Buscar

Forum avaliativo 1

Prévia do material em texto

Forum avaliativo 1 Estruturas de Mercado 
primeiro, do que é um cartel (características, forma de funcionamento, pontos positivos e pontos negativos) 
Um cartel acontece quando duas ou mais empresas, do mesmo ramo, atuam em conjunto para o controle do mercado onde estão inseridas. Quando existem empresas que formam um cartel, a quantidade produzida e os preços são combinados de maneira que retornem uma grande fatia de lucro para cada uma delas.
Homogeneidade do produto com relativa diferenciação locacional e de marca: cada tipo de combustível em si é um produto sem grandes distinções, uma vez que têm sua composição determinada pelo Governo. No entanto, a localização do posto pode significar uma distinção em custos de acesso para diferentes usuários e a bandeira da distribuidora, um diferencial de qualidade associado à imagem produzida pelos investimentos de marketing.
O objetivo é aumentar a renda dos membros individuais e reduzir a concorrência. Cartéis privados são distintos dos públicos. Na modalidade pública o governo está envolvido em fazer cumprir o acordo e a soberania dos envolvidos. De modo quase inverso os cartéis privados estão sujeitos à obrigação legal sob as antitrustes das leis encontradas em quase todas as nações do mundo. Além disso, o propósito das modalidades privadas é beneficiar apenas os indivíduos que a constituem o esquema. Já os tipos públicos em tese trabalham para trazer benefícios para a população. 
 O tipo mais frequente de cartel é o de empresas, com o mesmo tipo de produção, que se aliam de forma a constituir um monopólio no mercado, existindo até cartéis de países como é o caso do petróleo. Analisar pontos positivos e negativos depende sob qual o aspecto que está sendo analisado. Se for sob o aspecto das empresas, eles são positivos para as mesmas porém negativos para os consumidores. 
Podemos citar como objetivos mais comuns na formação de cartéis: 
1. Controle do nível de produção e das condições de vendas (+ para as empresas e - para os consumidores); 
2. Fixação e controle de preços (+ para as empresas e - para os consumidores); 
3. Controle das fontes de matérias primas (+ para as empresas e - para produtores da matéria prima); 
4. Fixação das margens de lucro e divisão de territórios de operação (+ para as empresas e - para os consumidores). 
A atuação dos cartéis elimina a concorrência; os consumidores podem ser lesados por preços construídos artificialmente e por produtos obsoletos; as fontes de matérias primas ficam submetidas a compradores que fixam condições de compra, preços, etc. 
A cartelizarão é fenômeno normal nas economias capitalistas, tanto as desenvolvidas como as subdesenvolvidas. Na maioria dos países, a formação de cartéis que atuem internamente é proibida por configurar uma situação de monopólio. Para o mercado externo, entretanto, alguns países chegam a estimular a cartelizarão, como forma de construir de grupos para organizar a produção e competir em igualdade de condições no mercado externo.
Segundo, dos efeitos sobre os agentes econômicos: famílias (consumidores), empresas (produtores) e o governo.  
São responsáveis por grande parte das decisões da sociedade, visando à solução de suas questões econômicas. Os responsáveis pela direção das empresas são os empresários que detém as máquinas e equipamentos e, sairá de suas organizações a maior parte das mercadorias, bens e serviços que abastecerão a sociedade, tendo por finalidade saciar as suas necessidades.
Os empresários ampliam sua capacidade produtiva por meio de investimentos produtivos, dos quais eles também conseguem contratar e treinar seus trabalhadores. Mas nenhuma organização sobrevive sozinha, sendo assim, ela não pode tomar decisões isoladamente. Nesse sentido, geralmente as decisões são tomadas tendo com principal foco as famílias, que identificam os consumidores dos produtos fabricados nas referidas organizações.
Família
As famílias ou os consumidores de uma sociedade, sofrem com o aumento exacerbado dos preços da gasolina, e como é feito por uma cartel não tem como recorrer, sendo preciso pagar os altíssimos preços para poder continuar utilizando um meio de transporte particular.
  
Empresas
São elas que fabricam a gasolina, e na sua maioria também estão ligadas aos cartéis criminosos, vendendo a gasolina por um valor exorbitante.
Esta prática possibilita a permanência de empresas incompetentes e ineficientes no setor, e acaba por dificultar a entrada de novas empresas no mercado que por sua vez está sendo muito prejudicado. Esta falta de concorrência acaba levando a uma baixa inovação que prejudica todo um país em si.
 O Mercado
O mercado é considerado o espaço onde se efetivam as relações entre empresas e famílias, ou entre empresários e consumidores. Considera-se o mercado como sendo todo fiscal, seja ele físico ou não, onde se configura um processo de compra e venda, ou seja, uma troca de mercadoria por dinheiro. 
O mercado apresenta vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens, uma das principais diz respeito ao direcionamento de descentralização das decisões econômicas: onde existem consumidores em potencial para uma mercadoria específica, existe um mercado a ser explorado por um empresário.
A busca por um mercado lucrativo é constante na trajetória dos empresários, pois ele tem conhecimento da necessidade que tem de vender todas as mercadorias as quais está disposto a produzir. Essa busca o levará ao sucesso de seu negócio. Sabe-se que nenhum mercado tende a ficar inexplorado por muito tempo no mundo capitalista, tendo em vista que os verdadeiros empreendedores logo vislumbram a possibilidade de lucro e se empenham em explorá-la por meio da oferta de um novo produto ou serviço.
Essa é a representação de uma vantagem, já que existe uma tendência de que se existe consumidores para uma mercadoria, deverá haver empresários dispostos a oferecê-la, se existir lucro na operação. Em contrapartida, a grande desvantagem do mercado está no fato de que a sociedade não é composta somente por consumidores. Entendendo-se consumidores como aquelas pessoas que têm condições de consumir, ou seja, possuem renda para efetuar compras. Sendo assim, a pessoa que não tiver renda suficiente para adquirir as mercadorias produzidas e disponibilizadas pelos empresários é excluída do conhecido “paraíso do consumo” da sociedade capitalista.
Desse modo, percebe-se o quanto a relação mercadológica entre empresários e consumidores é limitada e não contempla os interesses de toda a sociedade, em especial diante de uma sociedade como a brasileira, que apresenta sérias dificuldades na geração de renda para todos os cidadãos. Se a população estivesse exclusivamente na dependência do mercado, teria à sua disposição somente produtos e serviços disponibilizados pelo setor privado, em departamentos no qual o lucro fosse garantido. Visando superar as deficiências do mercado e buscar corrigir os seus desvios, surge o terceiro agente econômico: o Estado.
Governo
Tem o papel de fazer a fiscalização dos preços, e reduzir quando ver que está fora do padrão, por ter um poder na sociedade, o governo tem que ficar do lado da família ou sociedade, e propor fiscalização e uma legislação que acabe com os preços injustos impostos por cartéis de gasolina.
O cartel pode desacelerar a economia de um país. O governo deve proteger a Família desse tipo de prática criando leis rígidas que busca punir os praticantes.
Fonte:
http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Cartilhas/CarteisRevendaCombustiveis.pdf
https://economia.culturamix.com/negocios/o-que-e-cartel-na-economia
https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/carteis-trustes-e-holdings.htm

Continue navegando