Logo Passei Direto
Buscar

elementos de máquinas II

User badge image
Graxa F.C

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os principais tipos de acoplamentos por atrito são chamados de embreagens e freios. As primeira se dividem basicamente em embreagens à disco e cônicas, enquanto que os últimos se dividem em freios à tambor e à disco, com diversas construções derivadas dessas. Os freios por atrito funcionam pelo princípio do atrito gerado entre dois materiais que possuem velocidades diferentes.
Em relação aos freios, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) As embreagens cônicas também podem ser empregadas como freios. ( ) O controle da velocidade de componentes que apresentem movimentos pode ser realizado por freios. ( ) Os freios são elementos de máquinas que apresentam a característica de poderem impedir os movimentos de outros elementos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a. V – F – V.
b. V – V –F.
c. V – V – V.
d. F – V – V.
e. F – F – F.

O modelo de embreagem a disco é largamente utilizada em automóveis de passeio, no qual a embreagem atua permitindo o engate e desengate da caixa de transmissão de marchas conforme a necessidade do condutor, além de garantir a suave mudança de marchas.
Em relação as funções desempenhadas pelas embreagens aplicadas em automóveis, são feitas as seguintes afirmações: I. Possibilitar a transmissão do torque e rotação do motor para a caixa de transmissão. II. Permitir a mudança de marchas suave por permitir que seja interrompido o acoplamento do motor com a caixa de transmissão. III. Possibilitar o acoplamento abrupto e praticamente instantâneo entre o eixo do motor e o eixo da caixa de transmissão. É correto o que se afirma em:
a. As afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Apenas as afirmativas II, e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa II está correta.

A embreagem do modelo de cone (apresentada na Figura 1) é um tipo de embreagem formada por um copo estriado ou chavetado, um cone e uma mola para manter o contato do cone e do copo quando necessário.
No projeto de embreagens de cone é extremamente importante considerar três parâmetros geométricos, que são:
a. diâmetro do eixo, espessura das pastilhas e resistência do cone.
b. ângulo de cone, diâmetro do sulco de câmbio e curso da mola.
c. espessura do copo, rigidez da mola e resistência do cone.
d. desgaste do copo, desgaste do cone e largura da face do cone.
e. diâmetro do copo, largura da face do cone e o ângulo α de cone.

Os elementos de máquinas definidos como embreagens são elementos que apresentam a função de conectar ou desconectar gradualmente e de forma suave dois componentes que estejam em um eixo de rotação comum.
As embreagens de fricção, além da tentativa de minimizar ao máximo o desgaste, apresentam o objetivo de:
a. maximizar a dissipação de calor.
b. reduzir o coeficiente de atrito ao mínimo possível.
c. elevar ao máximo o coeficiente de atrito.
d. manter o máximo do calor gerado quando em funcionamento.
e. minimizar a área de contato.

Na análise de embreagens centrífugas, a determinação da força necessária para produzir um determinado torque e pressão pode ser realizada por dois diferentes métodos.
Escolha uma:
a. pelo método do desgaste uniforme ou pelo método da pressão uniforme.
b. pelo método do atrito uniforme ou pelo método da pressão uniforme.
c. pelo método do desgaste uniforme ou pelo método da dissipação de calor.

Nos catálogos dos fornecedores é apresentado informações sobre a potência e o torque das embreagens e freios de vários modelos disponíveis.
Com relação aos freios e embreagens, complete as lacunas da sentença a seguir: Os materiais de _____________ empregados em embreagens e freios devem responder a algumas condições de funções como ter uma resistência _____________, uma capacidade de aguentar _____________ temperaturas, apresentar uma condutividade térmica _____________, dentre outras aplicações.
a. fricção / super alta / elevadas / ruim.
b. tração / satisfatória / baixas / boa.
c. compressão / insatisfatória / elevadas / ruim.
d. fricção / satisfatória / elevadas / boa.
e. fricção / insuficiente / baixas / ruim.

O gráfico apresenta a consequência do acionamento do freio e embreagem em relação a temperatura. Para cada etapa do gráfico, o aumento de temperatura pode ser divergente.
Tomando como referência os compressores, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A curvatura ABC descreve um aumento exponencial que envolve a temperatura.
( ) No momento tC, ocorre um acelerado aumento de temperatura, devido ao acontecimento de um segundo acionamento de freio.
( ) O acelerado aumento de temperatura que ocorre no momento t B, faz com que a temperatura 2 aumente, começando uma nova curva de resfriamento.
a. F – F – V.
b. V – V – F.
c. V – V – V.
d. V – F – F.
e. F – V – V.

No catálogo, os fabricantes, apresentam vários dados sobre os elementos de máquinas que podem auxiliar o projetista no dimensionamento de acoplamentos, volante e tipos de embreagens, podendo analisar materiais, levando em consideração o atrito.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir: I. Os catálogos de fornecedores, também abrange dados sobre a potência e o torque informando a metodologia de seleção e caracterização dos elementos de máquinas. II. O projetista deve considerar o fator de serviço que quiser, quando for realizar um dimensionamento. III. Pode utilizar um fator de serviço igual a 1,5 ou a 3,0, dependendo do fabricante, pois, o fator de serviço não é padronizado.
a. II, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I, II e III.
d. I, apenas.
e. II e III, apenas.

São pastilhas aplicadas em embreagens e freios e também em equipamentos de trabalho árduo, sendo compostas de porções de ferro e/ou cobre, que são produzidas sob alta pressão e assim, aquecidas para fusão do elemento.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito abordado.
a. Metal sinterizado.
b. Algodão trançado.
c. Arbesto trançado.
d. Cermeto.
e. Arbesto moldado.

Usa energia cinética para manter a rotação do motor, sendo um componente que transporta energia reduzindo a velocidade e assimila a energia mecânica, ampliando sua velocidade angular.
Normalmente, esse elemento que mantem a rotação do motor é o:
a. redutor.
b. acoplamento.
c. freio.
d. tambor.
e. volante.

Esse componente pode ser produzido por uma combinação de elementos, garantindo coeficiente de fricção e resistência ao desgaste adequados e sendo capaz de resistir temperaturas satisfatórias, consistindo de pastilhas compostas de cerâmicas.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito abordado.
a. Algodão trançado.
b. Metal sinterizado.
c. Arbesto moldado.
d. Cermeto.
e. Arbesto trançado.

É essencial utilizar os catálogos de fornecedores, pois, o sistema de fabricação de materiais de fricção é bastante qualificado, salientando elementos de pastilhas e revestimentos de embreagens e freios.
De acordo com as informações apresentadas a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na coluna B com suas respectivas semelhanças na coluna A.
a. I - 2; II - 1; III - 3.
b. I - 3; II - 1; III - 2.
c. I - 3; II - 2; III - 1.
d. I - 2; II - 3; III - 1.
e. I - 1; II - 3; III - 2.

No projeto de uma embreagem axial de placa que possuí 6 planos de deslizamentos (discos), ao qual é operada hidraulicamente com pressão máxima de atuação de 120 psi, foram analisados diferentes diâmetros internos para um valor fixo de diâmetro externo a fim de verificar como o torque é alterado em relação ao diâmetro interno.
Em relação ao projeto da embreagem axial de placa apresentado, são feitas as seguintes afirmações: I. O torque máximo é obtido ao utilizar o diâmetro próximo de 6 in. II. Ao analisar uma embreagem de múltiplas placas, deve-se levar em contato o atrito gerado por cada placa para o dimensionamento e análise correta da embreagem. III. No dimensionamento de embreagens de múltiplas placas, os valores das forças e torques de cada placa devem ser somados para obter a força e torque total da embreagem. É correto o que se afirma em:
a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Apenas a afirmativa I está correta.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa III está correta.

No projeto de um veículo automotivo é especificado um motor a combustão interna que apresenta 260 cv e torque máximo de 2.700 lbf.in e para trabalhar com este motor está sendo analisada uma embreagem de placa que apresenta um par de superfícies de fricção com pressão de 200 psi, coeficiente de fricção de 0,5; diâmetro interno de 4 in e diâmetro externo de 6 in.
Considerando que para o método de análise de embreagens para desgaste uniforme o torque é definido pela equação, assinale a alternativa que apresenta o valor correto para o torque para o método de desgaste uniforme da embreagem de placa citada.
a. 6.280 lbf.in.
b. 2.800 lbf.in.
c. 3.550 lbf.in.
d. 3.140 lbf.in.
e. 2.500 lbf.in.

Alguns elementos de máquinas podem coordenar a direção de movimento e a velocidade, tendo como exemplo, o freio, que é um elemento de máquina e pode ser designado de acoplamento por atrito, que interrompe algo em movimento, evita o movimento, e contém a velocidade de um conjunto em movimento.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir: I. O freio e a embreagem são utilizados apenas em um tipo de equipamento. II. O elemento que cessa o fluxo de potência entre o motor e a carga acionada é o freio. III. A maior distinção entre o freio e a embreagem, é que, no freio, o lado da saída é fixado em um componente que não rotaciona, e na embreagem, os dois lados rotacionam. Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
a. III, apenas.
b. I, II e III.
c. I e II, apenas.
d. I, apenas.
e. II, apenas.

Existem dois tipos de carga, como a torção e flexão que ocorrem aos eixos de transmissão de rotação. A flexão corresponde as cargas transversais, já a torção corresponde à transmissão do torque. Podem ocorrer ao mesmo tempo na maioria dos projetos, podendo variar com o tempo ou permanecer constante.
Com relação aos eixos de transmissão, complete as lacunas da sentença a seguir.
a. fadiga / flexões/ torção / fluência / compressão.
b. impacto / torções / flexão / compressão / fadiga.
c. fadiga / tensões / flexão / tração / compressão.
d. impacto / flexões / torção / tração / fluência.
e. impacto / tensões / tração / flexão / resiliência.

Em projetos de eixo, o aço é um material largamente utilizado, em razão do seu alto módulo de elasticidade, podendo reduzir grandes deflexões. Em contrapartida, o ferro fundido pode ser utilizado em ambientes corrosivos ou marítimos, aplicando-se aço inoxidável ou bronze.
Tomando como referência os aços, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Em projetos, os aços de baixo médio carbono são os mais utilizados em eixos de máquinas, sendo que para diâmetros de eixo inferiores a 3 in, aplica-se laminação a quente, e para diâmetros de até 6 in, aplica-se laminação a frio.
( ) O processo de laminação a quente causa o surgimento de tensões residuais de tração na superfície, embora amplie as características mecânicas da liga.
( ) Os aços mais utilizados nas aplicações de transmissão de potência por meio de eixos são os AISI 1018, 1035, 1010 ou 1020.
a. F – V – V.
b. V – F – F.
c. V – V – V.
d. F – F – V.
e. V – V – F.

Na fase de planejar um projeto é fundamental ponderar as tensões, as deflexões e também as frequências naturais. Está última deve ser levada em consideração em um projeto, pois, se as frequências das funções de força forem próximas à frequência natural do eixo, o conjunto entra em ressonância, provocando grandes deflexões, tensões e vibrações.
De acordo com as informações apresentadas a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na coluna B com suas respectivas semelhanças na coluna A.
a. I - 1; II - 3; III - 2.
b. I - 2; II - 1; III - 3.
c. I - 3; II - 2; III - 1.
d. I - 2; II - 3; III - 1.
e. I - 3; II - 1; III - 2.

Tomando como referência o diagrama de falha por fadiga, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A elipse de Gough intercepta a linha de resistência ao escoamento, apesar de se aproximar da parábola de Gerber.
( ) A elipse de Gough fornece aproximação aceitável para os resultados, porém não tão precisos quanto os obtidos pela combinação através da linha de escoamento com a linha de Goodman que formam um envelope de falha.
( ) Se obtém a linha de falha elíptica através da sobreposição às linhas de Soderberg e Goodman modificada.
a. F – V.
d. V – V – F.
e. V – V – V.

Pode-se dizer que chavetas são elementos que fixam no eixo para fazer o acoplamento, havendo as chavetas paralelas e quadradas, sendo padronizadas pela forma e tamanho.
Tomando como referência as chavetas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) É possível conseguir com medidas retangulares uma chaveta paralela.
( ) O aço carbono fabricado é o material referência da chaveta de prateleira.
( ) A movimentação axial relativa é precavida pela atuação da chaveta de quilha, ajustando a localização axial do cubo.
a. V – F – F.
b. V – V – F.
c. F – V – V.
d. F – F – V.
e. V – V – V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os principais tipos de acoplamentos por atrito são chamados de embreagens e freios. As primeira se dividem basicamente em embreagens à disco e cônicas, enquanto que os últimos se dividem em freios à tambor e à disco, com diversas construções derivadas dessas. Os freios por atrito funcionam pelo princípio do atrito gerado entre dois materiais que possuem velocidades diferentes.
Em relação aos freios, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) As embreagens cônicas também podem ser empregadas como freios. ( ) O controle da velocidade de componentes que apresentem movimentos pode ser realizado por freios. ( ) Os freios são elementos de máquinas que apresentam a característica de poderem impedir os movimentos de outros elementos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a. V – F – V.
b. V – V –F.
c. V – V – V.
d. F – V – V.
e. F – F – F.

O modelo de embreagem a disco é largamente utilizada em automóveis de passeio, no qual a embreagem atua permitindo o engate e desengate da caixa de transmissão de marchas conforme a necessidade do condutor, além de garantir a suave mudança de marchas.
Em relação as funções desempenhadas pelas embreagens aplicadas em automóveis, são feitas as seguintes afirmações: I. Possibilitar a transmissão do torque e rotação do motor para a caixa de transmissão. II. Permitir a mudança de marchas suave por permitir que seja interrompido o acoplamento do motor com a caixa de transmissão. III. Possibilitar o acoplamento abrupto e praticamente instantâneo entre o eixo do motor e o eixo da caixa de transmissão. É correto o que se afirma em:
a. As afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Apenas as afirmativas II, e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa II está correta.

A embreagem do modelo de cone (apresentada na Figura 1) é um tipo de embreagem formada por um copo estriado ou chavetado, um cone e uma mola para manter o contato do cone e do copo quando necessário.
No projeto de embreagens de cone é extremamente importante considerar três parâmetros geométricos, que são:
a. diâmetro do eixo, espessura das pastilhas e resistência do cone.
b. ângulo de cone, diâmetro do sulco de câmbio e curso da mola.
c. espessura do copo, rigidez da mola e resistência do cone.
d. desgaste do copo, desgaste do cone e largura da face do cone.
e. diâmetro do copo, largura da face do cone e o ângulo α de cone.

Os elementos de máquinas definidos como embreagens são elementos que apresentam a função de conectar ou desconectar gradualmente e de forma suave dois componentes que estejam em um eixo de rotação comum.
As embreagens de fricção, além da tentativa de minimizar ao máximo o desgaste, apresentam o objetivo de:
a. maximizar a dissipação de calor.
b. reduzir o coeficiente de atrito ao mínimo possível.
c. elevar ao máximo o coeficiente de atrito.
d. manter o máximo do calor gerado quando em funcionamento.
e. minimizar a área de contato.

Na análise de embreagens centrífugas, a determinação da força necessária para produzir um determinado torque e pressão pode ser realizada por dois diferentes métodos.
Escolha uma:
a. pelo método do desgaste uniforme ou pelo método da pressão uniforme.
b. pelo método do atrito uniforme ou pelo método da pressão uniforme.
c. pelo método do desgaste uniforme ou pelo método da dissipação de calor.

Nos catálogos dos fornecedores é apresentado informações sobre a potência e o torque das embreagens e freios de vários modelos disponíveis.
Com relação aos freios e embreagens, complete as lacunas da sentença a seguir: Os materiais de _____________ empregados em embreagens e freios devem responder a algumas condições de funções como ter uma resistência _____________, uma capacidade de aguentar _____________ temperaturas, apresentar uma condutividade térmica _____________, dentre outras aplicações.
a. fricção / super alta / elevadas / ruim.
b. tração / satisfatória / baixas / boa.
c. compressão / insatisfatória / elevadas / ruim.
d. fricção / satisfatória / elevadas / boa.
e. fricção / insuficiente / baixas / ruim.

O gráfico apresenta a consequência do acionamento do freio e embreagem em relação a temperatura. Para cada etapa do gráfico, o aumento de temperatura pode ser divergente.
Tomando como referência os compressores, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A curvatura ABC descreve um aumento exponencial que envolve a temperatura.
( ) No momento tC, ocorre um acelerado aumento de temperatura, devido ao acontecimento de um segundo acionamento de freio.
( ) O acelerado aumento de temperatura que ocorre no momento t B, faz com que a temperatura 2 aumente, começando uma nova curva de resfriamento.
a. F – F – V.
b. V – V – F.
c. V – V – V.
d. V – F – F.
e. F – V – V.

No catálogo, os fabricantes, apresentam vários dados sobre os elementos de máquinas que podem auxiliar o projetista no dimensionamento de acoplamentos, volante e tipos de embreagens, podendo analisar materiais, levando em consideração o atrito.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir: I. Os catálogos de fornecedores, também abrange dados sobre a potência e o torque informando a metodologia de seleção e caracterização dos elementos de máquinas. II. O projetista deve considerar o fator de serviço que quiser, quando for realizar um dimensionamento. III. Pode utilizar um fator de serviço igual a 1,5 ou a 3,0, dependendo do fabricante, pois, o fator de serviço não é padronizado.
a. II, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I, II e III.
d. I, apenas.
e. II e III, apenas.

São pastilhas aplicadas em embreagens e freios e também em equipamentos de trabalho árduo, sendo compostas de porções de ferro e/ou cobre, que são produzidas sob alta pressão e assim, aquecidas para fusão do elemento.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito abordado.
a. Metal sinterizado.
b. Algodão trançado.
c. Arbesto trançado.
d. Cermeto.
e. Arbesto moldado.

Usa energia cinética para manter a rotação do motor, sendo um componente que transporta energia reduzindo a velocidade e assimila a energia mecânica, ampliando sua velocidade angular.
Normalmente, esse elemento que mantem a rotação do motor é o:
a. redutor.
b. acoplamento.
c. freio.
d. tambor.
e. volante.

Esse componente pode ser produzido por uma combinação de elementos, garantindo coeficiente de fricção e resistência ao desgaste adequados e sendo capaz de resistir temperaturas satisfatórias, consistindo de pastilhas compostas de cerâmicas.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito abordado.
a. Algodão trançado.
b. Metal sinterizado.
c. Arbesto moldado.
d. Cermeto.
e. Arbesto trançado.

É essencial utilizar os catálogos de fornecedores, pois, o sistema de fabricação de materiais de fricção é bastante qualificado, salientando elementos de pastilhas e revestimentos de embreagens e freios.
De acordo com as informações apresentadas a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na coluna B com suas respectivas semelhanças na coluna A.
a. I - 2; II - 1; III - 3.
b. I - 3; II - 1; III - 2.
c. I - 3; II - 2; III - 1.
d. I - 2; II - 3; III - 1.
e. I - 1; II - 3; III - 2.

No projeto de uma embreagem axial de placa que possuí 6 planos de deslizamentos (discos), ao qual é operada hidraulicamente com pressão máxima de atuação de 120 psi, foram analisados diferentes diâmetros internos para um valor fixo de diâmetro externo a fim de verificar como o torque é alterado em relação ao diâmetro interno.
Em relação ao projeto da embreagem axial de placa apresentado, são feitas as seguintes afirmações: I. O torque máximo é obtido ao utilizar o diâmetro próximo de 6 in. II. Ao analisar uma embreagem de múltiplas placas, deve-se levar em contato o atrito gerado por cada placa para o dimensionamento e análise correta da embreagem. III. No dimensionamento de embreagens de múltiplas placas, os valores das forças e torques de cada placa devem ser somados para obter a força e torque total da embreagem. É correto o que se afirma em:
a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Apenas a afirmativa I está correta.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa III está correta.

No projeto de um veículo automotivo é especificado um motor a combustão interna que apresenta 260 cv e torque máximo de 2.700 lbf.in e para trabalhar com este motor está sendo analisada uma embreagem de placa que apresenta um par de superfícies de fricção com pressão de 200 psi, coeficiente de fricção de 0,5; diâmetro interno de 4 in e diâmetro externo de 6 in.
Considerando que para o método de análise de embreagens para desgaste uniforme o torque é definido pela equação, assinale a alternativa que apresenta o valor correto para o torque para o método de desgaste uniforme da embreagem de placa citada.
a. 6.280 lbf.in.
b. 2.800 lbf.in.
c. 3.550 lbf.in.
d. 3.140 lbf.in.
e. 2.500 lbf.in.

Alguns elementos de máquinas podem coordenar a direção de movimento e a velocidade, tendo como exemplo, o freio, que é um elemento de máquina e pode ser designado de acoplamento por atrito, que interrompe algo em movimento, evita o movimento, e contém a velocidade de um conjunto em movimento.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir: I. O freio e a embreagem são utilizados apenas em um tipo de equipamento. II. O elemento que cessa o fluxo de potência entre o motor e a carga acionada é o freio. III. A maior distinção entre o freio e a embreagem, é que, no freio, o lado da saída é fixado em um componente que não rotaciona, e na embreagem, os dois lados rotacionam. Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
a. III, apenas.
b. I, II e III.
c. I e II, apenas.
d. I, apenas.
e. II, apenas.

Existem dois tipos de carga, como a torção e flexão que ocorrem aos eixos de transmissão de rotação. A flexão corresponde as cargas transversais, já a torção corresponde à transmissão do torque. Podem ocorrer ao mesmo tempo na maioria dos projetos, podendo variar com o tempo ou permanecer constante.
Com relação aos eixos de transmissão, complete as lacunas da sentença a seguir.
a. fadiga / flexões/ torção / fluência / compressão.
b. impacto / torções / flexão / compressão / fadiga.
c. fadiga / tensões / flexão / tração / compressão.
d. impacto / flexões / torção / tração / fluência.
e. impacto / tensões / tração / flexão / resiliência.

Em projetos de eixo, o aço é um material largamente utilizado, em razão do seu alto módulo de elasticidade, podendo reduzir grandes deflexões. Em contrapartida, o ferro fundido pode ser utilizado em ambientes corrosivos ou marítimos, aplicando-se aço inoxidável ou bronze.
Tomando como referência os aços, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Em projetos, os aços de baixo médio carbono são os mais utilizados em eixos de máquinas, sendo que para diâmetros de eixo inferiores a 3 in, aplica-se laminação a quente, e para diâmetros de até 6 in, aplica-se laminação a frio.
( ) O processo de laminação a quente causa o surgimento de tensões residuais de tração na superfície, embora amplie as características mecânicas da liga.
( ) Os aços mais utilizados nas aplicações de transmissão de potência por meio de eixos são os AISI 1018, 1035, 1010 ou 1020.
a. F – V – V.
b. V – F – F.
c. V – V – V.
d. F – F – V.
e. V – V – F.

Na fase de planejar um projeto é fundamental ponderar as tensões, as deflexões e também as frequências naturais. Está última deve ser levada em consideração em um projeto, pois, se as frequências das funções de força forem próximas à frequência natural do eixo, o conjunto entra em ressonância, provocando grandes deflexões, tensões e vibrações.
De acordo com as informações apresentadas a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na coluna B com suas respectivas semelhanças na coluna A.
a. I - 1; II - 3; III - 2.
b. I - 2; II - 1; III - 3.
c. I - 3; II - 2; III - 1.
d. I - 2; II - 3; III - 1.
e. I - 3; II - 1; III - 2.

Tomando como referência o diagrama de falha por fadiga, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A elipse de Gough intercepta a linha de resistência ao escoamento, apesar de se aproximar da parábola de Gerber.
( ) A elipse de Gough fornece aproximação aceitável para os resultados, porém não tão precisos quanto os obtidos pela combinação através da linha de escoamento com a linha de Goodman que formam um envelope de falha.
( ) Se obtém a linha de falha elíptica através da sobreposição às linhas de Soderberg e Goodman modificada.
a. F – V.
d. V – V – F.
e. V – V – V.

Pode-se dizer que chavetas são elementos que fixam no eixo para fazer o acoplamento, havendo as chavetas paralelas e quadradas, sendo padronizadas pela forma e tamanho.
Tomando como referência as chavetas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) É possível conseguir com medidas retangulares uma chaveta paralela.
( ) O aço carbono fabricado é o material referência da chaveta de prateleira.
( ) A movimentação axial relativa é precavida pela atuação da chaveta de quilha, ajustando a localização axial do cubo.
a. V – F – F.
b. V – V – F.
c. F – V – V.
d. F – F – V.
e. V – V – V.

Prévia do material em texto

1-Engrenagens são elementos de máquinas com a importante função de transmitir torque, rotação e potência. E são empregadas em sistemas como redutores de velocidade, caixas de câmbio, transmissores de potência, etc.
 
BUDYNAS, Richard G.; NISBETT J. Keith. Elementos de Máquinas de Shigley. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.
Engrenagens são, portanto:
Escolha uma:
b. elementos mecânicos no formato de rodas com dentes ao longo de suas periferias que, ao entrar em contato com outras engrenagens, proporcionam transmissão de rotação aos eixos que estão ligadas.
2-Elementos de máquinas são componentes ou peças destinadas a contribuir com o funcionamento correto de um determinado equipamento. Cada elemento de máquina apresenta uma determinada função e característica de trabalho que em conjunto com demais elementos vão proporcionar o pleno funcionamento de um equipamento. Dentre estes elementos de máquinas pode-se destacar os parafusos, engrenagens, rolamentos, molas, polias, cabos, mancais, cupilhas, etc. A Figura apresenta um conjunto de elementos de máquinas.
 
ANTUNES, Izaldo. FREIRE, Marcos A.C. Elementos de Máquinas. São Paulo: Érica, 1997.
 
Figura - Representação do conjunto de um mesmo tipo de elementos de máquinas com diferentes configurações.
Fonte: MELCONIAN, Sarkis. Elementos de Máquinas. 10. ed. São Paulo: 2012.
Em relação ao tipo de elemento de máquina apresentado na Figura, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
e. A Figura apresenta alguns tipos de engrenagens.
3-As engrenagens são equipamentos responsáveis pela transmissão do movimento de rotação entre eixos através dos seus dentes. A relação de transmissão entre engrenagens ocorre sempre em par, de modo que a engrenagem que passa o movimento de rotação é denominada engrenagem motora e a engrenagem que recebe o movimento e repassa ao eixo que está fixada é denominada de engrenagem movida e assim tem-se a relação de transmissão, que é então a razão entre a rotação na engrenagem motora e a movida.
 COLLINS, J.A. Projeto Mecânico de Elementos de Máquinas: uma perspectiva da falha. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
Analisando a relação de transmissão entre duas engrenagens, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   ) A relação de transmissão entre duas engrenagens é diretamente proporcional ao número de dentes das engrenagens em contato.
(   ) A engrenagem acoplada ao eixo que apresenta a fonte de movimento, normalmente ligado a um motor elétrico, é a engrenagem denominada de motora.
(   ) Assim como o número de dentes, a razão entre os diâmetros primitivos de engrenagens fornecem a relação de transmissão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a. V – V – V. 
4-As engrenagens são componentes de máquinas no formato de rodas presas a eixos e que possuem dentes pelos quais entram em contato com outras engrenagens a fim de transmitirem movimentos e potência e trabalham sempre em pares apresentando alto rendimento.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na coluna A com suas respectivas engrenagens representadas na coluna B.
 
ANTUNES, Izaldo. FREIRE, Marcos A.C. Elementos de Máquinas. São Paulo: Érica, 1997.
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Par de engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais.
	1.
	II. Par de engrenagem pinhão-coroa sem-fim.
	2.
	III. Par de engrenagens cônicas de dentes retos.
	3.
COLLINS, J.A. Projeto Mecânico de Elementos de Máquinas. Rio de Janeiro: LTC, p. 495, 2017.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Escolha uma:
d.I - 2; II - 3; III - 1.
5-A transmissão por engrenagens é normalmente empregada para casos em que as distâncias entre eixos transmissores de movimento forem pequenas. Estes eixos podem ser paralelos, reversos ou concorrentes e as transmissões podem ser para repassar rotação, potência ou para relações de multiplicação ou redução do movimento.
Para um conjunto de transmissão formado por um par de engrenagens como representado na Figura 1, define-se a relação de transmissão i pela razão do número de dentes das engrenagens (z) ou pela razão do valor das rotações das engrenagens (n) através da equação: .
Figura 1: Sistema de transmissão redutor de um estágio.
 
 
 
Fonte: ANTUNES, Izaldo. FREIRE, Marcos A.C. Elementos de Máquinas. São Paulo: Érica, 1997. p. 55.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. A relação de transmissão indicada na Figura 1 representa um sistema redutor.
II. A relação de transmissão por engrenagens na Figura 1 equivale a 4.
III. Quando a engrenagem movida da Figura 1 completar dois giros, a engrenagem motora terá completado 8 giros.
IV. O sistema de transmissão representado na Figura 1 pode ser realizado apenas para engrenagens cilíndricas de dentes retos.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
c.Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
6-As engrenagens são obtidas por três principais processos de fabricação: usinagem, conformação e fundição.
Tomando como referência os processos para fabricação de engrenagens, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
Olivio, Amauri. Elementos de máquinas II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
 
(   ) As engrenagens geradas por processos de fundição apresentam boa qualidade de acabamento e alta precisão.
(   ) A definição do processo de conformação das engrenagens é diretamente relacionado com o material da engrenagem, tipo e precisão do dente, acabamento desejado, ruído produzido quando em uso, custo, tamanhos, etc.
(   ) A fabricação de engrenagens por usinagem é pouco empregado na indústria devido à baixa precisão resultante no produto final.
(   ) Engrenagens de polímero são aplicadas para situações com necessidades de alta precisão e alta resistência mecânica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
F – V – F – F.
7-Atualmente as relações de transmissão, relações de controle de velocidade e de torque são, na grande maioria das vezes, realizadas utilizando um ou mais pares de engrenagens, uma vez que as transmissões por engrenagens apresentam alta eficiência para um custo relativamente baixo em relação a outros meios de transmissão.
O dimensionamento de um par de engrenagens deve ser realizado a fim de especificar as dimensões mínimas de cada engrenagem deste par para que
Escolha uma:
não ocorra avarias nos dentes das engrenagens durante um determinado tempo de vida útil.
8-Quando se fala no movimento de pares de engrenagens, deve-se analisar a geometria dos dentes destas engrenagens, pois como os dentes devem apresentar contato durante o movimento do par de engrenagens, a velocidade angular de cada engrenagem deve ser proporcional ao da outra engrenagem.
Complete as lacunas a seguir.
 
Devido a esta relação de que os dentes de uma engrenagem devem trabalhar com os da outra para que se mantenha a proporção de transmissão no par de engrenagens, o projetista, quando estiver especificando as características geométricas das engrenagens, deve considerar as  ____________ que acabam por causar ____________ na relação de transmissão do par de engrenagens e considerar ____________ provenientes dos processos de fabricação.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
deformações / irregularidades / as imprecisões.
9-As engrenagens são elementos de máquinas largamente utilizadas na área da mecânica com o objetivo de aturarem como elementos de transmissão. Como todo elemento que transmite movimento, as engrenagens devem ser adequadamente dimensionadas a fim de resistirem aos esforços provenientes da transmissão de movimento como indicado na figura a seguir.
Figura: Contato entre os dentes de um par de engrenagens.
Fonte: BUDYNAS, Richard G.; NISBETT J. Keith; Elementos de Máquinas de Shigley. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. p. 687.
Assinale a alternativa que apresenta corretamentea relação com as solicitações em pares de engrenagens que transmitem movimento.
Escolha uma:
b. As forças atuantes nas engrenagens que realizam transmissão surgem devido ao contato entre os dentes das engrenagens.
10-No dimensionamento de engrenagens, pode-se utilizar a equação de Lewis para determinar a resistência a flexão dos dentes da engrenagem através da equação , onde tensão de flexão [MPa], Wt = força tangencial [N], m = módulo, Y = fator de forma de Lewis, F = largura da face [mm] e KV = fator de velocidades.
Figura 1: Indicação de parâmetros dos dentes utilizados na equação de Lewis.
Fonte: BUDYNAS, Richard G.; NISBETT J. Keith; Elementos de Máquinas de Shigley. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.
 
Para o par de engrenagens que apresentam face de 40 mm, módulo igual a 5, a engrenagem menor apresenta 25 dentes e a maior 52 dentes, com ângulo de pressão de 30°, t = 1mm, velocidade de 60 RPM, diâmetro primitivo de 100 mm, velocidade V de 12,2 m/s, carga tangencial de 1.000 N, fator de forma de Lewis (Y) aproximadamente igual a 0,2, aço AISI 1020 laminado com EP = 210 GPa, tensão de escoamento de 200 MPa, dentes fresados , com V sendo a velocidade em m/s) e diâmetro primitivo de 95 mm, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) Pela equação de Lewis, o valor da resistência a flexão dos dentes para a situação descrita é de aproximadamente 75 MPa.
(   ) Para determinar se as engrenagens estão adequadas para o critério de desgaste (tensão de contato) é necessário outras informações e a aplicação da equação específica para análise de desgaste.
(   ) Pelo valor da tensão de escoamento de 200MPa do aço AISI 1020, não é possível verificar se as engrenagens apresentadas estão adequadas quanto ao critério de resistência a flexão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
e. V – V – F.
11-Os materiais empregados na manufatura de engrenagens podem passar por processos de tratamento térmico a fim de atingirem propriedades mais propícias as solicitações as quais as engrenagens são submetidas. A Figura 1 a seguir apresenta a Tensão de flexão admissível para ações endurecidos por completo.
 
Figura 1: Gráfico da tensão de flexão admissível por dureza Brinell para aços endurecidos por completo.
Pela Figura 1, para uma engrenagem que necessite de um aço de Grau 1 e com tensão de flexão admissível de 40 k
Escolha uma:
a.  o aço apresentará dureza Brinell de 350 HB. 
12-Quando se analisa o dimensionamento de engrenagens, depara-se com a equação de Lewis, equação esta que avalia os parâmetros mínimos dos dentes de engrenagens através da análise por flambagem.
A equação de Lewis determina que os dentes de uma engrenagem falham por flexão quando
Escolha uma:
d. a tensão calculada no dente for igual ou maior que a resistência ao escoamento do material ou for maior que a resistência à fadiga por flexão.
13-As engrenagens cilíndricas de dentes retos são de larga utilização em equipamentos industrias e são engrenagens com custos relativamente baixos quando comparados com outras engrenagens que apresentam geometria mais complexa. Complete as lacunas a seguir.
 
Na análise de engrenagens cilíndricas, deve-se verificar as possíveis falhas por fadiga causadas pela _________ na base dos dentes ou as falhas que ocorrem por fadiga superficial geradas pela tensão de _________ devido ao repetitivo _________ dos dentes das engrenagens.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
d. flexão / contato cíclico / acoplamento. 
Texto da questão
Os elementos de máquinas definidos como engrenagens são elementos que apresentam a função de transmitirem movimentos rotativos de um para o outro de forma que estes movimentos sejam então repassados a eixos. E esta transmissão de rotação deve ser de tal maneira que não ocorram diferenças de velocidade entre as partes em contato de duas engrenagens que estejam transmitindo movimento.
 
Em relação a transmissão de rotação entre engrenagens cilíndricas, são feitas as seguintes afirmações:
 
I. Quando se tem diferença de velocidade entre pontos em contato de um par de engrenagens, ocorre o travamento do sistema de transmissão ou a perda de contato.
II. As duas engrenagens cilíndricas são nomeadas de acordo com o tamanho de cada engrenagem, de modo que a engrenagem maior é nomeada de peão e a engrenagem menor de coroa.
III. Para que um par de engrenagens que irão trabalhar juntas em um sistema de transmissão de velocidade funcionem corretamente é necessário que o módulo do pinhão e da coroa sejam iguais.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
Questão 3
Texto da questão
As análises e dimensionamentos de engrenagens cilíndricas de dentes retos e helicoidais podem ser realizadas pelo método de Lewis ou, ainda, podem ser realizadas através dos parâmetros estabelecidos pela Associação Americana de Fabricantes de Engrenagens (AGMA).
Assim como para a maioria dos elementos de máquinas, no projeto de uma determina engrenagem cilíndrica, deve-se calcular as tensões resultantes das cargas impostas pelos carregamentos e
Escolha uma:
a. compará-las com as tensões admissíveis para a engrenagem em função da sua geometria e material a ponto de obter um valor aceitável para o fator de segurança. 
Na análise dimensional durante o projeto de engrenagens cilíndricas, é necessário estabelecer o valor do fator de sobrecarga (Ko), fator este que estabelece, em determinadas aplicações, as cargas aplicadas nas engrenagens que são de maior intensidade que a carga tangencial nominal Wt e para estabelecer o valor do fator de sobrecarga se faz uso de tabelas com valores preestabelecidos como apresentado na Tabela a seguir.
 
BUDYNAS, Richard G.; NISBETT, J. Keith. Elementos de máquinas de Shigley. AMGH Editora, 2009.
 
 
	Caráter do acionador principal
	Caráter da carga na máquina acionada
	 
	Uniforme
	Choques leves
	Choques médios
	Choques intensos
	Uniforme
	1
	1,25
	1,5
	1,75 ou maior
	Choques leves
	1,1
	1,35
	1,6
	1,85 ou maior
	Choques médios
	1,25
	1,5
	1,75
	2,00 ou maior
	Choques intensos
	1,5
	1,75
	2
	2,25 ou maior
Assinale a alternativa que apresenta o valor correto para o fator de sobrecarga (Ko) para uma a situação, em que o caráter do acionador principal, em alguns momentos apresenta choques leves e em outros ocorre choques médios, enquanto que o caráter da carga na máquina acionada é sempre uniforme.
Escolha uma:
e. O fator de sobrecarga para a situação citada deve ser de 1,25. 
Questão 2
Texto da questão
Durante o projeto de um conjunto de engrenagens cilíndricas, um projetista determinou uma série de parâmetros para a coroa e o pinhão. Definiu-se que a as engrenagens serão de aço de grau 1 endurecido por completo, o pinhão trabalhará com rotação de 1750 rpm, enquanto a coroa terá rotação de 500 rpm; o pinhão apresenta tensão de contato (ScP) de 140.512 psi e a tensão de contato para a coroa é de 130.000 psi.
Sabendo que a dureza necessária para o material do pinhão pode ser determinada pela equação , assinale a alternativa com o valor correto da dureza que o pinhão do sistema citado deve apresentar.
Escolha uma:
c. 346 HB. 
Questão 3
Texto da questão
No projeto de pares de engrenagens, como é possível especificar materiais com propriedades diferentes para a coroa e para o pinhão, é importante determinar uma forma de se obter os resultados desta possível combinação de propriedades de diferentes materiais que trabalham juntos.
Para obter o resultado do uso de diferentes materiais dos conjuntos de engrenagens, a Associação Americana de Fabricantes de Engrenagens (AGMA) estabelece, para isto, um
Escolha uma:
a. coeficiente elástico (cp) que pode ser determinado através da aplicação de uma equação ou por meio de tabela. 
Uma engrenagem cilíndrica de dentes helicoidais está sendo projeta e sabe-se que será de aço 1020 com Grau 1, confiabilidade de 0,999,tensão admissível de contato de 180.000 psi e tensão admissível de flexão de 21400 psi, ângulo de pressão de 22°, KB=KS=KO=KT=KR=1, carga tangencial de 145 lbf, Cf e CH valendo 1, Km = 1,8, Kv = 1,18, I = 0,14, J = 0,41, F = 0,96 in, dp = 2 in, YN = 0,8 e Pd = 8 in.
Em relação a engrenagem cilíndrica de dentes helicoidais, o valor do fator de segurança SF  é da ordem de
Escolha uma:
b. 2,7. 
Questão 2
Texto da questão
Um fator que deve ser levado em conta no dimensionamento dos dentes de engrenagens cilíndricas de dentes retos é a durabilidade superficial, que também pode ser considerada como a resistência ao desgaste dos dentes da engrenagem. A durabilidade superficial dos dentes da engrenagem pode ser definida pela equação deduzida da teoria de Herts:, sendo o fator Cp o coeficiente elástico.
 Assinale a alternativa correta para a explicação do fator Cp ser negativo.
Escolha uma:
a. O fator Cp é negativo por ser categorizado como um fator da compressão. 
Questão 3
Texto da questão
Um par de engrenagens previamente projetadas e que precisam ser verificadas quanto a resistência ao desgaste apresenta material aço AISI 1020 laminado com EP = 210 GPa, tensão de escoamento de 201 MPa, dentes fresados que apresentam fator de velocidade Kv = 2, face de 0,04 m, módulo igual a 4, a engrenagem menor apresenta 20 dentes e a maior 40 dentes, com ângulo de pressão de 60° (cos60° = 0,5), velocidade de 150 RPM, diâmetro primitivo de 0,010 m, carga tangencial de 2.100 N, fator de forma de Lewis (Y) aproximadamente igual a 0,2, e diâmetro primitivo de 0,095 m. As relações geométricas para as engrenagens menores e maiores são respectivamente r1 = 0,010 m e r2 = 0,020 m e o coeficiente elástico (-Cp) igual a 150.000 Pa1/2.
Pela análise de desgaste dos dentes de engrenagens através da relação Lewis que utiliza a equação , onde σc é a tensão superficial de compressão (falha por desgaste superficial), F a face , r1 e r2 são respectivamente as relações geométricas para engrenagem menor e maior, -Cp o coeficiente elástico, Kv o fatore de velocidade, Wt a força tangencial, são feitas as seguintes afirmações:
I. Além do resultado da equação de Lewis para análise do desgaste é necessário conhecer a resistência a fadiga do material para afirmar se o projeto apresentado está adequado ou não quanto ao desgaste.
II. O valor do desgaste dos dentes das engrenagens para o projeto de transmissão apresentado, quando calculado pela relação de Lewis resulta em σc = -841 kPa.
III. Apenas as analogias desenvolvidas por Lewis podem ser aplicadas para se verificar um projeto de engrenagens.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
Questão 4
Texto da questão
Quando o projeto de um conjunto de engrenagens cônicas está sendo realizado, é importante verificar alguns parâmetros que envolvem o módulo de proporcionalidade do pinhão, conhecido como Cpm e este módulo, por sua vez, é pode ser determinado em relação a condição de montagem do pinhão em relação aos mancais através de algumas distâncias definas por S e que podem ser visualizadas na Figura a seguir.
 
BUDYNAS, Richard G.; NISBETH, J. Keith. Elementos de Máquinas de Shigley-10ª Edição. McGraw Hill Brasil, 2016.
 
Figura: Representação das distâncias entre mancais e a engrenagem cônica para determinação do módulo Cpm.
Para a configuração do pinhão montado entre mancais em que a linha de centro que representa a face da engrenagem se distancie da linha de centro de um dos mancais em 0,95 m e que as linhas de centro dos mancais (S) apresentam distância de 1,6 m, assinale a alternativa que contenha o valor correto do módulo de proporcionalidade do pinhão Cpm considerando que este é determinado pelas relações de que Cpm  = 1  se  ou Cpm  = 1,1 se  .
Escolha uma:
e. Cpm = 1,0 
Questão 5
Texto da questão
No projeto de engrenagens cilíndricas, uma série de fatores devem ser calculados/determinados a fim de que se possa verificar se as engrenagens apresentarão resistência suficiente para suportarem as cargas as quais estarão sujeitas durante a transmissão de movimento para o qual foram projetadas.
 
Em relação aos fatores a serem considerados em projetos de engrenagens cilíndricas, são feitas as seguintes afirmações:
 
I. A análise do fator de espessura da borda (KB) é recomendada para verificar se a espessura da borda é pequena o suficiente para proporcionar a resistência necessária à extremidade livre dos dentes da engrenagem.
II. O fator de segurança SF é determinado a fim de verificar possível falha por fadiga que pode ser causada pela flexão.
III. O fator de segurança SH é determinado a fim de verificar possível falha devido ao desgaste.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
Dentre as engrenagens classificas como engrenagens cônicas existe uma variedade padronizada e encontrada no mercado, cada qual com sua aplicação, parâmetros dimensionais e geométricos estabelecidos por norma, o que favorece que um determinado modelo de engrenagem cônica apresente as mesmas características, independente do fabricante.
Em relação as características e parâmetros de projeto para engrenagens cônicas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) Os dentes das engrenagens cônicas devem suportar as tensões de flexão para a transmissão que é especificada.
(   ) Os dentes das engrenagens cônicas não devem apresentar desgaste na superfície dos membros.
(   ) O limite de resistência à fadiga superficial do material da engrenagem cônica deve sempre ser superior à tensão de contato.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a. V – V – V. 
Questão 2
Texto da questão
Atualmente existem uma variedade de modelos de engrenagens do tipo cônica, sendo que cada uma apresenta melhor performance em diferentes aplicações. Complete as lacunas a seguir.
 
As engrenagens cônicas apresentam o formato ____________ e são aplicadas em situações em que a ____________ de rotação precisa ser realizada em eixos ____________ e, na grande maioria das vezes, o ângulo entre os eixos é de ____________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
d. cônico / transmissão / não paralelos / 90°. 
Questão 3
Texto da questão
O órgão normativo americano AGMA é referência na metodologia para projetos de engrenagens e é utilizado como referência para o desenvolvimento de normas relacionadas ao projeto e dimensionamento de engrenagens na maioria dos países. A AGMA define os fatores, assim como as equações, a serem utilizados para determinar as tensões e resistência em engrenagens cônicas e define também critérios de previsão de desgaste nestas engrenagens.
Análogas às engrenagens helicoidais, as engrenagens cônicas espirais, quando comparadas com as engrenagens cônicas de dentes retos,
Escolha uma:
d. podem trabalhar com velocidades bem superiores e geram menores níveis de ruídos. 
Dentre as engrenagens classificadas como engrenagens cônicas, tem-se uma classificação quanto aos formatos de seus dentes e assim se tem as engrenagens cônicas de dentes retos, engrenagens cônicas espirais, engrenagens cônicas Zerol® (um tipo de engrenagem que é patenteada), engrenagens hiperboloides e as engrenagens espiróides.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das nomenclaturas contidas na coluna A com suas respectivas engrenagens cônicas representadas na coluna B.
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Engrenagem cônica de dentes reto.
	1.
Figura 1: Engrenagem cônica (a).
Fonte: COLLINS, J.A.; Projeto Mecânico de Elementos de Máquinas. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
	II. Engrenagem hiperboloide ou Hipóide.
	2.
Figura 2: Engrenagem cônica (b).
Fonte: COLLINS, J.A.; Projeto Mecânico de Elementos de Máquinas. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
	III.  Engrenagem cônica espiral.
	3.
Figura 3: Engrenagem cônica (c).
Fonte: COLLINS, J.A.; Projeto Mecânico de Elementos de Máquinas.Rio de Janeiro: LTC, 2017.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Escolha uma:
b. I - 1; II - 3; III - 2. 
Questão 2
Texto da questão
Quando se analisa os fatores para dimensionamento de engrenagens cônicas, tem-se alguns parâmetros iniciais importantes pelos quais as análises devem partir. O torque de trabalho do pinhão (Tp) é um deles e é determinado pela razão entre a potência (hp em hp) e a rotação do eixo (np em rpm), através da equação  [lbf.in]. Já o diâmetro do pinhão (dp) é definido como , sendo Np o número de dentes do pinhão e Pd  o número de passos diametral do pinhão. Tem-se ainda outra importante equação que estabelece o número de dentes da engrenagem Neng = meng ּ Np , em que meng representa a razão de engrenamento por  , sendo np a rotação do pinhão e neng a rotação da engrenagem.
Para um sistema de transmissão por engrenagens cônicas de dentes retos, em que a o pinhão, com 25 dentes, passo diametral de 5 dentes/in e em rotação de 600 rpm transmite rotação para o eixo perpendicular que, devido a razão de engrenamento, apresenta rotação de 300 rpm e potência de 6 hp, são feitas as seguintes afirmações:
 
I - O torque de operação do pinhão é de 630,25 lbf.in.
II - O pinhão deve apresentar diâmetro de 5 in.
III - A engrenagem deve ter 12,5 dentes.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
Questão 3
Texto da questão
Nas engrenagens cônicas, tem-se três componentes de forças atuando durante o engrenamento nas direções radial, axial e tangencial. Estas forças podem ser determinadas pelas equações:  ,  e , em que Wt é a força tangencial, Tp o torque no pinhão, rm o raio de referência médio, Wr a força tangencial, φ o ângulo de pressão, γ o ângulo primitivo dos cones para a engrenagem ou para o pinhão e Wa a força axial.
Para uma transmissão de potência de 4 hp, pinhão com rotação de 450 rpm, raio de referência médio de 0,87, ângulo de pressão de 22° e ângulo primitivo do pinhão de 20,4°, a força axial no pinhão é de
Escolha uma:
c. 90,69 lb. 
No projeto de engrenagens cônicas, é importante determinar os efeitos negativos a vida útil ao qual as engrenagens serão submetidas quando em utilização no sistema de transmissão de rotação e para isto, uma série de análises e cálculos devem ser realizados para que, posteriormente, possam ser comparados com a situação ao qual a engrenagem foi projetada e determinar se os resultados obtidos serão suficientes para garantir a integridade mínima das engrenagens quando em uso.
Em relação aos efeitos negativos da vida útil para as engrenagens cônicas são feitas as seguintes afirmações:
 
I. A análise do desgaste é necessária, pois este contribui para uma menor vida útil das engrenagens cônicas.
II. A resistência a fadiga do material das engrenagens cônicas deve ser verificada em relação a vida útil.
III. As deflexões no pinhão e na coroa não apresentam efeito considerável na redução da vida útil das engrenagens cônicas.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
Questão 2
Texto da questão
Dentre os vários tipos de engrenagens existentes comercialmente, tem-se as engrenagens cônicas de dentes retos que são largamente utilizadas para sistemas de transmissão e apresentam rendimento em sistemas de transmissão de 95 a 99%.
As principais características de operação destas engrenagens cônicas de dentes retos são
Escolha uma:
b. a transmissão para eixos perpendiculares e menor índice de ruído que engrenagens cilíndricas de dentes retos. 
Questão 3
Texto da questão
As engrenagens cônicas são largamente aplicadas e um exemplo de suas aplicações são os diferenciais automotivos. Estas engrenagens são indicadas para trabalharem com relação de multiplicação de até 6, assim sendo, alguns parâmetros do sistema de transmissão ao qual a engrenagem será aplicada devem ser analisados para se determinar se o modelo de engrenagem realmente é indicado para tal uso e para isto existe a proposta de uma metodologia que auxilia na solução do problema ajudando a direcionar as análises.
Complete as lacunas na frase a seguir.
 
Na metodologia para auxiliar no projeto de engrenagens cônicas, a primeira etapa se baseia na criação de um ____________ conceitual, o ____________ de entrada do pinhão, a razão da ____________ necessária, as linhas centrais dos eixos, posições dos mancais, restrições e demais parâmetros ____________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
c. esboço / torque / redução / geométricos. 
Analisando as engrenagens cônicas de dentes retos, observa-se que o movimento entre os dentes acaba causando desgaste abrasivo e adesivo, o que pode gerar ainda aquecimento na região de contato dos dentes devido ao atrito.
Para uma operação adequada e suave, assim como a obtenção de uma vida útil satisfatória do conjunto de engrenagens cônicas, se faz importante
Escolha uma:
b. a aplicação adequada da lubrificação e possibilidade de refrigeração. 
Questão 3
Texto da questão
Um sistema de transferência de rotação de um eixo perpendicular ao outro trabalha com potência de 15,5 hp, rotação estacionária de 2500 rpm e utiliza engrenagens cônicas de dentes retos para permitir esta transferência sendo que o passo diâmetro (Pd) seja de 5 dentes por polegada, o número de dentes do pinhão (Np) seja de 18 e o ângulo de cone de referência do pinhão de 30,4°.
A largura da face para este sistema de transmissão por engrenagens cônicas de dentes retos deve ser de
Escolha uma:
a. 1,07 in. 
As transmissões realizadas por engrenagens do tipo coroa e sem-fim são normalmente aplicadas em situações que utilizam eixos reversos para relações, por estágio de transmissão de até 1:100 e apresentam rendimentos que variam de 97 a 45%.
Em relação as transmissões por coroa e sem fim, avalie as seguintes afirmações:
I. O ângulo de hélice no parafuso é, em geral, muito pequeno.
II. O ângulo de hélice é bastante grande na coroa.
III. Na análise dos passos, na coroa se tem o passo circular, enquanto o parafuso apresenta passo axial.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
d. Apenas a afirmativa III está correta. 
Questão 2
Texto da questão
As engrenagens com geometrias hiperbolóidicas possibilitam a transmissão entre eixos reversos. Permitem altas relações de transmissão, assim como possuem grande capacidade de carga. São extensivamente aplicadas em eixos de carros, caminhões e tratores. Um outro tipo de sistema de transmissão por engrenagens é o tipo de engrenamento sem-fim, que realiza a transmissão de movimento e potência quando se tem eixos reversos e normalmente perpendiculares entre si.
 
Com base nos sistemas de engrenamento sem-fim, avalie a sentença a seguir preenchendo suas lacunas:
 
Nos sistemas de engrenamento sem-fim, o elemento sem-fim tem a aparência de um _________ e a _________ apresenta o formato de uma _________ de dentes helicoidais.
A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
c. parafuso / coroa / engrenagem cilíndrica. 
Questão 3
Texto da questão
Na transmissão por coroa e sem-fim, quando o sem-fim é fixo entre mancais de encosto, a coroa deve girar simetricamente de modo a propiciar rotação sem movimento de avanço linear no sem-fim, assim resultando na transmissão de movimento entre eixos perpendiculares entre si.
Pelo fato da transmissão entre o parafuso e a coroa apresentarem movimento relativo entre seus dentes, o que gera movimento de deslizamento, para avaliar o desempenho deste tipo de engrenagem deve-se levar em conta
Escolha uma:
d. o atrito. 
O dimensionamento do sistema de engrenagens sem fim é largamente realizado seguindo o roteiro de cálculo proposto pela AGMA e pelo uso da equação de carga de desgaste de Buckingham.
No projeto de par de engrenagens composta por coroa e sem fim, uma etapa consiste em definir o ângulo de hélice na coroa e o ângulo de avanço do parafuso, sendo que podem ser iguais caso o ânguloentre eixos for igual a
Escolha uma:
c. 90°. 
Questão 2
Texto da questão
Um sistema de engrenagem sem fim é definido para apresentar potência de saída na ordem de 4 hp junto com uma potência de atrito de 0,5 hp obtida em relação a velocidade de deslizamento e a força de atrito.
Considerando que a eficiência de engrenamento é definida pela razão da potência de saída sem atrito em relação a potência de saída somada a potência de atrito, a eficiência do engrenamento apresentado é de
Escolha uma:
c. 88,9%. 
Questão 3
Texto da questão
Os sistemas de engrenagens sem fim, em comparação com outros tipos de sistemas de engrenagens, apresentam eficiência mecânica baixa e, por isto, a determinação da força transmitida pela coroa (WGt ) é relacionada com o conceito de potência de saída (H0) através da equação , onde nd é o fator de projeto, ka é o fator de aplicação, VG é a velocidade tangencial da coroa, e é a eficiência.
Para um conjunto de engrenagens sem fim que apresenta eficiência de 0,8; coeficiente de atrito de 0,18; fator de projeto igual a 1; transmite ao eixo de saída potência equivalente a 4 hp, fator de aplicação de 1,5 e velocidade tangencial na coroa de 120 ft/min, assinale a alternativa correta com o valor da componente tangencial da força na coroa.
Escolha uma:
c. 062,5 lbf. 
O projeto de um par de engrenagens sem fim apresenta o pinhão de aço endurecido e a coroa de bronze. O par de engrenagens irá trabalhar em um ambiente com temperatura de 75°F, a razão da perda de calor pela carcaça da coroa sem fim é de 8200 ft.lbf/min para a área da carcaça apresentando 1000 in2 e com eficiência geral da combinação da transferência de calor a partir da caixa da coroa sem-fim na ordem de 0,4 ft.lbf/min.in2.°F.
Considerando que a temperatura no reservatório de óleo é obtida pela equação  (com ta sendo a temperatura ambiente em °F, Hperda a razão da perda de calor, ħCR a eficiência geral e A a área da carcaça em in2), o valor correto para a temperatura no reservatório de óleo do para o par de engrenagens sem fim apresentado é de
Escolha uma:
b. 95,5°F. 
Questão 2
Texto da questão
Durante o projeto dimensional um conjunto de transmissão por engrenagens cônicas de dentes retos tem-se até o momento os seguintes parâmetros: Força tangencial devido a flexão (Wt) é de 233,5 lbf, a força tangencial devido ao desgaste (Wt) é 75,8 lbf, o diâmetro primitivo do pinhão (dp) é de 6 in e rotação (np) de 1500 rpm.
Em relação ao projeto destas engrenagens cônicas de dentes retos são feitas as seguintes afirmações:
I. A capacidade de transmissão de potência pela análise da flexão é de 16,7 hp.
II. A capacidade de transmissão de potência pela análise de desgaste é de 5,4 hp.
III. O maior valor da capacidade de transmissão de potência é o que se utiliza para especificar o limite da potência de transmissão que o conjunto de engrenagem cônica de dentes retos pode transmitir.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
Questão 3
Texto da questão
Na análise de sistemas de engrenagens sem fim, pode-se utilizar o método de carga de desgaste de Buckingham, método este que realiza o dimensionamento de sistemas de engrenagens sem fim através da análise do carregamento admissível do dente da engrenagem em relação ao seu desgaste.
 
Em relação ao fator de desgaste utilizado no método de análise de Carga de Desgaste de Buckingham, são feitas as seguintes afirmações:
I. O fator de desgaste que pode ser obtido, em relação ao material da coroa e do pinhão e pelo ângulo da rosca.
II. O fator de desgaste normalmente é obtido consultando-se tabelas.
III. O fator de desgaste é uma constante para sistemas de engrenagens sem fim.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II, apenas. 
Questão 4
Texto da questão
No projeto de engrenagens cônicas, é importante determinar o valor da tensão de flexão em função do material do qual a engrenagem será fabricada e para se determinar este valor da tensão de flexão, pode-se utilizar se gráficos como o apresentado na Figura a seguir.
 
Figura: Gráfico utilizado determinar a tensão de flexão admissível para engrenagens que sejam de aço endurecido por completo.
 
BUDYNAS, Richard G.; NISBETH, J. Keith. Elementos de Máquinas de Shigley-10ª Edição. McGraw Hill Brasil, 2016.
Para uma engrenagem cônica de dentes retos de aço endurecido por completo de grau 2 deve apresentar dureza Brinell de 330 HB, assim, assinale a alternativa com o valor correto da tensão de flexão admissível para a engrenagem.
Escolha uma:
c. 150,14 MPa. 
Questão 5
Texto da questão
O projeto de engrenagens sem fim pode ser realizado tanto pelas diretrizes do método adotado pela AGMA ou pelo método de carga de desgaste de Buckingham. Apesar do método da AGMA ser mais refinado, o método de carga de desgaste de Buckingham permite obter, de forma rápida um valor próximo da tensão admitida pela coroa pela equação   (onde dg representa o diâmetro primitivo da coroa; FeG a largura efetiva de face da coroa sem fim; KW  o fator de desgaste que é definido por meio de valores padronizados como os indicados na Tabela 1 a seguir.
Tabela 1: Alguns valores do fator de desgaste KW aplicados a engrenagens sem fim.
 
BUDYNAS, Richard G.; NISBETT, J. Keith. Elementos de máquinas de Shigley. AMGH Editora, 2009. (adaptado)
No projeto de engrenamento por engrenagens sem fim o pinhão deve ser de ferro fundido enquanto a coroa deve ser de alumínio, sabe-se ainda que o ângulo de rosca é de 14,5°; a coroa apresenta diâmetro primitivo igual a 12,5 in e largura efetiva de face de 2,2 in. Em relação a este sistema de engrenagem sem fim assinale a alternativa correta para o valor da tensão admissível obtido pelo método de Carga de Desgaste de Buckingham.
Escolha uma:
d. 275 lbf. 
Os elementos de máquinas definidos como freios e embreagens, que são elementos que utilizam o atrito como princípio de funcionamento, apresentam alguns procedimentos padrões aplicados para suas análises de projeto.
Dentre os procedimentos padrões para a análise de freios e embreagens são realizadas as seguintes afirmações:
 
I. Estimar como se dá a distribuição da pressão de contato entre as superfícies com atrito.
II. Verificar a relação entre a maior pressão da superfície em atrito com a pressão em qualquer ponto.
III. Determinar a força de frenagem (ou o torque) e as reações de apoio nos suportes de fixação das superfícies através das condições de equilíbrio estático do sistema.
IV. Verificar o fator de atrito na direção do movimento e na direção oposta utilizando a teoria de ação e reação de Newton.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e IV apenas.
b. I, II e III apenas. 
c. I e IV apenas.
d. I e III apenas.
e. II, III e IV Apenas
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os principais tipos de acoplamentos por atrito são chamados de embreagens e freios. As primeira se dividem basicamente em embreagens à disco e cônicas, enquanto que os últimos se dividem em freios à tambor e à disco, com diversas construções derivadas dessas. Os freios por atrito funcionam pelo princípio do atrito gerado entre dois materiais que possuem velocidades diferentes.
 
Em relação aos freios, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) As embreagens cônicas também podem ser empregadas como freios.
(   ) O controle da velocidade de componentes que apresentem movimentos pode ser realizado por freios.
(   ) Os freios são elementos de máquinas que apresentam a característica de poderem impedir os movimentos de outros elementos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. V – F – V.
b. V – V –F.
c. V – V – V. 
d. F – V – V.
e. F – F – F.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Um tipo de freio bastante utilizado é o freio a disco, que apresenta um disco de grande dimensão ao qual pinças, relativamente pequenas em relação ao disco, com pastilhas aplicam força a fim de gerar atritoe, por consequência, frenar o sistema ao qual é aplicado.
No freio a disco, apesar de se utilizar pequenas pastilhas de freio com matéria de atrito, o disco apresenta grande área que passa pela pastilha, pois
Escolha uma:
a. a pastilha, por ser de material que apresenta o maior desgaste, precisa passar por uma grande superfície para levar o material desgastado.
b. devido a geração de calor pelo atrito, os discos precisam de uma grande área de resfriamento. 
c. o disco precisa apresentar o formato circular, o que faz com que apresente área maior que a pastilha apenas.
d. a pastilha precisa estar sobre uma grande área para poder realmente agir como um sistema que gera atrito.
e. é necessário garantir que sempre ocorra o contato do disco com a pastilha, mesmo caso a pastilha mude de posição.
Durante o contato entre dois componentes de um determinado acoplamento, com atrito entre este contato, o acoplamento é denominado como freio quando um destes componentes em contato apresente velocidade igual a zero e um modelo de freio utilizado para analogia de freios de modo geral é o retentor de porta representado na Figura 1.
 
Figura 1: Representação esquemática de um freio do modelo retentor de porta comum.
Fonte: BUDYNAS, R.G., NISBETT, J.K. Elementos de Máquinas de Shigley, 10ª edição. AMGH, 2016.
Em relação ao freio do tipo retentor de porta, assinale a alternativa que apresenta a equação correta da força normal resultante na direção y.
Escolha uma:
a.
.
b.
. 
c.
 .
d.
 .
e.
.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Analisando o freio a tambor de sapatas internas representado na Figura 1, como é um caso de freio auto-energizante, para garantir que não ocorra autotravamento, ou seja, para que não ocorra a situação em que MN = Mf(MN representa o momento em relação às forças normais e Mf o momento em relação às forças de atrito), a dimensão a deve apresentar um valor determinado valor que estabeleça que MN > Mf.
 
Figura 1: Freio a tambor de sapatas internas.
Para o freio apresentado, a dimensão "a"  na Figura 1, corresponde ao valor  de:
Escolha uma:
a.
10,2 mm.
b. 100 mm.
c. 74,2 mm.
d. 105 mm.
e. 87,3 mm. 
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Um freio de cinta está sendo dimensionado para controle de velocidade e parada de um equipamento industrial. Para atender a estrutura do equipamento, o tambor deve possuir 15 in de diâmetro, largura de banda 5 in. O coeficiente de fricção entre a cinta e o tambor é de 0,25, cujo ângulo de cobertura é igual a 4 radianos e a pressão máxima aplicável é de 100 psi.
Dados:
; ; ; 
Nas condições elencadas, qual é a capacidade de torque de frenagem desse freio de cinta?
Escolha uma:
a.
12210,3 lbf.in.
b.
32210,1 lbf.in.
c.
42210,2 lbf.in.
d.
17708,2 lbf.in. 
e.
82210,4 lbf.in.
O modelo de embreagem a disco é largamente utilizada em automóveis de passeio, no qual a embreagem atua permitindo o engate e desengate da caixa de transmissão de marchas conforme a necessidade do condutor, além de garantir a suave mudança de marchas.
 
Em relação as funções desempenhadas pelas embreagens aplicadas em automóveis, são feitas as seguintes afirmações:
 
I. Possibilitar a transmissão do torque e rotação do motor para a caixa de transmissão.
II. Permitir a mudança de marchas suave por permitir que seja interrompido o acoplamento do motor com a caixa de transmissão.
III. Possibilitar o acoplamento abrupto e praticamente instantâneo entre o eixo do motor e o eixo da caixa de transmissão.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. As afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Apenas as afirmativas II, e III estão corretas. 
d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A embreagem do modelo de cone (apresentada na Figura 1) é um tipo de embreagem formada por um copo estriado ou chavetado, um cone e uma mola para manter o contato do cone e do copo quando necessário.
Figura 1: Representação da seção transversal de uma embreagem de cone.
Fonte: BUDYNAS, R.G., NISBETT, J.K. Elementos de Máquinas de Shigley, 10ª edição. AMGH, 2016.
No projeto de embreagens de cone é extremamente importante considerar três parâmetros geométricos, que são:
Escolha uma:
a. diâmetro do eixo, espessura das pastilhas e resistência do cone.
b. ângulo de cone, diâmetro do sulco de câmbio e curso da mola.
c. espessura do copo, rigidez da mola e resistência do cone.
d. desgaste do copo, desgaste do cone e largura da face do cone.
e. diâmetro do copo, largura da face do cone e o ângulo α de cone. 
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os elementos de máquinas definidos como embreagens são elementos que apresentam a função de conectar ou desconectar gradualmente e de forma suave dois componentes que estejam em um eixo de rotação comum.
As embreagens de fricção, além da tentativa de minimizar ao máximo o desgaste, apresentam o objetivo de
Escolha uma:
a. maximizar a dissipação de calor.
b. reduzir o coeficiente de atrito ao mínimo possível.
c. elevar ao máximo o coeficiente de atrito. 
d. manter o máximo do calor gerado quando em funcionamento.
e. minimizar a área de contato.
As embreagens do tipo axiais são elementos de máquina que possuem um dos componentes que se move em direção axial ao eixo e apresentam a vantagem de não sofrerem efeitos por força centrífuga.
Na análise de embreagens centrífugas, a determinação da força necessária para produzir um determinado torque e pressão pode ser realizada por dois diferentes métodos,
Escolha uma:
a. pelo método do desgaste uniforme ou pelo método da pressão uniforme. 
b. pelo método do atrito uniforme ou pelo método da pressão uniforme.
c. pelo método do desgaste uniforme ou pelo método da dissipação de calor.
d. pelo método do contato axial ou pelo método da deformação paralela.
e. pelo método do atrito crescente ou pelo método da dispersão de energia.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nas embreagens de modo geral, quando o sistema está em repouso e passa a apresentar movimento, inicialmente ocorre um deslizamento nos componentes da embreagem de modo que a energia cinética neste deslizamento seja absorvida como calor, o que faz com que, além da análise de parâmetros físicos, sejam realizadas também análises de dissipação de calor.
 
Em relação aos parâmetros que devem ser considerados em projetos de embreagens, são feitas as seguintes afirmações:
I. No projeto de embreagens deve-se sempre avaliar os parâmetros físicos de deformação, empenamento e flexão.
II. Devido ao contato de materiais serem um ponto chave nas embreagens, é necessário avaliar o material a ser empregado nas embreagens.
III. No projeto de embreagens, por conta do atrito gerado, deve-se analisar a propriedade de dissipação de calor dos materiais utilizados.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d. Apenas a afirmativa I está correta.
e. Apenas a afirmativa III está correta.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O projeto de uma embreagem de cone possui diâmetro externo de 0,4m e diâmetro interno igual a 0,3m. O comprimento do cone é 0,05m, o ângulo de cone igual 15° e o coeficiente de fricção f é igual a 0,2. Neste projeto, a pressão máxima admissível deve ser 100 kPa. Adote: .
Dados:
;
;
Utilizando o modelo desgaste uniforme para de dimensionamento de projetos de embreagens, tem-se que o torque avaliado para essa embreagem é igual a:
Escolha uma:
a.
195,8 N.m.
b.
450,3 N.m.
c.
500 N.m.
d.
262,5 N.m. 
e.
300,8 N.m.
Nos catálogos dos fornecedores é apresentado informações sobre a potência e o torque das embreagens e freios de vários modelos disponíveis.
Com relação aos freios e embreagens, complete as lacunas da sentença a seguir:Os materiais de _____________ empregados em embreagens e freios devem responder a algumas condições de funções como ter uma resistência _____________, uma capacidade de aguentar _____________ temperaturas, apresentar uma condutividade térmica _____________, dentre outras aplicações.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
a.
fricção / super alta / elevadas / ruim.
b.
tração / satisfatória / baixas / boa.
c.
compressão / insatisfatória / elevadas / ruim.
d.
fricção / satisfatória / elevadas / boa. 
e.
fricção / insuficiente / baixas / ruim.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Esse elemento contém como particularidades fundamentais a não produção de calor, não podendo ser engatadas quanto possuem rotações elevadas, após o engate independentemente da velocidade demostram o choque, e não deslizam, sendo empregados quando se solicita procedimentos simultâneas como laminadores e prensas.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito abordado.
Escolha uma:
a.
Embreagem de mandíbula. 
b.
Freio de tambor.
c.
Acoplamento.
d.
Freio a disco.
e.
Embreagem de atrito.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O gráfico apresenta a consequência do acionamento do freio e embreagem em relação a temperatura. Para cada etapa do gráfico, o aumento de temperatura pode ser divergente. Tomando como referência os compressores, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
BUDYNAS, Richard G.; NISBETH, J. Keith. Elementos de Máquinas de Shigley-10ª Edição. McGraw Hill Brasil, 2016.
 
Tomando como referência os compressores, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   ) A curvatura ABC descreve um aumento exponencial que envolve a temperatura.
(   ) No momento tC, ocorre um acelerado aumento de temperatura, devido ao acontecimento de um segundo acionamento de freio.
(   ) O acelerado aumento de temperatura que ocorre no momento tB, faz com que a temperatura 2 aumente, começando uma nova curva de resfriamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
F – F – V. 
b.
V – V – F.
c.
V – V – V.
d.
V – F – F.
e.
F – V – V.
No catálogo, os fabricantes, apresentam vários dados sobre os elementos de máquinas que podem auxiliar o projetista no dimensionamento de acoplamentos, volante e tipos de embreagens, podendo analisar materiais, levando em consideração o atrito.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
 
I. Os catálogos de fornecedores, também abrange dados sobre a potência e o torque informando a metodologia de seleção e caracterização dos elementos de máquinas.
II. O projetista deve considerar o fator de serviço que quiser, quando for realizar um dimensionamento.
III. Pode utilizar um fator de serviço igual a 1,5 ou a 3,0, dependendo do fabricante, pois, o fator de serviço não é padronizado.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Escolha uma:
a.
II, apenas.
b.
I e III, apenas. 
c.
I, II e III.
d.
I, apenas.
e.
II e III, apenas.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
São pastilhas aplicadas em embreagens e freios e também em equipamentos de trabalho árduo, sendo compostas de porções de ferro e/ou cobre, que são produzidas sob alta pressão e assim, aquecidas para fusão do elemento.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito abordado.
Escolha uma:
a.
Metal sinterizado. 
b.
Algodão trançado.
c.
Arbesto trançado.
d.
Cermeto.
e.
Arbesto moldado.
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Usa energia cinética para manter a rotação do motor, sendo um componente que transporta energia reduzindo a velocidade e assimila a energia mecânica, ampliando sua velocidade angular.
Normalmente, esse elemento que mantem a rotação do motor é o
Escolha uma:
a.
redutor.
b.
acoplamento. 
c.
freio.
d.
tambor.
e.
volante.
Esse componente pode ser produzido por uma combinação de elementos, garantindo coeficiente de fricção e resistência ao desgaste adequados e sendo capaz de resistir temperaturas satisfatórias, consistindo de pastilhas compostas de cerâmicas.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito abordado.
Escolha uma:
a.
Algodão trançado.
b.
Metal sinterizado.
c.
Arbesto moldado.
d.
Cermeto. 
e.
Arbesto trançado.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É essencial utilizar os catálogos de fornecedores, pois, o sistema de fabricação de materiais de fricção é bastante qualificado, salientando elementos de pastilhas e revestimentos de embreagens e freios. De acordo com as informações apresentadas a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na coluna B com suas respectivas semelhanças na coluna A.
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Algodão trançado
	1. São aplicados em máquinas pesadas como revestimento, porém, é capaz de conter fragmentos de metal, sendo assim, menos flexível.
	II. Arbesto trançado
	2. São oferecidos em rolos de até 6 metros de comprimento, com largura e espessuras de até 30,5cm e que alterna entre 3 a 25,4 mm respectivamente. Sendo encharcado com resinas, aplicados em máquinas pesadas como revestimento.
	III. Arbesto moldado
	3. É um polímero termorrígido, aplicado em moldes, sendo empregados em freios de tambor como revestimento.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Escolha uma:
a.
I - 2; II - 1; III - 3. 
b.
I - 3; II - 1; III - 2.
c.
I - 3; II - 2; III - 1.
d.
I - 2; II - 3; III - 1.
e.
I - 1; II - 3; III - 2.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No projeto de uma embreagem axial de placa que possuí 6 planos de deslizamentos (discos), ao qual é operada hidraulicamente com pressão máxima de atuação de 120 psi, foram analisados diferentes diâmetros internos para um valor fixo de diâmetro externo a fim de verificar como o torque é alterado em relação ao diâmetro interno, com os resultados apresentados na Figura 1 a seguir.
Figura 1: Valores do torque para diferentes diâmetros internos da embreagem de múltiplas placas.
Fonte: Shiguemoto, Ana Carolina Gigli. Elementos de máquinas II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
 
Em relação ao projeto da embreagem axial de placa apresentado, são feitas as seguintes afirmações:
I. O torque máximo é obtido ao utilizar o diâmetro próximo de 6 in.
II. Ao analisar uma embreagem de múltiplas placas, deve-se levar em contato o atrito gerado por cada placa para o dimensionamento e análise correta da embreagem.
III. No dimensionamento de embreagens de múltiplas placas, os valores das forças e torques de cada placa devem ser somados para obter a força e torque total da embreagem.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Apenas a afirmativa I está correta.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
e. Apenas a afirmativa III está correta.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No projeto de um veículo automotivo é especificado um motor a combustão interna que apresenta 260 cv e torque máximo de 2.700 lbf.in e para trabalhar com este motor está sendo analisada uma embreagem de placa que apresenta um par de superfícies de fricção com pressão de 200 psi, coeficiente de fricção de 0,5; diâmetro interno de 4 in e diâmetro externo de 6 in.
 Considerando que para o método de análise de embreagens para desgaste uniforme o torque é definido pela equação , assinale a alternativa que apresenta o valor correto para o torque para o método de desgaste uniforme da embreagem de placa citada.
Escolha uma:
a. 6.280 lbf.in.
b. 2.800 lbf.in.
c. 3.550 lbf.in.
d. 3.140 lbf.in. 
e. 2.500 lbf.in.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Alguns elementos de máquinas podem coordenar a direção de movimento e a velocidade, tendo como exemplo, o freio, que é um elemento de máquina e pode ser designado de acoplamento por atrito,que interrompe algo em movimento, evita o movimento, e contém a velocidade de um conjunto em movimento.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
 
I. O freio e a embreagem são utilizados apenas em um tipo de equipamento.
II. O elemento que cessa o fluxo de potência entre o motor e a carga acionada é o freio.
III. A maior distinção entre o freio e a embreagem, é que, no freio, o lado da saída é fixado em um componente que não rotaciona, e na embreagem, os dois lados rotacionam.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Escolha uma:
a.
III, apenas. 
b.
I, II e III.
c.
I e II, apenas.
d.
I, apenas.
e.
II, apenas.
Não é comum, porém, é provável que se possa planejar um eixo sem que ocorra alterações de diâmetro por todo o seu comprimento, assim sendo, é mais provável que a geometria de um eixo seja constituída por ressaltos ou degraus, comportando as polias, mancais e engrenagens com alteração diametral. A figura representa a disposição e geometria de componentes no eixo.
Fonte: Adaptado de NORTON, R.L. Projeto de máquinas: uma abordagem integrada. Porto Alegre: Bookman, 2004.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta em relação a Figura.
Escolha uma:
a.
1 - Chaveta, 2 - Anel retentor, 3 - Pino cônico, 4 - Colar engastado.
b.
1 - Anel retentor, 2 - Pino cônico, 3 - Colar engastado, 4 - Chaveta.
c.
1 - Colar engastado, 2 - Chaveta, 3 - Anel retentor, 4 - Pino cônico. 
d.
1 - Colar engastado, 2 - Pino cônico, 3 - Anel retentor, 4 - Chaveta.
e.
1 - Pino cônico, 2 - Colar engastado, 3 - Chaveta, 4 - Anel redentor.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Existem dois tipos de carga, como a torção e flexão que ocorrem aos eixos de transmissão de rotação. A flexão corresponde as cargas transversais, já a torção corresponde à transmissão do torque. Podem ocorrer ao mesmo tempo na maioria dos projetos, podendo variar com o tempo ou permanecer constante.
 
Shiguemoto, Ana Carolina Gigli. Elementos de máquinas II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
 
Com relação aos eixos de transmissão, complete as lacunas da sentença a seguir.
 
Para que o eixo seja planejado e projetado contra falha por _____________, as _____________ devem se variar, sendo que, quando o eixo é submetido a cargas de _____________ transversais fixas, os componentes que compõem o eixo ora estão sob _____________, ora estão sob _____________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
a.
fadiga / flexões/ torção / fluência / compressão.
b.
impacto / torções / flexão / compressão / fadiga.
c.
fadiga / tensões / flexão / tração / compressão. 
d.
impacto / flexões / torção / tração / fluência.
e.
impacto / tensões / tração / flexão / resiliência.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em projetos de eixo, o aço é um material largamente utilizado, em razão do seu alto módulo de elasticidade, podendo reduzir grandes deflexões. Em contrapartida, o ferro fundido pode ser utilizado em ambientes corrosivos ou marítimos, aplicando-se aço inoxidável ou bronze.
 
Shiguemoto, Ana Carolina Gigli. Elementos de máquinas II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
 
Tomando como referência os aços, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) Em projetos, os aços de baixo médio carbono são os mais utilizados em eixos de máquinas, sendo que para diâmetros de eixo inferiores a 3 in, aplica-se laminação a quente, e para diâmetros de até 6 in, aplica-se laminação a frio.
(   ) O processo de laminação a quente causa o surgimento de tensões residuais de tração na superfície, embora amplie as características mecânicas da liga.
(   ) Os aços mais utilizados nas aplicações de transmissão de potência por meio de eixos são os AISI 1018, 1035, 1010 ou 1020.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
F – V – V.
b.
V – F – F.
c.
V – V – V.
d.
F – F – V. 
e.
V – V – F.
Parte superior do formulário
Na fase de planejar um projeto é fundamental ponderar as tensões, as deflexões e também as frequências naturais. Está última deve ser levada em consideração em um projeto, pois, se as frequências das funções de força forem próximas à frequência natural do eixo, o conjunto entra em ressonância, provocando grandes deflexões, tensões e vibrações. De acordo com as informações apresentadas a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na coluna B com suas respectivas semelhanças na coluna A.
 
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Tensões no eixo
	1. A geometria do eixo deve estar estabelecida.
	II. Deflexão no eixo
	2. Apresenta torção e flexão variadas.
	III. Fadiga multiaxial simples
	3. Se ponderar o diâmetro da seção e as cargas, a condição devido ao carregamento externo pode ser calculada em vários pontos do eixo.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Escolha uma:
a.
I - 1; II - 3; III - 2.
b.
I - 2; II - 1; III - 3.
c.
I - 3; II - 2; III - 1.
d.
I - 2; II - 3; III - 1.
e.
I - 3; II - 1; III - 2. 
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os dispositivos como os pinos, os anéis de retenção e as chavetas fixam componentes como as polias, mancais e engrenagens ao eixo. Nos projetos que são empregados esses componentes, é necessário considerar a concentração de tensões nos cálculos de tensão de fadiga para o eixo, pois a utilização desses componentes faz ocorrer variações no eixo.
 
Shiguemoto, Ana Carolina Gigli. Elementos de máquinas II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
 
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir.
 
I. Os mancais de rolamentos são colocados entre o eixo e a caixa por pressão, sendo bem utilizados em projetos de máquinas.
II. Para encaixar os mancais de rolamento entre o eixo e a caixa, é essencial que que seja usinado um eixo de diâmetro maior do que o diâmetro do mancal, para realizar o ajusto no mancal.
III. Aplica-se um anel de retenção para que não ocorra o deslocamento axial contra o mancal.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Escolha uma:
a.
I, apenas.
b.
I, II e III. 
c.
II, apenas.
d.
III, apenas.
e.
I e II, apenas.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A falha por fadiga que leva uma estrutura ou componente mecânico ao colapso é gerado por cargas cíclicas aplicadas ao longo de um determinado tempo, que tende a propagar um defeito até que o componente não resista mais. A figura representa um diagrama de falha por fadiga.
Fonte: NORTON, R.L. Projeto de máquinas: uma abordagem integrada. Porto Alegre: Bookman, 2004.
 
Tomando como referência o diagrama de falha por fadiga, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) A elipse de Gough intercepta a linha de resistência ao escoamento, apesar de se aproximar da parábola de Gerber.
(   ) A elipse de Gough fornece aproximação aceitável para os resultados, porém não tão precisos quanto os obtidos pela combinação através da linha de escoamento com a linha de Goodman que formam um envelope de falha.
(   ) Se obtém a linha de falha elíptica através da sobreposição às linhas de Soderberg e Goodman modificada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
F – V – V.
b.
V – F – F.
c.
F – F – V.
d.
V – V – F. 
e.
V – V – V.
Parte inferior do formulário
Pode-se dizer que chavetas são elementos que fixam no eixo para fazer o acoplamento, havendo as chavetas paralelas e quadradas, sendo padronizadas pela forma e tamanho. A ASME, Sociedade Americana de Engenharia Mecânica, diz que a chaveta é “uma parte de maquinaria desmontável que, quando colocada em assentos, representa um meio positivo de transmitir torque entre o eixo e o cubo”.
 
Shiguemoto, Ana Carolina Gigli. Elementos de máquinas II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
 
Tomando como referência as chavetas, julgue as afirmativas a seguirem (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   ) É possível conseguir com medidas retangulares uma chaveta paralela.
(   ) O aço carbono fabricado é o material referência da chaveta de prateleira.
(   ) A movimentação axial relativa é precavida pela atuação da chabeta de quilha, ajustando a localização axial do cubo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
V – F – F.
b.
V – V – F.
c.
F – V – V. 
d.
F – F – V.
e.
V – V – V.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A excentricidade ocorre quando o centro de massa não corresponde propriamente com o centro de rotação do sistema, devido as deflexões e imperfeições na fabricação e montagem de eixos e componentes.
 
Shiguemoto, Ana Carolina Gigli. Elementos de máquinas II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
 
Com relação a excentricidade, complete as lacunas da sentença a seguir:
 
Como as forças centrífugas sobre os centros de massa excêntricos _____________, as excentricidades _____________, provocando forças centrífugas _____________ ainda, devido a _____________ da velocidade.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
a.
diminuem / aumentam / menores / redução.
b.
aumentam / aumentam / maiores / elevação. 
c.
diminuem / diminuem / menores / elevação.
d.
aumentam / diminuem / menores / redução.
e.
aumentam / diminuem / maiores / elevação.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No mercado hoje, existem variedades de anéis que realizam uma força de mola em oposição ao dispositivo a ser ancorado, sendo uma escolha de baixo custo, visto que o sulco para união no anel é raso.
A figura apresenta os anéis de retenção e aplicações.
Shiguemoto, Ana Carolina Gigli. Elementos de máquinas II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta em relação a Figura.
Escolha uma:
a.
1 – Anel externo, 2 – Aplicação do anel externo, 3 – Anel interno, 4 – Aplicação do anel interno. 
b.
1 – Anel interno, 2 – Anel externo, 3 – Aplicação do anel interno, 4 – Aplicação do anel externo.
c.
1 – Aplicação do anel interno, 2 – Anel interno, 3 – Aplicação do anel externo, 4 – Anel externo.
d.
1 – Anel interno, 2 – Aplicação do anel interno, 3 – Anel externo, 4 – Aplicação do anel externo.
e.
1 – Anel externo, 2 – Anel interno, 3 – Aplicação do anel externo, 4 – Aplicação do anel interno.
Em projetos é necessário verificar situações associadas com a velocidade crítica e também com a transferência do torque que passa de um componente ao outro em um eixo, sendo elementos como as chavetas, ajustes de pressão, parafuso de fixação e pinos.
 
Shiguemoto, Ana Carolina Gigli. Elementos de máquinas II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
 
De acordo com as informações apresentadas a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na coluna B com suas respectivas semelhanças na coluna A.
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Parafusos de fixação
	1. O transporte relevante é o cisalhamento, entretanto pode haver força axial e torção, utilizados na transmissão de força axial e/ou torque e para o posicionamento axial.
	II. Chavetas
	2. São produzidos com cabeças quadradas ou fendas, podendo haver vários tipos de pontas.
	III. Pinos
	3. Utilizados para propagar o torque ao componente sustentado pelo eixo e para sustentar componentes rotativos.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Escolha uma:
a.
I - 2; II - 1; III - 3.
b.
I - 3; II - 2; III - 1.
c.
I - 3; II - 1; III - 2.
d.
I - 1; II - 3; III - 2.
e.
I - 2; II - 3; III - 1. 
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As tolerâncias relacionadas a componentes de máquinas são um dos itens que geram maiores custos nas especificações de projetos, uma vez que tolerâncias apertadas, muitas vezes, só são conseguidas com etapas adicionais no processo de fabricação e na inspeção, o que eleva o custo de produção, já peças de grandes tolerâncias podem ser produzidas por equipamentos com altas taxas de produção e custos menores.
 
NORTON, Robert L. Projeto de máquinas. bookman editora, 2013.
 
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. Grupos de tolerância podem ser denominados como números de graus de tolerância internacional.
II. Tolerância pode ser definido pelo tamanho em que desvios e limites são determinados, sendo o mesmo para os componentes do ajuste.
III. A distinção entre os  limites de tamanhos máximo e mínimo de um elemento, denomina-se de desvio.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Escolha uma:
a.
I e II, apenas.
b.
I, apenas. 
c.
II, apenas.
d.
III, apenas.
e.
I, II e III.
A finalidade de um parafuso de porca é de ligar duas ou mais partes. Geralmente a pré-tração ou pré-carga ocorre quando torce a porca, pois o parafuso estica e causa uma força de retenção. Essa força de retenção aparece na conexão depois que a porca foi apertada, sendo ou não submetida à uma força.
Em uma conexão de porca com duas arruelas existe um comprimento, denominado de alcance ou agarramento, que condiz
Escolha uma:
a.
à espessura total de material retido na conexão. 
b.
à largura total de material retido na conexão.
c.
ao coeficiente total de material retido na conexão.
d.
ao diâmetro total de material retido na conexão.
e.
ao comprimento total de material retido na conexão.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Um parafuso de potência consegue modificar o movimento rotacional em linear e, normalmente, a potência é propagada. Comumente um parafuso de potência de rosca quadrada única mostra o passo, o diâmetro, o ângulo de avanço e de hélice carregado por uma força de compressão. Com relação as roscas Acme e as roscas quadradas, complete as lacunas da sentença a seguir:
 
As roscas Acme e as roscas quadradas são empregadas em ocorrências onde a _____________ precisa ser _____________. Existem outros passos, que são alterados e aplicados para _____________ a _____________ do parafuso, sendo usualmente empregadas tanto em roscas quadradas quanto em roscas Acme.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
a.
compressão / transferida / reduzir / resistência.
b.
tração / modificada / elevar / compressão.
c.
resistência / transferida / elevar / potência.
d.
fixação / transferida / reduzir / dureza.
e.
potência / transferida / elevar / tração. 
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Utiliza-se os parafusos de fixação quando se deseja que duas partes de algum elemento fiquem unidas. Já os parafusos de potência são empregados para movimentação de cargas.
 
Shiguemoto, Ana Carolina Gigli. Elementos de máquinas II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
 
Tomando como referência os parafusos de fixação e de potência, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) Os parafusos de potência ou avanço são preparados para suportar as cargas de tração e cisalhamento.
(   ) Os parafusos de fixação são componentes empregados para converter movimento rotacional em linear.
(   ) Para que o parafuso de potência levante ou movimente grandes cargas é fundamental que a rosca seja mais forte que as existentes em aplicações de parafusos de fixação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
V – V – F.
b.
F – V – V.
c.
V – F – V.
d.
F – F – V. 
e.
V – V – V.
Considerando uma única rosca do parafuso e que ela é elaborada por uma única volta, pode-se dizer que a beirada da rosca desenvolverá uma hipotenusa de um triângulo retângulo, da qual a base é dada pelo comprimento da circunferência do diâmetro médio e a altura é correspondente ao avanço. A figura mostra um diagrama de força na qual a figura (a) apresenta a elevação de carga enquanto a figura (b) expõe o abaixamento de carga.
Fonte: BUDYNAS, R.G., NISBETT, J.K. Elementos de Máquinas de Shigley, 10ªedição. Porto Alegre: AMGH, 2016.
 
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. A força de fricção concedida pelo coeficiente de fricção multiplicado pela força normal N e a soma das forças axiais é F.
II. Quando existe uma força agindo para a esquerda, eleva-se a carga.
III. Quando existe uma força agindo para a direita, abaixa-se a carga.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Escolha uma:
a.
II e III, apenas. 
b.
I, apenas.
c.
II, apenas.
d.
I, II e III.
e.
I e II, apenas.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O ângulo padrão que é usado na rosca é de 60°, aplicado tanto pela ISO (International Standardization Organization) quanto pela UNS (Unified National Standard). As raízes e cristas das roscas podem ser planas, para diminuir a concentração de tensões que são geradas em cantos arredondados ou vivos. Tomando como referência as roscas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) Pode-se dizer que o passo corresponde a distância através das roscas adjacentes medidas paralelamente ao eixo da rosca.
(   ) O avanço é igual ao passo quando se trata de uma rosca única.
(   ) O comprimento da rosca, também chamada de avanço, corresponde a distância em que uma porca continuará com uma revolução completa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
F – V – V.
b.
V – V – F.
c.
V – V – V. 
d.
F – F – F.
e.
V – F – V.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Norton (2013), podemos utilizar os parafusos para manter partes unidas.
 
NORTON, Robert L. Projeto de máquinas. bookman editora, 2013.
 
Complete as lacunas a seguir.
 
Aos parafusos utilizados para manter partes unidas dá-se o nome de parafusos de ____________. Para movimentação de cargas, são utilizados parafusos de ____________ ou de ____________. No primeiro caso, os parafusos devem ser arranjados para resistir cargas de ____________, tração ou ambas. Os parafusos de potência são elementos utilizados para converter movimento ____________ em ____________, podendo levantar ou movimentar grandes cargas. Para isso, é necessário que a rosca seja mais forte que as existentes em aplicações de parafusos de ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
união / avanço / recuo / cisalhamento / linear  / rotacional / avanço.
b.
avanço / fixação / potência / compressão / rotacional / linear / fixação.
 
c.
fixação / avanço / potência / cisalhamento / linear / rotacional / avanço.
d.
recuo / avanço / potência / compressão / rotacional / linear / fixação.
 
e.
fixação / avanço / potência / cisalhamento / rotacional / linear / fixação.
 
Para determinar um tipo de rosca, deve-se conhecer o diâmetro, o passo, a classe de ajuste e o código que estabelece sua série. Pode-se indicar três séries padrão de famílias de diâmetro primitivo estabelecidas para as roscas de padrão UNS, como o passo grosso, passo fino e passo ultrafino. De acordo com as informações apresentadas a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na coluna B com suas respectivas alturas estáticas na coluna A.
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Passo grosso (UNC)
	1. Esse tipo de passo tem como propósito ser sujeitado a vibrações, como por exemplo de aviões e automóveis.
	II. Passo fino (UNF)
	2. Esse tipo de passo geralmente é usado onde a espessura de parede é um fator limitante, solicitando roscas pequenas.
	III. Passo ultrafino (UNEF)
	3. Esse tipo de passo é o mais utilizado, geralmente aplicado em eventos que solicita sucessivas montagem e desmontagem.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Escolha uma:
a.
I - 2; II - 1; III - 3.
b.
I - 3; II - 1; III - 2. 
c.
I - 2; II - 3; III - 1.
d.
I - 3; II - 2; III - 1.
e.
I - 1; II - 3; III - 2.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para determinar os desvios em peças, pode-se relacionar a especificação em projeto com a tolerância a uma dada cota da peça e estes desvios podem ser estabelecidos por meio da norma ISO 286-1, que estabelece 28 classes de desvios fundamentais.
 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6158: Sistema de tolerância e ajustes. Rio de Janeiro, p. 79. 1995.
 
De acordo com as informações apresentadas a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na coluna B com suas respectivas semelhanças na coluna A.
 
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Desvio
	1. Define-se como o desvio que mais se alcança o tamanho básico, podendo ser superior ou inferior.
	II. Desvio inferior
	2. Define-se como a distinção por meio do limite mínimo e o tamanho básico.
	III. Desvio fundamental
	3. Define-se como a distinção por meio do limite máximo e o tamanho básico.
 
	IV. Desvio superior
	4.Define-se como a distinção por meio de um tamanho e o tamanho básico.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Escolha uma:
a.
I - 4; II - 2; III - 1; IV - 3. 
b.
I - 3; II - 1; III - 4; IV - 2.
c.
I - 3; II - 1; III - 2; IV - 4.
d.
I - 2; II - 3; III - 1; IV - 4.
e.
I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Geralmente os pinos e as chavetas são empregados para segurar componentes como as polias e as engrenagens ao eixo. O pino pode prevenir o movimento axial e transmitir o torque, já a chaveta, tem por finalidade transmitir o torque entre os eixos e impedir o movimento axial.
 
Antunes, Izidio e Freire, Maecos A. C. Elementos de máquinas. São Paulo: Érica, 1997.
Shiguemoto, Ana Carolina Gigli. Elementos de máquinas II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
 
I. Chamada de chaveta quadrada, conhecida também como chaveta de Woodruff, são chavetas autoalinhantes, sendo aplicadas em eixos menores.
II. O diâmetro da extremidade maior deve ser calculado, ao contrário dos diâmetros da extremidade menor, pois, esses, são dimensionados nos pinos cônicos.
III. Para a chaveta conseguir conduzir a carga torcional, o projetista deve determinar um comprimento adequado, pois chavetas quadradas podem ser vistas com dimensões retangulares.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Escolha uma:
a.
II, apenas.
b.
I e II, apenas.
c.
III, apenas. 
d.
I, apenas.
e.
I, II e III.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A rigidez da parcela de um parafuso de porca dentro da zona de retenção é composta pela parte correspondente a da parcela de haste não-rosqueada e a da parcela rosqueada. Em um componente elástico, como por exemplo o parafuso de porcas, ocorre a razão através da força alicada ao componente e a deflexão gerada pela força.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito mencionado.
Escolha uma:
a.
Razão de mola. 
b.
Ângulo de rosca padrão.
c.
Força de fricção.
d.
Passo fino.
e.
Parafusos de fixação.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A carga de rosca Acme está voltada para o eixo devido ao ângulo de avanço e o de rosca. A figura apresenta o diagrama de força, na qual a figura (a) expõe  a força normal aumentada devido ao ângulo de rosca e a figura (b) exibe o colar de empuxo que tem um diâmetro friccional dc.
 
Fonte: BUDYNAS, R.G., NISBETT, J.K. Elementos de Máquinas de Shigley, 10ª edição. Porto Alegre: AMGH, 2016.
 
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
 
I. Deve ser utilizado um colar ou um mancal axial quando um parafuso é carregado axialmente.
II. A carga no colar é centralizada no coeficiente de fricção.
III. O torque requerido é dado por: 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Escolha uma:
a.
II, apenas.
b.
I, II e III.
c.
I, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
I e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina