Buscar

AULA 1 Exerc 8 Planejamento de Carreira

Prévia do material em texto

AULA 1 – Exerc. 8 – Planejamento de Carreira
	 1a Questão
	
	
	
	Sobre a pós-graduação, assinale a alternativa que explica corretamente a diferença entre os cursos stricto sensu e os cursos lato sensu.
		
	 
	Os cursos lato sensu são voltados para o aperfeiçoamento enquanto os cursos stricto sensu visam o aprofundamento do conhecimento.
	 
	Os cursos lato sensu são cursos de especialização e os cursos stricto sensu compreendem o Mestrado e o Doutorado.
	
	Os cursos lato sensu são voltados para o aperfeiçoamento enquanto os cursos stricto sensu se restringem à atualização.
	
	Os cursos lato sensu são voltados para a pesquisa científica enquanto os cursos stricto sensu objetivam o aperfeiçoamento.
	
	Os cursos lato sensu são voltados para a pesquisa científica enquanto os cursos stricto sensu objetivam a construção de uma tese.
	
Explicação:
Os cursos lato sensu também são chamados especialização, possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento, tanto com vistas a aprofundar o conhecimento ou qualificar seu egresso para uma determinada função. Têm carga horária mínima de 360 horas e se encontram nesta categoria também os cursos designados como MBA. Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis: mestrado e doutorado. O mestrado dura entre dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativas ao tema pesquisado. O doutorado tem duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração de uma tese.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os componentes curriculares são matérias ou disciplinas obrigatórias exigidas pelo ________ para compor a matriz obrigatória de um curso. 
Assinale a opção que preenche a espaço corretamente.
		
	 
	MEC
	
	Enade
 
 
	
	Sisu
 
 
	
	Enem
 
	
	Pronatec
 
	
Explicação:
Os componentes curriculares são matérias ou disciplinas obrigatórias exigidas pelo MEC para compor a matriz obrigatória de um curso. 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	É uma modalidade de curso superior criada para suprir as necessidades mais imediatas do mercado de trabalho. Há cursos nas diversas áreas de conhecimento com duração que varia de 2 a 4 anos. Que modalidade de curso superior a definição se refere?
		
	
	Doutorado
	
	Mestrado
	
	Bacharelado
	 
	Tecnólogo
	
	Licenciatura
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O curso de graduação tecnológica se diferencia do Bacharelado e da Licenciatura. Todos eles são cursos superiores, entretanto, o curso de graduação tecnológica apresenta:
		
	
	a obrigatoriedade da dissertação.
	
	formação acadêmica.
	
	a obrigatoriedade da tese.
	 
	menor carga horária.
	
	maior carga horária.
	
Explicação:
Os cursos de graduação podem ser Tecnológico, Bacharelado e Licenciatura.
O Bacharelado e a Licenciatura são cursos superiores que confere ao formado competências em determinado campo do saber para o exercício de uma determinada atividade, seja acadêmica, seja profissional. Ambos possuem uma base comum, mas no decorrer do curso vocaciona-se o futuro bacharel para disciplinas voltadas à atuação profissional; enquanto o licenciado é preparado para atuar como professor na Educação Básica.
O curso Tecnológico, por sua vez, possui carga-horária menor que o Bacharelado e a Licenciatura, e apresenta como característica geral a preparação específica para atuar no mercado de trabalho em uma determinada área, como Logística, por exemplo.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Qual ententidade representa o conceito mais amplo de uma instituição de ensino superior?
		
	
	Centro de Estudos;
	
	Faculdade;
	
	Centro Integrado.
	 
	Universidade;
	
	Centro Universitário;
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Aponte as afirmativas que são verdadeiras:
I -  As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades.
II -  Nas IES funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados , licenciaturas e tecnólogos.
III -  Os Centros Universitários funcionam da mesma forma que as Universidades e as Faculdades, não diferem em nada uma da outra.
IV -  Além dos cursos de graduação, no Ensino Superior funcionam os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs).
Estão todas corretas as afirmativas:
		
	
	III e IV.
	
	I, III e IV.
	 
	I, II e IV.
	
	I, II e III.
	
	II , III e IV.
	
Explicação:
As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades, diferem uma das outras pela questão de autonomia para criarem programas de ensino. Nelas funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Ainda fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MB).
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Ministério da Educação (MEC) faz exames periódicos para a avaliação de cursos de ensino superior. A cada 3 anos, a turma formanda faz avaliações escritas como forma de avaliação de qualidade no ensino da instituição que estuda. Esta avaliação é importante para classificar a nota do curso perante ao MEC, no qual rotula a nota do currículo do aluno após sua formatura. Que avaliação é esta?
		
	 
	ENADE
	
	SINAES
	
	CAPES
	
	EAD
	
	PROUNI
	
Explicação:
O ENADE acontece todo ano, porém, para diferentes áreas de conhecimento. O MEC, para efeitos de ENADE, divide os cursos em três áreas de conhecimento; logo, seu curso deverá passar pelo ENADE de 3 em 3 anos.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A frase ¿ ou você defino os rumos da sua vida ou a sua vida fará isso para você......... ¿ nos ensina a importância do planejamento o nosso caminho e, para isso, é necessário saber:
		
	
	somente o ganho para nos motivar a seguir em frente;
	
	as dificuldade que iremos enfrentar;
	
	todas as minhas qualidades pessoais.
	
	a quantidade dos obstáculos a serem superados;
	 
	onde estou e onde quero chegar;
	
Explicação:
Uma auto-avaliação precisa do seu momento atual e objetivos futuros com relação à carreira profissional, permmitirá a identificação dos meios e estratégias adequadas para alcançá-los.

Continue navegando