres entre os homens eram definidos por privilégios sociais (posses, rendas, títulos de nobreza). O surgimento dos direitos civis assinalou uma mudança substancial nas relações dos homens em sociedade. Foram rompidos os laços de dominação baseados nas relações comunitárias tradicionais, característicos do período medieval e do sistema feudal. Os direitos civis impuseram um nivelamento jurídico entre os cidadãos, que passaram a ser considerados iguais perante à lei. As distinções de origem e classe social continuam a existir, mas não devem interferir na igualdade jurídica dos cidadãos. Esse é o princípio básico de tais direitos, desta forma, a cidadania moderna foi formada pela ordem de três dimensões: civil, humana e política" (CANCIAN, 2007, s.p.). Sobre o último princípio que adentrou nos interesses das ações políticas do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CANCIAN, R. Cidadania e direitos civis: os direitos civis e as revoluções do século XVIII. 2007. Disponível em: <https://bit.ly/2rI26bx>. Acesso em: 21 maio 2018.
	 a)
	Direitos Humanos.
	 b)
	Direitos Civis.
	 c)
	Direitos Políticos.
	 d)
	Direitos Sociais.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
	A modernidade e a pós-modernidade são dois movimentos que abarcaram a sociedade ocidental após o término da Idade Média e com o desenrolar da Revolução Industrial. A primeira preparou o terreno para o surgimento da segunda. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modernidade.
II- Pós-modernidade.
(    ) É o momento em que é utilizada a tecnologia mecânica, a produção de energia, produtos e bens.
(    ) É conhecida como a sociedade da informação, da produção, da sistematização e socialização do conhecimento. 
(    ) É um período no qual ocorrerá a desconstrução dos discursos totalizadores e globalizantes. 
(    ) É o momento em que a razão, o progresso e a ciência serão tomados como fundamentais ao funcionamento da sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I.
	 b)
	I - I - II - II.
	 c)
	II - I - I - II.
	 d)
	I - II - II - I.
	 
	 
	2.
	"Frente aos impactos causados pela greve dos caminhoneiros e às incertezas a respeito da retomada do crescimento, 7 a cada 10 brasileiros consideram que a situação econômica do país piorou nos últimos meses. Isso é o que revela a pesquisa Datafolha publicada pelo jornal Folha de SP nesta segunda-feira (11). De acordo com o levantamento, enquanto 72% dos entrevistados apontam a deterioração da situação econômica brasileira, 6% dizem que o quadro nacional melhorou. Quando perguntados sobre a sua situação pessoal, os entrevistados foram mais negativos com relação ao último levantamento. Afinal, 49% disseram ter passado por um retrocesso nos últimos meses, contra 10% que declararam avanços" (CAMARGO, 2018). A opinião pública é pesquisada por várias entidades e com finalidades diferentes. Pesquisa de marcas, nomes de candidatos e campanhas de todo tipo. São vários profissionais que se envolvem numa pesquisa de opinião. Profissionais da comunicação até de políticas públicas. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CAMARGO, M. Brasil Econômico. Disponível em: <https://bit.ly/2l2kTLN>. Acesso em: 11 jun. 2018.
	 a)
	Pesquisas políticas desacreditam na opinião pública como metodologia de questionários e sondagens.
	 b)
	A pesquisa de opinião supera sua condição técnica de observação de comportamento público. Vai além do dado quantitativo.
	 c)
	A construção da opinião pública, atualmente, só é possível de ser medida através de dados matemáticos verificáveis.
	 d)
	Este tipo de sondagem pública não contempla uma metodologia confiável suficiente para planejar ações comerciais.
	 
	 
	3.
	Ao estudar as posturas e os comportamentos dos indivíduos e das organizações, o sociólogo húngaro Karl Mannheim (1983-1947) identificou dois modelos diferentes de racionalidades, a ?racionalidade funcional? e a ?racionalidade substantiva?. Com relação à racionalidade substantiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Este modelo de racionalidade encontra-se preocupado em atender meramente aos objetivos e às metas de uma determinada organização e instituição.
(    ) A compreensão dos acontecimentos e fenômenos pelo viés das inter-relações, assim como realização de julgamentos independentes, são princípios possíveis no interior das organizações com essa forma de racionalidade.
(    ) Os valores éticos, os direitos humanos e a liberdade são concepções que essa modalidade de organizações e instituições não dispensa.
(    ) Este modo de racionalidade não se encontra muito atento aos padrões e às hierarquias administrativas, e até possibilita julgamentos independentes com relação à própria organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. G. A nova ciência das organizações. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1981.a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	 
	 
	4.
	Além dos novos produtos e profissões que estão entrando e compondo o cenário das inovações no mundo do trabalho, são identificadas também diferentes gerações de profissionais. Nesse contexto, duas gerações foram identificadas, a Geração X e a Geração Y, que, mesmo com diferentes princípios, valores e experiências de vida, estão se relacionando, combinando e articulando no interior dos mesmos espaços produtivos. Com relação à Geração Y, analise a sentenças a seguir:
I- Os representantes dessa geração nasceram entre os anos de 1980 e 1990, no contexto da queda do Muro de Berlim, das guerras no Oriente Médio e da consolidação do processo de globalização.
II- Os indivíduos dessa geração são silenciosos, contundentes e sabem o que querem, costumam mobilizar e participar de ações de protesto através de redes sociais e blogs.
III- Esta geração costuma manifestar cinismo e desilusão com relação aos modelos políticos liderados por estadistas. Por outro lado, é cética e crítica com relação aos meios de comunicação e marketing convencionais. 
IV- Costuma ser identificada como a geração que está acostumada aos bombardeios de imagens, da informação imediata e visual, que foca nos resultados e não nos processos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	5.
	A globalização/mundialização da cultura foi favorecida pelo ato e desejo de realizar trocas e transações comerciais em escala mundial e entre diferentes culturas. Isto fez com que organizações e empresas atribuíssem atenção e cuidados aos aspectos culturais de um determinado povo e/ou mercado consumidor, readequando os processos gerenciais e até os modos de produção, fazendo com que caracterizasse um modo especial de organizações, as ?organizações vistas como culturas?. Com relação à estratégia de organização e atuação das ?organizações vistas como culturas?, analise as sentenças a seguir:
I- Os profissionais que atuam nesses contextos estão atentos à cultura das empresas e dos consumidores de outros países, assim como a cultura dos indivíduos que compõem as instituições e organizações.
II- Nessas formas de organizações são contempladas as questões religiosas, os valores morais, tradições, crenças, mitos e lendas regionais e locais, paisagens naturais e locais edificados, entre outros aspectos.
III- As estratégias de persuasão e sensibilização dos indivíduos e/ou grupos visados se dão através da dimensão folclórica, simbólica, mágica e metafórica das manifestações e expressões culturais.
IV- No interior dessas formas de organizações, não são consideradas as tradições e os aspectos culturais dos consumidores. Por outro lado, busca-se a padronização e normatização em escala global de produção e consumo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	 
	6.
	Alberto Guerreiro Ramos (1915-1982), sociólogo brasileiro, criticou a sociedade moderna, diante do fato de que esta era responsável por tornar as pessoas indivíduos pragmáticos, egoístas e fúteis. Em contrapartida, foi defensor de uma sociedade que reconhecia a cultura, a moral, as tradições e a dignidade do ser humano. Para tanto, defendeu que as pessoas deveriam se unir em grupos que estivessem pautados por uma outra solidariedade. Que solidariedade seria essa?
	 a)
	Solidariedade tradicional.
	 b)
	Solidariedade mecânica.
	 c)
	Solidariedade orgânica.
	 d)
	Solidariedade funcional.
	 
	 
	7.
	Ao longo da história da humanidade, o trabalho sofreu alterações no que diz respeito às concepções e regimes, conforme mudavam as necessidades econômicas, políticas, sociais e culturais. Diante disto, analise as sentenças a seguir:
I- Na antiguidade grega, o trabalho era entendido como uma labuta, ou seja, uma satisfação pessoal e responsável por dignificar a vida humana.
II- Tanto na Grécia como na Roma antiga, o trabalho era desvalorizado, e o regime que vigorava era o escravismo.
III- Na Idade Média, o trabalho deixou de ser realizado por escravos e passou a ser realizado por camponeses, servos e vilões.
IV- A partir do surgimento do capitalismo, organiza-se o trabalho assalariado, realizado por operários, cuja forma de remuneração resultava da venda da força de trabalho.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	8.
	As inovações no mundo do trabalho são identificadas também com os novos produtos, profissões e profissionais que estão entrando e compondo esse mundo. Nesse contexto, tem-se percebido que diferentes gerações estão se combinando e articulando no interior dos mesmos espaços produtivos, mesmo apresentando diferentes princípios e valores, experiências de vida, influências tecnológicas, entre outros. Duas gerações foram identificadas, a geração X e a geração Y. Com relação à geração X, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Trata-se da geração que nasceu entre os anos de 1960 e 1980, em um contexto político marcado pelos eventos da Guerra Fria e da presença simbólica mundial do Muro de Berlim.
(    ) Esta geração teve acesso amplo a telefones móveis, à internet e aos espaços virtuais de expressão, como redes sociais e blogs.
(    ) Os indivíduos dessa geração costumam adiar a concepção de filhos, no sentido de priorizarem a vida profissional e alcançarem certa estabilidade econômica. 
(    ) Caracteriza-se por ser a geração que recebeu a influência dos meios de comunicação e marketing convencionais, tais como o canal de TV MTV, os desenhos animados Tartarugas Ninjas e filmes como Blade Runner.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	 
	 
	9.
	No interior dos espaços produtivos e de empresas contemporâneas, tornam-se cada vez mais complexos os espaços, os processos e as relações de trabalho. Diante disto, fez-se necessária a estruturação e abordagens a partir de ?organizações?. Conforme as organizações se compõem na dimensão interna e/ou externa, recebem classificações a partir de metáforas específicas. Com relação às metáforas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As organizações que são identificadas como ?máquinas? são chamadas também de burocracias, pois tendem a operar de forma mecânica, rotinizada, eficiente, confiável e previsível.
(    ) Organizações reconhecidas como ?culturas? tendem a padronizar em escala mundial seus processos produtivos, e as negociações evitam considerar elementos regionais e simbólicos de países e povos.
(    ) Organizações vistas como ?organismos? formatam-se como sistemas vivos em um determinado ambiente, atuam em áreas de grande competição e exigem a capacidade de adaptação e inovação constante.
(    ) Nas organizações associadas a ?cérebros?, mobilizam-se aspectos relacionados à neurociência, cérebro artificial, ciências cognitivas, inteligência organizacional, auto-organização, autogestão, entre outros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	 
	 
	10.
	O teórico das organizações Peter Drucker, na obra ?Sociedade pós-capitalista?, aborda que em nossa época vive-se em um meio e numa dinâmicaem que os indivíduos vivem, trabalham e aprendem numa nova forma de organização de sociedade, que é por ele chamada de sociedade do conhecimento. Com relação à sociedade do conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- Na sociedade do conhecimento, o ser humano é entendido como o principal componente da sociedade, torna-se o responsável por aperfeiçoar, ampliar, aplicar e transmitir o conhecimento.
II- O conhecimento deixa de ser impessoal, encontra-se além de livros, banco de dados e/ou programas de gerenciamento.
III- Valores, crenças, tradições, costumes e compromissos da sociedade também são incorporados na sociedade do conhecimento.
IV- O dinheiro, as informações, os processos, os bancos de dados e os programas de software são elementos primordiais no interior da sociedade do conhecimento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1999.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 
Parte inferior do formulário