Buscar

Charles Babbage, pai da computação_Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Charles Babbage “pai da computação”
Flavio Pereira Marques, Igor Nobre Stigger
Curso Tecnológico – Análise e desenvolvimento de sistemas
QI - Faculdade de Tecnologia de Gravataí
Av. Dorival de Oliveira, 2595 – Gravataí – RS
flaviomkes@gmail.com, igors@themac.cc
Resumo. Este artigo descreve uma rápida biografia do britânico que foi cientista, matemático, filósofo, engenheiro mecânico e inventor que projetou o primeiro computador de uso geral, considerado pioneiro e o pai da computação, Charles Babbage.
Introdução
Charles Babbage, inglês, foi uma pessoa importante, pois era cientista, filósofo, engenheiro mecânico, matemático e inventor. Chamado de o “Pai da Computação”, inventou o computador programável de uso geral. Mas sua invenção tinha um custo muito alto e exigia técnicas muito avançadas para aquele tempo por isso nunca foi construído. 
Charles Babbage
Podemos dizer que devemos muito a este cidadão que não só contribuiu para a computação, mas a revolucionou com suas invenções mesmo que algumas não tenham saído do papel ou as que saíram foram descontinuadas ou por falta de verbas ou por falta de recursos tecnológicos para àquela época. Esta forma de pensar fazia dele quase que um mágico para a época, seus pensamentos estavam à frente de seu tempo, isso tudo proporcionou a base de tudo que vemos, utilizamos e dependemos em nosso dia-a-dia referente à computação. Nascido na Inglaterra em 26 de dezembro de 1791, filho de uma família rica onde seu pai era banqueiro, pôde estudar nas melhores escolas e ter aulas particulares com vários professores durante o ensino fundamental, quando chegou ao ensino superior Charles Babbage ficou muito desapontado com o ensino da matemática aplicado na faculdade Trinity College em Cambridge, pois achava que seus conhecimentos adquiridos pelos livros que havia lido eram superiores ao aplicado na Trinity College. Charles Babbage fundou com seus amigos a Analytical Society com a finalidade de renovar o ensino da matemática na Inglaterra. A Analytical Society foi formada em 1812, e seus membros eram todos formados em Cambridge.
	Por volta de 1822, Charles Babbage projetou a máquina diferencial, a máquina poderia calcular uma série de valores numéricos e imprimir os resultados automaticamente, a máquina foi projetada para mecanizar o calculo das funções polinomiais, e era, na verdade, uma calculadora.
Charles Babbage projetou em 1833, a máquina analítica, um projeto semelhante ao computador eletrônico moderno que mostrou sua verdadeira forma avançada de pensamento, apesar do motor analítico nunca ter saído do papel, ele é impressionantemente similar em componentes lógicos ao computador atual, cujo, o projeto foi melhorando e expandindo até sua morte em 1871. A máquina de Babbage descreve cinco componentes lógicos: o estoque, o moinho, o controle, a entrada e a saída. O estoque continha todas as variáveis sobre as quais as operações seriam feitas, bem como todas as quantidades resultantes de outras operações: o moinho seria a CPU do computador moderno, o controle da seqüência de operações a serem realizadas eram operadas por cartões furados. Os cartões furados com resultados das operações poderiam ser lidos novamente em um estágio futuro. Essa brilhante ideia foi utilizada nos primeiros computadores, seria o fato de que cada operação precisaria ser programada apenas uma vez, depois bastaria reintroduzir o cartão correspondente.
A máquina analítica foi o primeiro computador de uso geral, um projeto totalmente funcional estava pronto em 1835, no entanto, o governo britânico após o fracasso para construir o motor diferencial, se recusou a fornecer novos fundos para construir sua máquina. Apesar de tantas vantagens, esta máquina nunca chegou a ser construída por causa das limitações tecnológicas da época. Mas não eram somente estas invenções citadas acima que ele criou, tinha algumas que eram até divertidas, diga-se de passagem. Ele criou um pegador de vacas, o dinamômetro, estabeleceu a distância padrão entre os trilhos de ferrovias, uniformizou os preços do serviço postal, descobriu como ocultar as luzes de faróis, estabeleceu os sinais de tempo de Greenwich e inventou o oftalmoscópio heliográfico. Sua curiosidade não parou por aí, ele também tinha interesse pela criptologia. Relatos de Singh (1999) e Swade (2000), dizem que em 1854 um dentista de Bristol, John Thwaites, informou publicamente que havia inventado um sistema novo de cifra. Pois bem, Babbage analisou a tal cifra e deixou e dentista furioso, ao informar publicamente que o que ele havia feito não foi nada mais que reinventado a inviolável cifra de Vigenère que por sua vez desafiou Babbage a decifrá-la. Decifração foi feita. Seria interessante termos uma pessoa que pensasse desta forma nos dias atuais, porque recurso tecnológico e financeiro tem, o que acontece é que utiliza-se para benefício próprio. Mas seu maior feito já conhecido e citado anteriormente foi a base do computador que utilizamos até hoje.
 Imagem. Máquina Analítica de Charles Babbage
Casou-se com Georgiana Whitmore em 25 de julho de 1814 em uma igreja chamada St. Michael em sua cidade natal, Teignmouth, Devon. Eles tiveram oito filhos, mas digamos que houve uma tragédia na família, isso porque somente quatro destes oito filhos sobreviveram à infância, são eles: Benjamin Babbage Herschel, Georgiana Whitmore, Dugald Bromhead Babbage e Henry Prevost. Sua esposa morreu no dia 1 de setembro de 1827 em Worcester, mesmo ano em que seu pai. O filho também chamado Charles, segundo filho e o recém-nascido, Alexander também morreram. Charles Babbage morreu de insuficiência renal no dia 18 de outubro de 1871. O relatório de sua autópsia foi descoberto em 1983 e publicado mais tarde. Sepultado em Londres no cemitério de Kensal Green Esse brilhante homem é considerado o pai da computação, pois, foi uma das primeiras pessoas a conceber o que hoje chamamos de computador.
Conclusão
Charles Babbage foi um membro fundamental para a computação, pois através de suas invenções tivemos a oportunidade computar qualquer tipo de informação que se possa imaginar. E mesmo que com projetos descontinuados ou que nem se iniciaram naquela época vieram anos depois a serem projetados novamente por outras mentes também brilhantes revolucionaram e fizeram evoluir várias áreas da indústria possibilitando descobertas importantes para humanidade como prevenção de doenças, criação games quase que reais, velocidade em produções industriais e claro facilitando nosso dia-a-dia. 
Referências
http:// www.algosobre.com.br/biografias/charles-babbage.html
Acesso: maio/2015
Autor Rodrigo Alves de Brito
http://www.tecmundo.com.br/historia/16641-charles-babbage-um-cientista-muito-alem-de-seu-tempo.htm
Acesso: maio/2015
http:// pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Babbage
Acesso: maio/2015
http://www.di.ufpb.br/raimundo/Revolucao_dos_Computadores/Histpage4.htm
Acesso: maio/2015
http://www.numaboa.com.br/criptografia/historia/160-Babbage
 Acesso: junho/2015

Continue navegando