Buscar

TESE DE DEFESA - O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TERROR PSICOLÓGICO 
Boa noite a todos. Quero cumprimentar os meus de colegas de defesa, a promotoria, vossa excelência, os nobres jurados e todos aqui presentes.
 Preliminarmente se faz necessário ressaltar a situação de terror psicológico vivenciado pelos exploradores. É importante salientar que é de natureza humana que quando se encontre em risco de morte eminente a aptidão física se eleve ao máximo, por conta da descarga enorme de adrenalina no organismo.
No caso em concreto, esperar mais uma semana antes de prosseguir com o acordo poderia ser fatal por razões óbvias. Se tivessem passado mais alguns dias sem comer poderia haver quedas de pressão, arritmias cardíacas, redução das proteínas, diminuição do tamanho dos órgãos incluindo o cérebro, enfim, sem alimentação o quadro se converteria em morte por insuficiência hepática ou falência dos órgãos.
Quando Roger Whetmore apresentou a ideia do sacrifício de um deles em favor dos demais, criou-se um ambiente de forte pressão psicológica, uma preocupação tal qual, de que forma seria feita a escolha, e gerando uma única certeza, que alguém morreria. Peço que os senhores se imaginem nesta situação, sentindo fome, sede e em um ambiente escuro (apagam-se as luzes… acende de volta) é praticamente impossível para qualquer ser humano manter o seu controle emocional diante do iminente risco de morte, complementado ainda pelo medo de ser sacrificado enquanto dorme ou apunhalado pelas costas. Essa situação gerou desconfiança entre os exploradores. Em uma situação de risco de vida o homem faz de tudo para sobreviver. Peço que os senhores verifiquem nos autos o laudo psiquiátrico feito por um profissional da área e me acompanhem na leitura de um trecho. 
Peço agora que os senhores observem essas fotos, vocês devem estar se perguntando o porquê estou mostrando isso? É de conhecimento geral o que aconteceu em 11 de setembro de 2001, essa pessoas quando viram o prédio em chamas elas só pensaram em uma coisa SOBREVIVER, vendo que não conseguiriam atravessar ao fogo elas pularam do prédio, essas pessoas não queriam cometer suicídio, mas sim SOBREVIVER, entretanto elas não pensaram que ao pular da janela também morreriam. Relembro também o caso da boate KISS onde vários jovens morreram pisoteados por outros que tentavam sair do local. Eu lhes pergunto: esses jovens queriam pisotear os outros? (breve silêncio dramático). Não. ELES SÓ QUERIAM SOBREVIVER 
O ponto que eu quero chegar senhores, é que em uma situação de risco de morte o ser humano só pensa em sobreviver, não pensa nas consequências. Assim como essas pessoas (apontar para o telão), assim como esses pobres exploradores (apontar para os réus) só buscavam SO-BRE-VI-VER, e isso só foi possível graças a Roger que deu sua vida para salvar a de seus amigos

Continue navegando