Buscar

Questionário da terceira prova

Prévia do material em texto

Simulado-Filosofia-Prova 3
 
01 - Assinale a alternativa INCORRETA: * - 0/1
A) Para Anne Phillips, o liberalismo tem se propagado por meio do senso comum. No debate das ideias, por outro lado, ele tem sofrido críticas na contemporaneidade.
B) Para Habermas, a ação comunicativa é a interação entre sujeitos que estabelecem relações interpessoais com o objetivo de alcançar uma compreensão.
C) Para Anne Phillips, democratizar o cotidiano é suficiente para garantir a igualdade na política.
D) O conceito de esfera pública e direito estão ligados, uma vez que o direito não pode se fechar num sistema, caso queira adquirir legitimidade na sociedade.
02 - Segundo Nagel, assinale a alternativa CORRETA: * - 0/1
A) As regras da sociedade são suficientes para justificar a moralidade.
B) A dificuldade de superar a moralidade cristã é que ela respondia o cético moral ao estabelecer uma punição pelas suas ações, mesmo que seja depois da morte. Tal resposta era suficiente para Kant.
C) A empatia é uma forte base moral, contudo ela não é suficiente para uma ética universal. A obrigatoriedade da ação moral não seria efetiva se dependesse, na sua aplicação, da empatia.
D) O relativismo moral é a ideia de que os padrões de certo e errado são compartilhados pelos direitos humanos na esfera internacional.
 
03 - Assinale a alternativa INCORRETA: * - 1/1
A) Para o autor, o limite colocado frente ao rei era positivo. O problema da democracia foi que, com a representação, a ideia de que a maioria poderia governar foi destacada. 
Deveria haver limites para a ação do governo.
B) Cada época naturaliza sua cultura. O problema, para Stuart Mill, foi a forma como a religião poderia legitimar a opressão contra a minoria, principalmente, tendo em vista as guerras religiosas no surgimento do protestantismo.
C) O critério de liberdade individual é limitada para adultos em estado de esclarecimento. Para crianças e nações bárbaras, o comportamento paternalista ainda faria sentido.
D) O governo deve proibir a venda do álcool, uma vez que esta característica prejudica a sociedade como um todo, ferindo seus valores sociais. A educação, também, deveria ser concedida exclusivamente pelo governo.
 
 
04 - Assinale a alternativa CORRETA: - 0/1
A) O poder para Hannah Arendt é a capacidade da ação coletiva. A violência faria parte deste processo de produção de acordos.
B) A individualidade seria revelada na ação política em conjunto, por isso, a ideia de poder, em Arendt, é semelhante ao individualismo de John Stuart Mill.
C) A ação humana visa determinado fim, por isso, em Hannah Arendt, os meios não importam.
D) Uma semelhança, entre John Rawls e Hannah Arendt, é o foco na resistência não-violenta, exemplificado pelo respeito das instituições, em Rawls, e a ação em conjunto na obra de Hannah Arendt.
 
05 - Assinale a alternativa INCORRETA: * - 0/1
A) A própria prática política importa na teoria de Hannah Arendt, seu exemplo era a pólis grega e sua capacidade de busca de verdade no espaço público.
B) Na Alemanha nazista, o direito a cidadania foi o primeiro a ser retirado, enquanto, com o passar do tempo, finalmente se retirou a nacionalidade. A cidadania é poder participar das decisões políticas, a nacionalidade é um vínculo jurídico entre o estado e o ser humano.
C) O surgimento do direito do eupátrida nas relações internacionais foi desenvolvido de forma lenta no período da segunda guerra mundial. Atualmente, a existência, como ser humano, garante de maneira formal ser sujeito de direito na ordem internacional.
D) O julgamento de Eichmann, um funcionário de destaque do regime nazista, mostrou como sua ascensão dependeu de uma limitação de reflexividade. A ideia de seguir ordens não era importante para ele, ele se considerava um idealista.
06 - Assinale a alternativa INCORRETA: * - 0/1
A) A justiça como equidade se remete as condições iniciais em que as premissas institucionais da sociedade são decididas.
B) A crítica de Rawls ao utilitarismo é sua incapacidade de pensar na sociedade como um sistema cooperativo. Tal critério, de cooperação, é essencial para a noção de individualidade, de Stuart Mill, frente ao estado.
C) A justiça social, conforme pensada em Rawls, se remete aos princípios que a estrutura básica da sociedade adota. Sua visão depende da cooperação social e não, necessariamente, da noção de moral para indivíduos ou instituições privadas.
D) A posição original era a situação das condições ideais, de igualdade, que garantissem a escolha dos princípios de direção da sociedade. O maquinismo social, ou até mesmo a constituição, viriam depois desta escolha.
 
07 - Assinale a alternativa INCORRETA: * - 0/1
A) A teoria da justiça procedimental é o fato de que, na sua teoria, o procedimento importa mais do que os critérios do resultado. Em outros termos, sua visão é deontológica.
B) O véu da ignorância é o que não se conhece do ponto de vista da justiça. Contudo, na situação inicial, existe um conhecimento básico de psicologia humana e ciências sociais.
C) O segundo princípio do autor é a liberdade básica de todo pactuante, em outros termos, a liberdade política, a liberdade de expressão, de reunião e de consciência.
D) Os princípios de Rawls são ordenados lexicalmente, o que quer dizer que eles devem seguir uma ordem de efetivação. A organização entre, primeiro, garantir a igualdade de oportunidades e, depois, que o resultado da competição favoreça os menos favorecidos seria parte desta ordem.
 
08 - Assinale a alternativa CORRETA: * - 0/1
A) Para Hannah Arendt, a não-violência sempre vai derrotar regimes violentos, por isso, a Índia conseguiu se libertar da Inglaterra.
B) Em Rawls, o princípio da diferença está ligado ao socialismo e sua ideia de que o regime perfeito deveria nivelar as pessoas na competição e, assim, prejudicar seu processo.
C) A resistência, em Rawls, acontece toda vez que se cometer uma injustiça. Mesmo que o sistema, como um todo, funcione segundo seus princípios de justiça, qualquer ofensa deve causar desobediência.
D) O intuicionismo é uma teoria que equilibra dois ou mais critérios diferentes de decisão por meio da aplicação para cada situação. A questão da intuição estaria em como equilibrar tais princípios diferentes.

Continue navegando

Outros materiais