A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
apol para responder

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Geologia e Pedologia 
Atente para o extrato de texto a seguir: 
“O solo do Brasil corresponde a uma decomposição de rochas que ocorreram por meio de ações que estão ligadas principalmente à temperatura e também de processos erosivos que são provenientes da ação dos ventos, seres vivos como bactérias e fungos e também das chuvas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GEO-CONCEIÇÃO. Tipos de solos do Brasil. <http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/06/tipos–de–solos–do–brasil.html>. Acesso em 13 fev. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro Geologia e Pedologia sobre os tipos e distribuição de solos brasileiros, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmações falsas:
( ) Os solos da Amazônia que se desenvolvem nos planaltos são conhecidos como quartzarênicos, antes conhecidos como areia quartzosa.
(  ) No sertão semiárido do Nordeste, os solos estão vinculados à vegetação de caatinga, sendo seus principais tipos os luvissolos e argissolos.
(  ) Os solos da região Centro-Oeste têm três principais domínios naturais: o Planalto Central, a Planície do Pantanal e as áreas serranas do Jalapão.
(  ) No complexo Regional do Sudeste, existem quatro grandes áreas de solos e, entre elas, estão a faixa litorânea e o polígono das secas.
(  ) Na região Sul, é comum em zonas litorâneas existirem solos derivados de rochas básicas que originam terras roxas e terras brunas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V – V
	
	B
	F – V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – V – V
	
	D
	F – V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – F – V
Questão 2/5 - Geologia e Pedologia 
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Entende–se por tempo geológico o tempo decorrido desde o final da fase formativa da Terra até os nossos dias. [..] Diante disto, a História da Terra baseia–se em intervalos de tempo desiguais que marcaram as mudanças do seu meio físico e da sua vida, registrado nas rochas e na diversidade fossilífera nelas contidas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  Tempo geológico. LAPA - Laboratório de Paleontologia da Amazônia. <http://ufrr.br/lapa/index.php?option=com_content&view=article&id=%2096>. Acesso em 15 fev. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro–base Geologia e Pedologia em relação à organização da escala do tempo geológico, a qual permite mensurar o tempo de existência do Planeta Terra, analise as seguintes asserções e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmações falsas:
(  ) Todos os éons são divididos em eras.
(  ) O que diferencia uma era geológica é o modo como os continentes e os oceanos se distribuíam sobre a superfície terrestre e também as diferentes espécies de seres vivos que habitavam esses continentes e mares.
(  ) Período é a divisão da era, e pode ser considerado uma unidade fundamental na escala do tempo geológico.
( ) A época é um intervalo menor dentro de um período. Apenas os períodos do éon proterozoico não são subdivididos em eras.
(  ) A idade é a menor divisão do tempo geológico. Sua duração pode chegar cerca de 6 mil anos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V – V
	
	B
	F – F – V – V – F
	
	C
	F – V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – V – F
	
	E
	V – F – F – V – F
Questão 3/5 - Geologia e Pedologia 
Considere o trecho de texto a seguir: 
“Para astrobiólogos (cientistas que estudam possibilidades de vida no Universo), seres vivos podem surgir em diversos tipos de ambientes. Alguns, extremamente inóspitos para qualquer vida terrestre. Outros podem possuir características que talvez nem tenham sido imaginadas pela comunidade científica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NOTÍCIAS UOL. Clique Ciência: Quais são as condições para existir vida em outro planeta? <https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/02/11/clique-ciencia-quais-sao-as-condicoes-para-existir-vida-em-outro-planeta.htm>. Acesso em 16 fev. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Geologia e Pedologia, analise as asserções a seguir no sentido de identificar quais delas expressam condições que favorecem a existência e estabilidade da vida no planeta Terra.
( )Plantas capazes de realizar fotossíntese.
()Atmosfera constituída principalmente por nitrogênio e oxigênio.
()Vapor de água disperso na atmosfera que regula a temperatura.
(  ) Temperatura da superfície é suficientemente baixa para permitir a existência de água no estado líquido e vapor d’água.
(  ) Rochas compostas por silício e oxigênio. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F – V
	
	B
	V – V – V – V – F
	
	C
	F – V – V – V – F
	
	D
	F – V – V – F – V
	
	E
	F – F – V – V – F
Questão 4/5 - Geologia e Pedologia 
Atente para a seguinte afirmação: 
“Nosso planeta está em constante mudança. Tais transformações geralmente demoram milhões de anos e raramente são perceptíveis. Elas são causadas por diferentes fatores, que se dividem em internos (vindos da ação de dentro das camadas da Terra) e externos (oriundos de fatores como chuva, vento e rios). Ambas têm como resultado uma constante mudança ou modelamento do nosso relevo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JESUS, Fernando Soares de. Dinâmica interna e externa da Terra. <http://www.geografiaopinativa.com.br/2013/08/dinamica–interna–e–externa–da–terra.html>. Acesso em 23 fev. 2017. 
Considerando a dada citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Geologia e Pedologia sobre as forças relacionadas à dinâmica externa da Terra, é correto afirmar que eles devem ser creditadas à:
	
	A
	Energia potencial da gravidade e à energia térmica das radiações solares.
	
	B
	Energia térmica magmática e à energia térmica das radiações solares.
	
	C
	Energia potencial da radiação solar e à energia térmica magmática.
	
	D
	Energia intempérica da erosão e à energia potencial da gravidade.
	
	E
	Energia potencial da erosão e à energia térmica do intemperismo.
Questão 5/5 - Geologia e Pedologia
Leia o extrato de texto a seguir: 
“[Bacias sedimentares] são áreas de crátons ou plataformas com tendência a concavidade (a ter forma de bacia) que, através do tempo geológico, foram e continuam sendo preenchidas por detritos ou sedimentos, inclusive com matéria orgânica (vegetal ou animal). [...] Há bacias sedimentares cujas camadas de sedimentos ultrapassam 5000m, o que demonstra a intensidade dos processos da erosão, construção, deposição ou sedimentação de materiais que ocorrem na dinâmica terrestre. [...] As formadas durante as eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica são chamadas de bacias fanerozoicas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GEO-CONCEIÇÃO. Bacias sedimentares. <http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/07/bacias-sedimentares.html>. Acesso em 12 jul. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro–base Geologia e Pedologia, é correto afirmar que as bacias fanerozoicas tiveram uma notável evolução em termos de subdivisões e detalhamento no Brasil principalmente devido:
	
	A
	À pouca resistência das rochas.
	
	B
	Ao interesse na exploração de hidrocarbonetos.
	
	C
	Ao conteúdo fóssil das rochas.
	
	D
	À facilidade de penetração de sondagens em rochas sedimentares.
	
	E
	Ao registro geológico diferenciado.