Buscar

Exercício Fixação 1 parte da disciplina

Prévia do material em texto

UNINASSAU - Recife (campus de Boa Viagem)
Disciplina: Psicologia do Trânsito - 5º período
Exercício de Fixação:
Quais os principais marcos históricos da psicologia do trânsito no Brasil?
Na década de 70, o professor Reinier Rozestraten estudou a legibilidade das placas rodoviárias, levando ao desenvolvimento da Psicologia do Trânsito. Em 1983, há a criação do primeiro grupo de pesquisa em Psicologia do Trânsito no Brasil, na Universidade Federal de Uberlândia, que organizou congressos brasileiros de Psicologia o Trânsito, criou um periódico específico da área, elaborou um guia internacional de pesquisas em Psicologia do Trânsito e ofereceu os primeiros cursos de especialização específicos da área. Em 1983, o primeiro Congresso Brasileiro de Psicologia do Trânsito, em Porto Alegre e a fundação da Associação Brasileira de Psicologia do Trânsito (ABRAPT) marcam a consolidação da Psicologia do Trânsito como disciplina científica. Em 1998, o CONTRAN regulamentou o processo de aquisição da habilitação e, com isso, a obrigatoriedade dos exames de aptidão física e mental e os exames de avaliação psicológicas.
Para Hoffmann et al. (2000), a história da Psicologia do Trânsito pode ser dividida em 4 etapas: a) A aplicação dos exames psicológicos até a regulamentação da profissão no Brasil; b) A consolidação da Psicologia do Trânsito como disciplina científica; c) O desenvolvimento e innterdisciplinaridade da Psicologia o Trânsito e d) A aprovação do CTB (lei 9.503/97)
Quais as possíveis áreas de intervenção da (o) Psicóloga (o) do Tráfego de acordo com o Conselho Federal de Psicologia?
As possíveis áreas de intervenção são: Avaliações Psicológicas para condutores de veículos; Intervenções Clínico Psicológicas; Na Engenharia de Trânsito; Legislação de Trânsito; Educação para o Trânsito e Pesquisa Científica.
Qual a diferença entre trânsito e tráfego?
A diferença é que trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animmais, isolados ou em grupo, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga e tráfego é o estudo da passagem de pedestres, animais e veículos, de qualquer natureza, por vias terrestres, aquáticas e aéreas.
Quais as características que um bom condutor terá que possuir para enfrentar todas as dificuldades no trânsito?
O bom condutor precisa saber adequar sua energia psíquica às atividades, colocando-as em harmonia com o ambiente; manter um relacionamento adequado com o meio social; manter um equilíbrio tensional adequado ou de sua ração vivencial; precisa, também, ter autocontrole sobre sua impulsividadee rigidez de pensamentos, mantendo um equilíbrio emocional com comportamentos mais racionais; precisa saber se impor ao meio social, porém rspeitando-o e, enfim, o bom condutor precisa descartar indicativos de distúrbios relacionados à angústia, ansiedade, conflitos internos exacerbados, preocupações externas (paranoias), estresse, intoxicações exógenas ou indícios patológicos.
Que habilidades são necessárias para que a pessoa possa desempenhar bem a função de condutor(a)?
Algumas habilidades são necessárias para que a pessoa desempenhe bem a função de condutor:
No nível estratégico: estágio de planejamento geral de uma viagem; 
No nível tático: Os condutores exercitam controle de manobras;
No nível operacional: envolve o controle real do veículo;
No nível motivacional: reação dos condutores frente ao risco.
Fale sobre os fatores humanos e seus possíveis impactos na circulação humana.
Podemos pensar em causas humanas diretas (erros de percepção, de decisão e de ação) e indiretas (condições física/fisiológica; psíquica; transtornos psiológicos transitórios - estresse-; uso de substãncias tóxicas; e comportamentos interferentes (conversa).

Continue navegando