Buscar

Resumo do Capítulo-Resumo do Capítulo: "Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física." de (DELVECCHIO e FRANCHINI, 2006)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do Capítulo: "Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física." de (DEL’VECCHIO e FRANCHINI, 2006)
22/02/2012 01:04 
fabricioboscolo-livro-sepef.pdf (2,6 MB)
 
    As Lutas são consideradas uma das mais antigas amostras da diversificação cultural. Desde a antiguidade há evidências que o homem estava em constante disputa com ele mesmo. (ESPATERO, 1999 apud DEL’VECCHIO e FRANCHINI, 2006)
    As diversas formas de lutas estão inseridas no cotidiano e na mídia, e a sua grande relação com a corporeidade faz com que os profissionais da Educação Física devem estar preparados para ensiná-las. (DEL’VECCHIO e FRANCHINI, 2006)
    Para que um profissional possa transmitir esse conhecimento ele deve saber para que lado direcionar o seu conhecimento, se será pra a Educação Física Escolar, Educação Física não escolar ou Esporte (COX, 1993 apud DEL’VECCHIO e FRANCHINI, 2006 ). Normalmente o docente acaba direcionando suas aulas para aquela modalidade que teve contato ou aquela que ele domina, fazendo com que suas aulas tenham apenas uma modalidade a ser trabalhada. (DEL’VECCHIO e FRANCHINI, 2006 )
    Quando um docente se prepara para passar lutas/artes marciais aos seus alunos, ele deve ampliar seus conhecimentos para que domine completamente o ensino, e não deve se a ter a uma única luta. (DEL’VECCHIO e FRANCHINI, 2006)
    De acordo com Nakamoto et al.(2004 apud DEL’VECCHIO e FRANCHINI, 2006) luta é quando dois adversários se enfrentam e o objetivo desse jogo é acertar o alvo, que é o outro competidor, sendo a força, o equilíbrio e a coordenação motora de vital importância pra que o indivíduo tenha um bom resultado.
    O profissional quando se preparar para ensinar lutas deve saber as origens e como se desenvolve a luta que ele deseja ensinar; saber desenvolver uma progressão pedagógica para que o ensino seja mais fácil; utilizar o tema para discussões sobre violência. (DEL’VECCHIO e FRANCHINE, 2006)
    Aos profissionais da Educação Física cabe aprender na faculdade os conceitos; analisar quais procedimentos motores são mais adequados a cada faixa etária; não se limitar a apenas a execução de casa movimento e sim aprender como ele acontece. (DEL’VECCHIO e FRANCHINI, 200

Continue navegando

Outros materiais