Buscar

Pauta jornalística e reportagem - Redação e Produção Para Vídeo (TV)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pauta jornalística
1- Defina um tema: Qual é a ideia e como se apresenta (possui subtemas? existe algo novo sobre o assunto?)
2- Contextualize o assunto: importância para a sociedade
3- Sugira um encaminhamento: como abordar o determinado assunto
4- Escolha o tipo de pauta: factual / atemporal (não factual) / pauta artigo (emitir opinião)
5- Encontre fontes especializadas: nome/cargo/horários (bem mastigada para o repórter)
6- Proponha perguntas: elaboração
7- Indicar recursos multimídia 
Pauta para TV
A pauta é um importante instrumento na produção de uma reportagem, além de definir o “gancho” da notícia, pode determinar a linha condutora que deve ser seguida e indicar as fontes que devem ser entrevistadas.
Os profissionais que produzem a produzem a pauta para a TV tem uma preocupação a mais: a produção das imagens da reportagem.
O pauteiro não pode ser apenas alguém que simplesmente agenda entrevistas para o repórter fazer. É fundamental que o pauteiro faça, por exemplo, uma pré entrevista pelo telefone para identificar a qualificação da fonte e obter informações que sirvam de subsídios para o repórter produzir a reportagem. 
Além de trazer um resumo do fato, a pauta, tem por obrigação viabilizar, ou no mínimo facilitar, a produção de imagens para o cinegrafista. Ao agendar uma reportagem sobre futebol infantil, por exemplo, o pauteiro deverá se preocupar onde poderão ser produzidas imagens de crianças praticando o esporte. Uma pauta sobre uma moradora que se prepara para uma competição deverá em algum momento trazer imagens da atleta na piscina.
O pauteiro, inclusive, poderá combinar com os entrevistados a apresentação de objetos, roupas e locações que facilitam a produção no momento da gravação. Fotografias do início da carreira de um atleta, por exemplo, ajudarão na relação texto/imagem quando o off do repórter remeter a este fato. Imagens de medalhas e troféus viabilizam a relação texto/imagem do texto que aborda as premiações.
A pauta não é apenas um agendamento de horários e fontes que devem ser entrevistadas. A pauta deve ser um documento que contenha informações jornalísticas, baseadas em pesquisa, pré entrevista, e no caso da TV, grande preocupação com a produção das imagens.
Para finalizar, é importante que o repórter tenha consciência que a pauta é uma indicação que poderá ser ampliada, mudar de foco e até mesmo ser derrubada.
Reportagem para a TV
A leitura da pauta e discussão em conjunto com o pauteiro e cinegrafista é um dos primeiros passos para uma boa reportagem. O ideal é que o repórter, antes de executar as entrevistas, tenha estudado o assunto da pauta e ser inteirado, no mínimo, de informações básicas. Mesmo que na reportagem a entrevista com a fonte seja representada, na maioria dos casos, por sonoras editadas de poucos segundos; a entrevista “bruta” deverá ser baseada em uma conversa longa onde possam ser exploradas todas as informações. Além das informações contidas na pauta, repassadas pela fonte e colhidas em materiais de apoio, como levantamentos pessoais e pesquisas, é fundamental que repórter e cinegrafista observem o ambiente.
Em muitas situações é o próprio ambiente que trará informações adicionais à reportagem. A produção do texto da reportagem, deverá levar em conta, além de informações, a melhor maneira de contar o fato é por meio de imagens. Dentro desse conteúdo, deverá ser observada a necessidade de buscar recursos para garantir a relação texto/imagem, como fotografias, quadro de caracteres, computação gráfica, reconstituições, entre outros.
No início da reportagem deve-se ficar atento ao fato que o lead da TV é representado pela cabeça lida pelo apresentador. Por isso o início da reportagem pode ser uma história particular, uma ambientação ou qualquer outra alternativa que aborde o fato. Mas não inicie pelo lead.
Dentro desse contexto é importante que a relação com o cinegrafista seja de muita sintonia. É com base nesse trabalho conjunto que a reportagem vai ser executada com sucesso.
Anotações da ordem de gravação, nome de entrevistados, sugestões de esqueleto, cabeça e nota pé, são informações que devem ser repassadas aos editores, na ficha técnica da reportagem.

Outros materiais