Buscar

trabalho barros

Prévia do material em texto

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL - SENAR PÓLO IVINHEMA - MS
 
TRABALHO DE TÉCNICO EM AGRONEGÓCIOS
	RELATÓRIO SOBRE HORTALIÇAS 
	
	
iVINHEMA 2019
O que é uma Hortaliça
As hortaliças são as verduras e legumes que servem como alimento humano. Podem ser considerado hortaliças folhas, flores, frutos, caules, sementes, tubérculos e raízes. Utiliza-se a denominação verdura quando as partes comestíveis do vegetal são folhas, flores, hastes, como espinafre, brócolis e alface, e a denominação legume quando as partes comestíveis são os frutos, as sementes ou as partes que se desenvolvem na terra, como abobrinha, tomate, mandioca.
Existem vários tipos de hortaliças:
Verduras: Alface, chicória, agrião, rúcula, almeirão e etc.;
Flor: Alcachofra, brócolis, couve-flor e etc.;
Fruto: Abóbora, berinjela, chuchu, jiló, pimentão, pepino, quiabo, tomate e etc
Legume: Ervilha e feijão-vagem;
Raízes:Batata-doce, beterraba, cenoura, mandioquinha, mandioca, nabo, rabanete e etc.
Tubérculo: Batata, inhame e etc.
Bulbo: Cebola
Haste: Aspargo.
Cada hortaliça possui uma coloração e as cores podem variar do verde, passando pelo amarelo, até chegar ao roxo. Cada pigmento é responsável por uma propriedade e justamente por esta razão todas as hortaliças são indispensáveis para o organismo.As verduras cruas, em forma de saladas verdes, são muito utilizadas pelas pessoas que estão acima do peso, por se tratar de um alimento que sacia a fome e ao mesmo tempo é rico em fibras e tem baixa caloria. Não é aconselhável, contudo, ingeri-las com molhos gordurosos ou cremosos, justamente pelo seu alto teor calórico. 
Dentre as verduras conhecidas, a mais popular é a alface. O seu consumo vem aumentando a cada dia, pois além de ser saudável, tem um baixo custo. Por outro lado, outros tipos de verduras como o agrião, a chicória, a escarola, a rúcula são mais nutritivas que a alface e muitas pessoas consideram as primeiras até mais saborosas que a segunda. Porém, outras pessoas consideram a chicória, a escarola e o agrião um pouco amargo e não se adaptam com seu sabor. A saída para essa situação seria misturar a alface com essas outras verduras e assim conseguir agradar e atrair um número maior de adeptos. A rúcula é da mesma família dos brócolis, repolho, com um sabor picante e apimentado. As alfaces e outros vegetais com uma coloração mais intensa contêm alto teor de bioflavonoides, que trabalhando junto com a vitamina C e outros antioxidantes conseguem prevenir danos às células causadoras de câncer.
Cuidados para o plantio e cultivo de hortaliças 
Ao pensar em ter uma horta em casa, o solo deve ser uma das principais questões para se observar. Afinal de contas, ele é a base da produção. Isso porque é no solo que as plantas se desenvolvem e dele que elas retiram o seu alimento, no caso, os nutrientes. Por isso, o solo é de fundamental importância e deve ser considerado desde o planejamento da horta e seguir com o seu correto manejo. Se entende ainda um sistema complexo, o solo é formado por três partes: a parte sólida, composta por argila, areia, site e matéria orgânica; a parte líquida, composta por água, e a parte gasosa, composta por ar. Seu correto manejo é fundamental para que se mantenha produtivo, saudável e capaz de promover o crescimento e desenvolvimento das plantas, sem que se degrade.
Escolhendo o local: Quem decide implantar uma horta em casa nem sempre dispõe de muitas opções de local. Por isso, acaba tendo que se adaptar à área disponível. Contudo, dentro do possível, alguns pontos devem ser observados nessa escolha. Por exemplo, o terreno deve ser plano e não reter água da chuva ou da irrigação. Além disso, deve receber iluminação solar e ventos moderados, além de possuir um solo que se caracterize como solto, profundo e rico em matéria orgânica.
Trabalhando com o solo: O solo geralmente para o cultivo de hortaliça é solto, onde é o mais adequado para o plantio Um solo com as características citadas traz facilidade para o cultivo de hortaliças. Isso facilita não só o preparo da terra, mas também o plantio ou transplante de mudas assim como o próprio desenvolvimento das plantas. Então, evite construir sua horta em local de solo muito compactado e cascalhento, pois estes são fatores difíceis de contornar. Para ajudar no plantio de algumas espécies, uma dica em relação ao manuseio com o solo também é o preparo de canteiros. Isso porque eles evitam o acúmulo excessivo de água, principalmente quando se faz o plantio em baixadas ou várzeas. Além disso, eles trazem facilidade aos trabalhos, sobretudo quando há necessidade de capinas.
Quando é necessário adubar: Como já dito aqui, nem sempre é possível contar com um solo de fácil manuseio ou que disponha dos nutrientes necessários para as plantas completarem seu ciclo de vida. Entretanto, existe a possibilidade de trabalhá-lo para que ele fique em condições adequadas de cultivo. Por meio da adubação é possível adicionar ou repor nutrientes ao solo, uma vez que eles são elementos químicos essenciais ao crescimento e desenvolvimento das plantas cultivadas. Mas, eis uma dúvida: como reconhecer que o solo carece de melhorias? A resposta para a pergunta costuma estar nas próprias plantas. Ao observá-las é possível identificar se elas e, consequentemente, o solo possuem alguma deficiência nutricional. A imagem abaixo ajuda a identificar a ausência de determinados nutrientes.
Para solucionar carências no solo e garantir que as plantas cresçam de forma saudável, uma opção são os adubos organominerais. Eles são adubos orgânicos enriquecidos com nutrientes minerais que ajudam a melhorar a fertilidade do solo e suas propriedades física.
Sobre a colheita dessa hortaliças geralmente são recomendadas duas regras básicas para o melhor uso da mesma, que vamos ver abaixo:
Antes de colher, lave bem as mãos. Independente se para o seu consumo ou para venda, em que lavar as mãos, para não correr o risco de para algum doenças para quem vai consumi-la.
Colha somente o que vai ser consumido ou comercializado: Com essa atitude sempre haverá hortaliças frescas para colher, por que ela sem o contato com a terra com o tempo vai perdendo o sabor e a suas qualidades.
Os melhores momentos do dia para se fazer colheita são de manhã bem cedo ou ao entardecer. Se o dia estiver nublado, melhor ainda. Se essas condições não forem possíveis, colha e deixe a hortaliça na água para evitar que ela murche até ser comercializada ou consumida.

Continue navegando