Buscar

Tecido Conjuntivo: Estrutura e Funções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECIDO CONJUNTIVO 
Responsáveis pelo estabelecimento, pela manutenção da forma do corpo e tem papel também na troca de nutrientes e catabólitos entre células e sangue. O principal componente do tecido conjuntivo é a MEC ( Matriz extracelular ) que conecta as células e os órgãos e dá através dessa conexão suporte ao corpo. 
A MEC é formada por proteínas fibrosas e pela substância fundamental.
As proteínas fibrosas: as fibras da MEC tem função de sustentação e resistência, de revestimento e proteção, e as fibras do sistema elástico garantem resistência e elasticidade. 
A substância fundamental : É um complexo viscoso e altamente hidrofílico de Macromoléculas aniônicas(glicosaminoglicanos e proteoglicanos ) e glicoproteinas multiadesivas (laminina,fibronectina, entre outras), que se ligam às proteínas receptoras da superfície da células, integrinas, e também a outros componentes da matriz fornecendo rigidez e força tênsil. A substância fundamental tem função estrutural e também funciona como reservatório para fatores de crescimento que controlam a proliferação e a diferenciação celular.
O tecido conjuntivo é originado no mesenquima que deriva do folheto embrionário Mesoderma. O mesenquima é um tecido embrionário caracterizado pela presença de células longas e de núcleo oval, que possuem cromatina fina e núcleo proeminentes , e que são imersas em abudante MEC, e são denominadas células mesenquimais. Apresenta diversos tipos de células com diferentes origens e funções. Como por exemplo:
Fibroblastos : que se originam de uma célula mesenquimal indiferenciada.
Mastócitos, Macrófagos, Plasmócitos: que se originam de células tronco hemocitopoéticas da médula óssea. 
FIBROBLASTOS 
Sintetizam fatores de crescimento quando é necessário, sintetizam colágeno, elastina, glicosaminoglicanos, proteoglicanos e glicoproteinas multiadesivas que irão formar a MEC. Fibroblastos são as células mais comuns no tecido conjuntivo. Eles tem atividade sintética intensa e quando em repouso São conhecidos como fibrócitos. Diferenças entre fibroblastos e fibrócitos:
Fibroblastos :
Citoplasma basofilo e rico em Reticulo endoplasmatico rugoso e com presença de complexo de golgi bem desenvolvido. Citoplasma com muitos prolongamentos.
Núcleo ovoide, grande e fracamente corado . Cromatina fina e núcleo proeminente. 
Fibrócitos :
Menores e mais delgados que os fibroblastos. 
Tem aspecto fusiforme,
Poucos prolongamentos citoplasmaticos,
Núcleo menor, mais escuro e mais alongado que o dos fibroblastos.
Citoplasma com pouco retículo endoplasmatico granuloso .
MACRÓFAGOS E SISTEMA MONONUCLEAR FAGOCITARIO - SMF
Macrófagos :
 Derivam de células precussoras da médula óssea que se dividem produzindo monócitos , que circulam e no sangue e podem atravessar pequenos vasos e penetrar o tecido conjuntivo, onde amadurecem e tornam-se macrófagos. 
SMF:
Formado por macrófagos. Os macrófagos estão presentes em muitos órgãos tem vida longa, e em algumas regiões recebem nomes especiais como células de Kuppfer no fígado, Células de Langerhans na pele, e osteoclastos no tecido ósseo. Eles funcionam como elementos de defesa, São capazes tanto de fagocitar(englobar e destruir) restos celulares como de decretar substâncias que participem da defesa e do reparo dos tecidos.
MASTÓCITOS 
Abundates na derme, no trato digestivo e respiratório, mas presentes em todo o corpo. Um mastocito maduro caracteriza-se por :
Ser uma Célula globosa, grande;
Ter citoplasma repleto de grânulos; 
Possuir núcleo pequeno, esférico e Central, encoberto por grânulos citoplasmaticos. 
Que tem por função :
Estocar mediadores químicos da resposta inflamatória.
Colaborar com as respostas imune, e ter papel no processo de alergias e de infecções parasitárias. 
Existem duas populações de mastócitos .
PLASMÓCITOS 
Grandes, ovoides.
Citoplasma basofilo, rico em retículo endoplasmatico granuloso.
Núcleo esférico e excêntrico, com grumos de cromatina que se alteram regularmente com áreas claras em um arranjo que lembra raios de uma roda de carroça. 
LEUCÓCITOS 
EOSINOFILOS - BASÓFILOS - LINFÓCITOS - NEUTROFILOS E MONÓCITOS 
São células especializadas na defesa contra microorganismos invasores. São células do sangue que migram ao tecido conjuntivo num processo chamado de diapedese. Em situações normais a pouca presença de leucocitos no tecido, mas quando há invasões de microorganismos, isso se altera e muitos leucocitos passam a migrar para o tecido conjuntivo. 
Útil pra patologia e imuno :
O corpo estranho invasor pode desencadear uma reação celular e vascular denominada de inflamação. 
A inflamação possui cinco sinais: o valor, o rubor, o edema, a dor e aperca de função. A inflamação se incicia com a liberação de substâncias de células e de proteínas do plasma que funcionam como mediadores químicos da inflamação. Essas substâncias induzem o aumento do fluxo sanguíneo, da permeabilidade vascular, a quimiotaxia e a fagocitose. Dos leucocitos que migram aos tecidos somente os linfócitos conseguem retornar ao sangue.

Outros materiais