Logo Passei Direto
Buscar

Questões sobre Recursos no Novo CPC

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre os recursos, assinale a única afirmativa correta:
a) A apelação, como regra, não tem efeito suspensivo.
b) As decisões interlocutórias não recorríveis imediatamente por agravo de instrumento deverão ser questionadas em preliminar de recurso de apelação.
c) Os embargos infringentes foram preservados no CPC/2015.
d) O juízo de admissibilidade do recurso de apelação deve ser realizado perante o juízo de primeira instância.

Sobre os recursos cíveis, é INCORRETO afirmar:
a) O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, como parte ou como fiscal do ordenamento jurídico.
b) O prazo para interposição do recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.
c) No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, sob pena de deserção. A insuficiência no valor do preparo também implicará deserção, se o recorrente, intimado na pessoa do seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 5 (cinco) dias.
d) As questões resolvidas na fase de conhecimento, ainda que a decisão a seu respeito comporte agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e podem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.

O Código de Processo Civil de 2015 (Lei Federal nº 13.105/15) buscou combater o excesso de formalismo que existia nos diplomas processuais que o precederam, corroborando a máxima doutrinária de que “o processo não é um fim em si mesmo”. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a) Podem as partes, independentemente da aquiescência do juiz da causa, fixar calendário para a prática de atos processuais.
b) Antes de considerar inadmissível o recurso, o relator concederá o prazo de 5 (cinco) dias ao recorrente para que seja sanado vício ou complementada a documentação exigível.
c) Caso verifique a ocorrência de vícios sanáveis ou de irregularidades no processo, o juiz determinará sua correção em prazo nunca superior a dez dias.
d) Verificando que a petição inicial não preenche os requisitos legais ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, o juiz deverá indeferi-la e extinguir o processo sem resolução do mérito.

José ajuizou procedimento comum, mas a petição inicial foi indeferida por conter pedidos incompatíveis entre si. Nesse caso, dessa decisão
a) caberá agravo de instrumento.
b) caberá apelação.
c) caberá agravo interno.
d) caberá recurso especial.
e) não caberá recurso.

Com relação aos recursos no novo CPC, assinale a alternativa correta.
a) As partes deverão interpor recursos simultaneamente e no prazo máximo estabelecido em lei.
b) Proferido um despacho, poderá a parte interpor embargo de divergência.
c) Da sentença, caberá agravo de instrumento e, contra as decisões interlocutórias, caberá apelação.
d) Cabem embargos infringentes contra qualquer decisão judicial para esclarecer obscuridade ou eliminar contradição, suprimir omissão de ponto ou questão sobre a qual deveria ter se pronunciado o juiz, ou para corrigir erro material.
e) O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses.

A apelação interposta antes da publicação da sentença será considerada
a) intempestiva.
b) intempestiva, exceto se houver recurso adesivo.
c) tempestiva.
d) tempestiva, se ratificada após a publicação.
e) suspensa, até ser recebida pelo tribunal.

É certo afirmar:
I. Nos termos do novo Código de Processo Civil os tribunais devem buscar que as suas decisões sejam estáveis, íntegras e coerentes.
II. Considera-se julgamento de casos repetitivos a decisão proferida em incidente de assunção de competência e recursos especial e extraordinário repetitivos.
III. Diante do princípio da taxatividade, todas as possibilidades previstas para a interposição do recurso de agravo de instrumento estão estabelecidas no artigo 1.015 do Código de Processo Civil.
IV. A desistência do recurso não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela, objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.
a) Somente as proposições II e IV estão corretas.
b) Somente as proposições I e IV estão corretas.
c) Somente as proposições II e III estão corretas.
d) Somente as proposições I e III estão corretas.

Sobre o sistema recursal no novo Código de Processo Civil
a) o Superior Tribunal de Justiça deverá negar seguimento ao recurso especial que suscite o conhecimento de questão constitucional.
b) são cabíveis embargos infringentes contra acórdão não unânime que tenha reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito, ou houver julgado procedente ação rescisória.
c) os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso, mas a apelação, como regra, tem efeito suspensivo.
d) as decisões interlocutórias que não se enquadram nas hipóteses de cabimento do agravo de instrumento são irrecorríveis, razão pela qual podem ser atacadas por mandado de segurança contra ato judicial.
e) o recurso especial tem seu juízo de admissibilidade realizado exclusivamente pelo próprio Superior Tribunal de Justiça.

Na apelação
a) as questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitas em preliminar ou nas contrarrazões, sendo que, se nas contrarrazões, o recorrente será intimado para, em quinze dias, manifestar-se a respeito delas.
b) as questões de fato não propostas no juízo inferior não poderão ser suscitadas, ainda que a parte prove que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.
c) só será objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal as questões suscitadas e discutidas no processo se tiverem sido solucionadas e sejam relativas ao capítulo impugnado, para não haver supressão de instância.
d) quando reformar a sentença que tenha reconhecido a decadência ou a prescrição, o tribunal necessariamente julgará o mérito, examinando todas as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao juízo de primeiro grau, porque a sentença reformada também é de mérito.
e) não é impugnável o capítulo da sentença que confirme, conceda ou reveja a tutela provisória, porque suscetível de agravo de instrumento.

Analise as proposições abaixo, a respeito dos recursos:
I. Os recursos impedem, em regra, a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido contrário.
II. O recorrente pode desistir do recurso sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, mas a desistência não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.
III. Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de quinze dias.
IV. Os embargos de declaração possuem efeito suspensivo da eficácia da decisão e do prazo para a interposição de outros recursos.
a) II e III.
b) I, III e IV.
c) I, II e IV.
d) III.
e) II e IV.

Cabe apelação da decisão que
a) rejeitar pedido de limitação do litisconsórcio.
b) versar sobre tutela provisória.
c) rejeitar alegação de convenção de arbitragem.
d) versar sobre incidente de desconsideração da personalidade jurídica.
e) indeferir a petição inicial.

O recurso de apelação
a) apenas tem efeito suspensivo se confirmar, conceder ou revogar tutela provisória.
b) tem efeito suspensivo, em regra.
c) nunca terá efeito suspensivo quando decretar a curatela.
d) apenas pode ser interposto tal recurso contra sentença que julgar o mérito da ação.
e) não tem efeito suspensivo se julgar o mérito dos Embargos do executado, qualquer que seja o fundamento da decisão.

Julgue o item a seguir, referentes à tutela provisória e aos meios de impugnação das decisões judiciais conforme o novo Código de Processo Civil.
Se o recurso principal for conhecido, mas não for provido pelo tribunal, o recurso adesivo deverá ser considerado manifestamente prejudicado porque, conforme determinado pela legislação, se subordina ao recurso interposto de forma independente.
( ) CERTO
( ) ERRADO

Marque a alternativa incorreta:
a) Da sentença cabe apelação. As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
b) Se as decisões interlocutórias, irrecorríveis por agravo de instrumento e não acobertadas pela preclusão, forem suscitas em contrarrazões, o recorrente será intimado para, em 15 (quinze) dias, manifestar-se a respeito delas.
c) Recebido o recurso de apelação no tribunal e distribuído imediatamente, o relator decidi-lo-á monocraticamente apenas para negar provimento a recurso que for contrário a súmula do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou do próprio tribunal.
d) A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada. Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas, desde que relativas ao capítulo impugnado.

O novo Código de Processo Civil prevê expressamente a possibilidade de julgamento antecipado total e parcial do mérito. Enquanto o provimento judicial de julgamento imediato total de mérito é uma sentença impugnável por apelação, a decisão de julgamento antecipado parcial do mérito tem natureza interlocutória, impugnável por agravo de instrumento.
( ) CERTO
( ) ERRADO

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre os recursos, assinale a única afirmativa correta:
a) A apelação, como regra, não tem efeito suspensivo.
b) As decisões interlocutórias não recorríveis imediatamente por agravo de instrumento deverão ser questionadas em preliminar de recurso de apelação.
c) Os embargos infringentes foram preservados no CPC/2015.
d) O juízo de admissibilidade do recurso de apelação deve ser realizado perante o juízo de primeira instância.

Sobre os recursos cíveis, é INCORRETO afirmar:
a) O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, como parte ou como fiscal do ordenamento jurídico.
b) O prazo para interposição do recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.
c) No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, sob pena de deserção. A insuficiência no valor do preparo também implicará deserção, se o recorrente, intimado na pessoa do seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 5 (cinco) dias.
d) As questões resolvidas na fase de conhecimento, ainda que a decisão a seu respeito comporte agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e podem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.

O Código de Processo Civil de 2015 (Lei Federal nº 13.105/15) buscou combater o excesso de formalismo que existia nos diplomas processuais que o precederam, corroborando a máxima doutrinária de que “o processo não é um fim em si mesmo”. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a) Podem as partes, independentemente da aquiescência do juiz da causa, fixar calendário para a prática de atos processuais.
b) Antes de considerar inadmissível o recurso, o relator concederá o prazo de 5 (cinco) dias ao recorrente para que seja sanado vício ou complementada a documentação exigível.
c) Caso verifique a ocorrência de vícios sanáveis ou de irregularidades no processo, o juiz determinará sua correção em prazo nunca superior a dez dias.
d) Verificando que a petição inicial não preenche os requisitos legais ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, o juiz deverá indeferi-la e extinguir o processo sem resolução do mérito.

José ajuizou procedimento comum, mas a petição inicial foi indeferida por conter pedidos incompatíveis entre si. Nesse caso, dessa decisão
a) caberá agravo de instrumento.
b) caberá apelação.
c) caberá agravo interno.
d) caberá recurso especial.
e) não caberá recurso.

Com relação aos recursos no novo CPC, assinale a alternativa correta.
a) As partes deverão interpor recursos simultaneamente e no prazo máximo estabelecido em lei.
b) Proferido um despacho, poderá a parte interpor embargo de divergência.
c) Da sentença, caberá agravo de instrumento e, contra as decisões interlocutórias, caberá apelação.
d) Cabem embargos infringentes contra qualquer decisão judicial para esclarecer obscuridade ou eliminar contradição, suprimir omissão de ponto ou questão sobre a qual deveria ter se pronunciado o juiz, ou para corrigir erro material.
e) O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses.

A apelação interposta antes da publicação da sentença será considerada
a) intempestiva.
b) intempestiva, exceto se houver recurso adesivo.
c) tempestiva.
d) tempestiva, se ratificada após a publicação.
e) suspensa, até ser recebida pelo tribunal.

É certo afirmar:
I. Nos termos do novo Código de Processo Civil os tribunais devem buscar que as suas decisões sejam estáveis, íntegras e coerentes.
II. Considera-se julgamento de casos repetitivos a decisão proferida em incidente de assunção de competência e recursos especial e extraordinário repetitivos.
III. Diante do princípio da taxatividade, todas as possibilidades previstas para a interposição do recurso de agravo de instrumento estão estabelecidas no artigo 1.015 do Código de Processo Civil.
IV. A desistência do recurso não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela, objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.
a) Somente as proposições II e IV estão corretas.
b) Somente as proposições I e IV estão corretas.
c) Somente as proposições II e III estão corretas.
d) Somente as proposições I e III estão corretas.

Sobre o sistema recursal no novo Código de Processo Civil
a) o Superior Tribunal de Justiça deverá negar seguimento ao recurso especial que suscite o conhecimento de questão constitucional.
b) são cabíveis embargos infringentes contra acórdão não unânime que tenha reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito, ou houver julgado procedente ação rescisória.
c) os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso, mas a apelação, como regra, tem efeito suspensivo.
d) as decisões interlocutórias que não se enquadram nas hipóteses de cabimento do agravo de instrumento são irrecorríveis, razão pela qual podem ser atacadas por mandado de segurança contra ato judicial.
e) o recurso especial tem seu juízo de admissibilidade realizado exclusivamente pelo próprio Superior Tribunal de Justiça.

Na apelação
a) as questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitas em preliminar ou nas contrarrazões, sendo que, se nas contrarrazões, o recorrente será intimado para, em quinze dias, manifestar-se a respeito delas.
b) as questões de fato não propostas no juízo inferior não poderão ser suscitadas, ainda que a parte prove que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.
c) só será objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal as questões suscitadas e discutidas no processo se tiverem sido solucionadas e sejam relativas ao capítulo impugnado, para não haver supressão de instância.
d) quando reformar a sentença que tenha reconhecido a decadência ou a prescrição, o tribunal necessariamente julgará o mérito, examinando todas as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao juízo de primeiro grau, porque a sentença reformada também é de mérito.
e) não é impugnável o capítulo da sentença que confirme, conceda ou reveja a tutela provisória, porque suscetível de agravo de instrumento.

Analise as proposições abaixo, a respeito dos recursos:
I. Os recursos impedem, em regra, a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido contrário.
II. O recorrente pode desistir do recurso sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, mas a desistência não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.
III. Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de quinze dias.
IV. Os embargos de declaração possuem efeito suspensivo da eficácia da decisão e do prazo para a interposição de outros recursos.
a) II e III.
b) I, III e IV.
c) I, II e IV.
d) III.
e) II e IV.

Cabe apelação da decisão que
a) rejeitar pedido de limitação do litisconsórcio.
b) versar sobre tutela provisória.
c) rejeitar alegação de convenção de arbitragem.
d) versar sobre incidente de desconsideração da personalidade jurídica.
e) indeferir a petição inicial.

O recurso de apelação
a) apenas tem efeito suspensivo se confirmar, conceder ou revogar tutela provisória.
b) tem efeito suspensivo, em regra.
c) nunca terá efeito suspensivo quando decretar a curatela.
d) apenas pode ser interposto tal recurso contra sentença que julgar o mérito da ação.
e) não tem efeito suspensivo se julgar o mérito dos Embargos do executado, qualquer que seja o fundamento da decisão.

Julgue o item a seguir, referentes à tutela provisória e aos meios de impugnação das decisões judiciais conforme o novo Código de Processo Civil.
Se o recurso principal for conhecido, mas não for provido pelo tribunal, o recurso adesivo deverá ser considerado manifestamente prejudicado porque, conforme determinado pela legislação, se subordina ao recurso interposto de forma independente.
( ) CERTO
( ) ERRADO

Marque a alternativa incorreta:
a) Da sentença cabe apelação. As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
b) Se as decisões interlocutórias, irrecorríveis por agravo de instrumento e não acobertadas pela preclusão, forem suscitas em contrarrazões, o recorrente será intimado para, em 15 (quinze) dias, manifestar-se a respeito delas.
c) Recebido o recurso de apelação no tribunal e distribuído imediatamente, o relator decidi-lo-á monocraticamente apenas para negar provimento a recurso que for contrário a súmula do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou do próprio tribunal.
d) A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada. Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas, desde que relativas ao capítulo impugnado.

O novo Código de Processo Civil prevê expressamente a possibilidade de julgamento antecipado total e parcial do mérito. Enquanto o provimento judicial de julgamento imediato total de mérito é uma sentença impugnável por apelação, a decisão de julgamento antecipado parcial do mérito tem natureza interlocutória, impugnável por agravo de instrumento.
( ) CERTO
( ) ERRADO

Prévia do material em texto

01) 
Sobre os recursos, assinale a única afirmativa correta: 
a) A apelação, como regra, não tem efeito suspensivo. 
b) As decisões interlocutórias não recorríveis 
imediatamente por agravo de instrumento deverão ser 
questionadas em preliminar de recurso de apelação. 
c) Os embargos infringentes foram preservados no 
CPC/2015. 
d) O juízo de admissibilidade do recurso de apelação deve 
ser realizado perante o juízo de primeira instância. 
 
 
02) 
No que concerne aos meios de impugnação das decisões 
judiciais, julgue o item a seguir, de acordo com o CPC e com 
a jurisprudência dos tribunais superiores. 
 
Situação hipotética: Ao interpor recurso de agravo contra 
decisão monocrática no tribunal, o recorrente deixou de 
impugnar especificamente os fundamentos da decisão 
recorrida. Assertiva: Nesse caso, em observância ao 
princípio da primazia do julgamento do mérito, o relator 
deverá intimar o agravante para complementar seu 
recurso no prazo de cinco dias. 
 ( ) Certo ( ) Errado 
 
03) 
Sobre os recursos cíveis, é INCORRETO afirmar: 
a) O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo 
terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, como parte 
ou como fiscal do ordenamento jurídico. 
b) O prazo para interposição do recurso conta-se da data 
em que os advogados, a sociedade de advogados, a 
Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério 
Público são intimados da decisão. 
c) No ato de interposição do recurso, o recorrente 
comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o 
respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de 
retorno, sob pena de deserção. A insuficiência no valor do 
preparo também implicará deserção, se o recorrente, 
intimado na pessoa do seu advogado, não vier a supri-lo 
no prazo de 5 (cinco) dias. 
d) As questões resolvidas na fase de conhecimento, ainda 
que a decisão a seu respeito comporte agravo de 
instrumento, não são cobertas pela preclusão e podem ser 
suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente 
interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões. 
 
05) 
O Código de Processo Civil de 2015 (Lei Federal nº 
13.105/15) buscou combater o excesso de formalismo que 
existia nos diplomas processuais que o precederam, 
corroborando a máxima doutrinária de que “o processo 
não é um fim em si mesmo”. Sobre o tema, assinale a 
alternativa correta. 
a) Podem as partes, independentemente da aquiescência 
do juiz da causa, fixar calendário para a prática de atos 
processuais. 
b) Antes de considerar inadmissível o recurso, o relator 
concederá o prazo de 5 (cinco) dias ao recorrente para que 
seja sanado vício ou complementada a documentação 
exigível. 
c) Caso verifique a ocorrência de vícios sanáveis ou de 
irregularidades no processo, o juiz determinará sua 
correção em prazo nunca superior a dez dias. 
d) Verificando que a petição inicial não preenche os 
requisitos legais ou que apresenta defeitos e 
irregularidades capazes de dificultar o julgamento de 
mérito, o juiz deverá indeferi-la e extinguir o processo sem 
resolução do mérito. 
 
06) José ajuizou procedimento comum, mas a petição 
inicial foi indeferida por conter pedidos incompatíveis 
entre si. Nesse caso, dessa decisão 
 
a) caberá agravo de instrumento. 
b) caberá apelação. 
c) caberá agravo interno. 
d) caberá recurso especial. 
e) não caberá recurso. 
 
07) Com relação aos recursos no novo CPC, assinale a 
alternativa correta. 
a) As partes deverão interpor recursos simultaneamente e 
no prazo máximo estabelecido em lei. 
b) Proferido um despacho, poderá a parte interpor 
embargo de divergência. 
c) Da sentença, caberá agravo de instrumento e, contra as 
decisões interlocutórias, caberá apelação. 
d) Cabem embargos infringentes contra qualquer decisão 
judicial para esclarecer obscuridade ou eliminar 
contradição, suprimir omissão de ponto ou questão sobre 
a qual deveria ter se pronunciado o juiz, ou para corrigir 
erro material. 
e) O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos 
aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses. 
 
 
08) 
A apelação interposta antes da publicação da sentença 
será considerada 
a) intempestiva. 
b) intempestiva, exceto se houver recurso adesivo. 
c) tempestiva. 
d) tempestiva, se ratificada após a publicação. 
e) suspensa, até ser recebida pelo tribunal. 
 
09) 
É certo afirmar: 
I. Nos termos do novo Código de Processo Civil os tribunais 
devem buscar que as suas decisões sejam estáveis, 
integras e coerentes. 
II. Considera-se julgamento de casos repetitivos a decisão 
proferida em incidente de assunção de competência e 
recursos especial e extraordinário repetitivos. 
III. Diante do princípio da taxatividade, todas as 
possibilidades previstas para a interposição do recurso de 
agravo de instrumento estão estabelecidas no artigo 1.015 
do Código de Processo Civil. 
IV. A desistência do recurso não impede a análise de 
questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida 
e daquela, objeto de julgamento de recursos 
extraordinários ou especiais repetitivos. 
Analisando as proposições, pode-se afirmar: 
a) Somente as proposições II e IV estão corretas. 
b) Somente as proposições I e IV estão corretas. 
c) Somente as proposições II e III estão corretas. 
d) Somente as proposições I e III estão corretas. 
 
 
10) 
Sobre o sistema recursal no novo Código de Processo Civil 
a) o Superior Tribunal de Justiça deverá negar seguimento 
ao recurso especial que suscite o conhecimento de 
questão constitucional. 
b) são cabíveis embargos infringentes contra acórdão não 
unânime que tenha reformado, em grau de apelação, a 
sentença de mérito, ou houver julgado procedente ação 
rescisória. 
c) os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo 
disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso, 
mas a apelação, como regra, tem efeito suspensivo. 
d) as decisões interlocutórias que não se enquadram nas 
hipóteses de cabimento do agravo de instrumento são 
irrecorríveis, razão pela qual podem ser atacadas por 
mandado de segurança contra ato judicial. 
e) o recurso especial tem seu juízo de admissibilidade 
realizado exclusivamente pelo próprio Superior Tribunal 
de Justiça. 
 
 
11) 
Na apelação 
a) as questões resolvidas na fase de conhecimento, se a 
decisão a seu respeito não comportar agravo de 
instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser 
suscitadas em preliminar ou nas contrarrazões, sendo que, 
se nas contrarrazões, o recorrente será intimado para, em 
quinze dias, manifestar-se a respeito delas. 
b) as questões de fato não propostas no juízo inferior não 
poderão ser suscitadas, ainda que a parte prove que 
deixou de fazê-lo por motivo de força maior. 
c) só será objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal 
as questões suscitadas e discutidas no processo se tiverem 
sido solucionadas e sejam relativas ao capítulo impugnado, 
para não haver supressão de instância. 
d) quando reformar a sentença que tenha reconhecido a 
decadência ou a prescrição, o tribunal necessariamente 
julgará o mérito, examinando todas as demais questões, 
sem determinar o retorno do processo ao juízo de primeiro 
grau, porque a sentença reformada também é de mérito. 
e) não é impugnável o capítulo da sentença que confirme, 
conceda ou reveja a tutela provisória, porque suscetível de 
agravo de instrumento. 
 
12) 
Analise as proposições abaixo, a respeito dos recursos: 
 
I. Os recursos impedem, em regra, a eficácia da decisão, 
salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido 
contrário. 
 
II. O recorrente pode desistir do recurso sem a anuência do 
recorrido ou dos litisconsortes, mas a desistência não 
impede a análise de questão cuja repercussão geral já 
tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de 
recursos extraordinários ouespeciais repetitivos. 
 
III. Excetuados os embargos de declaração, o prazo para 
interpor os recursos e para responder-lhes é de quinze 
dias. 
 
IV. Os embargos de declaração possuem efeito suspensivo 
da eficácia da decisão e do prazo para a interposição de 
outros recursos. 
 
Está correto o que se afirma APENAS em 
a) II e III. 
b) I, III e IV. 
c) I, II e IV. 
d) III. 
e) II e IV. 
 
 
Cabe apelação da decisão que 
a) rejeitar pedido de limitação do litisconsórcio. 
b) versar sobre tutela provisória. 
c) rejeitar alegação de convenção de arbitragem. 
d) versar sobre incidente de desconsideração da 
personalidade jurídica. 
e) indeferir a petição inicial. 
 
13) 
O recurso de apelação 
a) apenas tem efeito suspensivo se confirmar, conceder ou 
revogar tutela provisória. 
b) tem efeito suspensivo, em regra. 
c) nunca terá efeito suspensivo quando decretar a 
curatela. 
d) apenas pode ser interposto tal recurso contra sentença 
que julgar o mérito da ação. 
e) não tem efeito suspensivo se julgar o mérito dos 
Embargos do executado, qualquer que seja o fundamento 
da decisão. 
 
14) 
Julgue o item a seguir, referentes à tutela provisória e aos 
meios de impugnação das decisões judiciais conforme o 
novo Código de Processo Civil. 
Se o recurso principal for conhecido, mas não for provido 
pelo tribunal, o recurso adesivo deverá ser considerado 
manifestamente prejudicado porque, conforme 
determinado pela legislação, se subordina ao recurso 
interposto de forma independente. 
 
( ) CERTO ( ) ERRADO 
 
 
15) 
Na atual sistemática processual civil brasileira, são cabíveis 
os seguintes recursos, EXCETO: 
a) Apelação. 
b) Embargos de Declaração. 
c) Embargos de Divergência. 
d) Embargos Infringentes. 
 
 
16) 
Marque a alternativa incorreta: 
a) Da sentença cabe apelação. As questões resolvidas na 
fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não 
comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela 
preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de 
apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, 
ou nas contrarrazões. 
b) Se as decisões interlocutórias, irrecorríveis por agravo 
de instrumento e não acobertadas pela preclusão, forem 
suscitadas em contrarrazões, o recorrente será intimado 
para, em 15 (quinze) dias, manifestar-se a respeito delas. 
c) Recebido o recurso de apelação no tribunal e distribuído 
imediatamente, o relator decidi-lo-á monocraticamente 
apenas para negar provimento a recurso que for contrário 
a súmula do Supremo Tribunal Federal, do Superior 
Tribunal de Justiça ou do próprio tribunal. 
d) A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da 
matéria impugnada. Serão, porém, objeto de apreciação e 
julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e 
discutidas no processo, ainda que não tenham sido 
solucionadas, desde que relativas ao capítulo impugnado. 
 
17) 
O novo Código de Processo Civil prevê expressamente a 
possibilidade de julgamento antecipado total e parcial do 
mérito. Enquanto o provimento judicial de julgamento 
imediato total de mérito é uma sentença impugnável por 
apelação, a decisão de julgamento antecipado parcial do 
mérito tem natureza interlocutória, impugnável por 
agravo de instrumento. 
( ) CERTO ( ) ERRADO

Mais conteúdos dessa disciplina