Buscar

Resumo: Legislação trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo: Legislação Trabalhista
Desregulamentação: Eliminar a maior parte das leis que regulamentam o trabalho.
Flexibilização: Adaptação das normas trabalhistas às realidades sociais.
Tipos de Trabalhadores
Empregado com vínculo empregatícios (Regido pela CLT):
 ● Autônomo (Dec. N° 3.048/99): Autônomo não pode estar subordinado a qualquer norma do recebedor do serviço, seja de natureza técnica ou disciplinar. Autônomo trabalha sem subordinação; para alguns, autônomo é quem trabalha por conta própria.
 ● Avulso (Dec. N° 3.048/99): É aquele, sindicalizado ou não, presta serviços de natureza urbana ou rural, sem vínculo empregatício, a diversas empresas com intermediação obrigatória do sindicato da categoria (Ex: portuários, ensacador de café, estivadores, selecionador de frutas).
 ● Eventual: Aquele eu presta serviços de natureza urbana ou rural em caráter eventual, uma ou mais empresas, sem relação de emprego (Ex: Pintor, eletricista, pedreiro).
 ● Aprendiz: É o jovem eu estuda e trabalha ao mesmo tempo, recebendo, 14 a 24 anos.
 ● Rural: É a pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços com continuidade a empregador rural, mediante a dependência e salário.
 ● Temporário (Lei n° 6.019/74): É a pessoa física contratada por empresa de trabalho temporário, para prestação de serviço destinado a atender à necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de tarefas de outras empresas.
 ● Empregado Doméstico (Lei n° 5859/72): É aquele que presta serviço de natureza contínua, à pessoa (física) ou a família. 
 ● Estagiário (Lei n° 6.494/77): Tanto o obrigatório, quanto o não obrigatório, não gera vínculo empregatício, desde que preenchidos os requisitos matrícula e frequência em curso superior, profissional, ensino médio, etc.
 ● Terceirizado: Na possibilidade de contratar terceiro para a realização de atividades que não constituem o objeto principal da empresa.
Relação de Emprego
Onerosidade (salário) significa retribuição pelo serviço prestado.
Continuidade ou Habitualidade (não eventual) o contrato de trabalho é um pacto de trato sucessivo, devendo haver uma continuidade na relação jurídica existente entre empregado e empregador.
Subordinação (sob a dependência) é aquela que torna o prestador de serviço hierarquicamente dependente de quem o contrata – gerando o poder de comando sobre o empregado.
Pessoalidade (Pessoa física) quer dizer que quando um empregador contrata determinada pessoa, apenas aquela pessoa física pode trabalhar para ele, não podendo ser outra.
Franciele Magalhães Oliveira (2017)

Outros materiais

Outros materiais