Buscar

Aula 5 - Doenças de veiculação hídrica[3847]

Prévia do material em texto

Doenças de veiculação hídrica
Descrição da atividade: As doenças de veiculação hídrica apresentam uma relação causa-efeito do consumo de água não potável ou fora dos padrões de qualidade. Ademais, há doenças associadas devido ao consumo insuficiente e outras em que os organismos utilizam a água como parte de seu ciclo de vida. A vista dessa breve explanação e a partir das informações repassadas no quadro abaixo seu desafio é preenche-lo com as informações solicitadas.
	Agente transmissor
	Forma de transmissão
	Sintomas
	Nome da doença
	Prevenção e tratamento
	Entamoeba hystolitica
	Com fezes deixadas nas proximidades de córregos, valas de irrigação ou lagoas, ou, se a fossa for construída a poucos metros de distância da cisterna, as fezes
contaminadas por amebas podem contaminar a água
	Dores abdominais; febre baixa; ataque de diarreia, seguida de períodos de prisão de ventre; e disenteria aguda.
	amebíase
	
Fazer com que todos da casa usem a privada, proteger todos os alimentos contra moscas e baratas, conservar os alimentos e utensílios cobertos ou dentro de armários, proteger as águas das minas, cisternas, poços, lagoas, açudes e valas de irrigação, não permitindo que sejam contaminadas por fezes humanas, lavar bastante as verduras em água corrente, principalmente as que são comidas cruas, lavar as mãos com sabão e água corrente, todas as vezes que usar a privada.
	Salmonella typhi
	Descargas do intestino (fezes), que contaminam as mãos, as roupas, os alimentos e a água.
	Dor de cabeça, mal-estar, fadiga, boca amarga, febre, calafrios, indisposição gástrica, diarreia e aumento do baço.
	Febres tifoide
	O tratamento é à base de clorafenicol. Se evita através da destinação correta dos dejetos humanos em fossas ou redes de esgotos, tratamento eficaz da água, combate as moscas, vacinação e promover a educação sanitária, higienização dos alimentos.
	Vírus da hepatite A
	Ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com matéria fecal contaminada com o vírus
	
Fadiga, náusea e vômitos, dor ou desconforto abdominal, na área próxima ao fígado, Perda de apetite, febre baixa, urina escura, dor muscular e icterícia.
	Hepatite Infeciosa
	
Não existe tratamento específico disponível para a hepatite A, evitar medicamentos que possam prejudicar o seu funcionamento, ingestão de álcool, evitar contato sexual, higienizar suas mãos, evitar cozinhar, são exemplos, a melhor método de profilaxia contra hepatite A é por meio da vacina.
	Vibrio cholerae
	É transmitida por água contaminada pelas fezes e vômitos dos doentes, também pode ser transmitida por alimentos que foram lavados com água já contaminada pelo micróbio causador da doença e não foram bem cozidos, ou pelas mãos sujas de doentes ou portadores
	Diarreia intensa, que começa de repente. As evacuações do doente são de cor esverdeada com uma espuma branca em cima, sem muco ou sangue. A febre, quando existe, é baixa. Junto com a diarreia, podem aparecer, também, vômitos e cólicas abdominais. A pessoa doente chega a evacuar, desde o início, uma média de um a dois litros por hora. Dessa maneira, a desidratação ocorre rapidamente.
	Cólera
	O tratamento é simples consiste na reposição dos líquidos perdidos pela diarreia e vômitos.
A cólera pode ser evitada através do
controle da qualidade da água, destino adequado das fezes e adoção de bons hábitos de higiene.
	Ascaris lumbricoides
	Por meio da terra, da poeira, dos alimentos mal lavados e das mãos sujas que os ovos das lombrigas são levados à boca. Depois de engolidos, os ovos arrebentam, soltando larvas no intestino. Essas larvas, levadas pelo sangue, passam pelo fígado, coração, pulmões, brônquios e retornam ao intestino, onde se tornam adultas, para se acasalar e pôr ovos.
	Frequentemente irritadas, sem apetite e apresentam náuseas, vômitos, diarreia, cólicas e dor abdominal.
	Ascaridíase 
	
O tratamento é feito facilmente com o uso de remédios antiparasitários, a prevenção é lavar bem os alimentos antes do consumo, preferir alimentos cozidos, lavar sempre as mãos, manter o local de preparação dos alimentos limpo, beber apenas água filtrada, mantenha sua higiene pessoal em dia.
	Enterobius vermicularis
	Ingerir os ovos dos vermes, através de alimentos contaminados, ou por colocar a mão suja na boca
	Coceira no ânus, enjoo, vômito, dor na barriga, cólica intestinal, pode haver sangue nas fezes.
	 Oxiuríase
	O tratamento é realizado com vermífugos e uma pomada anti-helmíntica no ânus, para evitar a infecção é necessário tomar precauções como ter bons hábitos de higiene, cortar as unhas das crianças, evitar roer unhas, além de ferver as roupas das pessoas infectadas para impedir que seus ovos contaminem outras pessoas, lavar as mãos sempre que for preparar alimentos, e após o uso de vaso sanitário.
	Anopheles
	A fêmea de um mosquito do gênero Anopheles pica um indivíduo com malária, extraindo o sangue infectado e ao picar outra pessoa, o mosquito injeta o Plasmodium com a saliva, já dentro do corpo humano, o parasita se instala no fígado para se multiplicar e quando maduros são lançados no sangue, atacando glóbulos vermelhos.
	Febre alta, sudorese e calafrios, palidez, cansaço, falta de apetite e dores na cabeça e em outras regiões do corpo
	Malária
	O tratamento é feito com o uso de medicamentos e deve ser iniciado o mais rapidamente possível, para evitar complicações como anemia, icterícia e mau funcionamento dos órgãos vitais e a prevenção consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir o nascimento de novos mosquitos .
	Aedes aegypti, Aedes albopictus, Aedes scutellaris, Aedes africanus (Theobald) e o Aedes luteocephalus (Newstead).
	A transmissão acontece pela picada de fêmeas de mosquitos do gênero Aedes aegypti, no ciclo ser humano-mosquito-ser humano.
	Febre alta, podendo apresentar cefaleia (dor de cabeça), prostração, mialgia (dor muscular, dor ao redor dos olhos), náusea, vômito e dor abdominal. É frequente que, três a quatro dias após o início da febre, ocorram manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou rubéola, e prurido (coceira). Também é comum que ocorram pequenos sangramentos (nariz, gengivas). A melhora se dá, gradativamente, em dez dias.
	Dengue
	O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá, também são usados medicamentos antitérmicos, não se pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
	Haemagogus ou Sabethes
	A transmissão do vírus ocorre quando o mosquito pica uma pessoa ou primata (macaco) infectados, normalmente em regiões de floresta.
	Os sintomas, aparecem entre o terceiro e o sexto dia após a picada do mosquito e os mais comuns são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dor muscular, e em casos mais graves os doentes podem apresentar icterícia, hemorragias, comprometimento dos rins, fígado, pulmão e problemas cardíacos, quando o paciente se recupera não há risco de apresentar sequelas.
	Febre amarela
	O suporte hospitalar para evitar é o método de evitar que o quadro evolua, porém não existem medicamentos específicos.
A única profilaxia é a vacinação contra a doença.

Continue navegando