Buscar

Acidentes de trabalho e processo previdenciário - AD2

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Acidentes de trabalho e processo previdenciário
Curso: Direito
Professor: Nélio Herzmann Junior
Nome do aluno: Amanda Daros De Luca
Data: 14/06/2019
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1: Existem benefícios concedidos pelo INSS em decorrência de moléstias causadas por acidente de trabalho, verificado o nexo causal e comprovada a responsabilidade do empregador, o órgão previdenciário, poderá pleitear o ressarcimento dos valores pagos.
Realize uma pesquisa e identifique qual ação, com fundamento na Lei 8213/91 e no Código Civil, a Previdência Social poderá propor nos casos de negligência contra as normas padrão de segurança e higiene do trabalho, destaque os dispositivos legais que fundamentam, e encontre um exemplo de ação que tenha sido proposta pelo INSS nesse sentido.
Além disso, desenvolva um texto destacando a relevância social da referida ação, no que diz respeito à segurança e higiene do trabalho e ao custeio da seguridade social
Lembre-se de referenciar as fontes pesquisadas para o desenvolvimento de sua resposta.
R: 
O INSS poderá exigir da empresa em ação de regresso o ressarcimento de valores pagos a títulos de benefícios, quando o acidente acarreta a morte, deficiência ou incapacidade ao exercício profissional do segurado, por inobservância da empresa das normas de segurança e higiene do trabalho. 
O acidente acontece pela falta de equipamentos de segurança, é a empresa, na qual ocorreu o acidente, responsável por este em face da sua omissão, vez que não cumpriu a lei, não fornecendo ou não obrigando os trabalhadores ao seu uso. Assim, a ação de Regresso que o INSS começará a propor, visa não só reaver o que efetivamente se despedem, mas busca também, forçar que as empresas tomem as medidas necessárias de higiene e segurança do trabalho.
A definição de acidente do trabalho está expressa no artigo 19 da lei 8213/91: 
Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. 
Este direito de regresso está previsto nos artigos 120 e 121 da referida lei: 
Art. 120. Nos casos de negligência quanto às normas padrão de segurança e higiene do trabalho indicados para a proteção individual e coletiva, a Previdência Social proporá ação regressiva contra os responsáveis.
Art. 121. O pagamento, pela Previdência Social, das prestações por acidente do trabalho não exclui a responsabilidade civil da empresa ou de outrem. 
Importante ressaltar também que as ações de regresso não estão apenas sendo proposta contra empresa negligente que causa culposamente acidentes de trabalho, mas também contra pessoas naturais, nos termos do artigo 934 do Código Civil, como assim destaca que “aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz”.
Referências bibliográficas:
BRASIL, Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código civil. Brasília, DF: Senado Federal, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406compilada.htm. Acesso em: 14 jun. 2019.
______. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Plano de benefícios da previdência social. Brasília, DF: Senado Federal, 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213cons.htm. Acesso em: 14 jun. 2019.
VARELLA, Ian Ganciar. Em caso de negligência, o INSS poderá propor ação de regresso. Entenda!. 2016. Disponível em: https://ianvarella.jusbrasil.com.br/artigos/369711991/em-caso-de-negligencia-o-inss-podera-propor-acao-de-regresso-entenda. Acesso em: 14 jun. 2019.
CASSEPP, Alexandre Azambuja. Os benefícios previdenciários decorrentes do acidente do trabalho e a possibilidade de cumulação com a indenização extracontratual. 2013. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,os-beneficios-previdenciarios-decorrentes-do-acidente-do-trabalho-e-a-possibilidade-de-cumulacao-com-a-indeniz,42757.html. Acesso em: 14 jun. 2019.

Continue navegando