Buscar

Paquimetro

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CENTRO DE TECNOLOGIA – CT
CURSO: BACHARELADO DEM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE PROJETOS MECÂNICOS
PROF: FRANCISCO WELLINGTON DOURADO REBELO
Caio Sampaio Mesquita Bezerra
José Durvalino de Moura Leal Filho
Thais Elliziê Brandão Lima
PAQUÍMETRO
TERESINA
2015
Desde os tempos pretéritos que há a necessidade de um consenso no que se refere à padronização dos sistemas de medidas. Diante da diversidade de medidas e medidores a sociedade viu-se atingida por métodos arbitrários causadores de prejuízos e injustiças nos mais diversos aspectos. Um dos meios usados para medir tinha como ferramenta medidora partes do corpo como: mão (palmo), dedo (polegada), braço (braça e côvado), etc. Como havia variância de tamanho dos elementos citados anteriormente, jamais existiam medidas precisas, resultando em números arbitrários e causadores de “controvérsias matemáticas”.
No ano 1789 foi feito um pedido pelo Rei da França aos membros da Academia de Ciências daquela nação para que formulassem um sistema de medidas unificado. Assim, entrou em vigor naquele país o sistema de medidas de base decimal com três unidades titulares: o metro, para medir o comprimento, o litro, para medir a capacidade e o quilograma, para medir a massa. No ano 1960 o sistema francês foi adotado mundialmente como Sistema Internacional de Medidas (SI). O novo sistema passou a ser utilizado por quase todos os países do mundo, com exceção de alguns, por sua praticidade e pela linguagem universal. No Brasil o SI tornou-se obrigatório no ano de 1962.
Neste trabalho iremos falar sobre um instrumento usado para fazer medições, o paquímetro.
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros.
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa. 
Em um paquímetro temos:
1. Orelha fixa; 2.Orelha móvel; 3.Nônio ou vernier *(polegada); 4.Parafuso e trava; 5.Cursor; 6.Escala fixa; 7.Bico fixo; 8.Encosto fixo; 9.Encosto móvel; 10.Bico móvel; 11.Nônio ou vernier (milímetro); 12.Impulsor; 13.Escala fixa de milímetros; 14.Haste de profundidade.
Muitos são os tipos de paquímetro no mercado, dentre eles podemos citar: Paquímetro universal, paquímetro universal com relógio, paquímetro com bico móvel, paquímetro de profundidade, paquímetro duplo e paquímetro digital.
Para usar o paquímetro de forma correta é necessário: Ter seu cursor e encosto limpos e a peça a ser medida precisa estar bem posicionada entre seus bicos, não expor o instrumento a luz solar direta, não desmontar o equipamento, evitar choques ou movimentos bruscos, evitar um aperto forte dos bicos sobre o objeto que será medido.

Continue navegando