Buscar

np2_cito

Prévia do material em texto

Questões para estudo de Citologia.
O cromossomo é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleotídeos com funções especificas nas células dos seres vivos e podem ser observados em microscópio óptico em células metafásicas. Nos cromossomos dos eucariontes, o DNA encontra-se numa forma semi-ordenada dentro do núcleo celular, agregado a proteínas estruturais, as histonas. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a estrutura dos cromossomos discutidas em sala de aula.
Cromossomo simples: 2 braços e 1 centrômero.
Cromossomo Duplo: 4 braços e 1 centrômero
Classificação dos cromossomos quanto à posição do centrômero: Metacêntrico, Submetacêntrico, Acrocêntrico, Telocêntrico e Metafásico.
Classificação dos cromossomos quanto à posição do centrômero: Metacêntrico, Submetacêntrico, Acrocêntrico e Telocêntrico.
Cromossomos homólogos são cromossomos semelhantes na forma e no tamanho.
Em biologia, chama-se ciclo celular um conjunto de processos que se passam numa célula viva entre duas divisões celulares. O ciclo celular consiste na intérfase e na fase mitótica. A fase mitótica inclui a mitose e a divisão do citoplasma. Esse ciclo possui várias fases que são extremamente importantes para que a célula conclua a divisão. Assinale a alternativa INCORRETA quanto a essas fases.
G¹ deriva de seu papel controlador de uma importante decisão celular: A célula pode continuar proliferando ou retirar-se do ciclo e entrar em um estado quiescente (G0).
G¹ é o intervalo do tempo que transcorre do fim da mitose até o início da síntese de DNA.
G² é o intervalo entre o término da síntese do retículo endoplasmático rugoso e a próxima mitose.
G¹ ocorre à síntese de algumas enzimas imprescindíveis para a fase S (DNA polimerases) e síntese de histonas.
Período S: Durante esse período a célula duplica o seu DNA (elaborando réplicas perfeitas dessa molécula), esse processo denomina-se replicação.
O DNA controla toda a atividade celular. Ele possui a informação genética para o funcionamento de uma célula. Toda vez que uma célula se divide, a informação genética deve ser passada para as células-filhas. Todo o “arquivo” contendo as informações sobre o funcionamento celular precisa ser duplicado para que cada célula-filha receba o mesmo tipo de informação que existe na célula-mãe. Esse processo é denominado replicação, ou seja, o processo de duplicação de uma molécula de DNA. Logo, assinale a alternativa INCORRETA quanto ao processo de replicação.
A molécula de DNA inicia a replicação em locais específicos denominados origem de replicação. As células eucariontes ao iniciarem a replicação nessas origens iniciam em unidades de replicação denominadas réplicons.
Replicação é Bidirecional: Uma vez iniciada a replicação em cada ponto de origem, ela se propaga para os 2 lados do DNA, a esse movimento para lados opostos se denominou de replicação bidirecional e quanto a dupla hélice de DNA se separam, esses locais tem a forma de Y (forquilhas de replicação).
Replicação é semidescontínua: As duas cadeias parentais da dupla hélice vão, ambas, sendo replicadas em cada forquilha; filamentos de DNA de hélice dupla são antiparalelos, isto é; uma fita possui direção 5’ para 3’ e a outra 3’ para 5’.
As cadeias filhas devem ser sintetizadas sempre na direção 5’ para 3’. A cópia da cadeia parental 3’ para 5’ pode ser sintetizada continuamente formando a cadeia atrasada. A outra cadeia parental 5’ para 3’ é copiada de uma forma intermitente formando a cadeia líder.
A cadeia parental 5’ para 3’ tem como característica a formação de fragmentos denominados Fragmentos de Okazaki.
O núcleo celular, organela primeiramente descrita por Franz Bauer, em 1802, é uma estrutura presente nas células eucariontes e em seu interior, encontramos o DNA celular. O núcleo possui diversas funções, entre elas, regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula (metabolismo), e armazenar as informações genéticas que podem também ser passadas ás células filhas. Assim, assinale a alternativa CORRETA quanto às características dos núcleos.
Intercâmbio núcleo/citoplasma é seletivamente regulado, (estrutura denominada complexo do poro), formado por anéis (arranjo octogonal), ligados à superfície nuclear e citoplasmática. Esses anéis são ancorados na bicamada lipídica.
Envoltório Nuclear: separa o conteúdo do núcleo do citoplasma, formado por 2 unidades de membrana, a membrana interna apresenta um espessamento chamado lâmina nuclear e a membrana externa é rica em ribossomos e faz conexão com retículo endoplasmático liso.
Nucleoporinas formam o canal central do complexo do poro e tem aproximadamente 40nm de diâmetro, moléculas com 9nm atravessam rapidamente o complexo do poro através de transporte ativo e moléculas acima utilizam transporte passivo
Associada a superfície externa do envoltório nuclear, encontra-se a lâmina nuclear, constituídas pelas proteínas laminal (A,B,C) e são responsáveis por manter a forma e dar suporte estrutural ao envoltório nuclear.
As proteínas que se associam ao DNA para formar a cromatina são classificadas em: Histonas e não-histonas. As histonas estão intimamente ligadas ao DNA e existem 6 tipos dessas proteínas.
Um dos pressupostos fundamentais e principais da biologia celular é o de que todas as células se originam a partir de células pré-existentes. Esse processo de divisão celular denomina-se mitose, onde as células filhas possuem a mesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de DNA característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação fenômeno menos comum e acidental). Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA quanto às fases da mitose.
Prófase: Condensação das fibras de cromatina, tornando-se mais curtas e espessas, formação dos cromossomos, compostos por seus 2 elementos longitudinais idênticos denominados centrosssomos.
Telófase: cromossomos atingem estado de condensação máxima e as cromátides ficam visíveis, ocorre alinhamento dos cromossomos na região equatorial. Presença de três tipos de fibras (polares, cinetocóricas e as livres).
Telófase: Ocorre quando a restituição dos núcleos, reconstituição do envoltório nuclear e a reorganização dos nucléolos. Ocorre a divisão citoplasmática e formação das células filhas.
Anáfase: Separação dos centrossomos e a migração das cromatídes para os pólos opostos (cromossomos filhos). Microtúbulos cinetorcóricos encurtam aproximando dos cromossomos filhos aos polos.
Metáfase: Centrossomos utilizam moléculas de tubulina liberadas na desmontagem do citoesqueleto formando as fibras do fuso.
O RNA ribossômicos são os mais produzidos pela célula e, também passam para o citoplasma, depois de um certo período de acúmulo no nucléolo, vão participar da construção dos ribossomos, que são minúsculas estruturas citoplasmáticas de papel decisivo no mecanismo de síntese proteica. Sendo assim assinale a alternativa correta quanto a sua composição e estrutura.
É constituído por moléculas de RNAr e proteínas, formado por duas subunidades: Maior e menor, onde a subunidade menor se liga ao RNAm e ao RNAt durante a síntese de proteínas e a subunidade maior catalisa a ligação peptídica entre os aminoácidos durante a síntese de proteínas.
É constituído por moléculas de RNAt e vitaminas, formado por duas subunidades: Maior e menor, onde a subunidade menor se liga ao RNam e ao RNAt durante a síntese de proteínas e a subunidade maior catalisa a ligação peptídica entre os aminoácidos durante a síntese de proteínas.
É constituído por moléculas de RNAr e proteínas, formado por duas subunidades: Maior e menor, onde a subunidade menor se liga ao RNAm e ao DNA durante a síntese de proteínas e a subunidade maior catalisa a ligação peptídica entre os aminoácidos durante a síntese de proteínas.
É constituído por moléculas de RNAr e proteínas, formado por duas subunidades: Maior e menor, onde a subunidade maior se liga as RNAm e ao RNAt durante a síntese de proteínas e a subunidade menor catalisaa ligação peptídica entre os aminoácidos durante a síntese de proteínas.
É constituído por moléculas de RNar e DNA, formado por duas subunidades: Maior e menor, onde a subunidade menor se liga ao RNAp e ao RNAt durante a síntese de proteínas e a subunidade maior catalisa a ligação peptídica entre os aminoácidos durante a síntese de proteínas.
As bases nitrogenadas se ligam com uma pentose (um açúcar) e com um grupo fosfato. Essas estruturas se organizam em pares, formando assim o DNA, caso a pentose seja a desoxirribose. No caso do RNA, o açúcar com que as bases se ligarão será a ribose. O pareamento de bases ocorre de maneira precisa: Uma base púrica se liga a uma pirimídica. Logo, assinale a alternativa INCORRETA quanto a organização dessas bases para a formação de DNA e RNA, respectivamente.
(A) pareia com (T) e (G) pareia com(C), (a) pareia com a (U) e (g) pareia com(C).
Adenina pareia coma uracila e guanina pareia com a citosina, adenina pareia com a timina e guanina pareia com a citosina.
(T) pareia com(A) e (C) pareia com (G), (U) pareia com a (A) e (C) pareia com (G).
Adenina pareia com a timina e guanina pareia com citosina, adenina pareia com a uracila e guanina pareia com citosina.
Timina pareia com adenina e citosina pareia com guanina, uracila pareia com adenina e citosina pareia com guanina.
Na biologia nos é apresentado que o ácido ribonucleico é constituído por uma ribose, por um grupo fosfato e uma base nitrogenada, sendo sua composição muito semelhante a do ácido desoxirribonucleico, contudo apresenta algumas diferenças. Assinale a alternativa INCORRETA, com relação a composição dessa molécula.
O RNA é formado por uma cadeia simples de nucleotídeos, e não uma de dupla hélice como o DNA. Um filamento de RNA pode se dobrar de tal modo que parte de suas próprias bases se pareiam umas com as outras. Tal pareamento intramolecular de bases é um determinante importante da forma do RNA. Assim, formando potentes intracadeia o RNA é capaz de assumir uma variedade muito maior de formas moleculares tridimensionais complexas do que a dupla hélice de DNA.
O ácido ribonucleico tem o açúcar ribose em seus nucleotídeos em vez da desoxirribose encontrada no ácido desoxirribonucleico. Como os nomes sugerem no os dois açucares diferem na presença ou ausência de apenas um átomo de oxigênio.
O ácido ribonucleico é encontrado somente no núcleo da célula, e o mesmo pode dar origem a duas novas moléculas, realizando a autoduplicação.
Os nucleotídeos do ácido ribonucleico contêm as bases de adenina(A), guanina(G), citosina(C) e uracila(U), difenrete do ácido desoxirribonucleico que substitui a base uracila(U) por timina(T).
O RNA, como a proteína, mas não como DNA, pode catalisar importantes reações biológicas. As moléculas de RNA que funcionam como proteínas enzimáticas são chamadas de ribozimas.
Com relação ao RNAm é INCORRETO afirmar que:
O mesmo contém a mensagem, a orientação para a síntese de proteínas.
Ele possui a sequência que os aminoácidos devem ocupar na proteína.
Ele contém uma sequência de trincas correspondente a uma das fitas do DNA.
Catalisa as ligações que unem os nucleotídeos.
È responsável por especificar a sequência de aminoácidos.
Com relação a imagem abaixo podemos afirmar que a sequência de anticódon correspondente é:
A U G A A A U U A A U G A A C C C A U G A
/_/_/___/_/_/__/_/_/__/_/_/__/_/_/__/_/_/__/_/_/
UAC-UUU-AAU-UTC-UUG-GGU-ACU
TCA-TTT-AAT-TAC-TTG-GGT-ACT
TAC-TTT-AAT-TAC-TTG-GGT-ACT
UCA-UUU-AAG-CAC-UUG-GGU-ACU
UAC-UUU-AAU-UAC-UUG-GGU-ACU
O processo de replicação do DNA envolve a participação de diversas enzimas e proteínas. Sem as quais esse processo seria impossível de ser realizado. Portanto quais são essas enzimas e quais são essas proteínas (discutidas em sala de aula) presentes nesse processo e qual a função de cada uma delas.
Uma das fases da meiose é o zigóteno. Portanto explique o que ocorre nessa fase.
A proteína é uma macromolécula formada por pequenas moléculas (menor parte divisível de uma substância) de aminoácido, ela é formada por no mínimo três aminoácidos. Elas desempenham um papel muito importante em nosso organismo, por fornecerem materiais tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos. As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal. No caso das primeiras elas são consideradas incompletas por serem pobres em variedade de aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não é capaz de produzir). Já a proteína de origem animal, é considerada completa por conter todos os aminoácidos essenciais. Estudamos em sala de aula um fenômeno chamado síntese proteica, que permite a produção de proteínas especificas, o mesmo é relativamente rápido e muito complexo que ocorre em quase todos os organismos. Este processo tem três fases. Quais são? Descreva-as.
O que é transcrição e tradução? Onde ocorrem? Quais as moléculas envolvidas nesses fenômenos respectivamente?

Continue navegando