Buscar

tgrabalho de contabilidade

Prévia do material em texto

Professora Patrícia Acadêmico: Gleykson Disciplina: Contabilidade Básica
INTRODUÇÃO 
Neste trabalho irei conceituar o balanço patrimonial, com base a três autores, que são, Sérgio de Ludícibus, Paulo Schmidt, Julio Sergio de Souza Cardoso.
Sérgio de Ludícibus
Segundo Ludícibus, o termo balanço patrimonial decorre do equilíbrio Ativo = Passivo + PL, ou da igualdade Aplicações = Origens. Parte da ideia de ima balança de dois pratos, onde sempre encontramos a igualdade. Só que, em vez de denominarmos balança (assim como balança comercial), denominamos masculino: Balanço.
A expressão patrimonial origina-se do patrimônio global da empresa, ou seja, o conjunto de bens e obrigações. Daí origina-se a expressão: Patrimônio Líquido, que significa a parte reduzida do patrimônio, a riqueza liquida da empresa num processo de continuidade, situação liquida.
Compondo as duas expressões, teremos a expressão Balanço Patrimonial, o equilíbrio do patrimônio, a igualdade patrimonial.
Ativo 
	Segundo Ludícibus (2003, pag. 29) o ativo são as aplicações de recursos compreendidas basicamente como bens e direitos. E dependendo do ocorrido o ativo pode gerar riquezas futuras para as entidades.
	Os bens são qualquer coisa que possa satisfazer uma necessidade do homem e seja propensa de avaliação econômica e são classificados como tangíveis, ou seja, de propriedade física e intangível que não são compreendidas como materiais, não têm existência física e os direitos são bens que é de nosso domínio, mas estão em posse de terceiros.
De acordo com a nova Lei 11941/09, o ativo é classificado em dois grupos: 
Ativo circulante é o conjunto de contas relacionadas que descreve todos os bens e direitos da empresa, que podem ser disponibilizados financeiramente no momento do balanço, ou a curto prazo, a partir do levantamento de sua existência e pode ser acessada em até 360 dias;
Ativo não circulante são todos os bens de permanência duradoura, com finalidade de funcionamento normal a serviço da sociedade e do empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade e é composto por subgrupos como: 
Ativo Realizável a Longo Praz; Investimentos; Imobilizado; 
Balanço Patrimonial Como Ferramenta Para Tomada de Decisão. 
1.2 Passivo
	Para Ludícibus (2003), o passivo “compreende as exigibilidade e obrigações”, ou seja, é à saída de recursos da entidade e se divide em três subgrupos:
Passivo circulante é onde são registradas as obrigações que serão exigidas no prazo de um determinado período, normalmente no prazo de 01 (ano) ou de acordo com exercício social da entidade; 
Passivo não circulante é onde são registradas as obrigações e serão exigidas a longo prazo, ou seja, após o período de 360 dias.
Patrimônio líquido é a diferença entre ativo e passivo, É constituído por capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos Acumulados. 
Segundo Ludícibus (2003), as contas devem ser inseridas no balanço, ordenadamente de acordo com o grau de liquidez para obter melhor compreensão da situação patrimonial e financeira da empresa situação das entidades.
Júlio César de Souza Cardozo
	O balanço patrimonial apresenta a situação patrimonial e a posição financeira da empresa em determinado momento. Nos balanços anuais publicados, os saldos apresentados representam a situação patrimonial e a posição financeira na data do encerramento do exercício.
2.1 Composição do Balanço Patrimonial
	O Balanço patrimonial é composto por três elementos básicos.
Ativo, representado pelos recursos controlados pela empresa como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos.
Passivo, compreendendo obrigações presentas da empresa derivadas de eventos já ocorridos, cuja a liquidação se espera que resultem em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. 
Patrimônio líquido, que nada mais é do que o valor líquido contábil da empresa (que não é a mesma coisa que o valor da empresa no mercado) 
2.2 Representação gráfica do balanço patrimonial.
	ATIVO
	PASSIVO
	Circulante
Não circulante
 Realizável ao longo prazo
 Investimentos
 Imobilizado
 Intangível 
	Circulante
Não circulante
Patrimônio Liquido 
		O balanço patrimonial objetivo permitir aos empresários uma análise interpretativa da situação patrimonial e a posição financeira da empresa em determinado momento. A lei sociedades por ações – Lei 6.404/76, o novo código Civil brasileiro e o CPC 26, estabeleceram diretrizes ou requisitos a serem observados na elaboração do balanço patrimonial a fim de que ele possa, realmente, cumprir seu objetivo.
Paulo Schmidt
	Segundo Paulo Schimidt no art. 178 da Lei n° 6.404/76 estabelece:
“ No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupados de modo a facilitar o conhecimento e análise da situação financeira da companhia. “
	Essa demonstração te por finalidade evidenciar, de forma quantitativa, a situação patrimonial e financeira da empresa e dos registrados na escrituração contábil. Esta demonstração deve ser estruturada de acordo com os preceitos da lei ds sociedades por ações.
	O balanço patrimonial é uma demonstração contábil, obrigatória, que apresenta sintética e ordenadamente o saldo monetário de todos os elementos integrantes do patrimônio da companhia, em determinada data.
No balanço patrimonial são apresentados elementos que compõem o patrimônio de uma companhia em determinado momento com seus valores, permitindo a análise da situação patrimonial e financeira da mesma.
3.1 Ativo
	“O art. 178 Lei n° 6.404/76, com redação dada Lei nº 11.941/09, estabelece em seu § 1°:
		§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescentes de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
Ativo Circulante
Ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado intangível. ”
	O ativo compreende os recursos controlados pela empresa capazes de gerar fluxos futuros de caixa, que são representados por bens e direitos. Os componentes do ativo são classificados de acordo com destinação especifica do item (bem ou direito), que variam segundo os fins.
No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, ou seja, devem ser classificadas no início da demonstração na conta caixa por representar o numerário em poder da empresa, de acordo com o prazo emque o bem ou direito se converterá.
Aluno: Gleykson 
CUSTOS FIXOS E CUSTOS VARIÁVEIS (11 pts – Arial – negrito – justificado)
Descreva aqui os custos fixos e variáveis de sua ideia (inclua seu “salário”).
OBSERVAÇÕES ÚTEIS:
Notas de fim de texto devem ser inseridas junto ao texto, para alguma informação de caráter explicativo, não excedendo a utilização de 200 palavras em cada nota2.
As figuras deverão vir anexadas junto template, em formato JPEG. Tabelas ou quadros deverão ser elaboradas através da própria ferramenta de tabelas do word, com dimensões adequadas.
(10 pts – Arial – centralizado)
Figura 1 – Exemplo de figura
Fonte: Fonte da figura. (10 pts – Arial – centralizado)
Tabela 1 – Título da tabela (10 pts – Arial – justificado)
2 Exemplo de nota de rodapé. (10 pts – Arial – justificado)
	EXEMPLO DE TÍTULO
	EXEMPLO DE TÍTULO
	Informação 1
	Informação X
	Informação X
	Informação X
	Informação X
	Informação X
	TOTAL
	Informação X
Fonte: Fonte da tabela. (10 pts – Arial – justificado)
Quadro 1 – Título do quadro (10 pts – Arial – justificado)
	TÍTULO
	TÍTULO
	TÍTULO
	Informação X
	Informação X
	Informação X
	Informação X
	Informação X
	Informação X
	Informação X
	Informação X
	Informação X
Fonte: Fonte do quadro. (10 pts – Arial – justificado)
REFERÊNCIAS (11 pts – Arial – negrito – justificado)
Configuração do texto: 11 pts, Arial,alinhamento justificado, espaçamento automático entre cada referência simples. O nome e sobrenome dos autores deve ser escrito por extenso, e repetidos, em vez do uso de traço/ponto ( 	.). Em ordem alfabética pelo sobrenome do autor e sem títulos de separação.
Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios.
Autor pessoal:
ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), Nome e Sobrenome. Título: subtítulo. 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano.
Até 3 autores:
SILVA, Emanuel Tavares; GOMES, Galvão Vieira; SOUZA, Maria Nunes. Título: subtítulo.
13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.
Mais de 3 autores:
SILVA, Emanuel Tavares et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.

Mais conteúdos dessa disciplina