Buscar

Jardins do Céu

Prévia do material em texto

�
Caso :
Jardins do Céu
REFERÊNCIA: Apostila-Nasf como estratégia de ampliação das ações da esf
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é considerado um estratégico meio para aumentar a qualidade da Atenção Básica, visto que amplia a finalidade das ações na Atenção Básica. Há também aumento na capacidade de decisões clínicas das equipes que se dá por meio do compartilhamento dos saberes. As equipes NASF são compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimentos, que atuam em conjunto com equipes de Saúde da Família e Atenção Básica dividindo e apoiando as práticas em saúde nos territórios. 
Os processos de trabalho do NASF devem ser organizados, tendo como foco o território sob sua responsabilidade, sendo prioridade o atendimento compartilhado e interdisciplinar, trocas de conhecimentos, capacitação e responsabilidades mútuas, possibilitando assim experiências aos profissionais envolvidos.
No estudo de caso denominado Jardins do Céu, nos deparamos com alguns problemas como: adolescentes em evasão escolar, gestantes de médio e alto risco, violência doméstica à mulheres, casos de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, casos de tuberculose, idosos acamados dependentes, idosos vivendo sozinhos com risco de depressão, necessidade de tratamento em relação a saúde bucal, moradores de rua flutuantes, alcoolistas e/ou dependentes químicos. Assim nos deparamos com situações de violência, cultural e social, saúde, entre outros.
Como potencialidades, podemos ressaltar o fato de a comunidade ter sido projetada pela prefeitura local com suporte das secretarias do Governo facilitando a implantação de um aparelhamento social constituído por serviços e outras instituições, opções de lazer como gramado sintético e vila olímpica, boa iluminação nas ruas, ruas asfaltadas, comércio local, diversas linhas de ônibus facilitando a locomoção da população.
Levando em consideração os trabalhos em conjunto das equipes, há muito o quer ser realizado para solucionar os problemas encontrados após as análises, tais como, academias ao ar livre supervisionado, que irá auxiliar em problemas como sedentarismo, excesso de peso, saúde mental; grupos de acompanhamento psicológico e social para os que sofrem violência doméstica, álcool e outras drogas; campanhas e ações relacionados à saúde bucal, gestacional e combate a doenças como dengue, zika e chikungunya; promoção de atividade educacional à adolescentes e jovens relacionado ao mercado de trabalho e outros assuntos; assistência domiciliar à pacientes acamados e dependentes. 
Muito pode ser feito nos territórios por meio do trabalho bem articulados das equipes. Em 1946, Sigerist, apresentou quatro responsabilidades contendo a medicina: promoção da saúde; prevenção das doenças e a recuperação e a reabilitação, entre estas a promoção da saúde é considerada o cerne para a saúde e estímulo ao bem-estar em geral, enquanto as outras responsabilidades são focadas na doença.
	
�

Continue navegando