Buscar

Teoria Econômica exercício 02


Continue navegando


Prévia do material em texto

Teoria Econômica
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quinta, 20 Jun 2019, 16:59
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 20 Jun 2019, 17:38
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Sistema Econômico é o sistema implantado para regular as diferentes atividades econômicas como o comércio que resulta da compra e venda dos produtos gerados pela produção humana ou obtidos pela natureza, porém não se limita exclusivamente com questões econômicas ou comerciais, mas transcende a essas fronteiras incluindo, conceitos sociais, jurídicos, políticos e culturais.
Baseado nesta afirmativa analise as sentenças e indique as que descrevem de maneira correta as características dos sistemas praticados na economia moderna: Economia de Mercado, Planificada e Mista.
I.Economia Mista: Governo controla através da regulamentação dos setores econômicos;
II.Economia Planificada: Governo baseado no liberalismo econômico;
III.Economia de Mercado: Concorrência pura sem o Estado;
IV.Economia Planificada: Fatores de produção são de propriedade pública.
A seguir marque a alternativa que indique as sentenças que descrevem de maneira correta as características dos sistemas praticados na economia moderna: Economia de Mercado, Planificada e Mista.
Escolha uma:
a. I, II, III e IV
b. I, II, e III
c. I, III e IV
A resposta correta é as sentenças I, III e IV, descrevem de maneira correta as características dos sistemas praticados na economia moderna: Economia de Mercado, Planificada e Mista.
Sistema capitalista ou economia de mercado:
- propriedade privada dos recursos de produção e livre iniciativa nos negócios. A decisão sobre o que produzir, como produzir e para quem produzir é tomada pelo mercado. Nesse modelo, predomina a concorrência pura sem intervenção do Estado. O Estado cuida da segurança e da justiça. E a filosofia do liberalismo econômico;
Sistema socialista ou economia planificada ou economia centralizada:
- propriedade pública ou estatal dos fatores de produção. As decisões sobre produção e distribuição de bens e serviços, bem como sobre preços, são de competência de uma comissão de planejamento central.
Sistema de economia mista:
- recursos de produção são de propriedade do setor público e do setor privado. O funcionamento da economia e conforme as leis de mercado. O governo participa da produção de bens e serviços e também faz controles por meio da regulamentação dos setores econômicos.
Conteúdo: Classificação do Sistema Econômico – Pags. 12 e 13
d. II, III, e IV
e. I, II e IV
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Analise as sentenças a seguir:
I. Torna a moeda nacional mais forte, o que facilita as importações e aumenta a competitividade nos preços.
II. Torna a moeda nacional mais fraca, o que dificulta as importações e aumenta os preços relativos dos produtos essenciais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A sentença I aborda a desvalorização e a II o equilíbrio.
b. A sentença I aborda a valorização cambial e a II a desvalorização.
Valorização cambial e inflação: A valorização ou apreciação cambial torna a moeda nacional mais forte, facilitando as importações e aumentando a competitividade nos preços. Desvalorização cambial e inflação: A desvalorização ou depreciação cambial torna a moeda nacional mais fraca, dificultando as importações e aumentando os preços relativos dos produtos essenciais (Capítulo 12).
c. A sentença I aborda a valorização e a II o equilíbrio.
d. A sentença I aborda o equilíbrio cambial e a II a desvalorização.
e. A sentença I aborda a desvalorização cambial e a II a valorização.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A sentença I aborda a valorização cambial e a II a desvalorização..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os Bens representam os elementos físicos, culturais ou intelectuais que correspondem a satisfação de uma determinada necessidade. Os bens podem ser classificados de muitas maneiras de acordo com as suas características.
Baseado nesta afirmativa analise as sentenças e indique as que classificam de maneira correta os variados tipos de Bens assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
(     ) Componentes eletrônicos: Bens intermediários;
(    )  Calçados e Roupas: Bens não duráveis;
(    )  Transporte e Saúde: Bens de serviços;
(    )  Equipamentos e Matéria-Prima: Bens de Capital;
(    )  Eletrodomésticos e Automóveis: Bens duráveis.
A seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, F, V, V, V
b. V, V, F, V, V
c. F, V, V, V, F
d. V, F, V, F, V
- Bens de consumo não duráveis: alimentos, produtos de higiene
- Bens de consumo duráveis: automóvel, eletrodomésticos
- Bens intermediários: matéria-prima utilizada para produção de outros bens (farinha de trigo, componentes eletrônicos)
- Bens de capital: máquinas e equipamentos
- Bens de serviços: educação, saúde, transporte, comunicação
Conteúdo: Problemas da Escassez – Pag. 8
e. V, V, V, F, F
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F, V.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Governo vai lançar um Plano de Desenvolvimento Econômico para aumentar a competitividade de setores prioritários no curto, médio e longo prazo. Estudo vai identificar as ações estratégicas e será realizado pelo Consórcio Sociedade Portuguesa de Inovação - Quanta Consultoria. O contrato no valor de R$ 1,6 milhão será assinado ainda neste mês e a expectativa é que o trabalho seja concluído até fevereiro de 2019.
O POVO. Governo do Estado vai lançar plano de desenvolvimento econômico. 2018. Disponível em: <https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2018/07/governo-do-estado-vai-lancar-plano-de-desenvolvimento-economico.html>;.
A respeito do desenvolvimento econômico e suas premissas, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas:
I. Crescimento e desenvolvimento econômico são sinônimos, no contexto da Teoria Econômica, sendo ambos quantitativos.
II. Quando se aborda o estágio da sociedade tradicional deve-se implantar várias condições para a decolagem da economia.
III. Na Teoria do Crescimento Ótimo tem-se como problema central a definição de objetivos de longo prazo para a economia.
IV.Quando se aborda o aumento da força de trabalho está se debatendo acerca do número superior de indivíduos inseridos na população que se encontra em idade ativa para o trabalho.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F-V-F-V.
b. V-V-F-F.
c. F-F-V-V.
FALSO. Crescimento e desenvolvimento econômico são conceitos diferentes. Crescimento econômico refere-se ao crescimento contínuo da “renda per capita” ao longo do tempo, portanto é quantitativo (Capítulo 15) I. FALSO. Sociedade Tradicional: Neste estágio, predomina a produção agrária de subsistência. A produção é artesanal, portanto, sem uso de tecnologia (Capítulo 15). II. VERDADEIRO. Teoria do crescimento ótimo: Nessa área, o problema central é o de definir certos objetivos de longo prazo para a economia e, então, determinar o caminho de crescimento, ótimo que a economia deverá percorrer, a fim de concretiza-los (Capítulo 15). III VERDADEIRO. aumento da força de trabalho: significa uma população em idade ativa para o trabalho superior a população inativa (Capítulo 15).
d. V-F-V-F.
e. V-F-V-V.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F-F-V-V..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As áreas de produção e economia estão interligadas e faz-se necessário o aprendizado dos conceitos de oferta, demanda e equilíbrio de mercado para que possamos compreender o que compõe o processo de produção bem como seus devidos custos. Sobre o processo de produção, leia as afirmações abaixo:
I- São fatores de produção: terra (recursos naturais), trabalho (mão de obra), capital (equipamentos, instalações, etc.) e tecnologia (processosde produção).
Sendo assim,
II- Os fatores de produção são combinados em quantidades adequadas na fabricação dos produtos.
Analisando as afirmações acima, assinale a única alternativa correta:
Escolha uma:
a. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
b. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Tema abordado no capítulo 4 do livro da disciplina. Citação completa na página 36 do livro da disciplina: Produção e o processo de transformação dos fatores de produção em bens ou serviços. Os fatores de produção terra (recursos naturais), trabalho (mão de obra), capital (equipamentos, instalações, etc.) e tecnologia (processos de produção) são combinados em quantidades adequadas na fabricação dos produtos. O aluno poderá verificar que se trata de duas afirmações verdadeiras (a primeira indica os fatores de produção e a que a segunda justifica a primeira, pois afirma que com o objetivo de produção, estes fatores são cominados em quantidades adequadas.
c. As duas afirmações são falsas.
d. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
e. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Após o período conhecido como Mercantilismo, onde foi desenvolvida a ideia de acúmulo de riquezas de determinada nação, surgiu a fisiocracia, que foi a teoria precursora para o período científico da economia, com algumas ideias de que a economia deveria funcionar de acordo com as leis naturais, sem intervenção do governo, ideias que posteriormente foram melhor desenvolvidas no período científico. Sobre o chamado período científico da economia, analise as afirmativas e posteriormente assinale a alternativa correta.
I. A Escola Clássica, que foi criada no período da Primeira Revolução Industrial, tem como seu principal representante Adam Smith, que, em seu livro A Riqueza das Nações, desenvolveu a teoria do valor-trabalho, onde afirma que a divisão do trabalho, levaria à especialização dos trabalhadores, permitindo ao trabalhador desenvolver habilidade, que por sua vez, iria gerar como efeito, o aumento da produtividade e a necessidade de abertura de novos mercados;
II. A Escola de Viena tem como principal representante Karl Marx, que em sua obra Princípios da Economia, desenvolveu diversas teorias que dizem respeito ao diagnóstico e às políticas econômicas indicadas para a solução da crise de 1929.
III. A Escola Marxista trouxe o conceito de livre concorrência, no qual acreditava que uma “mão invisível” levaria a sociedade á perfeição, em que os agentes econômicos, empresas buscando o lucro máximo e trabalhadores tentando obter o melhor salário, promoveriam o bem-estar de toda a sociedade.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas II e III;
b. Somente a afirmativa I;
I. Adam Smith, em seu livro A Riqueza das Nações, desenvolve a teoria do valor-trabalho, onde afirma que a divisão do trabalho, levaria à especialização dos trabalhadores, permitindo ao trabalhador desenvolver habilidade, gerando como efeito o aumento da produtividade e a necessidade de abertura de novos mercados. II. A Escola de Viena teve como principal autor Karl Menger. A escola desenvolveu a teoria do valor-utilidade, que enfatiza o lado subjetivo do valor. III. A escola que desenvolveu a ideia da “mão invisível” foi a escola clássica e não a escola Marxista. Cap2.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Somente alternativa II;
e. Apenas as afirmativas I e III;
Feedback
A resposta correta é: Somente a afirmativa I;.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
John Maynard Keynes foi um economista que publicou sua obra durante um período de grande instabilidade, quando as teorias existentes já não conseguiam mais explicar e trazer algum tipo de solução que fosse satisfatória. Com sua teoria, Keynes deu início à chamada revolução keynesiana, uma vez que seu livro causou grande impacto. Sobre a Escola Keynesiana assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Nesse período foi desenvolvido o pensamento que afirmava que a questão das trocas de mercadorias depende da produção, ressaltando que a oferta criaria sua própria procura. Nesse caso, o aumento da produção resultaria em aumento dos salários e lucros que seriam gastos na compra da produção.
b. O principal livro publicado durante esse período foi o “Ensaio Sobre a População”, publicado por John Maynard Keynes, que mostrava que os problemas da sociedade estavam relacionados ao excesso populacional. Em termos matemáticos, Keynes afirmava que a população crescia em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética, o que ocasionaria a falta de alimentos a todos.
c. John Maynard Keynes foi seu principal expoente e em sua obra “O Capital”, desenvolveu o conceito de mais-valia, que representa a diferença entre o valor das mercadorias e o valor pago à força do trabalho.
d. A Escola Keynesiana surge em meados do século XIX para contrapor aquilo que foi implantado pela escola Marxista, que desvendou o funcionamento geral do sistema e a economia política passou a ver o capitalismo apenas como um modo de produção historicamente determinado, sujeito a um processo de superação.
e. Surge em resposta a crise de 1929 e a consequente Quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1930, mostrando que toda a lei desenvolvida por Jean Baptiste Say não funcionou, pois a suposição de que toda a renda seria gasta no consumo não era verdadeira. Que havia os vazamentos da renda, como poupança e impostos.
A Escola Keynesiana surge na década de 30 do século XX, com a crise de 29 e contrapunha as ideias impostas por Say. Keynes desenvolveu todo seu estudo contrapondo os ideais de Say. O conceito de mais-valia foi desenvolvido por Karl Marx em seu livro “O Capital”. Ensaio sobre a população foi um livro escrito durante o período da Escola Clássica, escrito por Thomas Robert Malthus. Esse pensamento foi desenvolvido por Say durante o período da Escola Clássica. Cap 2
Feedback
A resposta correta é: Surge em resposta a crise de 1929 e a consequente Quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1930, mostrando que toda a lei desenvolvida por Jean Baptiste Say não funcionou, pois a suposição de que toda a renda seria gasta no consumo não era verdadeira. Que havia os vazamentos da renda, como poupança e impostos..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O estudo da economia se faz, dividindo em áreas, sendo quatro as principais áreas. São elas: microeconomia, macroeconomia, economia internacional e desenvolvimento econômico. Sobre essas áreas da economia, analise as afirmativas e posteriormente assinale a alternativa correta.
I. A macroeconomia estuda desde o comportamento econômico de indivíduos e empresas, até agregados macroeconômicos em níveis nacionais.
II. A microeconomia estuda a formação de preços em um mercado específico, sem estudar em níveis mais abrangentes a atuação da economia.
III. Exemplos de assuntos estudados pela economia internacional são taxa de câmbio, balança de capital e balança comercial, uma vez que, a economia internacional estuda as relações econômicas entre habitantes e não habitantes de um país.
Estão corretas o que se afirma:
Escolha uma:
a. Apenas na afirmativa III.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
I. A macroeconomia não estuda o comportamento econômico de indivíduos, isso é objeto do estudo da microeconomia
II. A microeconomia estuda todos os comportamentos de um mercado específico, deixando o estudo em níveis mais abrangentes a macroeconomia.
III. O objeto de estudo da economia internacional é a taxa de câmbio, balança de capital e balança comercial, entre outros. Cap1
c. Apenas na afirmativa I.
d. Apenas nas afirmativas II e III.
e. Nas afirmativas I e III.
Feedback
A resposta correta é: Apenas nas afirmativas II e III..
Questão 9
CorretoMarcar questão
Texto da questão
O objetivo básico de uma empresa é a maximização dos resultados. As condições fundamentais para que ocorra essa maximização dos resultados, são, que ocorra simultaneamente, a maximização da produção e a minimização dos custos. Em relação aos custos, analise as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta:
I. Os custos de produção podem ser classificados em custos totais, médios e marginais, sendo os custos totais definidos como total das despesas da empresa para obtenção do produto total, custos médios definidos como o custo por unidade do produto e os custos marginais como a variação do custo total quando há variação de uma unidade do produto.
II. Os chamados custos de oportunidade são aqueles custos referentes à utilização dos recursos produtivos e despesas. Caracteriza-se por haver pagamentos por parte da empresa.
III. Custos contábeis são aqueles que se referem aos custos relacionados a despesas, com desembolso monetário. Um exemplo de custos contábeis são os salários de funcionários.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa III.
b. Apenas nas afirmativas I e III.
I. As classificações de custos de produção são custos totais, médios e marginais. II. Uma característica dos custos de oportunidade é o de não haver pagamentos por parte da empresa. Além disso, os custos de oportunidade são aqueles custos que se referem à utilização dos recursos produtivos, sem despesas. III. Desembolso monetário caracteriza-se como custos contábeis relacionados a despesas. Cap 4.
c. Apenas nas afirmativas I e II.
d. Apenas nas afirmativas II e III.
e. Somente na afirmativa I.
Feedback
A resposta correta é: Apenas nas afirmativas I e III..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Produção consiste no processo de transformação dos fatores de produção em bens ou serviços. A produção se dá com a combinação dos recursos naturais, mão de obra, equipamentos e processos de produção em quantidades adequadas na fabricação dos produtos finais. Sobre a produção, analise as afirmativas abaixo e posteriormente assinale a alternativa correta:
I. O que diferencia a produção de curto e longo prazos é a quantidade de fatores de produção fixos. Enquanto no curto prazo todos os fatores de produção são variáveis, a produção em longo prazo é aquela em que ao menos um dos fatores de produção é fixo, como por exemplo, a mão de obra.
II. No que diz respeito à eficiência nos métodos de produção, em uma visão tecnológica, é mais eficiente aquele método com menos insumos, ao passo que, em uma visão econômica, é mais eficiente aquele método que tem menos custo.
III. A produtividade média do fator pode ser definida como o resultado da divisão do produto total pela quantidade utilizada do fato.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa III.
b. Apenas nas afirmativas II e III.
c. Apenas nas afirmativas I e II.
I. A produção a curto prazo é aquela em que ao menos um fator de produção é fixo, enquanto a produção a longo prazo, todos os fatores de produção são variáveis. II. Na visão tecnológica, é mais eficiente aquele método com menos insumos, ao passo que, em uma visão econômica, é mais eficiente aquele método que tem menos custo. III. A fórmula utilizada para definir a produtividade média dos fatos é a divisão do produto total pela quantidade utilizada do fato. Cap 4.
d. Somente na afirmativa I.
e. Somente na afirmativa II.
Feedback
A resposta correta é: Apenas nas afirmativas II e III..
Parte inferior do formulário