Buscar

RESUNO_BIOSSEGURANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOSSEGURANÇA 
A RESOLUÇÃO CONAMA 358/2005 (BRASIL, 2005), que dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências, classifica os resíduos provenientes de serviços de saúde. Assinale a alternativa com a classificação correta: GRUPO E= Resíduos perfurocortantes ou escarificantes
O TRABALHADOR, ao se expor a agentes químicos em seu ambiente de trabalho, deve fazer uso do (EPI) em diversos casos, principalmente quando as medidas de controle relativas ao ambiente forem insuficientes. Marque a alternativa INCORRETA em relação à condição do uso do EPI: USAR SOMENTE quando achar necessário.
A RESOLUÇÃO Nª1 DE 1988 do Conselho Nacional de Saúde, Capítulo X, artigo 64 e a Instrução Normativa nª 7, que trata da classificação de riscos de organismos geneticamente modificados (OGM), serve também como guia para a orientação nas medidas de biossegurança para a manipulação do agente etiológico da tuberculose (Mycobacterium Tuberculosis). O CDC (Centers for Disease Control and Preventions) e o NHI (National Institutes of Health) classificam os laboratórios para diagnóstico clínico e /ou pesquisa de acordo com os níveis de biossegurança. Assinale a alternativa que, de acordo com esses órgãos, classifica o nível de segurança para laboratório de diagnóstico do Mycobacterium tuberculosis: NIVEL 3 de biossegurança (NB3).
EM RELAÇÃO A SINALIZAÇÃO de Segurança, a Norma Regulamentadora 26(NR26) define que: A UTILIZAÇÃO DE CORES, para a segurança em estabelecimentos ou em locais de trabalho, tem como finalidade indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
NO AMBIENTE LABORAL, o profissional da saúde do trabalhador deve saber identificar os riscos ambientais em que os trabalhadores ESTÃO EXPOSTOS. Marque a alternativa CORRETA em relação aos riscos e sua classificação: RISCOS QUÍMICOS: poeiras, fumos, névoas, neblinas e gases,
UMA INSTALAÇÃO ADEQUADA É aquela que está de acordo com o funcionamento do laboratório e com o nível de biossegurança recomendado para os agentes manipulados no local. Para os laboratórios de Nível de Biossegurança 1 (NBR-1), onde são manipulados agentes biológicos da classe de risco 1, recomenda-se, para área física: LABORATÓRIO COM ACESSO CONTROLADO.
PARA GARANTIR A eficácia do processo de desinfecção em solução química uma das normas a serem obedecida é: COLOCAR O MATERIAL LIMPO E SECO na solução química.
OS ARTIGOS DE MÚLTIPLOS USO em estabelecimentos de saúde podem se tornar veículos de agentes infecciosos, se não sofrerem processos de descontaminação após cada uso. O uso indevido e inadequado de produtos destinados a limpeza, descontaminação, desinfecção de superfícies e artigos hospitalares e a esterilização de artigos levam milhões de dólares por ano, sem que os objetivos sejam atingidos. O processo realizado em altas temperaturas, em que interrompe-se a divisão celular dos micro-organismos e começa a acontecer a morte das células é a definição de: ESTERILIZAÇÃO FÍSICA.
A CCIH tem como função elaborar e implementar um programa para controlar as infecções hospitalares, contendo: NORMAS INTERNAS e rotinas para a prevenção e controle das infecções hospitalares.
O TRATAMENTO FINAL É O PROCESSO realizado dentro dos padrões de segurança que modifica as características físicas, químicas ou biológicas dos resíduos, eliminando ou minimizando o risco associado a estes. A destinação ou tratamento fnal de cada classe correta é a seguinte: GRUPO B- RISCO QUIMICO = devolver ao fabricante.
A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS é uma medida muito importante para prevenção das infecções hospitalares e não hospitalares. Considerando as recomendações de higienização das mãos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: APÓS CONTATO com sangue ou secreções // ANTES E APÓS COMER, beber, fumar, preparar comidas ou lidar com cosméticos ou usar o sanitário.
DE ACORDO COM A LEI nº 11.105/2005 TODA instituição que utilizar técnicas e métodos de engenharia genética ou realizar pesquisas com ORGANISMOS Geneticamente Modificados (OGM) e seus derivados, deverá criar uma Comissão Interna de Biossegurança (CIBo), além de indicar um técnico principal responsável para cada projeto específico NÃO compete à CIBo, no âmbito da instituição onde constituída: MANTER REGISTRO DO acompanhamento coletivo das atividades, ou projetos em desenvolvimento que envolva OGM ou seus derivados.
NA DESINFECÇÃO de nível intermediário e de alto nível, deve ser usado, respectivamente, os agentes: CLORO e ALDEIDO.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA- EPC é todo: DISPOSITIVO, SISTEMA, OU MEIO, FIXO OU MÓVEL, de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros.
ASSINALE a alternativa correta que contemple a cor dos riscos biológicos de acordo com a classificação dos riscos ocupacionais: MARROM.
O GABINETE DE Biossegurança, também chamado de capela de fluxo laminar, é muito utilizado em laboratórios de pesquisas biológicas. Qual é a sua finalidade? MINIMIZAR A ENTRADA de partículas ou de organismos na área de trabalho.
DENTRE AS OPÇÕES a seguir, marque aquela que NÃO se configura como situação que pode levar a uma condição de trabalho insegura dentro de um laboratório: PLACAS DE SINALIZAÇÃO APARENTES E visíveis.
OS RISCOS OCUPACIONAIS classificados em físicos, químicos, biológicos ergonômicos e de acidentes estão presentes nos ambientes de trabalho. Eles são regulamentados no Brasil pela Portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994, do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) (Anexo IV – NR2- CIPA). Sobre os riscos ocupacionais, assinale a alternativa correta: RISCOS OCUPACIONAIS BILÓGICOS são representados pelas bactérias, vírus, protozoários.
SINALIZAÇÃO TRIANGULAR, com um pictograma negro sobre fundo amarelo, com margem negra. Essa é a caracterização de: SINAIS DE PERIGO.
SÃO PRODUTOS eficazes para a desinfecção do ambiente e de superfícies, exceto: CLORETO DE MAGNÉSIO.
UM BISTURI é um instrumento cirúrgico usado para fazer incisões, caracterizado por possuir uma lâmina muito afiada. Há diversos tamanhos de cabo e tipos de lâminas, para funções específicas. É um instrumento que deve ser esterilizado após o uso. Assinale a alternativa correta sobre o processo de esterilização: A ESTERILIZAÇÃO deve ser precedida de uma limpeza e de uma desinfecção.
UM UTENSÍLIO médico-hospitalar deve ser descontaminado por meio de uma desinfecção por um processo térmico, devendo eliminar 6 décadas. O que essa armação quer dizer? Assinale a alternativa correta: O tempo e a temperatura de exposição do objeto devem ser dimensionados para reduzir a carga microbiana até 0,000 0001 vezes à carga original.
OS PROCESSOS DE DESINFEÇÃO visam à eliminação de células vegetativas presentes nos utensílios médico-hospitalares. Antes de se executar um processo de desinfecção é fundamental que se processe uma limpeza, para remoção de sujidades físicas e químicas. A instrução sobre não se enxaguar após qualquer processo de desinfecção deve constar: NO MANUAL de boas práticas
O DESIGN DO LABORATÓRIO constitui uma barreira física capaz de proteger o trabalhador dentro do laboratório. Assinale a alternativa que melhor complementa esse conceito: ESSA barreira pouco interfere nos quesitos de segurança e proteção à saúde dos trabalhadores e meio ambiente.
O INSS adotou a expressão DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho), porque a expressão originalmente usada LER (Lesão por Esforço Repetitivo) passou a ser associada a tendinites e bursites de origens diversas, não associadas ao trabalho, desviando o sentido original da expressão. Para que houvesse a equivalência histórica nos documentos e artigos já publicados, o INSS adota a expressão LER/DORT. Analise as frases a seguir e assinale a alternativa correta: - UMA COSTUREIRA adquiriu uma lesão nos tendões do polegar devido ao excesso de movimentos na máquina de costura. Isso é uma DORT.
EQUIPAMENTO de Proteção Individual – EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual, que sedestina à proteção do trabalhador no exercício de suas atividades profissionais. Quanto ao EPI, cabe ao trabalhador: Responsabilizar-se pela guarda e conservação do equipamento.
ACERCA de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs), assinale a alternativa correta: ÓCULOS de proteção e de segurança são exemplos de EPIs que devem ter o certificado de aprovação (CA)
A Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para serviços de alimentação. Com base nesta resolução, julgue as alternativas a seguir. Assinale a alternativa CORRETA: I.O dimensionamento da edificação e das instalações deve ser compatível com todas as operações. Deve existir separação entre as diferentes atividades por meios físicos ou por outros meios eficazes de forma a evitar a contaminação cruzada. II.As aberturas externas das áreas de armazenamento e preparação de alimentos, inclusive o sistema de exaustão, devem ser providas de telas milimetradas para impedir o acesso de vetores e pragas urbanas. As telas devem ser removíveis para facilitar a limpeza periódica. III.A iluminação da área de preparação deve proporcionar a visualização de forma que as atividades sejam realizadas sem comprometer a higiene e as características sensoriais dos alimentos. As luminárias localizadas sobre a área de preparação dos alimentos devem ser apropriadas e estar protegidas contra explosões e quedas acidentais. IV. Devem ser realizadas manutenção programada e periódica dos equipamentos e utensílios e calibração dos instrumentos ou equipamentos de medição, mantendo registro da realização dessas operações
De acordo com a NR-6 − Equipamento de Proteção Individual – EPI: Cabe ao empregador adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade.
A ANÁLISE E O CONTROLE de riscos ambientais e ocupacionais são ações técnicas especializadas com o objetivo de identificar potenciais riscos à saúde e à integridade física do trabalhador em seu ambiente/posto de trabalho. Relacione os riscos ambientais e ocupacionais, listados a seguir, aos seus agentes. I. Vapores; II. Jornada de trabalho prolongada; III. Fungo; IV. Vibrações; V. Iluminação inadequada. ORDEM CORRETA: IV, I, V, III, II.
A EMPRESA É OBRIGADA a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado aos riscos, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:  I-Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho. II-Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas. III-Para atender às situações de emergência.
ASSINALE A AFIRMATIVA que descreve a finalidade da higienização das mãos: REMOÇÃO de sujidade e redução da microbiota transitória.
UM PLANO DE HIGIENE no trabalho é considerado fundamental para o pleno desenvolvimento de relações de trabalho. Tal plano visa à proteção da integridade física e mental dos trabalhadores. Em relação à prevenção de riscos, avalia-se o nível da exposição a ruídos, a temperaturas extremas e a radiações: FÍSICO.
AO ELABORAR UM MANUAL de boas práticas para o gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde, o profissional deve descrever que todo material perfurocortante deve ser desprezado em: Recipientes rígidos, resistentes à punctura, à ruptura e ao vazamento, com tampa e devidamente identificados, respeitando 2/3 da capacidade.
Ao promover um treinamento para a equipe de enfermagem, o enfermeiro aborda questões de Biossegurança estabelecidos na NR 32, como: CAPACITAÇÃO dos trabalhadores para o trabalho seguro, além de determinada a adoção de medidas preventivas para cada situação de risco.
A Lei nº 11.105/2005 − Lei de Biossegurança − estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modicados (OGM) e seus derivados, além de dar outras providências. No que se refere a essa lei, assinale a alternativa correta: COMPETTE AO CONSELHO Nacional de Biossegurança (CNBS) avocar e decidir, em última e definitiva instância, com base em manifestação da CTNBio e, quando julgar necessário, dos órgãos e entidades referidos no art. 16 da Lei nº 11.105/2005, no âmbito de suas competências, sobre os processos relativos a atividades que envolvam o uso comercial de OGM e seus derivados.
A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE propôs uma categorização aplicada em conformidade com o nível de biossegurança: a classe de risco, referência para determinar o nível de contenção requerido na manipulação de determinado agente patogênico. A respeito desse assunto, é correto armar que os agentes biológicos da classe de risco 2 são considerados de: MODERADO RISCO INDIVIDUAL e limitado risco para a comunidade, como o Schistosoma mansoni e o vírus da rubéola.
A RESPEITO DE RISCO EM BIOSSEGURANÇA assinale a opção correta: Em biossegurança, os riscos são classificados como físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
Considerando o nível de biossegurança 1 (nível básico de contenção), assinale a opção correta: No laboratório, todos os procedimentos técnicos e administrativos devem estar descritos e ser conhecidos pelos técnicos envolvidos em sua execução
Considerando que biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade, assinale a alternativa correta: Nunca pipetar com a boca, nem mesmo com água destilada, durante qualquer procedimento realizado em laboratório.
No ambiente de trabalho existem alguns fatores que podem interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São alguns exemplos: levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, tarefas excessivamente repetitivas e postura inadequada de trabalho. A esses exemplos damos o nome de: RISCOS ERGONOMICOS.
Nos cuidados com a biossegurança, a lavagem das mãos é uma das principais medidas para evitar infecções cruzadas. Podemos armar sobre a lavagem das mãos, exceto: Caso as luvas sejam rasgadas ou puncionadas durante o procedimento, elas deverão ser removidas imediatamente e novamente enluvadas para completar o procedimento, sem a necessidade da lavagem das mãos.
Os laboratórios de biologia molecular, em seu caráter intrínseco, dedicam-se ao estudo do DNA, do RNA e das proteínas. Em relação à biossegurança e às boas práticas aplicadas a esse ambiente, assinale a alternativa que apresenta os principais riscos à biossegurança: Organismos geneticamente modicados
Para o trabalho adequado em laboratórios com nível de biossegurança do tipo 1 (NB-1), assinale a opção em que o tipo de conduta é apenas recomendado, porém, não é obrigatório para quem trabalha nestes ambientes: Uso de óculos protetor para quem usar lentes de contato
São exemplos de barreiras primárias de biossegurança em laboratórios: Luvas, óculos protetores, cabine de segurança biológica.
SÃO CONSIDERADOS ITENS básicos para a elaboração do manual de boas práticas de manipulação e processamento de alimentos: a RDC 216 define os tópicos que devem constar no MBP.
OS MATERIAIS UTILIZADOS NOS PROCEDIMENTOS de enfermagem são submetidos a processos diferenciados que visam a não disseminação de infecção. Um desses processos é a: ESTERILIZAÇÃO: método utilizado para destruir todas as formas de vida microbiana, por meio do uso de agentes físicos ou químicos.
Avaliação de risco é a atividade científica que analisa as propriedades tóxicas de uma substância e as condições de exposição em humanos, tanto para verificar a possibilidade de que os humanos expostos se vejam afetados adversamente como para caracterizar a natureza dos efeitos que podem experimentar

Continue navegando