Buscar

Teoria e história das cidades (AULA 6)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA E HISTÓRIA DAS CIDADES
6a aula
	
	
	
	
	
	
		Disciplina: CCE0897 - TEORIA E HISTÓRIA DAS CIDADES 
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	(FCC-2011) Concebido e propalado por Le Corbusier, Tony Garnier, Ebenezer Howard, entre outros, o modelo conhecido como master plans ou blueprint planning repensava o meio urbano através das questões sociais, mas desprezava as tradições e particularidades culturais e históricas, transformando a heterogeneidade dos bairros urbanos com a contrastante regularidade dos projetos habitacionais. Esse modelo de urbanização:
		
	
	discutia a arquitetura da cidade como meio de continuidade histórica, pois identificava e recuperava o inconsciente coletivo expresso na arquitetura, através da valorização dos monumentos e outros elementos visíveis constantes no tempo, responsáveis pela organização física e homogeneidade do tecido urbano.
	
	evidenciava as influências por temáticas como o desenvolvimento sustentável, quando tratava de alguns problemas ambientais presentes nas cidades, como por exemplo poluição, lixo, cobertura vegetal, mananciais etc. Sua ideia central era o esforço de compatibilização do desenvolvimento urbano com certos valores comunitários.
	
	representava a dimensão dos aspectos humanos na forma urbana, à partir da construção de canais de diálogo com a população, utilizando motivos culturais consagrados para ampliar o significado da arquitetura em suas dimensões simbólicas e lúdicas.
	 
	propunha ideais de uma cidade eficiente, mas estava distante dos problemas enfrentados pelas cidades reais, pois não era baseado na experiência e na pesquisa sobre o modo de funcionamento das cidades, mas em concepções essencialmente estéticas e racionalizadas da forma urbana.
	
	permitia o planejamento colaborativo inspirado no pensamento de Habermas em torno da razão e do agir comunicativo, que propunha uma administração pública através da construção de canais de diálogo e da superação de preconceitos entre diferentes grupos de interesses voltados para maior justiça social.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Complete os espaços em branco: No início do século XX, diversos urbanistas foram influenciados pelas idéias de Ebenezer Howard, que propôs ____(A)_____ como solução para a crise das cidades pós revolução industrial. Le Corbusier, com seu plano ___(B)_____, propunha a criação de uma cidade para três milhões de habitantes com prédios no meio de uma paisagem rural, se aproximando do conceito de Howard.___(C)________ foi um crítico desta proposta pois criava uma grande quantidade de tipologias distintas, algo que em seu plano ____(D)______ era definido por uma redução extrema de tipologias para as edificações.
		
	
	A_ Ringstrasse, / B_Chandigarh / C_Tony Garnier / D_Cidade Industrial
	 
	A_Cidade Jardim, / B_Ville Radieuse / C_Ludwig Hilberseimer / D_Regional City
	
	A_ Cidade Industrial, / B_Plano Voisin / C_Ludwig Hilberseimer / D_Cidade Linear
	
	A_Ringstrasse, / B_Ville Radieuse / C_Ludwig Hilberseimer / D_Regional City
	
	A_ Cidade Linear, / B_Plano para Argel / C_Frank Lloyd Wright / D_Broadacre City
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(CESPE - 2012) O arquiteto e urbanista franco-suíço Le Corbusier é de tal modo importante no Movimento Moderno que seria incorreto não lhe reservar um papel de primeiro plano. É correto afirmar que o pensamento urbanístico de Le Corbusier:
		
	
	Opõe-se ao funcionalismo como relação determinista entre forma e função.
	
	Admite que os fenômenos da industrialização e do capitalismo promovem a degradação dos centros históricos das cidades.
	 
	Defende a cidade da época maquinista, em que estariam presentes as fábricas, as indústrias, os veículos etc
	
	Reage contra a degradação dos centros históricos das cidades europeias provocada principalmente pela circulação de veículos.
	
	Considera que as áreas públicas verdes, de modo geral, interferem de maneira negativa nas relações sociais e na convivência no bairro.
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em 1933, sob a liderança de Le Corbusier, arquitetos em destaque na época, reúnem-se em Atenas em Congresso Internacional de Arquitetura Moderna para debater as condições urbanísticas. Neste encontro formulou-se então a célebre:
		
	
	Carta da Grécia, conhecida como Carta de Atenas;
	
	Carta Modernista, conhecida como Documento Cidade;
	
	Carta da Grécia, conhecida como Carta Modernista;
	
	Carta do Urbanismo, conhecida como Carta Ufanista.
	 
	Carta do Urbanismo, conhecida como a Carta de Atenas;
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os planos Broadacre City, Regional City, Cidade Industrial, Ville Radieuse e Cidade Jardim, são reações a uma condição urbana precária, oriunda do rápido adensamento populacional das cidades no perído pós revolução industrial.
I- Zoneamento com separação dos usos de acordo com suas especificidades técnicas.
II- Desadensamento populacional.
III- Referências para os atuais condomínios fechados afastados da cidade.
IV- Criação de uma paisagem híbrida, unindo o campo à cidade.
Marque a opção abaixo que contenha características comuns a todos os planos acima:
		
	
	III e IV.
	
	I e IV.
	 
	II e IV.
	
	I e II.
	
	II e III.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Carta de Atenas é o manifesto urbanístico resultante do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado em Atenas em 1933. O evento, que teve como tema a "cidade funcional", discutiu aspectos da arquitetura contemporânea. A Carta considerava a cidade como um organismo a ser concebido de modo funcional, na qual as necessidades do homem devem estar claramente colocadas e resolvidas. Desse modo, preconiza a separação das áreas residenciais, de lazer e de trabalho, propondo, em lugar do caráter e da densidade das cidades tradicionais, uma cidade, na qual os edifícios se desenvolvem em altura e inscrevem em áreas verdes, por esse motivo, pouco densas. Tais preceitos influenciaram o desenvolvimento das cidades europeias após a Segunda Guerra Mundial e, no Brasil, a criação do Plano Piloto de Brasília por Lúcio Costa. Este é considerado como o mais avançado experimento urbano no mundo que tenha aplicado integralmente todos os princípios da Carta. A partir desse pensamento, a estruturação dos planos urbanos para as cidades passou a se subdividir em quatro funções, quais sejam:
		
	 
	Habitar, trabalhar, recrear e circular.
	
	Dirigir, trabalhar, recrear e circular.
	
	Habitar, trabalhar, recrear e dirigir.
	
	Habitar, trabalhar, viver e circular.
	
	Viver, trabalhar, recrear e circular.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na carta Atenas (CIAM de 1933), se estabelece uma oposição entre a cidade tradicional, caracterizada pela mescla e indiferenciação de usos urbanos e a cidade moderna, racional e funcional que é regida por um princípio fundamental: o zoneamento. As quatro funções básicas do homem na cidade, estabelecidas por Le Corbusier e defendidas na concepção do Urbanismo Moderno, estabelecem uma clara divisão entre os espaços da cidade e seus usos possíveis. Sobre essa questão, assinale a alternativa correta:
		
	
	A função trabalhar e a função habitar deveriam ocupar o mesmo espaço na subdivisão funcional da cidade, pois segundo os preceitos da Carta de Atenas, isto minimizaria a necessidade de grandes deslocamentos ao longo do dia.
	
	A complexidade e a diversidade eram fatores de fundamentação do urbanismo moderno, garantidos através da segregação funcional de seus espaços.
	 
	Neste esquema, as funções de habitar, recrear e trabalhar poderiam sustentar sua segregação espacial devido à eficiência idealizada para a função circular, que conectaria todos os espaços funcionais com rapidez.
	
	As áreas de produção de alimentos ocupariam os mesmos setores destinados à habitação, aproximando a produçãodo consumo nas cidades.
	
	As cidades subdivididas em setores funcionais excluem a função de recreação, entendida pelos modernos como um direito do ser humano que não poderia ser submetido a nenhum tipo de sistematização.

Outros materiais