Buscar

Determinantes Sociais de Saúde e Promoção da Saúde

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201904341798)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os estudos dos determinantes sociais de saúde (DSS) é CORRETO afirmar que:
I. Tem por objetivo reduzir as iniquidades de saúde;
II. pesquisa os pontos mais sensíveis do território, onde as intervenções podem produzir maior impacto;
III. procuram estabelecer uma hierarquia entre os fatores mais gerais de natureza social, econômica, política e as mediações para entender como incidem sobre a situação de saúde de pessoas e grupos;
		
	
	I e II estão corretas
	
	I e III estão corretas
	
	apenas I está correta
	
	II e III estão corretas
	 
	todas estão corretas
	Respondido em 23/05/2019 11:01:42
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201904297824)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A construção dos Determinantes Sociais de Saúde foi marcada por 3 gerações de abordagem e prioridades na saúde pública. São DSS da segunda geração:
		
	
	descreve os fatores que incidem sobre a situação de saúde de grupos e pessoas
	 
	descreve os gradientes de saúde de acordo com vários critérios de estratificação socioeconômica
	
	descreve as doenças mais comuns e suas relações com o processo saúde doença
	
	descreve onde e como devem ser feitas as intervenções, com o objetivo de reduzir as iniquidades de saúde
	
	descreve a hierarquia de determinações entre os fatores mais gerais de natureza social e ambiental
	Respondido em 23/05/2019 11:02:51
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201904314784)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A História registrada da humanidade apresenta o processo saúde-doença sendo explicado de diversas formas e baseado nos mais diversos preceitos. Sobre essa evolução histórica do processo saúde doença, é incorretoafirmar que:
		
	
	O avanço da química como ciência "contaminou" o saber médico a ponto de autores relacionarem a química do corpo com o restabelecimento da saúde.
	
	O fundamentalismo religioso perdurou por longos períodos na tentativa de explicar a razão do adoecimento dos indivíduos.
 
	 
	 
 A microbiologia, na revolução pausteriana, não teve grande relevância no entendimento do processo de adoecimento, afinal pouquíssimas doenças são causadas por microrganismos.
 
	
	Houve perídos da história cujo processo de adoecimento era romantizado e até desejado por certas categorias, como os artistas. 
	
	 
Hipócrates foi o  grande nome do rompimento da concepção mágico-religiosa para o entendimento do processo saúde-doença.
 
	Respondido em 23/05/2019 11:07:39
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201904034440)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários aconteceu no final da década de 70, em Alma-Ata e tem como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde e enfatiza que:
		
	 
	O desenvolvimento econômico e social deve ser baseado numa ordem econômica internacional, que a população deve participar no planejamento e execução dos cuidados de saúde, não como uma exceção, mas como um direito e dever.
	
	A atenção primária é o segundo nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde.
	
	A saúde é um direito de alguns grupos sociais.
	
	As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo dos países em desenvolvimento.
	
	A responsabilidade dos governos com a saúde da população se dá através de adoção de medidas locais e em grupos menos favorecidos economicamente.
	Respondido em 23/05/2019 11:14:34
	
Compare com a sua resposta: Buscar soluções sustentáveis. É preciso que os gestores em saúde busquem soluções para os problemas de saúde da população da região. Através de uma escuta aberta com a população, com os profissionais de saúde e outros gestores. O debate e as discussões nos conselhos municipais de saúde são fundamentais para o entendimento dos problemas que acomentem a população. É necessário observar da região e buscar outras informações. A informação servirá de insumo para o planejamento. Pesquisar sobre os indicadores de saúde e discutir com os profissionais de saúde capacitados para o entendimento sobre todas as medidas adotadas ou não até o momento para a busca da solução dos casos. Realizar o planejamento das ações baseado em todas as construções realizadas, em busca da superação dos problemas e de soluções sustentáveis, onde o dinheiro a ser investido seja para resolver os problemas de saúde da região.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201904034577)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A carta de Ottawa (WHO,1986) que é o documento fundador do movimento atual da promoção da saúde, estabeleceu 5 campos de ação para se trabalhar a promoção de saúde. Sendo eles:
		
	
	a defesa da saúde, a capacitação, a mediação, o desenvolvimento de habilidades pessoais e o reforço da ação comunitária.
	 
	políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde,  reforço da ação comunitária,  desenvolvimento de habilidades pessoais e  reorientação dos serviços de saúde.
	
	a capacitação, o reforço da ação comunitária, o desenvolvimento de habilidades pessoais, a reorientação dos serviços de saúde e a mediação.
	
	a defesa da saúde, a mediação, o reforço da ação comunitária, políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde.
	
	a mediação, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a capacitação, a defesa da saúde e a reorientação dos serviços de saúde.
	Respondido em 23/05/2019 11:16:37
	(HUB-DF/EBSERH/IADES/2013) Sabe-se que houve importante evolução na história da Saúde Pública no Brasil. Sobre essa evolução, principalmente na organização do Sistema de Saúde, assinale a alternativa correta
		
	
	A crise da Previdência Social, no início dos anos 1970, fez surgir o Conselho Consultivo de Administração de Saúde Previdenciária (Conasp).
	
	No relatório final da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a saúde passa a ser definida apenas como o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, trabalho e lazer.
	 
	A Reforma Sanitária Brasileira sempre pretendeu ser mais que apenas uma reforma setorial.
	
	O fundamento legal do Sistema Único de Saúde (SUS) é a Constituição Federal de 1988, regulamentado na Lei Federal no 8.080, de 19 de setembro de 1990, que trata do financiamento da saúde e da participação popular e na Lei Federal no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a organização e regulação das ações de saúde.
	 
	A realidade social, na década de oitenta do século passado, era de inclusão da maior parte dos cidadãos no direito à saúde, que se constituía na assistência prestada pelo Instituto Nacional de Previdência Social, restrita aos trabalhadores que para ele contribuíam.
	Respondido em 23/05/2019 11:25:22
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201904325862)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde realizada em 1986, foi decidido...., assinale a opção CORRETA.   
		
	
	e) Organizar sistema de informação adequada para as ações de controle, avaliação e reformulação do sistema de saúde.
	
	d) Não é de responsabilidade dos Conselhos de saúde exigir o acompanhamento dos auditores.
	 
	b) Foi realizada uma reformulação do sistema nacional de saúde, sendo um consenso que haveria um financiamento setorial e que a saúde era um direito de todos. 
	
	c) Avaliaram a eficiência e eficácia da gestão no cumprimento das metas estabelecidas nos planos de saúde, que não é competência dos auditores do SUS.
	
	a) Houve um alto grau de participação, permitindo um consenso do financiamento setorial, implantando os sistemas regional, estadual e municipal, com controle central do Ministério da Saúde.
	Respondido em 23/05/2019 11:31:24
	
Compare com a sua resposta:3a Questão (Ref.:201904287232)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No Brasil, o debate sobre os principais problemas do Sistema Único de Saúde (SUS) geralmente é bastante polarizado entre os que defendem que o financiamento público é insuficiente e aqueles que dizem que o problema setorial é de gestão. Recentemente, pelo menos entre gestores e pesquisadores da saúde, tem se estabelecido consenso de que ambos os problemas comprometem o bom desempenho do sistema. Mas, aparentemente, esta compreensão está longe de ser realidade entre os que atuam na área econômica dos governos. Um dos resultados é que o debate público se perde nessa falsa dicotomia, e deixa-se de discutir a relevância do investimento em saúde para o desenvolvimento econômico e social do país.
Disponível em: http://revistaconstrucao.org/saude-publica/e-preciso-investir-mais-em-saude-publica-no-brasil/
Para que o SUS funcione foi criado uma lei que desse sustentação econômica ao Sistema. Esse Lei é:
		
	
	CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
	
	Lei nº 8.778, de 22 DE JANEIRO DE 1986.
	 
	LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.
	
	Lei COFEN  78645/90
	
	Lei 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 1988.
	Respondido em 23/05/2019 11:26:39
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201904034547)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Complementaridade do Setor Privado é um dos Princípios Organizativos do SUS, assim sendo, quando a iniciativa privada poderá participar do SUS?
		
	 
	Quando houver indisponibilidade para o atendimento ou prestação de serviços através das unidades de atendimento do SUS.
	
	Quando houver excesso de verba pública.
	
	Quando o gestor da instituição pública e privada for o mesmo.
	
	Quando o gestor receber autorização do Governo Federal
	
	Quando oferecer profissionais mais qualificados que os do serviço público.
	Respondido em 23/05/2019 11:27:59
	
Compare com a sua resposta: Os relatórios que o SIAB emite permitirão conhecer a realidade sociossanitária da população acompanhada, avaliar a adequação dos serviços de saúde oferecidos - e readequá-los, sempre que necessário e, por fim, melhorar a qualidade dos serviços de saúde.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201904318980)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O financiamento do sistema único de saúde é feito com recursos dos orçamentos: 
		
	
	dos Estados, dos Municípios, e da União.
	 
	da Seguridade Social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.
	
	dos Estados, do Distrito Federal e da União.
	
	dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
	 
	da Seguridade Social e da União.
	Respondido em 23/05/2019 11:30:46
	
Compare com a sua resposta:
	
	1a Questão (Ref.:201904318174)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a teoria dos miasmas é correto afirmar:
		
	
	A paz e lazer são determinantes sociais pautadas neste teoria.
	
	A teoria dos miasmas foi desenvolvida pelo cientista francês Louis Pasteur que veio revolucionar para o avanço da microbiologia.
	
	A teoria dos miasmas foi desenvolvida pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz após a revota da vacina.
	
	Ainda nos dias atuais as doenças são produzidas com base nessa teoria.
	 
	De acordo com essa teoria as doenças teriam suas origens a partir da putrefação da matéria orgânica nos solos e lençóis freáticos.
	Respondido em 29/05/2019 17:34:11
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201904034626)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	2) De acordo com a Lei nº 8.142, de dezembro de 1990, o conselho municipal de saúde é um órgão colegiado, que conta com representantes:
		
	 
	do governo, dos prestadores de serviços e dos usuários;
	
	do executivo, do legislativo, do judiciário e do prefeito.
	
	das secretarias municipais e estaduais de saúde, e do tribunal de contas do município;
	
	dos usuários, dos gestores e dos governadores;
	
	dos membros da comissão intergestores tripartite e dos vereadores;
	Respondido em 29/05/2019 17:26:52
	
Compare com a sua resposta: A União poderá executar ações de vigilância epidemiológica e sanitária em circunstâncias especiais, como na ocorrência de agravos inusitados à saúde, que possam escapar do controle da direção estadual do Sistema Único de Saúde - SUS ou que representem risco de disseminação nacional.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201904319643)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao Pacto pela Saúde, assinale a alternativa correta.
		
	 
	O repasse fundo a fundo é a modalidade preferencial de transferência de recursos entre os gestores.
	
	A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é o manual para indução e controle de ações de saúde, tendo por referência as diretrizes contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.
	
	A centralização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão.
	
	O Bloco de financiamento da Assistência Farmacêutica se organiza exclusivamente em dois componentes: Estratégico(venda0 e Medicamentos de Dispensação Excepcional.
	
	As metas, os objetivos e os indicadores do Termo de Compromisso de Gestão serão revistos trianualmente, no mês de dezembro.
	Respondido em 29/05/2019 17:28:30
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201904034487)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os direitos dos usuários do SUS são: I - Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde II - Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema III - Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação IV - Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos V - Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada. As assertivas corretas são:
		
	
	I, III e IV
	 
	I, II, III, IV e V
	
	I e III
	
	II, III e V
	
	I, II, III e IV
	Respondido em 29/05/2019 17:32:54
	
Compare com a sua resposta: O projeto Ações Integradas de Saúde (AIS) visaram a integração das ações curativas-preventivas e educativas. Dando início formal à participação popular e fortaleceu a idéia da municipalização.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201904344632)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre o programa SAÚDE NA ESCOLA, é correto afirmar EXCETO:
		
	
	Um dos cinco componentes do programa Saúde na Escola é a Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública
	 
	Visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria  da qualidade de vida da população
	
	Promove ações de educação em saúde tanto na escola como em ambientes favoráveis como áreas de lazer, centros de saúde, ginásios esportivos
	
	Objetiva  contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento  das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino
	 
	Objetiva promover ações de saúde voltadas aos docentes e colaboradores das escolas da rede pública de ensino
	Respondido em 29/05/2019 17:30:33

Continue navegando