Buscar

Técnicas Interproximal e Oclusal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TÉCNICAS INTERPROXIMAL E OCLUSAL
São técnicas menos realizadas em relação à técnica periapical.
Técnica Interproximal
- Foi idealidaza por Rapper em 1925. Também chamada de bite-wing. Tem essa "asa de mordida" para facilitar o posicionamento correto.
- Objetivo: visualizar coroas e crista óssea alveolar dos dentes superiores e inferiores em uma mesma radiografia.
Pode ser confeccionada a haleta, asa de mordida ou com o uso de posicionador (recomendado usar sempre que possível)
- Na técnica usa-se o plano sagital mediano perpendicular ao plano horizontal e o plano de Camper (tragus - asa do nariz) paralelo ao plano horizontal.
- Longo eixo do filme: horizontal para dentes posteriores e vertical para dentes anteriores (no Brasil, essa técnica de interproximal anterior não é usada)
- Na radiografia de molares, a borda posterior do filme tem que ultrapassar o último molar inferior ou superior. Já na radiografia de pré-molares, a borda anterior tem que pegar a distal do canino para não correr o risco de cortar a mesial do primeiro pré-molar (que é um erro muito frequente!)
- A angulação do filme varia de 5˚ a 8˚, é quase zero, porém, é ligeiramente positiva, feita para compensar a inclinação oclusal dos dentes. A angulação horizontal é igual a técnica periapical, que deve ser paralela às .faces proximais ou ao espaço interproximal.
- Existem 3 formas de realizar a radiografia interproximal: Com posicionador; Com asa de mordida/haleta fabricada pelo operador; Com asa de mordida/haleta fabricada pelo fabricante
- Vantagens da técnica (com haleta descartável): Simples; Baixo custo; Controle de infecção tranquilo, porque é descartável; Facilmente utilizada em crianças
- Desvantagens da técnica: Depende da habilidade do operador; Presença de meia lua é mais frequente, porque não se tem dimensão do posicionador; É comum a locomoção do filme pela língua do paciente.
Posicionador de Rinn (específico para a técnica) 
- Vantagens da técnica utilizando o posicionador: Técnica simples (operadores iniciantes não errariam tanto em comparação com o uso de haleta); O filme não é deslocado pela língua; Facilita o posicionamento das angulações com o cabeçote; Ocorrência de meia lua é menor.
- Desvantagens da técnica utilizando o posicionador: Maior desconforto para o paciente; Custo dos posicionadores; Não se tem posicionador para criança.
Só esse posicionador de Rinn tem a possibilidade de usar um filme com longo eixo horizontal e na vertical
O picote é voltado para a mandíbula
- Posicionamento do paciente: Plano sagital mediano perpendicular ao solo; Plano de Camper paralelo ao solo.
- Indicações para a ténica interproximal: Detecção ou diagnóstico de lesão de cárie (principal); Avaliar a progressão da cárie; Avaliar restauraçoes, se tem ou falta material; Avaliar a situação periodontal e da crista óssea (se sofreu algum tipo de reabsorção por problemas periodontais, por exemplo).
- Posicionamento do filme: Centralizado nos dentes que se quer radiografar; Cuidado no deslocamento pela língua do paciente.
- Erros: Meia lua; Descentralização; Deslocamento do filme; Sobreposição das faces interproximais.
Técnica Oclusal
- É uma técnica realizada com filme maior (5x7) e permite uma radiografia dos arcos mandibulares e maxilares. Existem as oclusais parciais, que são radiografias de parte da maxila ou parte da mandíbula e as oclusais totais, que é toda a maxila ou toda a mandíbula.
- Indicações: Pacientes edêntulos (para identificar dentes retidos -supranumerários - ou presença de raízes); Avaliação de lesões; Ortodontias (no uso de aparelhos expansores da maxila, por exemplo, para verificar o andamento do processo); Avaliação de fendas palatinas; Complemento de periapical; Localização de fraturas ósseas; Pesquisa de sialditos nos condutos de Wharton (glândulas salivares submandibulares).
- Tamanho do filme: 5 (técnica) x 7 (tamanho)
- Posicionamento do filme: Longo eixo do filme na horizontal para oclusais totais, e na oclusal parcial o longo eixo é na vertical.
- Na maxila, o plano sagital mediano deve ser perpendicular ao solo e plano oclusal paralelo ao solo.
- Na mandíbula, para as radiografias totais e parciais direita e esquerda, o plano oclusal da mandíbula deve estar perpendicular ao plano horizontal. Na radiografia de sínfise, esse plano oclusal deve estar a 55˚ do plano horizontal. O plano sagital mediano deve estar perpendicular ao solo e nas oclusais totais, o longo eixo no sentido látero-lateral e nas parciais antero-posterior (ou paralelo ao plano sagital mediano).
Na mandíbula o filme é mantido pelos dedos indicadores e na maxila, pelos dois polegares. No caso de pacientes edêntulos e em pacientes com com dentes deve-se ocluir com leveza.
O picote é voltado para a regisão de fora da boca, ou seja, região anterior.
A parte sensível do filme é voltada para a mandíbula no caso de técnicas da mandíbula e para a maxila, no caso das técnicas da maxila.
A angulação vertical é positiva (para baixo) para a maxila e negativa (para cima) para a mandíbula
- Maxila: A área de incidência do feixe em uma oclusal total de maxila é a glabela, com incidência de ângulo vertical de 65˚. Uma oclusal parcial de incisivos também terá ângulo vertical de 65˚ e a área de incidência é o ápice do nariz. Uma parcial de canino também é de 65˚ e incidência na região do forame infraorbitário (localizamos ele com o paciente olhando para frente e é uma linha imaginária que desce da pupila cortando o plano de camper). Uma parcial de pré-molares, o ângulo vertical é de 65˚ e o horizontal de 90˚, com inserção na mesma região do canino. Em parcial de molares, o ângulo vertical é de 65˚ e o horizontal de 90˚, com inciência mais posterior. Oclusal da região do tuber é feito quando se tem um 3˚ molar retido, a angulação vertical é de 45˚ e a horizontal é de 45˚, com área de incidência 2cm atrás da comissura palpebral externa.
- Mandíbula: Tem-se oclusal total, parcial e de sífise. O paciente inclina a cabeça para trás o máximo que puder e encosta o vértice da cabeça no encosto da cadeira. Na oclusal total, o feixe de incidência vai em direcão ao assoalho da cavidade oral e perpendicular à região do filme (formando um ângulo de 90˚com o filme). Na parcial, desloca-se o filme para o lado que se deseja radiografar (esquerdo ou direito), a incidência vai ser no centro do lado que se deseja radiografar. Na oclusal de sínfise, a angulação da cabeça é de -55˚ e o filme é posicionado na vertical.

Outros materiais