Buscar

Logistica Reversa

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Logística Reversa
Dentre as boas definições que trouxemos sobre a logística reversa, existe  definição do CSCMP (2006) é: “um segmento especializado da logística que foca na movimentação e gerenciamento de produtos e recursos após a venda e após a entrega ao consumidor, incluindo retorno de produtos e reparos.” A  Logística  Reversa,  dentre  outras  atividades,  trata principalmente de:
Nota: 10.0
	
	A
	transportar   produtos   inservíveis, visando   conserto   ou descarte final.
	
	B
	analisar o processo logístico de trás para frente, analisando seus pontos de ineficiência ou erro.
	
	C
	retornar matéria prima ao armazém, quando dele retirado indevidamente ou em momento inadequado.
	
	D
	transportar produtos de volta ao fornecedor de matéria prima, quando o pedido não tiver sido atendido em conformidade com o contratado.
Você acertou!
GABARITO: Aula 1 - Tema 4
Este é um dos passos da LR dentre muitos outros canais reversos que veremos adiante. Você pode observar na figura anterior que “um fluxo básico de como a abordagem do processo pode ocorrer, desde a coleta até o destino secundário” e que pode ser qualquer um daqueles que a figura de Lacerda nos aponta.
	
	E
	retornar matéria prima ao fornecedor por erro de fabricação.
Questão 2/10 - Logística Reversa
Relembrando o conceito, a LR no pós-venda é definida como a área específica de atuação que se ocupa do equacionamento e operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes de bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, os quais, por diferentes motivos, retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta, que se constituem de uma parte dos canais reversos pelos quais fluem esses produtos (LEITE, 2003).
Dentre as opções a seguir que abordam características de canais reversos de pós-venda, aponte a que está CORRETA :
Nota: 10.0
	
	A
	Televisores e baterias são bens de pós venda.
	
	B
	A incineração é sempre uma disposição final ideal para os produtos de pós vendas.
	
	C
	Os itens de pós venda se caracterizam pela reutilização.
	
	D
	Economicamente um canal reverso de pós venda é tão importante como um canal direto de venda.
Você acertou!
GABARITO: AULA 3 - TEMA 1
A importância dada ao canal de pós venda se deve justamente a grande fatores que justificam a LR, a satisfação do cliente e o atendimento à legislação conforme menciona o texto anterior sobre  a PNRS.
	
	E
	A reciclagem é tipicamente item do pós vendas.
Questão 3/10 - Logística Reversa
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305, sancionada em 2 de agosto de 2010, em seu artigo 33, torna obrigatória a logística reversa para agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista e produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Considerando-se as informações acima e o contexto da situação dos produtos após o uso pelo consumidor, a logística reversa recomenda, em relação a esses produtos, que se faça o:
Nota: 10.0
	
	A
	envio para aterros sanitários devidamente monitorados, através da atuação do serviço público de limpeza urbana e sem a participação dos fabricantes e comerciantes.
	
	B
	retorno, através do serviço público de limpeza urbana, sem a atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
	
	C
	retorno, de forma independente do serviço público de limpeza urbana, através da atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
Você acertou!
GABARITO: AULA 6 - TEMA 3
Conforme comentado em nosso texto, estes setores citados no exercício devem implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, incluindo os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
	
	D
	envio para aterros sanitários devidamente monitorados, através da atuação do serviço público de limpeza urbana, com o financiamento e a fiscalização dos fabricantes.
	
	E
	envio para os locais destinados para os resíduos, podendo ser aterros sanitários, lixões, se auxílio dos fabricantes.
Questão 4/10 - Logística Reversa
Observa-se que o volume de inserção das ações de sustentabilidade social e ambiental é crescente em todo o mercado. Tal preocupação com as exigências do mercado tem se traduzido em modificações de projetos visando o melhor aproveitamento dos programas de logística reversa. Segundo o relatório Brundtland de 1987, sustentabilidade é: suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.
Esta afirmação nos ensina que:
Nota: 10.0
	
	A
	A sustentabilidade e o desenvolvimento não estão ligados às preocupações com a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
	
	B
	O desenvolvimento não deve satisfazer as necessidades presentes porque isso compromete a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
	
	C
	O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes não pode comprometer a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
Você acertou!
GABARITO: AULA 4 - TEMA 5
Este é o conceito mais conhecido do desenvolvimento sustentável, O Relatório Brundtland é o documento intitulado Nosso Futuro Comum, publicado em 1987.
	
	D
	A sustentabilidade deve preocupar-se com as necessidades presentes independentemente da possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
	
	E
	O desenvolvimento sustentável somente pode ser atingido com a desindustrialização.
Questão 5/10 - Logística Reversa
Para aproveitar o retorno de produtos do mercado de forma sincronizada e executar ações adequadas é necessário disponibilizar e sincronizar as informações para a alta administração da empresa, que sob o ponto de vista estratégico, toma as decisões necessárias para que o fluxo da LR seja feito no menor tempo possível, reduzindo a perda de valor do produto por conta de inúmeros fatores como por exemplo a depreciação de mercado e pelo aumento da eficiência.
Seguindo os princípios da logística reversa é correto afirmar:
Nota: 10.0
	
	A
	os volumes transacionados nos canais reversos são, em geral, uma fração daqueles dos canais diretos dos bens produzidos.
	
	B
	os canais reversos de 'reuso' são definidos como aqueles em que se têm a extensão do uso de um produto de pós-venda.
	
	C
	O reuso e a reciclagem sempre é possível , independente das condições do produto descartado , seja de um canal reverso de pós consumo, seja de um canal de pós venda.
Você acertou!
GABARITO: AULA 4 - TEMA 2
	
	D
	No caso dos veículos em geral, os canais reversos de 'reuso' são definidos como aqueles em que se têm a extensão do uso de um produto de pós-consumo , com a mesma função para a qual foi originalmente concebido, ou seja, sem nenhum tipo de remanufatura.
	
	E
	Para a utilização dos canais reversos basta as organizações utilizarem-se dos mesmos fluxos dos canais diretos que atenderão todas as demandas dos clientes.
Questão 6/10 - Logística Reversa
A definição de um conceito mais usualmente utilizado é o que afirma que devemos procurar atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. A ótica preventiva da política ambiental dos anos 80 cedeu lugar à outra, integradora, que passou a combinar os aspectos econômicos e sociais com os ambientais.
A principal questão que representou esses esforços foi:
Nota: 10.0
	
	A
	O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
	
	B
	A agenda 21.
	
	C
	O desenvolvimento sustentável.
Você acertou!
GABARITO: AULA 5 - TEMA 1
Os aspectos da sustentabilidade devem ser incluídos nas condições específicas das políticas de fornecimento de bens e serviços das empresas nos diasde hoje. Portanto, para o nosso entendimento, este é o importante conceito de Desenvolvimento Sustentável (DS).
	
	D
	O Ciclo de Vida dos Produtos
	
	E
	A lei de Crimes ambientais.
Questão 7/10 - Logística Reversa
A área que estamos conversando é uma nova área da logística empresarial que tem como objetivo gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valor aos mesmos. Dentro do contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando os prejuízos causados ao meio-ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos.
Com base neste contexto, assinale a área correta da Logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações correspondentes ao retorno dos bens de pós-vendas e pós consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo por meio de canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas.
Nota: 10.0
	
	A
	Logística Reversa
Você acertou!
GABARITO: Aula 1- Tema 1
Este é um dos importantes conceitos associados à logística empresarial.
	
	B
	Gestão ambiental
	
	C
	Marketing de serviços
	
	D
	Administração da produção
	
	E
	Cadeia de suprimentos
Questão 8/10 - Logística Reversa
Aprendemos na rota de aprendizagem e na aula online que os canais logísticos reversos podem ser de pós-venda ou de pós-consumo. A logística reversa de pós-venda trata do retorno do produto de pós-venda, sem uso ou com pouco uso que é devolvido por razões comerciais, por garantia ou substituição de componentes. O produto de pós-venda é aquele com pouco uso ou que não chegou a ser utilizado e que por diferentes motivos será reintegrado ao mercado.
Já a logística reversa de pós-consumo Leite (2009, p. 20), define “como a que planeja, opera e controla o fluxo de retorno dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais constituintes, classificados, em função de seu estado de vida e origem, em condições de uso, fim de vida útil e resíduos industriais”. O bem de pós-consumo é aquele que já foi utilizado e que chegou ao fim de sua vida útil, mas que ainda poderá ser aproveitado para outros fins específicos.Com base nestes conceitos, podemos afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	B
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram muita utilização.
	
	C
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	D
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-venda os bens sofreram pouca utilização.
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 4
Conforme vimos em aula, a evolução da LR e os fluxos deram início com base na LR de pós consumo, considerando os resíduos como precursores.
	
	E
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram nenhuma, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca utilização.
Questão 9/10 - Logística Reversa
A norma NBR ISO 14001:2004 e que foi recentemente revisada em 2015, especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) está baseada na metodologia conhecida como PDCA – em inglês, Plan-Do-Check-Act/ Planejar-Executar-Verificar-Agir.
Em relação aos elementos componentes das fases de planejamento e implementação e operação (execução), assinale a alternativa que corresponde aos conceitos da NBR ISO 14001.
Nota: 10.0
	
	A
	Trata-se de uma norma que especifica rotulagem ambiental de produtos orgânicos.
	
	B
	Trata-se de uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um sistema de gestão ambiental.
Você acertou!
A ISO 14001 é a ferramenta de sistemas de gestão ambiental mais utilizada nos dias de hoje. Ela representa uma importante iniciativa das organizações frente à prevenção da poluição e o controle dos aspectos ambientais associados as atividades das empresas.
GABARITO: AULA 5 - TEMA 3
	
	C
	Trata-se de uma norma que estabelece a qualidade dos equipamentos de proteção individual.
	
	D
	Trata-se de uma norma que estabelece a padronização da fabricação de produtos e também serviços para o melhor atendimento aos clientes.
	
	E
	Trata-se de um documento que estabelece a isenção de impostos às empresas que possuem programas de proteção ambiental.
Questão 10/10 - Logística Reversa
Os princípios gerais da Política Nacional do Meio Ambiente têm por objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. Assinale abaixo qual a lei que trata da Política Nacional de Meio Ambiente.
Nota: 10.0
	
	A
	Lei n °5.197, de 03 de janeiro de 1967.
	
	B
	Lei n °7.347, de 24 de julho de 1985.
	
	C
	Lei n °9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
	
	D
	Lei n° 6.938, de 31 de Agosto de 1981.
Você acertou!
GABARITO: AULA 6 - TEMA 1
A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando a assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos alguns princípios
	
	E
	Decreto Lei n°227, de 28 de fevereiro de 1967.

Continue navegando

Outros materiais